//
você está lendo...
ARTIGOS

Quem manda na ‘Poderosa Curva 8’

O James Allen tem um “tech report” no seu blog sugerindo que as equipes geralmente não configuram seus carros em torno da “Toda Poderosa” curva 8, mas este “frame” de uma das sessões livres abaixo é um atestado da diferença da Red Bull para o resto: as curvas. Na grande curva de Istanbul Park o RB6 é 20 km mais rápido que o MP4-25 da McLaren, o terceiro melhor carro da F1 no momento.

Não é surpresa ver também o ótimo carro da Renault com desempenho próximo ao da Red Bull, o que dá sustentação para a teoria de que o difusor do R30 é um dos mais bem desenvolvidos do grid.

O que compensa esta superioridade, no caso da McLaren, é o canhão que empurra Lewis e Jenson, o motor Mercedes e, claro, a asa duto “estalando” na reta que juntos descontam 5 km desses 20 ganhos na grande curva.

Anúncios

Discussão

22 comentários sobre “Quem manda na ‘Poderosa Curva 8’

  1. Uma imagem vale mais que mil palavras! Muito elegante o post becken, valeu! Dá muito prazer acessar e encontrar um post desses. Parabéns!

    Publicado por Will | 28/05/2010, 8:03 pm
  2. Link aula sobre telemetria… =)

    Publicado por Alexandre Gomes | 28/05/2010, 8:27 pm
  3. O terceiro melhor carro? Tá difícil esta ordem… Será?

    Publicado por Alexandre Gomes | 28/05/2010, 8:56 pm
    • Amanhã, definitivamente, saberemos quem é a segunda força!

      Publicado por Becken Lima | 28/05/2010, 9:33 pm
    • Becken, sua pergunta foi respondida hoje… Claro se não fosse o erro do Vettel, Lewis teria a 3ª posição, mas tbm foi por mérito do ótimo trabalho…
      Se Lewis passar o Webber na largada, Hamilton caminha para 1ª vitória do ano, caso contrário, vamos ver outro passeio do Webber que de motor novo, será mais calma ainda

      Publicado por Jackson | 29/05/2010, 9:16 am
  4. Não sei se só o brasileiro que tanto critica o Hermann , mas tudo me leva a crer , que , o circuito turco projetado pelo mesmo , não é uma obra-prima , mas é um belo dum traçado e , a prova está aí , nesse post trazendo a ” poderosa curva 8 ” .
    No meu minúsculo entendimento , uma parte dessa tão acentuada crítica meio que injusta a esse famoso arquiteto , deve-se em boa parte , aos atuais carros dessa tão famosa categoria .

    Publicado por Bernardth | 28/05/2010, 8:59 pm
    • Bernardth, te asseguro: essa é uma das unicas pistas do Hermann que ainda dão um “caldo”. E não somos apenas nós brasileiros que achamos isso. Qualquer forum europeu está cheio de fãs doido pra ver esse alemão pelas costas…

      Também não tenho certeza, mas se não me engano, esta foi uma das primeiras pistas projetadas por ele para a F1. Depois ele foi perdendo a mão.

      Publicado por PG | 28/05/2010, 11:00 pm
  5. Às vezes penso se o Tilke, quando desenhou essa curva estava achando que iria fazer algo revolucionário, ou só quis fazer algo um pouco diferente que acabou saindo muito (fucking) melhor que a encomenda…

    Publicado por Felipe Maciel | 28/05/2010, 9:01 pm
  6. 4G de média… Os pneus devem cantar uma ópera completa em 8 segundos…

    Publicado por Alexandre Gomes | 28/05/2010, 9:17 pm
  7. É o atestado da evolução da Red Bull.

    Vai fazer uma diferença enorme na corrida…
    Mas nossa esperança não morre…

    Publicado por Allan Wiese | 28/05/2010, 10:16 pm
  8. Belo Post Becken, tks boss! Espero q o Tilke faça uma réplica da curva 8 nos EUA, talvez com um raio maior e mais velocidade, bem ao estilo Yankee.

    Espero um FP3 movimentado, com os pilotos buscando os limites, já com os giros normais nos motores, e sem esconder muito o jogo, pra gente ver quem é quem pro qualifying. Cravo Vettel na pole, com Web fechando a primeira fila. Massa e Hamilton na segunda e Alonso e Button na terceira fila.

    Publicado por Alex-Ctba | 28/05/2010, 10:34 pm
  9. Fico imaginando se a RBR tivesse o mercedão alí empurrando como seria esse campeonato.

    Publicado por Hugle | 28/05/2010, 11:21 pm
  10. As RBRs testaram o limite na 8, já no final do 3º treino, e voltaram para ponta.

    Ela está separando os bons dos medianos.

    Publicado por Alexandre Gomes | 29/05/2010, 6:51 am
  11. Que saudade do Ayrton..

    Publicado por SennaCeccotto12 | 29/05/2010, 9:05 am
  12. Wooowww! 4 décimos no 2º setor… A curva 8 é da RBR!

    Mas Lewis e a McLaren#2 manda no resto. Vettel ainda é potencial!?!.

    E o que houve com a Ferrari ?

    Publicado por Alexandre Gomes | 29/05/2010, 9:13 am
  13. E olha que Vettel, mesmo errando, ficou 1 décimo de Webber no 1º sector.

    Assistindo GP2.

    Publicado por Alexandre Gomes | 29/05/2010, 9:37 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: