//
você está lendo...
ARTIGOS

Sob pressão, Vettel entrega vitória no colo de Lewis

Lewis Hamilton deu um imenso passo em busca da liderança do campeonato agora a pouco na Turquia. Com a vitória, o inglês agora é o terceiro na tabela de pontos, nove atrás do líder isolado Mark Webber, recuperando parte do prejuízo com o abandono em Barcelona.

Quando se esperava mais um passeio das Red Bulls por Istambul, Hamilton foi capaz de impor intensa pressão desde o primeiro minuto do GP — tanto com pneus duros quanto com pneus macios — o que expôs a já bem conhecida inexperiência e afobação da Red Bull em momentos decisivos, mesmo com um foguete à disposição, como o RB6.

O resultado, em ter McLaren e Hamilton empurrando seus dois carros, foi a auto implosão entre Webber e Vettel, a 15 voltas do final. Lewis, mesmo sob o “handcap” do mau pit stop da McLaren — quando perdeu a segunda posição para Vettel — herdou a primeira posição das Red Bulls e as suas vigorosas defesas da posição de Vettel na largada e contra Jenson Button ao fim da prova foi a cereja no bolo de uma grande corrida do jovem inglês.

Há, no entanto, algo sintomático e interessante que talvez tenha passado em branco. A comemoração foi discreta, tanto via rádio quanto no pódio, um sinal de que há uma longa jornada em busca do bi.

Hoje na Turquia descobrimos que, afinal, as Red Bulls não são imbatíveis.

Resultado

Pos  Piloto        Equipe                     Tempo de prova
 1.  Hamilton      McLaren-Mercedes           1h28:47.620
 2.  Button        McLaren-Mercedes           +     2.645
 3.  Webber        Red Bull-Renault           +    24.285
 4.  Schumacher    Mercedes                   +    31.110
 5.  Rosberg       Mercedes                   +    32.266
 6.  Kubica        Renault                    +    32.824
 7.  Massa         Ferrari                    +    36.635
 8.  Alonso        Ferrari                    +    46.544
 9.  Sutil         Force India-Mercedes       +    49.029
10.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +  1:05.650
11.  De la Rosa    Sauber-Ferrari             +  1:05.944
12.  Alguersuari   Toro Rosso-Ferrari         +  1:07.800
13.  Liuzzi        Force India-Mercedes       +     1 lap
14.  Barrichello   Williams-Cosworth          +     1 lap
15.  Petrov        Renault                    +     1 lap
16.  Buemi         Toro Rosso-Ferrari         +     1 lap
17.  Hulkenberg    Williams-Cosworth          +     1 lap
18.  Glock         Virgin-Cosworth            +    2 laps
19.  Di Grassi     Virgin-Cosworth            +    3 laps

Discussão

91 comentários sobre “Sob pressão, Vettel entrega vitória no colo de Lewis

  1. Esse Alonso é um gênio mesmo………em Monaco ele ultrapassou os carros da GP2 virgin,hispanhia,lotus-Agora ele ultrapassou o piloto de GP2 Vitaly Petrov.

    Ruins são Massa e Kubica que não ultrapassaram ninguém,tem que aprender com Alonso como ultrapassar os poderesos pilotos e carros de GP2 (:

    Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 30/05/2010, 11:04 am
    • Bem que você disse que o Massa ia chegar na frente do Alonso na Turquia. Só precisa explicar pro Felipe que ele tem que chegar bem mais pra frente, se quiser ganhar algo.

      Publicado por Alfred Newman | 30/05/2010, 11:10 am
    • Tô enganado ou isso é recalque?

      Publicado por djow | 30/05/2010, 11:13 am
    • com certeza, porque o massa largou em oitavo, chegou em setimo devido erro do vettel. Não passou ninguem, nao acrescentou nada.
      O nada sei seja estratégia, cara ou coroa, largou em 12º e chegou em 8º, ou seja…

      Publicado por wilson | 30/05/2010, 11:34 am
    • Wilson…….esse é seu argumento?você pode mais que isso!!
      pq com esse vc não convensse nem os comedores de paella kkk

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 30/05/2010, 11:52 am
    • Olha Daniel, a corrida do Massa foi limitada pelo F10. Eu, realmente, não esperava sequer que o Felipe chegasse à frente do Alonso.
      Mas ele, na medida do possível, tem que aproveitar os vacilos do asturiano e chegar à frente. seja em 6º, 7º ou 8º…

      Mas isso não o torna mais piloto que o espanhol.

      Publicado por Will | 30/05/2010, 1:10 pm
    • a corrida do Massa foi burocrática mais uma vez pq ficou preso atrás do trenzinho da Barbie. Ele e o Kubica nada puderam fazer na corrida. A Ferrari não ter força pra ultrapassar uma Renault é D+. O Alonso passou na marra, estilo dick, acabando com a corrida do Russo. O Massa não sei se colocou o carro de lado em alguma oportunidade, pq não apareceu muito. Triste fds turco esse para a Ferrari :-(

      Publicado por Alex-Ctba | 30/05/2010, 1:54 pm
  2. Maldita roda em Barcelona!

    E com trairagem de Button… Aqui não!!

    Boa corrida, não só pelo resultado, mas com brigas interessantes, e definições nas equipes!

    Que isso Alemãozinho?!

    Publicado por Alexandre Gomes | 30/05/2010, 11:06 am
  3. (Vou esperar o reporte da prova toda pra dar meus pitacos).

    Becken, não sei se só eu estou reparando, mas o site tem estado lento para carregar ultimamente, como se o servidor estivesse no limite de conexões. Não sei se o tráfico tem aumentado nos ultimos tempos, mas quem sabe não é hora de redimensionar?

    Publicado por Allan Wiese | 30/05/2010, 11:11 am
  4. Meu, esse Massa é um fracasso mesmo.

    Publicado por djow | 30/05/2010, 11:12 am
    • Ah, mas ele ultrapassou o Vettel ;)

      Publicado por Alfred Newman | 30/05/2010, 11:24 am
    • Duelo interno na Ferrari: Massa lidera com 4 a 3 sobre Alonso! Em corridas!!!Isso pq Massa sofre com os pneus, se não…

      Publicado por marcellopaz | 30/05/2010, 11:33 am
    • espero que lidere assim o resto do campeonato, bela liderada”

      Publicado por wilson | 30/05/2010, 11:35 am
    • Cmpletando sua frase Marcel……..se não Massa já estaria com o Bi-campeão no bolso,como fez com o campeão Kimi.
      Mas ainda tem 12 corridas pela frente – o filme do Kimi tá se repetindo.Em 2008 davam Massa fora da Ferrari e o Kimi campeão.
      Agora Massa já tá de contrato praticamente renovado-e diminuindo a diferença pro Alonso a cada corrida.Como na época do Kimi.

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 30/05/2010, 12:23 pm
    • Daniel tu tens complexo de inferioridade e se sente melhor menosprezando pessoas de outros países???

      Publicado por Fernando Kesnault | 30/05/2010, 1:18 pm
  5. Vettel mais uma vez paga por sua inexperiência!!! E hj vejo pq Lewis é mt mais piloto e mt mais nato que o alemão, Lewis no seu primeiro ano não cometeu erros grotescos na luta pelo titulo, apenas nas ultimas corridas, mas durante o campeonato inteiro esteve sempre ali regular, e sem cometer erros, brigou pelo titulo até o fim!!! Já Vettel no seu segundo ano numa equipe de ponta, ainda comete erros grotescos, Lewis no seu segundo ano liderava o campeonato e merecidamente como um piloto maduro!!!

    Publicado por marcellopaz | 30/05/2010, 11:18 am
  6. Cabeça mais no lugar…

    Iria dá RBRs bonito, a Mclaren teve sorte, por isso a afirmação de Lewis, “Temos que continuar o trabalho.”.

    Publicado por Alexandre Gomes | 30/05/2010, 11:20 am
  7. Foi mais negócio pro Webber terminar em 3º com o abandono do Vettel do que se tivesse terminado em 2º com o Vettel ganhando a corrida.

    Publicado por Galkadesh | 30/05/2010, 11:22 am
  8. O Vettel foi comprado pela Mclaren , o homem da mala estava lá , eu vi !

    Publicado por Bernardth | 30/05/2010, 11:22 am
  9. A diferença de se ter 2 campeões do mundo disputando uma posição…. E tinha gente que achava que a mclaren errava em colocar dois campeões lado a lado. sobrou maturidade para ambos. E como se diz por aí, é nessas horas que se separam os homens dos meninos.

    Publicado por Gilmar | 30/05/2010, 11:23 am
  10. Button viu que na McLaren, existe um piloto que nao se chama Rubinho, que e ultrapassado e fica na dele. Hamilton mostrou que se quiser vencer, em condicoes normais, Button tem que suar.

    Publicado por Brown | 30/05/2010, 11:24 am
    • Pena que a Mclaren mandou Button recolher, senão o Lewis ia tomar um passão…

      Publicado por luiz carlos | 30/05/2010, 11:47 am
    • Hamilton recebeu a mesma ordem antes de ser atacado , pediram para ele diminuir o ritmo e economizar , ele confirmou isso na entrevista após o GP transmitida pela sportv.

      Publicado por DDD | 30/05/2010, 3:49 pm
    • Sorry,

      mas o Miltinho tomou um passão, e o Button não é o Vettel, pensou mais no campeonato como sempre faz, se tivesse com vontade de brigar, ia ter bate-bate.

      Faltou no reporte a questão da economia do combustível no final, ou seja, não fosse a patacoada do Vettel não chegariam nem perto.

      A diferença pra RBR ainda existe, não se consome mais combustível de graça, ou seja, houve liberação do limite do giro para acompanhar as RBR no começo da prova, mas deixe XXXXXXXXXXXXXX do blog achar que o tá ótimo, teve até um ai que disse que o Miltinho não errava tanto, hahahhaa, só errou apertar os botões né, coisa que nem os pilotos da hispania devem fazer…

      Quanto a Ferrari, como já disse antes, se perdeu na Asa duto, sem ela em mônaco andou melhor. Se quiserem alguma coisa esse ano vão ter que melhorar muito.

      Publicado por Felipinho | 30/05/2010, 12:01 pm
    • Comentário editado por estar ofensivo. Mais respeito com o resto dos comentaristas, por favor!

      Publicado por Becken Lima | 30/05/2010, 12:26 pm
    • Troll detected

      Publicado por Alfred Newman | 30/05/2010, 1:33 pm
    • Quem fez a 1-2?

      Como diriam os advogados em uma corte: “Sem mais perguntas”…

      Publicado por Alan McLaren | 30/05/2010, 11:43 pm
  11. lewis pilota muito ja estava mereçendo a vitoria

    Publicado por max | 30/05/2010, 11:28 am
  12. “A vida é medida pelo que se alcança, não apenas pelos anos”.
    Bruce McLaren

    Publicado por Leonardo | 30/05/2010, 11:33 am
    • A pura verdade…traduzida pelo Charlie Brown Jr em “O que se leva da vida é a vida que se leva…” rsrsrs

      Publicado por Will | 30/05/2010, 1:13 pm
  13. Eu realmente achei muito esquisita a reaçao do Halmiton no final da corrida. Pô, o cara ganha a primeira dele no campeonato, tem uma super distputa com o companheiro de equipe, se aproxima da liderança….
    Sera que ele nao comemorou mesmo por causa que esta “visualizando” o campeonato à longo prazo???Sera que ele estava tao exausto que psico- emocionalmente que nao tinha mais energias para tal???
    Sera que ele esta se sentido incomodado com o Butao? Sei la… de repente ele nao esta mais tao disponivel assim para uma “amizade” com o companheiro..

    Reparem na cara do Button que nao entende nada e tenta (varias vezes) comprimenta-lo e comemorar com ele.

    Oq vocês acham?

    Publicado por Pedro Paulo | 30/05/2010, 11:46 am
    • É que o Hamilton detesta provar do próprio remédio…

      Ou então o Button violou alguma orientação da equipe de não mais haver tentativas de ultrapassagem…

      Publicado por luiz carlos | 30/05/2010, 11:51 am
    • mclaren deu a ordem codificada para não haver briga entre os campanheiros: “lewis, vamos economizar combustível. janson também vai fazê-lo.” aí o button ignorou a ordem e partiu pra cima do hamilton, que estava num sistema de economia. hamilton ficou muito bravo, voltou para o sistema máximo, recuperou a posição, mas continuou de cabeça quente até o final.

      Publicado por andre melo | 30/05/2010, 11:51 am
    • Tu acha???

      MAs ai o Button nao teria ficado com aquele sorrisao de besta-mole pra cima do Hamilton depois da corrida.
      E sei la, pode ser viagem minha, mas o Button nao parece o tipo de cara que faria isso e depois ainda ficaria na hipocrisia de abraços e tapinhas nas costa. Mas nunca se sabe né…

      Publicado por Pedro Paulo | 30/05/2010, 11:55 am
    • pura cena do button. ele deve ter ficado bravo com a ordem da mclaren; então, para não aparecer como segundão, fez aquela cena toda, simulando uma competição justa na pista. o hamilton que não sacou o teatro e, em vez de abraçar o button, amarrou a cara. com certeza já explicaram para ele o que aconteceu e já está tudo em paz em woking.

      Publicado por andre melo | 30/05/2010, 12:01 pm
    • Acho q era dor no pescoço mesmo :D, mas nada q uma massagem daquela gostosa da PussyCat não possa curar :D

      Publicado por Alex-Ctba | 30/05/2010, 1:57 pm
  14. essa corrida vai resumir o campeonato: mclaren ultrapassa red bull como melhor carro (hamilton campeão). red bull continuará cometendo erros infantis e a ferrari completamente perdida. vou colocar meu dinheiro numa casa de apostas inglesa.

    Publicado por andre melo | 30/05/2010, 11:47 am
    • Nao sei nao….

      Acho bem prematuro de colocar a Maclaren em superioridade com relaçao à RB. O Weber nao erra e ta correndo que é o Bicho.

      E sera que o Butao nao vai continuar dando trabalho para o Miltinho? Eu acho que ele esta com uma atitude na pista cada vez mais afiada…. você notou que ele economizou pneu durante a corrida toda para no final colocar um ritmo forte em cima do Milton?

      Ainda vem muito por ai!

      Publicado por Pedro Paulo | 30/05/2010, 12:00 pm
  15. resumo da história, melhor duas Mclarens na frente do que o Vetel na cola

    Publicado por Alex B. | 30/05/2010, 11:49 am
  16. Grande corrida hoje em Stambul Park!
    A McLaren desde o início da prova não deixou as duas Red Bulls escaparem (tanto Hamilton para Webber quanto Button para Vettel). Uma pena a parada dos boxes um pouco mais lenta para Hamilton, mas foi isso que permitiu a equipe ser premiada com o 1-2 de hoje. E prêmio maior, liderança no campeonato de construtores. Na próxima prova, uma pista que tem retas e pode favorecer o eficiente duto da McLaren (mas que deve estar presente no carro dos touros também).
    Destaques para: Algersuari, que esteve com a melhor volta da prova e fez boas ultrapassagens; Petrov, que segurou Alonso por um bom tempo e ainda teve a melhor volta da prova, provando que não é um piloto tão mediocre; Kobayashi, que merecidamente ganhou o primeiro ponto da Sauber na temporada; ótima largada de Bruno Senna novamente.
    Ferrari vem perdendo força e não permite aos seus pilotos fazerem muito mais do que tem feito.
    Williams muito fraca também.
    E um grande prêmio a Lewis, que já merecia a vitória e esse lugar na tabela (que poderia ser bem melhor se não fosse o pneu em Barcelona).
    Vettel foi pretencioso e achou que Webber iria deixar a tangência da curva aberta para ele. Ainda tem muito o que aprender esse (talentoso) garoto.
    Button mostrou que não é tão mediocre como dizem, ao recuperar a posição perdida para Schumacher na largada e ir para cima de Hamilton mesmo depois de uma equipe ter jogado fora um 1-2 praticamente garantido. Mas Hamilton mostrou o grande piloto que é (ultrapassando Vettel no início depois de ter perdido posição na largada) e recuperando a primeira posição de maneira limpa e eficiente pra cima de Button.
    De fato o lado sujo da pista é muito ruim para quem larga, mas as duas McLarens recuperaram muito bem suas posições perdidas na largada.

    Grande prova, campeonatos totalmente indefinidos e grandes chances da McLaren dar muito trabalho para os Touros Vermelhos daqui pra frente. Uma temporada com tantos pilotos bons só poderia estar assim encaminhada.

    Publicado por Allan Wiese | 30/05/2010, 11:58 am
  17. Radio do Jenson depois de cruzar a linha de chagada:

    “…Great drive, we’ve had a great car all weekend. We pushed them [Red Bull] and they cracked…”

    Concordo, como já disse no post!

    Publicado por Becken Lima | 30/05/2010, 12:19 pm
    • Impressionante a McLaren Hj. Como eu disse ontem, a diferença em corrida talvez nem exista mais, e foi o q comprovamos, pelo menos nesta pista. Aliás, o GP da Turquia só é cultuado aqui no Brasil, além é claro da curva 8, mais pelas 3 vitórias do Massa, pq é uma pista muito difícil de ultrapassar no seco, e se for substituída em 2011, não será surpresa. Não sei até qdo vai o contrato dessa pista…

      Publicado por Alex-Ctba | 30/05/2010, 2:04 pm
  18. Porquê parece que “cuidado com o combustível” é ordem para recolher..

    A diferença de ter dois Campeões do Mundo na mesma equipe é a razão de ser dessa dobradinha da McLaren, em relação à Red Bull Racing.

    Publicado por SennaCeccotto12 | 30/05/2010, 12:30 pm
    • Concordo Ceccotto12, a diferença de categoria na disputa foi evidente hj no GP Turco. Os exemplos foram claros. Como se erra e como se acerta numa disputa!

      Publicado por Alex-Ctba | 30/05/2010, 2:06 pm
  19. Grande corrida do Lewis , sou intimo dele como o Becken e parabens para a Mclaren pela dupla que tem.
    Gente uma pergunta :
    O Galvao Bueno surtou com a vitoria do Hamilton ?
    A redbull que tem o melhor carro, mas nao a melhor dupla assim seguirao pagando por todo o campeonato .
    Que pena que ninguem viu o Massa,ele jah perdeu a 6 colocacao no campeonato para Kubica e se marcar o Zacarias vai ficar atras das Mercedes tambem.
    Que pena que o Alonso errou na classificacao e esta querendo andar mais que o carro, mas segue melhor que o Massinha no campeonato.
    Vamos ver no Canada uma pista onde a velocidade em reta e as fortes freadas contam muito, assim acho que as RedBulls vao sofrer por nao terem o motor Mercedes e ainda ter problemas nos freios.

    Publicado por Fernando | 30/05/2010, 12:34 pm
    • O Galvao Bueno surtou com a vitoria do Hamilton ?

      Sei lá, mas a paixão do “Regi Leme” pelo Vettel está indo as raias da loucura…rsrsr

      Publicado por Becken Lima | 30/05/2010, 12:44 pm
    • rs rs rs

      Imagino Becken, o Regi Leme sem desculpas para o Vettel e o Bobao Bueno sem saber o que falar do Massa e da corridaca do Hamilton, by the way, vc nao deveria deixar o Button de lado no seu post, a corrida dele foi muito boa, nao tao qto a do Hamilton, mas a entrade dele na Mclaren deu um toque de classe na equipe e alem disso estao mandando muito bem no campeonato de Construtores.

      Honestamente acho essa a melhor dupla do GRID e jah estou revendo meus conceitos qto ao Webber e o Vettel.

      Abracao

      Publicado por Fernando | 30/05/2010, 1:01 pm
    • O Leme tá ficando gagá, aparece a info comparativa com os setores e o resultado geral da volta e ele comenta que é um comparativo das ‘últimas 4 voltas’…patética a transmissão da Globo, com a cereja estragada L. Burti puxando saco do Galvão Bueno.

      Publicado por Will | 30/05/2010, 1:16 pm
    • Concordo…

      Mas hamilton não comemorou muito, alguém leu sobre o motivo?

      Publicado por Alexandre Gomes | 30/05/2010, 1:17 pm
    • As transmissões de f-1 pela Globo são horriveis seja no canal aberto com o trio horrível ou a dupla de bobões da SporTv que conseguem ter o mesmo nível de ruindade e menosprezo para com aqueles que enviam mensagens contrárias à suas opiniões por e-mail.

      Publicado por Fernando Kesnault | 30/05/2010, 1:22 pm
  20. E é uma pena que não dava pra entender direito a conversa dos três na ante-sala do pódium, mas com certeza eles discutiam a manobra do Vettel. Dá pra ver que Button pergunta ou fala algo pra Webber, este faz uma cara de “o que eu posso fazer” e fala alguma coisa e depois chega Hamilton, pergunta algo pro Button e este sinaliza claramente com as mãos a “fechada” que o Vettel deu no Webber…

    A Red Bull levou sorte de ter terminado a prova com um de seus carros.

    Publicado por Allan Wiese | 30/05/2010, 12:35 pm
  21. Meu destaque da corrida foi o Button-ele me surpreende a cada corrida,tendo quase ultrapassado o Hamilton e acho que só não ultrapassou,pela ordem claramente dada pela equipe após a 1 tentativa de ultrapassagem,de poupar combustivel(tragam as criança).

    Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 30/05/2010, 12:41 pm
    • Foi Massa a corrida né?

      Publicado por Felipe Massa | 30/05/2010, 12:56 pm
    • Foi sim…O melhor da corrida foi o Alonso,que conseguio ultrapassar o forte piloto de GP2 Vitaly Petrov.

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 30/05/2010, 1:28 pm
    • Daniel Lima não adianta caçoar do asturiano ele é melhor que o Massa e pronto.

      Publicado por Fernando Kesnault | 30/05/2010, 6:05 pm
    • Desculpe Daniel Lima mas a corrida foi do Hamilton e o do Button, mais do Hamilton.
      O Button passou o Hamilton por que pediram para ele diminuir o ritmo e disseram que o Button faria o mesmo, se pode escutar a ordem via radio na transmissao.
      engracado mesmo eh ver a Renault comendo a Ferrari o Massa perdendo posicoes pro Kubica e o Alonso se mantendo ainda em quarto mesmo querendo andar mais que o carro pode e errando demasiado, acho que seu idolo Zacarias vai sofrer ainda com as Renaults esse ano.
      O Canada eh pista da Mercedes , vcs vao ver a Mclaren e os dois Carros Mercedes mandando bem la.
      A Ferrari ira bem tambem e se o Alonso nao cagar na classificacao ele poe o Massa no chinelo.
      Nao esquecam que o Kubica jah ganhou em MOntreal assim o pesadelo Massistico perdurara.

      rs rs rs

      Publicado por Fernando | 30/05/2010, 12:58 pm
  22. Primeiro de tudo: que corrida!

    Muitos creditarão a vitória à sorte, o que será uma grande injustiça. Como você bem disse Becken, a McLaren conseguiu acompanhar o ritmo da Red Bull de uma forma que ainda não se tinha visto nessa temporada.

    Um passo (bem) a frente.

    Já a Ferrari perde espaço. O Schumacher está certo ao dizer que a Mercedes passou os italianos na Turquia. A dificuldade do Alonso para ultrapassar o Petrov é a prova de que o F10 está mal das pernas. Hoje eles andaram noutro nível e parece que a briga será mesmo pelo terceiro lugar com a Mercedes. Mas vamos ver como estará o desempenho em Montreal.

    Nos duelos internos, é interessante observar os dois primeiros colocados no campeonato: Webber e Button. Dois renegados, os patinhos feios, mas que têm feito bonito. A disputa entre Button e Hamilton foi algo lindo de ser ver e talvez poucos imaginassem que o Jenson tentasse aquilo para cima do Lewis. Quase levou o Whitmarsh a ter um ataque cardíaco, mas para os fãs foi sensacional.

    Na Mercedes, Schumacher vai se recuperando. Na Ferrari, o Massa ainda parece ter dificuldades com os pneus duros. Ele estava mais rápido do que o Kubica antes da troca de pneus. Depois, a disputa equilibrou. O Alonso ultrapassou o Petrov e ganhou duas posições na troca de pneus. Olhando no cronômetro, os tempos entre ele e Massa estavam semelhantes.

    Sobre a Red Bull, uma bela disputa interna. Mas que coloca o título a perigo. Nem Button nem Hamilton estão para brincadeira.

    Publicado por Willian | 30/05/2010, 12:59 pm
    • Willian, preciso como sempre! Achei interessante ver que a McLaren realmente consegue acompanhar (de perto!) as Red Bull na corrida. Eu fiquei em alguns momentos com a impressão de que o RB6 desgasta mais os pneus que o MP4-25, mas não tenho certeza.
      O Button, como já disse há algum tempo me surpreendeu muito, achei que ele iria ter um ano ‘Kimi’ após ter sido campeão, mas a atitude tem sido de quem quer ser Bi. O WDC ainda vai ter muita água para rolar por baixo da ponte.
      Tá ficando bonito!

      Publicado por Will | 30/05/2010, 1:21 pm
  23. Becken,

    Mas que Hamilton o grande destaque foi a Mclarem. Pelo ritmo de corrida e por não permitir no final uma disputa que repetisse o erro da Red Bull, sem contar que os pilotos após verem a bobagem de Vettel e Webber estavam se respeitando muito.

    Até acho que se Hamilton foi o grande destaque da Mclarem na classificação, na corrida Button estava com uma estratégia mais inteligente e pilotando muito bem. Mantinha uma distância suficiente para preservar seus pneus e tinha sido o último dos quatro líderes a parar. Acho que tinha mais pneu que Hamilton no final da prova.

    Alonso falava a verdade quando disse que não errou, mas que faltava velocidade. Jamais as Ferrari foram competitivas e fosse Petrov um pouco mais experiente teria segurado o espanhol atrás. Massa fez o que podia, mas pelo menos nesse fim de semana equilibrou “de fato” as coisas com Alonso.

    As Mercedes que estavam atrás da Ferrari em Barcelona melhoraram, mas de uma maneira geral havia um bloco muito homogêmeo atrás das Red Bull e Mclarem.

    As Renault andaram bem e se consolidaram a frente da Force Índia e embaralhando as cartas com a Ferrari e Mercedes. O grande destaque nem foi o Kubica, que novamente tirou o máximo possível do carro, mas a performance consistente de Petrov que mostra uma evolução natural do carro, mesmo numa pista que a princípio não lhe favorecia.

    A Force Índia está andando tão bem esse ano que de certa forma o fim de semana na Turquia pareceu ruim, mais o fato é que Suttil andava no mesmo ritmo de Mercedes, Renault e Ferrari durante quase toda a prova. Mais dois pontinhos para o alemão.

    A Sauber mostra que o James Key está conseguindo dar um norte a equipe e marcaram um ponto que vai ajudar muito na moral do time. Nunca tinham tido um início tão ruim nos quase vinte anos de F1. O Kobayashi é um Ninja mesmo, mas De La Rosa já passou do ponto. Difícil entender a razão de Peter Sauber ter preterido Nick Heidfeld.

    A Toro Rosso foi o que se espera e a melhor volta de Alguessuari é um mérito menor, porque afinal ele fez com pneus macios mais novos e o carro bem leve.

    A Williams andou no ritmo de Toro Rosso e Sauber. Eu esperava até menos. O Barrichello está engolindo o Hulkbeng e conquistando cada vez mais a equipe. Sem dúvida o brasileiro é o ponto mais forte da equipe hoje.

    As Lotus quebraram juntas na corrida onde andaram mais forte, Bruno Senna fez sua melhor corrida do ano. Tem que fazer isso sempre e bater o Chandock sem sombras de dúvidas. Hoje o crédito dele subiu muito.

    O que dizer da Virgin que tem um carro (que já está na sua segunda versão) ultrapassado por uma HRT ???

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 30/05/2010, 1:02 pm
    • Sirlan, você tocou num ponto sensível. Achei o B. Senna muito a vontade na Turquia, mesmo tendo um ‘trauma’ com aquele cachorro que ele atropelou por lá!

      Foi uma corrida muito boa dele, achei interessante ver a briga dos 2 brasileiros entre si e com os carros durante umas 3 voltas.

      ps.: o Kobayashi teve um fds fantástico!

      Publicado por Will | 30/05/2010, 1:26 pm
  24. Vou atualizar o comentário que fiz em outro post (https://f1around.wordpress.com/2010/05/29/na-frente-da-ferrari-na-turquia-mclaren-mostra-vigor-em-desenvolvimento/#comment-24785)

    Das 9 vezes em que as McLarens estiveram nas três primeiras filas do grid, obtiveram 6 pódios com 3 vitórias. É bom lembrar que poderia ter sido 7 pódios se HAM não tivesse quebrado em Barcelona. A melhor colocação das McLaren em classificação foi esta segunda posição turca de HAM. Até então BUT e HAM tinham no máximo feito respectivamente o 4to e o 3ro tempo da classificação. Ou seja, os dois ases da McLaren estava sim na briga pelo pódio turco. E apesar das ótimas RedBull, não duvidava que as duas McLaren estariam no pódio ao final do GP. Além do mais, a chance das duas McLaren quebrarem hoje eram deínfimas. Nada que uma largada bem disputada não poderia providenciar. Hoje sabemos que as McLaren estão na briga por pódios e vitórias, especialmente, quando largam até a terceira fila do grid.

    Publicado por Alexandre Pires | 30/05/2010, 1:20 pm
  25. Joguinho mordido de basquete, Flamengo e Brasília…

    Publicado por Alexandre Gomes | 30/05/2010, 1:23 pm
  26. O Vettel está se achando o cara na f-1 e não passa de um grande “Bundão”, não é tudo isso que sempre encheram a bola dele, tem deficiências principalmente no ego germânico do moleque.

    Publicado por Fernando Kesnault | 30/05/2010, 1:24 pm
  27. Ai meu Jesus…
    Nem vi a corrida, tava dando assistência técnica de info numa loja hj pela manhã e não vi a corrida.

    Becken, tem como vc postar o vt assim que sair? Vlw aeh!!!

    Publicado por Alan McLaren | 30/05/2010, 1:25 pm
    • Alan, vamos reuniar a torcida prateada e arranjar umas assistências técnicas para vc durante o GP do Canadá…para confirmar esse pé-frio!

      Brincadeira1

      O GP da Turquia foi muito bacana!

      Publicado por Will | 30/05/2010, 1:27 pm
    • Pódexá!

      Publicado por Becken Lima | 30/05/2010, 2:31 pm
    • Vlw, Becken! Até por isso não estou lendo os posts e só absorvi mesmo o inevitável: o incidente entre as Red Bulls e a 1-2 da McLaren, mas de resto, não li nada, pra ver a corrida com o mínimo de “spoilers”, hahahaha.

      Publicado por Alan McLaren | 30/05/2010, 9:43 pm
  28. Eles se tocaram ou foi a zebra que hamilton pulou?

    Publicado por Alexandre Gomes | 30/05/2010, 1:37 pm
    • tocaram sim. Se a gente prestar atenção no gráfico que aparece a 0:42s, dá pra ter uma idéia do que provocou a briga entre os dois. Reparem que Hamilton vinha mais rápido nas duas voltas anteriores e de repente vira 1s1 mais lento, permitindo a chegada do Button. Procurei no VT da corrida que tá no site da RG e não vi nenhum erro do Hamilton naquela volta, pelo menos a TV não mostrou. O curioso é que é na voltas subsequentes àquela mensagem do rádio em que o engenheiro fala pro Hamilton “save fuel”, que seriam nos dois carros. Sendo assim, acho que a diferença de 1s1 que permitiu a chegada do Button se deve ao Hamilton ter reduzido o regime de giros e o Button não. Ou esqueceram de avisar o Button ou ele foi espertinho e não reduziu quando a equipe mandou.
      Qualquer um dos casos explica o azedume do Hamilton após a vitória, ou seja, ele não esperava ser atacado pelo Button naquele momento.

      Publicado por Gilmar | 30/05/2010, 1:50 pm
    • Exatamente isso , Button deu uma de malandro pq Hamilton acreditava q os 2 estavam poupando , o radio provou isso e aquele 1s q Button tirou logo após o radio tb , estranho isso vindo do Button , mas ficou claro q foi isso q aconteceu.

      Publicado por DDD | 30/05/2010, 4:04 pm
    • fica mais claro vendo que depois do acontecido, Hamilton não teve mais dificuldades em manter-se à frente. A historinha dos pneus não cola mais, pois não iam se deteriorar de uma volta pra outra.
      Não concordo muito com quem acha que jenson é um cara tão bonzinho… Está lá para vencer e viu uma oportunidade de fazer isso hoje, teria dado certo se Hamilton não tivesse reagido em tempo.

      Publicado por Gilmar | 30/05/2010, 4:22 pm
    • O Lewis entrou em modo de conservação de combustível três voltas antes do Jenson, daí quase ser ultrapassado.

      O Jenson confirmou isso em entrevista para a BBC.

      Publicado por Becken Lima | 30/05/2010, 4:27 pm
    • Lewis andou 1s mais lento, e Button andou quase 1 mais rápido na mesma volta.

      Publicado por Alexandre Gomes | 30/05/2010, 4:38 pm
  29. Estou me preparando para ver as 500 Milhas de Indianapolis e as 600 Milhas de Charlotte (mais esta, naturalmente…)

    Publicado por Fernando Kesnault | 30/05/2010, 1:44 pm
  30. Diferença retrospectiva entre os melhores e os piores colocados entre os 8 primeiros colocados hoje (WEB, BUT, HAM, ALO, VET, KUB, MAS, ROS) desde Bahrein até Turquia:

    BRN: 25 pts (ALO—KUB)
    AUS: 31 pts (ALO—WEB)
    MAL: 15 pts (MAS—WEB)
    CHN: 32 pts (BUT—WEB)
    ESP: 26 pts (BUT—KUB)
    MNC: 22 pts (WEB—ROS)
    TUR: 27 pts (WEB—ROS)

    Apesar da diferença ter voltado a aumentar, os oito primeiros estão na briga por enquanto. Basta lembrar que após a China, o então lanterninha WEB virou o jogo! E ainda segue na liderança após a Turquia.

    Publicado por Alexandre Pires | 30/05/2010, 2:01 pm
  31. Se vocês lessem meu comentário ontem saberiam o resultado da corrida, Hamilton precisou passar só um para ganhar, mas passou bonito…

    Vamos aos pitacos:

    1) Hamilton é realmente um showman, grande corrida, grande luta com Button, apesar da cagada da McLiar no seu pit stop (tá parecendo a Ferrari), continuou em cima e ganhou com autoridade, mas…

    2) Acho que já está na hora de uma galera falastrona (e aqui está cheio de torcedores histéricos do Hamilton) começar a respeitar mais o Button, o cara está guiando barbaridade, e, apesar de um estilo low profile, que não chama muita atenção ou dá ibope, é inegável sua capacidade de suplantar a velocidade pura de Hamilton com estratégia e experiência. A McLiar tem a melhor dupla do grid disparado…

    3) Já disse e repito, ter uma categoria dominada por Webber é dose pra leão, são 29 anos assistindo F1, e digo que ele não leva esse título nem a pau, porém, hoje, fez o que tinha de fazer, ele não deve ter outra chance na vida de pilotar um carro tão bom e disputar e liderar um campeonato, então, tinha de ser duro com Vettel…

    4) Vettel, ah, hoje o alemãozinho me surpreendeu, enquanto muitos aqui estão louvando o erro, eu estou maravilhado com a agressividade (aleluia!!!), piloto de F1 é isso aí, tem carro, está mais rápido, vá para cima, ser um cagão não dá nada pra ninguém (Hamilton que o diga). Hoje ele foi ingênuo e aprendeu que Webber vai jogar duro e sujo se necessário (e está certo em fazer isso, defende o dele), portanto, agora ele sabe quem é seu principal adversário na briga pelo título, acredito que esse erro foi um divisor de águas em sua carreira, se preparem, acredito que Hamilton, Button e Vettel irão tornar esse um dos campeonatos mais incríveis dos últimos ano…

    5) Schumy, de novo na frente da Barbie, mas a Mercedes ainda não esta acompanhando Rebull e McLiar, portanto, está apenas se divertindo…

    6) A Barbie é precisa igual relógio suiço, onde larga ele chega…

    7) Kubica vem sendo o melhor dos piores ou o pior dos melhores (dependo do ponto de vista), com esse carro, está tirando 100%, mas parece que vai continuar na Renault ano que vem…

    8) Massa, a despeito de muitos corinthianos frequentadores do blog o odiarem, não reconhecendo seu trabalho com essa bomba da Ferrari, vem sendo sistematicamente melhor que o nada sei, porém, seus erros em pista não foram perdoados (quando foi mal pontuou pouco), se traduzindo em uma diferença de pontos a favor do espanhol…

    9) O Nada Sei é um grande piloto, está na frente de Massa por mérito, mas, tem errado muito para quem foi contratado a peso de ouro, se continuar assim, conhecendo a figura, daqui a pouco vai começar a derreter no meio da pressão que é a Ferrari em má fase…

    Agora, mudando de assunto, estou morrendo de rir com as briguinhas entre Massetes e Alonsetes, é um tal de Massa isso, Alonso aquilo, você é bobo, feio, chato… parecem crianças no jardim de infância, dá um jeito Tio Becken…

    Publicado por ccregazzoni | 30/05/2010, 2:49 pm
    • Essa teoria de que corinthiano odeia o Massa é doidera pura, hein Cassius!

      Publicado por Becken Lima | 30/05/2010, 4:25 pm
    • assinando embaixo,

      “piloto de F1 é isso aí, tem carro, está mais rápido, vá para cima, ser um cagão não dá nada pra ninguém”!

      Eu detesto esse negocio de pensar na equipe, pensar nisso, pensaar naquilo…, F-1 tem que ser é assim mesmo, todo piloto de verdade, devia assumir esse tipo de postura!!

      F-1 as veses é chato, uma merda e nao é atoa…, tem muito certinho pensando isso, aquilo, equipe e o “escambal”!

      Quem nao é PILOTO! pede pra sair!

      Publicado por Lucas Túlio | 31/05/2010, 9:31 am
  32. Não são todos Becken (acho que você é corinthiano, não? E você não gosta do Massa, mas o respeita como piloto).

    Eu desconfio é da raiva exagerada que alguns tem do Massa, afinal, sendo bom ou ruim, o certo é que ele é bem low profile, nunca tirou onda de ninguém, nunca prometeu título ou performance, nunca dá desculpas, ou seja, a não ser o fato de ele ter dito que gostou quando o Timão foi rebaixado (Massa é bambi declarado), não há motivos para torcer contra ele.

    Por isso minha teoria de que alguns aqui o odeiam por este motivo, criticam por criticar, sem fundamento nenhum em sua pilotagem ou resultados.

    Publicado por ccregazzoni | 30/05/2010, 5:48 pm
    • Quem te disse que eu não gosto do Massa? Muito pelo contrário. Sempre posto aqui um texto meu escrito para um blog espanhol em que defendo o Felipe com unhas e dentes. Para com isso…

      Esta história sobre corintianos não gostar do Massa é pura doidera, agora se o Massa disse que gostou de ver o corinthians cair, problema dele e aguente o troco de alguns poucos fanáticos que, com certeza, não reflete o sentimento geral do brasileiro que o adora.

      Publicado por Becken Lima | 30/05/2010, 6:00 pm
    • Como fã do Massa que sou-nunca li nada no blog que pudesse por em dúvida a imparcialidade do Becken em relação ao Massa e todos os outros pilotos.
      Let´s go Becken,espero que continue assim!!

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 30/05/2010, 7:00 pm
  33. Eis a prova irrefutável:

    Publicado por ccregazzoni | 30/05/2010, 5:49 pm
    • Esse cara é doente. Aliás, o Hamilton ganhou uma camisa do São Paulo aqui.
      hamsãopualo

      Será que isso faz dele um sãopaulino?

      Publicado por Becken Lima | 30/05/2010, 6:05 pm
  34. Não… ele só ganhou porque é patrocinado pela Reebok, mesma fornecedora do São Paulo…

    Entenda, não estou dizendo que todo corinthiano odeia o Massa, mas que desconfio que alguns aqui devem ser corinthianos e deixam a paixão futebolística nublar seu julgamento sobre o piloto, pois, não há motivo para pegar tanto e de forma tão agressiva no pé do brasileiro.

    Diferente do Barrichello, Massa sempre ficou na dele, nunca abriu a boca para meter o pau em ninguém (equipe ou piloto), nunca foi chorão e possui bons resultados na F1, já tendo disputado efetivamente um título mundial. Mesmo assim, muitos o tratam como um piloto horrível, um roda dura.

    Eu, por exemplo, sempre meti o pau no Barrica, mas, nunca disse que ele era um piloto ruim. Aliás, já o elogiei várias vezes (principalmente quando fica de boca calada).

    Publicado por ccregazzoni | 30/05/2010, 8:27 pm
  35. “Having said all that, winning today doesn’t feel quite as good as it sometimes does. That’s because it’s a little bit different from some of my previous race victories: ideally, the racer in me wants to win by overtaking the guys in front, not by seeing them crash out in front of me. Rather than inheriting a win, it’s much nicer to fight your way past your rivals and earn the win the hard way.”

    Foi o que Lewis disse sobre não estar tão feliz com a vitória quanto normalmente está. Vê-se aqui qual é o espírito de vencedor de Lewis. É muito mais gratificante para ele ganhar de fato e não ganhar de presente…

    Publicado por Allan Wiese | 30/05/2010, 9:18 pm
    • Ele tem tido tanto azar esse ano que deveria se sentir feliz pela vitória, sim. Deu um “calor” nas Red Bulls em sem essa pressão imposta por ele, os caras não teriam se auto destruído como fizeram.

      De qualquer maneira, bacana!

      Publicado por Becken Lima | 30/05/2010, 9:41 pm
    • Com certeza é um mérito a pressão que ele colocou. Mas para um “overtooker” (adaptação infame para ultrapassador) como ele sempre vai ser frustante não dar o seu showzinho.

      Mas o melhor de tudo é ver que ele está dentro da briga. Se no Canadá ele ganha e o Webber fica em segundo, por exemplo, só um pontinho separaria ambos…

      Publicado por Allan Wiese | 30/05/2010, 9:51 pm
  36. Dirigente da Red Bull culpa Webber por colisão
    Notícias quentinhas e interessante começam a emergir do pós acidente entre Webber e Vettel.

    Coletando informações de dentro da Red Bull, Joe Saward afirma em seu blog que Mark Webber diminuiu as revoluções do seu motor Renault para poupar combustível — algo que foi confirmado agora a pouco pela Autosport.

    Foram esses cavalos de potência extra que deram a Vettel a possibilidade de aproximar-se do australiano e tentar a sua desastrada ultrapassagem. O mais intrigante nesta história é que Webber foi alertado a por o motor Renault em “modo de economia” pelo “display” de seu volante, algo só descoberto na reunião pós-corrida.

    O curioso é que Helmut Marko — o consultor e responsável pelo programa de Formula 1 da Red Bull Racing e também responsável pelo programa de jovens pilotos da companhia — sugeriu imediatamente após a corrida que Mark Webber e seu engenheiro não agiram corretamente nos momentos que precederam o choque, sugerindo que por estar mais lento em reta e vulnerável a Lewis Hamilton, Webber deveria ter cedido a posição a Sebastian.

    Não embarquem em teorias conspiratórias, mas sabe-se que a Red Bull tem um alto capital investido em Vettel, daí os últimos movimentos para que ele reaja no campeonato, como a mudança de chassi de Mônaco para a Turquia. A Red Bull sugeriu que havia uma anomalia no carro com que Vettel foi batido por Webber, mas Jonathan Legard da BBC revela que tal anomalia também houvera sido encontrada do RB6 de Webber, o mesmo carro com que ele disputou a prova hoje.

    https://f1around.wordpress.com/2010/05/30/webber-conservava-combustivel-antes-de-acidente-dirigente-da-red-bull-culpa-australiano-por-colisao-com-vettel/

    Publicado por marcellopaz | 31/05/2010, 12:58 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: