//
você está lendo...
ARTIGOS

…E Webber conquista terceira pole seguida em Istambul

IMAGEM: McLaren/Divulgação — Vettel de cara amarrada. Pressão aumenta…

Em uma classificação emocionante, finda agora a pouco em Istanbul, Mark Webber cravou a sua terceira pole position seguida e a sétima consecutiva da Red Bull. Sob pressão, o “menino” Vettel, espalhou na primeira curva de sua última volta lançada no Q3, comprometeu seus freios e entregou no colo de Mark a pole de hoje.

A outra boa história é a definitiva ascensão da Mclaren de Hamilton ao posto de segunda força do campeonato, batendo Ferrari e Mercedes por uma boa margem de 6 décimos. O MP4-25 foi 2 décimos mais rápido que o RB6 no primeiro setor do circuito turco, uma pista de que, em ritmo de corrida, uma vitória amanhã não é utópica.

Massa, pela segunda vez em 2010, bateu Fernando Alonso na classificação. Fernando foi, simplesmente, lento e errático agora de manhã, invertendo o papel de que com uma Ferrari em geral sem “grip,” foi o ritmo superior de Massa no asfalto turco que trouxe o máximo do F10 à tona hoje.

O grande destaque entre os coadjuvante foi Petrov. O russo foi ao Q3 pela primeira vez este ano e diminuiu sua diferença em ritmo de classificação para Robert Kubica de um segundo em algumas provas para apenas 4 décimos hoje.

Depois da leve pressão imposta por Lewis na Red Bull na classificação de hoje, há algum grau de indefinição no resultado final depois de seis corridas.

Classificação de hoje

Pos  Piloto         Equipe                   Q1        Q2        Q3       
 1.  Webber         Red Bull-Renault       1:27.500  1:26.818  1:26.295
 2.  Hamilton       McLaren-Mercedes       1:27.667  1:27.013  1:26.433
 3.  Vettel         Red Bull-Renault       1:27.067  1:26.729  1:26.760
 4.  Button         McLaren-Mercedes       1:27.555  1:27.277  1:26.781
 5.  Schumacher     Mercedes               1:27.756  1:27.438  1:26.857
 6.  Rosberg        Mercedes               1:27.649  1:27.141  1:26.952
 7.  Kubica         Renault                1:27.766  1:27.426  1:27.039
 8.  Massa          Ferrari                1:27.993  1:27.200  1:27.082
 9.  Petrov         Renault                1:27.620  1:27.387  1:27.430
10.  Kobayashi      Sauber-Ferrari         1:28.158  1:27.434  1:28.122
11.  Sutil          Force India-Mercedes   1:27.951  1:27.525
12.  Alonso         Ferrari                1:27.857  1:27.612
13.  de la Rosa     Sauber-Ferrari         1:28.147  1:27.879
14.  Buemi          Toro Rosso-Ferrari     1:28.534  1:28.273
15.  Barrichello    Williams-Cosworth      1:28.336  1:28.392
16.  Alguersuari    Toro Rosso-Ferrari     1:28.460  1:28.540
17.  Hulkenberg     Williams-Cosworth      1:28.227  1:28.841
18.  Liuzzi         Force India-Mercedes   1:28.958
19.  Trulli         Lotus-Cosworth         1:30.237
20.  Kovalainen     Lotus-Cosworth         1:30.519
21.  Glock          Virgin-Cosworth        1:30.744
22.  Senna          HRT-Cosworth           1:31.266
23.  di Grassi      Virgin-Cosworth        1:31.989
24.  Chandhok       HRT-Cosworth           1:32.060

Discussão

55 comentários sobre “…E Webber conquista terceira pole seguida em Istambul

  1. Foi uma grande sessão de classificação.

    Webber está realmente em um grande momento, aproveitando tudo de seu grande carro. Diferente de Vettel, que vem sentindo a pressão e cometendo erros que não poderiam ser cometidos pra quem quer ganhar o campeonato.

    Alonso também tem sido inconstante, mas sempre querendo tirar tudo o que pode do carro.

    Grande alegria pelo Lewis que está na primeira fila e vem com grandes chances pra corrida, já que o ritmo de prova da McLaren tem sido muito bom e o seu tempo lançado foi de apenas 0.138 a mais do que o de Webber.

    Vamos ver o que nos aguarda;

    Publicado por Allan Wiese | 29/05/2010, 9:17 am
    • Allan, muito boa a manhã desse sábado! Amanhã na largada vale tudo para fazer a caurva 1 na frente das Red Bull…vamo que vamo!

      Publicado por Will | 29/05/2010, 12:49 pm
  2. A Red Bull melhora a cada prova, era pra ter sido dobradinha mas Vettel errou, faz parte.
    McLaren demonstra ser muito boa em desenvolvimento durante a tempora, vide 2009.
    Ferrari, ah Ferrari….Don Alonso o que se passa???????? Massa, só em oitavo??? o jeito vai ser pensar no carro do ano que vem já (novamente) :(
    A Renault está em ótima forma, até Petrov no Q1
    Mercedes ajeitou a casa, Schumacher denovo na frente de Rosberg.
    Kobayote mostrando que realmente tem tudo pra ser o melhor japa na F1
    abraços

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 29/05/2010, 9:18 am
  3. E impressionante o Petrov, na frente do Kubica no Q1 e Q2.

    Publicado por Allan Wiese | 29/05/2010, 9:18 am
  4. O Webber foi perfeito. Foi uma pena o Hamilton não ter conseguido a pole. Mas chegou muito perto, a diferença foi muito pequena. Amanhã tudo pode mudar.
    E as Ferraris? As ferraris foram só decepção! A Mercedes foi bem, Rosberg e Schumacher podem surpreender na corrida. O Petrov está de parabéns, quase conseguiu bater o seu companheiro de equipe.

    Publicado por Mercedes GP | 29/05/2010, 9:27 am
  5. Otimo treino….minha torcida é do Hamilton

    e é legal de observar que a diferença da Red Bull
    para a McLaren não foi assim tão grande…..

    dentro de 2 ou 3 corridas teremos brigas boas pelas poles e vitorias
    entre Red Bull e McLaren…e a Ferrari vindo na bota

    Publicado por Anderson C. dos Santos | 29/05/2010, 9:31 am
  6. Realmente o Tião Vettel deve estar sentindo a pressão…
    dominou o treino todo mas errou na hora H, pena..

    O que houve com o “Don Fodon das Asturias”? é erro atrás de erro.. tsc tsc..
    desempenho risível este da Ferrari, se bobear vão começar a andar atrás até da Renault (das duas)…

    Pra corrida barba, cabelo e bigode para RBR..

    o resto é resto..

    Publicado por Felipinho | 29/05/2010, 9:31 am
  7. Vettel mesmo errando no 1º setor ficou 1 centésimo de Webber!

    As RBRs colocaram 30.0s contra 30.4s de Lewis no 2º setor. Oo’
    Espero que Lewis consiga manter os pneus numa boa, e não se estranhe com Webber na curva 1.

    Amanhã vai ser um pega-pega e seeeguuura na 8.

    Publicado por Alexandre Gomes | 29/05/2010, 9:43 am
  8. Estou feliz pelo Hamilton espero que tenha sorte amanhã.

    Publicado por Marcel | 29/05/2010, 9:44 am
  9. o hamilton mereçe a vitoria anda muito o inglês

    Publicado por max | 29/05/2010, 9:45 am
  10. Ao que me pareceu o Webber ainda deu uma escorregada no setor 1 quando fez a volta mais rápida…

    Publicado por tackler | 29/05/2010, 9:50 am
  11. Digo 1 décimo de Webber.

    Publicado por Alexandre Gomes | 29/05/2010, 9:51 am
  12. É becken..A classificação foi um reflexo do post q vc colocou sobre a curva 8..
    qm mandou bem na curva 8 se saiu bem! Os dois primeiros no frame q vc postou formam, junto com Hamilton, os tres primeiros na largada…
    Ai a gente pensa, MAS HAMILTON N FIGURA ENTRE OS MAIS RAPIDOS NA CURVA 8, sim….mas cmo vc falou a McLAren tem o recurso bem desenvolvido do asa duto, que compensa isso!
    Interessante cmo o post anterior é coerente com a classificação

    Publicado por Gabriel Pogetti Junqueira | 29/05/2010, 9:53 am
  13. Falei a 5 semanas atrás que Alonso terminaria ao final,Barcelona,Monaco e Turquia atrás do Massa.
    Tb falei que quando o problema de aderência do F10 do Massa fosse resolvido ele iria andar sempre na frente do Alonso Barichello…tá aí!!

    Publicado por Daniel Lima | 29/05/2010, 9:55 am
    • Daniel, espere a corrida acabar amanhã. Não pague o preço que eu paguei em Barcelona…fui falar antes do fim e o hamilton acabou fora da pontuação…afinal: corridas são corridas.

      Publicado por Will | 29/05/2010, 1:10 pm
    • Ok Will……Tá certo que a corrida só acaba quando termina ((; mas Massa amanha vai pra cima-eu acredito nele no podium amanha.

      Publicado por Daniel Lima | 29/05/2010, 7:53 pm
    • Pelo menos a parte 1 da previsão foi certa, Massa só viu o espanhol pelo retrovisor!

      Publicado por Will | 30/05/2010, 1:31 pm
  14. Becken meu caro….no final do posto vc coloca cinco corridas….mas foram seis até agora

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 29/05/2010, 9:56 am
  15. O bigode acho que é de Lewis,Vettel ou mesmo Nico, a volta mais rápida.

    Mas Webber tá merecendo um hat-trick. O Alemãozinho vai pedir a mamãe!

    Publicado por Alexandre Gomes | 29/05/2010, 9:57 am
  16. Será que a história do chassi “com anomalia” divulgada pela Red Bull cola agora? Espetacular performance do Webber. Ele se achou com esse carro e com os pneus, como eu escrevi dias atrás:

    “…A única área de onde Webber certamente está extraindo mais do que Vettel é dos pneus mais estreitos da Bridgestne em 2010, como ele mesmo confessou dias atrás: “os frontais não mordem tanto e os traseiros têm mais estabilidade lateral. Sebastian prefere o contrário…”

    https://f1around.wordpress.com/2010/05/20/o-que-ha-por-tras-da-boa-forma-de-mark-webber/

    Publicado por Becken Lima | 29/05/2010, 9:57 am
    • Interessante Becken, afinal a gente esquece das ‘pequenas’ mudanças que fazem grande diferença na performance dos pilotos. No geral, eles estão num nível tão próximo que qualquer variação ‘dá’ 2 décimos a uns e ‘tira’ 2 décimos dos outros.

      Para mim, as únicas excessões são Alonso e Hamilton.

      Publicado por Will | 29/05/2010, 1:13 pm
  17. Exato, Gabriel.

    Inclusive quando a RBR testava o limite deles no segundo setor no treino da manhã, foi quando eles passearam muito na área de escape da 8.

    Publicado por Alexandre Gomes | 29/05/2010, 10:00 am
  18. Que ano pra Ferrari… carro não corresponde… pilotos não correspondem…

    Espero que a McLaren pelo menos faça a Red Bull suar um pouquinho pela vitória.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 29/05/2010, 10:22 am
  19. Interessante observar também, lá atrás, Senna colocando 0.8s no seu companheiro que é mais rápido que ele, hehehe…
    Seria legal ver o que ele conseguiria fazer em um carro um pouco melhor do que a Hispânia.

    E com relação à evolução

    da McLaren, o Becken mesmo já falou sobre isso em um post a uns tempos atrás: o desenvolvimento durante o campeonato é a grande força das esquipes estabalecidas em relação à forte Red Bull desse início de temporada. Ninguém pode descartar uma equipe que, de um carro extremamente lento e instável do início de 2009, ganhou duas provas na última temporada. E o mais interessante a se observar é que, mesmo a McLaren tendo investido tempo de desenvolvimento em seu carro até o final da temporada passada, consegue mostrar um carro forte esse ano. Não sei o que ocorre com a Ferrari nesse sentido, já que deixaram de desenvolver seu carro de 2009 bem mais cedo do que outras equipes para focar no projeto desse ano e ainda assim não conseguiu mostrar tanta força nessa temporada.
    Ainda temos bastante campeonato pela frente e a disputa entre as equipes vai ficar realmente interessante, o que trará ótimas disputas entre os pilotos também.

    Como o Becken falou no post, está ficando mais difícil prever o resultado das provas. E que bom que está.

    Publicado por Allan Wiese | 29/05/2010, 10:33 am
    • O diferencial é que o projeto da Mclaren – assim como o projeto da Red Bull – foi uma melhoria contínua enquanto que a Ferrari optou por uma ruptura e reinício do trabalho.

      A meu ver, é isso que ocorreu.

      Publicado por Bruno | 29/05/2010, 11:07 am
  20. E o Alonso? Ninguém sabe ninguém viu…

    Vettel, como sempre digo, cada vez mais cagão… me desculpem os mais sensíveis, mas, ter uma categoria dominada por Mark Webber é o fim da picada….

    Hamilton ganha amanhã, pena que só vai ter de ultrapassar um, escrevam isso aí…

    Publicado por ccregazzoni | 29/05/2010, 10:48 am
    • Concordo da parte em que fala do campeonato dominado pelo Webber…
      Mas acho que dá Webber no final da corrida.

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 29/05/2010, 10:53 am
    • Marcelo, concordo com vc… Se Hamilton não ultrapassar na largada, não passa mais… Webber vai sumir…

      Publicado por Jackson | 29/05/2010, 12:58 pm
  21. Trocaram o chassi do Vettel e ele nada.
    Trocaram o chassi do Massa e ele nada.

    Acho que a desculpa do chassi caiu por terra.

    Publicado por djow | 29/05/2010, 10:54 am
    • “Trocaram o chassi do Massa e ele nada.”vou refazer sua frase:

      Trocaram o chassi do Massa e ele na frente do “nada sei”.
      Normal!!

      Publicado por Daniel Lima | 29/05/2010, 10:58 am
    • É verdade. Alonso errando, 3º no mundial. Massa sem erros, no máximo de sua pilotagem atrás do espanhol. Ma so que importa para uma certa torcida são campeonatos que não valem nada. Tipo campeão paralelo. Campeão moral. Campeão de 30 segundos. E agor atemos o campeão d elongevidade na Ferrari. 10 anos de casa. Aliás, acho que é o piloto que permaneceu mais tempo numa equipe sem conseguir um título.

      Publicado por djow | 29/05/2010, 11:49 am
    • Sou Ferrarista e torço por eles(pilotos), mas com essa ansiedade toda ele não vai conseguir nem se manter na terceira posição, são 4 erros desde o início da temporada que custaram alguns ptos pra ele e equipe, o F10 ainda não dá pra tirar muito sem que ultrapasse seu limite e incorra nos erros! Chega a parecer que o Alonso nem tem experiencia o bastante pra sacar isso! O piloto se dar ao luxo de exceder e buscar limites dos carros nos treinos livres, pra qd chegar a hora da volta lançada saber até onde pode ir com ele>

      Abs!

      Publicado por Teo | 29/05/2010, 11:58 am
    • Trocaram o chassis do Schumacher aí o Rosbarbie só vê o schummi na frente dele…

      Publicado por Francis Junior | 29/05/2010, 2:20 pm
  22. Parabéns a Hamilton e seu MP4-25, não me surpreende nada se ele pular na frente do Webber já na curva 1, sabemos que é exímio ganhador de posições sem exitar.

    Aho que Massa conseguiu extrair o que deu do F10 sem incorrer em erros…A Ferrari está muito aquem de suas scuderias concorrentes, tem que trabalhar duro pra chegar a alcançar, mas como temos dito, ainda tem muito campeonato pela frente, Pode haver esperança!

    Publicado por Teo | 29/05/2010, 11:10 am
    • “Tomorrow, I’m going to do everything I can to get a sensible start, get round the first corner and then challenge Mark [Webber], if I can”.

      É o que eu espero que aconteça, apesar de ele estar no lado sujo da pista para a largada, como ele mesmo disse na sequência do que eu reproduzi.

      Publicado por Allan Wiese | 29/05/2010, 11:21 am
    • Olha o que ele já está pensando!

      http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/18706/

      Tá com sangue nos olhos!!!rsrs…

      Publicado por Teo | 29/05/2010, 11:41 am
  23. E tem mais, acho que a Ferrari perdeu a mão, já vamos para o segundo ano consecutivo com um carro aquém de seu orçamento e terceiro ano sem o título mundial, sem contar que 2007 só foi parar lá, pelo fato da McLiar se embananar com suas falcatruas e briga fratricida entre seus pilotos…

    Ao que parece, a italianização ou carcamanização da equipe está cobrando a fatura…

    Além disso, é sinal de que, não fosse Schumy e sua equipe (Ross, Todt, Byrne), a Ferrari nunca mais iria decolar na categoria…

    A aposentadoria desses caras coincidiu com a decadência técnica da Ferrari…

    Outra: Alonso, exceção feita à Renault, a qual defendeu por falta de opção e certa gratidão, nunca foi muito fã de trabalhar por equipes que erram demais (seja nos projetos ou nas corridas), e não tem a mesma elegância que o Massa (que sempre dividiu a culpa), daqui a pouco começa a meter o pau pela imprensa espanhola. Se eu fosse Tifosi começaria a me preocupar…

    Publicado por ccregazzoni | 29/05/2010, 11:44 am
    • Eu estava pensando também nessa decadência da Ferrari pós-Schumacher/Brawn/Todt. Dá a impressão que é uma equipe que necessita mais de piloto para desenvolver o carro (vide o Prost, que chegou a disputar o WDC em 90 com o Senna, na base do braço). E agora se repete com o Alonso, que vem “tirando leite de pedra” com o F10. Talvez seja por isso que a Ferrari mandou o Kimi Raikkonen pro rally, já que segundo o próprio, “quem desenvolve o carro são os mecânicos, eu só piloto”. E sem algum feedback que o Massa poderia passar durante 2009, graças à mola assassina. Me parece que, depois da saída do alemão e do Brawn a Ferrari ainda conseguiu aproveitar, até 2008, o espólio da “Era de Ouro” do início da década. A fonte secou e agora vemos isso aí. Uma pena.

      Publicado por Andy | 29/05/2010, 1:03 pm
  24. Pode crer, assino em baixo sem dúvidas, logo o Luca di Mont… vai começar a querer saber aonde foram para seus euros!!!

    Publicado por Teo | 29/05/2010, 12:37 pm
  25. Acho apenas circunstancial o fato da Ferrari não ter um carro TOP 3 este ano. Os conceitos de motores, pneus e aerodinãmica mudaram muito na F1 nos últimos 3 anos.

    Devemos lembrar que os anos dourados da Ferrari na F1 foram os anos onde a filosofia de Enzo pode ser colocada à prova, o motor é tudo, a arerodinâmica é descartável.

    Desde então (de meados dos anos 80 – mas principalmente com o fim dos motores turbo) a Ferrari tem sofrido para ser campeã.

    E aqui faço uma excessão aos anos ‘negros’ da era Schumacher, onde apesar de ter tido um grande piloto, a scuderia deveria ter tido uns 3 títulos a menos sem a grande maozinha da FIA.

    Publicado por Will | 29/05/2010, 1:28 pm
  26. No final das contas, nosso querido ‘leaozinho-de-treino’ tomou só 1 décimo das ‘inalcançáveis’ Red Bull.

    Não esqueçamos de que em 4º está o inglês mais mineiro da história da F1, vai que o Button manda uma daquelas estratégias (do grego ‘stratego’ kekekeke) e leva mais uma para casa?

    GO LEWIS! GO JENSON! GO McLAREN!!!

    Publicado por Will | 29/05/2010, 1:35 pm
  27. Grande forma do Web, parabéns pela pole. Tomara q as Red Bulls se enrosquem na largada. Q Carro Fantástico! Só assim pra gente subir na tabela, pq a F10 hj tava muito lenta. Tomar 8 décimos é flórida. Vamos ver em ritmo de corrida.

    Grande pilotagem do Miltinho. No chutômetro eu diria q o Mp4/25 já é só meio segundo mais lento do q o RB6, três décimos o Lewis descontou na munheca! Parabéns pra esse moleque q pilota pra caralho!

    Publicado por Alex-Ctba | 29/05/2010, 5:11 pm
    • “Parabéns pra ‘esse moleque q pilota pra caralho’!”

      Acho q nem mesmo o mais fanático dos mclarianos tinha definido o Hamilton tão bem quanto o ferrarista Alex-Ctba.

      Publicado por Leandro Magno | 29/05/2010, 5:26 pm
    • Valeu Leandro, na verdade o q eu quis dizer é q a McLaren em qualifying está onde o Button colocou o carro, meio segundo do RB6, talvez em corrida a diferença nem exista mais, e q uma pilotagem no limite e sem erros tirou essas diferença, por isso q o Hamilton ficou tão próximo.

      A Ferrari perdidinha, como bem foi ilustrado numa tomada no Q3, da decepção do Domenicalli qdo o Alonso errou sua primeira volta lançada. Ele faria duas, e teve só um tiro pra dar.

      O Massa de pneu duro fez 1:27:200 e o Alonso 1:27:612. De macios, o Massa conseguiu ainda baixar 2 décimos e o Alonso já tava esgoelado. Se ele tirasse meio segundo do seu melhor tempo de duros ele ainda ficaria atrás do Massa, foi andar além do limite e errou DINOVO. São muitos erros para um piloto desse nível. O Kimi não estaria errando tanto. Mas a pontuação ainda dá moral ao Asturiano. O Problema é q o F10 foi claramente ultrapassado pelo Mp4/25 , vamos ver para amanhã, o q essa força G anti horária no pescoço dos pilotos pode diminuir ou aumentar o ritmo em corrida. A corrida promete com Alonso e Massa largando atrás! Se as Ferraris não tiverem força para ultrapassar Mercedes e Renaults então, muita coisa está errada em Maranello.

      Publicado por Alex-Ctba | 29/05/2010, 6:20 pm
  28. Parabéns novamente ao Webber. Grande pilotagem. Amanhã será uma grande corrida. “Ferrari=Decepção” -> Apenas um comentário: o Alonso com a faca nos dentes está levando o carro ao limite e cometendo erros. Massa, mais cauteloso, está um pouco atrás porém mais constante, e com a nova pontuação, isso pode fazer a diferença ao final do campeonato. GoMassa.

    Publicado por Paulo Patullo Neto | 29/05/2010, 5:45 pm
  29. E tinha maluco aqui nesse blog rindo de mim quando eu falei, há uns dois meses atrás, que a Red Bull iria vencer todas com dobradinha daqui pra frente. Ai, ai…

    Publicado por Ylan Marcel | 29/05/2010, 6:09 pm
    • Parabéns vc acertou, foi realmente uma dobradinha da…McLaren!

      Publicado por Alex-Ctba | 30/05/2010, 1:35 pm
  30. AKISMEDA do Akismet… pq vc n met essa cara no muro Akis ?

    Publicado por Alex-Ctba | 29/05/2010, 6:29 pm
    • Pq, meu caro? Não gosta de ouvir verdades? Prefere os surtados psicóticos que ficam especulando vitória da Renault, pódios da Force India, Hispania na zona de pontos???

      Não surta, meu chapa!

      Publicado por Ylan Marcel | 30/05/2010, 5:26 am
  31. O Nada sei Bi-Campeão do Mundo não pode cometer tantos erros como está fazendo.. já tinha avisado que F- Duct era presente envenenado nada me admiraria que a Red.Bull não voltasse nem a cheirar..essa arma do diabo quem quis copiar perdeu tempo dinheiro e desenvolvimento no resto do carro..Nos testes de inverno a Ferrari andava perto da RBR em tempo-canhão e superava em ritmo de corrida vide Sahkir..até em Albert Park em ritmo de prova era mais rápida, em circuito onde a aerodinâmica e Tilke impõem a sua Lei, o Génio do Newey não dá hipótese aquilo não é um carro é avião com carenagem..nem a Brawn conseguiu tamanha superioridade todas as poles…
    Para os agoirentos da Ferrari não façam já o funeral quem fica todo contente com 8º lugar do Felipe..se eu mandasse na Scuderia estava prestes a cegar..um arrisca e erra.. o outro não e e 7 carros à frente..

    Abraço

    Publicado por SennaCeccotto12 | 29/05/2010, 7:01 pm
    • Posso falar por mim que não estou contente com o 8 lugar do Massa,mostrando o retrocesso da Ferrari que já levou o Massa a vencer 3 vezes nesta pista…mas estou contente com os 0,412 que o Massa colocou no Alonso com os pneus duros.

      Publicado por Daniel Lima | 29/05/2010, 8:05 pm
  32. Alonso o FAILman da F1 2010

    Publicado por Dorfão | 29/05/2010, 8:29 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: