//
você está lendo...
ARTIGOS

Webber conservava combustível antes de acidente. Dirigente da Red Bull culpa australiano por colisão com Vettel

Notícias quentinhas e interessante começam a emergir do pós acidente entre Webber e Vettel.

Coletando informações de dentro da Red Bull, Joe Saward afirma em seu blog que Mark Webber diminuiu as revoluções do seu motor Renault para poupar combustível — algo que foi confirmado agora a pouco pela Autosport.

Foram esses cavalos de potência extra que deram a Vettel a possibilidade de aproximar-se do australiano e tentar a sua desastrada ultrapassagem. O mais intrigante nesta história é que Webber foi alertado a por o motor Renault em “módulo de economia” pelo “display” de seu volante, algo só descoberto na reunião pós-corrida.

Vettel teria economizando algumas gotas a mais de combustível que Webber por estar atrás de Hamilton antes da parada nos boxes. A única chance de contar com cavalos de potência a mais e fazer a ultrapassagem seria exatamente na volta 40, momento em que ele fatalmente entraria em módulo de economia também.

O curioso é que Helmut Marko — o consultor e responsável pelo programa de Formula 1 da Red Bull Racing e também responsável pelo programa de jovens pilotos da companhia — sugeriu imediatamente após a corrida que Mark Webber e seu engenheiro não agiram corretamente nos momentos que precederam o choque, sugerindo que por estar mais lento em reta e vulnerável a Lewis Hamilton, Webber deveria ter cedido a posição a Sebastian.

Não embarquem em teorias conspiratórias, mas sabe-se que a Red Bull tem um alto capital investido em Vettel, daí os últimos movimentos para que ele reaja no campeonato, como a mudança de chassi de Mônaco para a Turquia. A Red Bull sugeriu que havia uma anomalia no carro com que Vettel foi batido por Webber, mas Jonathan Legard da BBC revela que tal anomalia também houvera sido encontrada do RB6 de Webber, o mesmo carro com que ele disputou a prova hoje.

Discussão

18 comentários sobre “Webber conservava combustível antes de acidente. Dirigente da Red Bull culpa australiano por colisão com Vettel

  1. Se tudo isso for verdade Webber tem duros obstáculos pela frente. E a tendência é piorar. Por outro lado, mostra como ele está “possuído” em sua pilotagem.

    Quanto a sua atitude acho que foi correta. Hamilton só o ameaçou em um ou dois momentos e o australiano sempre foi frio e preciso na defesa de sua posição. O “super” Vetel, com chassis novo, que o segurasse também. Nisso concordo com o Chatão Bueno, ele que se entenda com a curva que está chegando.

    Publicado por luiz carlos | 30/05/2010, 2:50 pm
  2. É o que eu disse no post anterior, Webber está indo para o tudo ou nada e está certo em fazer isso, nunca mais terá chance de lutar por um título, se Vettel entender isso, pode superá-lo, caso contrário, acho que dá Hamilton ou Button. O que eu sei é que não dá Webber…

    Publicado por ccregazzoni | 30/05/2010, 3:04 pm
  3. Não foi culpa do Webber, foi preciptação do Vettel. Ele tinha que saber antes de fazer a tangência correta, se Webber tinha tentado.

    Na entrevista, no site da f1.com, Livio perguntou claramente a Webber se ele esperava que Vettel passasse direto, ele negou mas disse que lutava pelo ponto correto de frenagem. E Vettel virou inesperadamente para a direita.

    Publicado por Alexandre Gomes | 30/05/2010, 4:36 pm
  4. Quer saber? A latinha azul não vai conseguir campeonato algum com essa postura.

    Publicado por Alfred Newman | 30/05/2010, 4:45 pm
  5. O Webber teve culhões para segurar a onda e deixar o bobo se f*der, coisa que o Massa não teve nas duas investidas que sofreu do Nada Sei. Neste particular, nota 1000 para o australiano.

    Para o Vettel, nota 0 (zero).
    Todos os grandes pilotos foram (e são) ousados, espirituosos e arrojados.

    Voluntarismo desgovernado, estúpido e gratuito nada tem a ver com as qualidades acima. O Vettel foi e é estúpido. Bastava-lhe saber que ‘dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço’, princípio (lei) básico da física que qualquer analfabeto funcional brasileiro que cursa ou cursou o ensino médio sabe.

    Em uma palavra, UMA ANTA!

    Alô, Vettel: Volte para a escola (se lá já esteve um dia) e tente aprender alguma coisa, meu filho!!! Você é burro demais.

    Para Hamilton e Button, nota 1000… peraí… 1000 não… 2000 (1000 para cada um). Se pegar nas pistas (?), sim. Com afinco, garra e muito arrojo, mas, sobretudo com inteligência.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 30/05/2010, 4:49 pm
  6. A verdade disso tudo é uma só: foi unanime na impressa, nos blogs e em comentarios por ai que a ultrapassagem (dá pra chamar disso?) de Vettel foi BIZARRA e DESNECESSÁRIA. Fora que bastante perigosa, já que ambos os carros ainda não tinham chegado no ponto de frenagem.

    Pode até ser que o discurso externo da Red Bull seja de colocar um pouco de culpa no Webber, para “equilibrar” as coisas e não causar um mal estar ainda pior entre os dois pilotos. Mas com certeza o discurso interno vai ser de ESPORRO HOMERICO NO VETTEL, afinal, a Red Bull quer (e precisa) muito desse campeonato de construtores – e a McLaren já passou.

    Publicado por PG | 30/05/2010, 4:58 pm
  7. Ao que parece, a mídia tá pondo pressão na Red Bull suspeitando que a equipe está favorecendo Vettel. James Allen tem um belo post com passagens interessantes:

    “…Mark Webber’s partner Ann Neil came out of the drivers’ area and walked across the room. One of the team said something like, “Isn’t it fantastic, Mark’s win?” To which she replied rather tartly, “I’m glad someone around here is pleased.” And indeed it did seem more like a wake than a celebration…”

    http://www.jamesallenonf1.com/2010/05/so-is-vettel-the-favoured-son-at-red-bull/

    Publicado por Becken Lima | 30/05/2010, 5:20 pm
  8. não é a primeira vez que webber é inrresponsável ao disputar uma posicão, ele já fez isso com Massa e Halmilton,Vettel já estava com meio carro na frente e a proxima tomada já era dele,se webber fosse prudente podia evitar a batida e tentar o x na proxima curva. não viram o halmilton, que fez com o button… faltou genialidade ao webber.

    Publicado por joão | 30/05/2010, 6:39 pm
    • Po João, negativo. O cara manteve a trajetória dele. Agora porque passou meio carro na reta tem que parar e deixar o outro passar? O Webber tava na dele. O Vettel errou feio. Mas como é muleque ainda, um dia aprende.

      Publicado por Lúcio | 30/05/2010, 7:57 pm
    • Não é parar para deixar o cara passar, mas era retomar a posição dele para fazer a curva, tal como o Hamilton fez. O fato é que se vc olhar a disputa da Maclaren vc percebe claramente que quando o button joga o carro de volta o hamilton recolhe para nao deixar o button não bater. Agora o que o Webber faz é justamente o contrário: To aqui foda-se vc. Se Hamilton ou Button tivesse o mesmo pensamento que o Webber os dois tb teriam batido.
      Agora uma coisa é fato: grande parte da popularidade do Webber se deve ao fato que todo mundo detesta quando um piloto da moleza para o seu companheiro em uma ultrapassagem, vide o Massa, vide Barrica, vide tantos outros. Se Massa tivesse a coragem ou locura do Webber já teria batido no Alonso umas duas ou três vezes nessa temporada.

      Publicado por Ronei Leonel Junior | 31/05/2010, 6:31 pm
    • ???

      Publicado por Mauro Brisola | 30/05/2010, 9:24 pm
  9. Hoje em dia na F1:

    – Tentar ultrapassar é um ato irresponsável;
    – Lutar para segurar a posição é no mínimo indevido;
    – Disputar com os “escolhidos” é proibido !

    Pior que a maioria concorda com isto. Vide os grandes narradores da nossa incrível tv.

    O Webber não muda de linha e é culpado. Ele tinha que adivinhar que o Vettel iria tentar abrir para pegar a tangência da curva. Até mesmo o Vettel, depois de assistir aos vídeos, vem declarar que já havia ultrapassado o companheiro. Mas hein ???

    Sinceramente basta ver as imagens, não tem o que discutir. Não quero mais um mimado na F1 achando que se colocar de lado o certo é pedir perdão por estar ali com uma idéia mirabolante que deveria disputar a posição e sim cedê-la imediatamente.

    Publicado por Arthur | 30/05/2010, 7:41 pm
  10. Colocar de lado não dá direito de atropelar o outro lado.

    Publicado por Alexandre Gomes | 30/05/2010, 8:03 pm
    • Com certeza não. Veja por exemplo a disputa entre Button e Hamilton. Parecida demais, mas com um resultado completamente diferente.

      Publicado por Arthur | 30/05/2010, 8:10 pm
  11. A tal teoria do favoritismo ao Vettel, jogando Webber aos leões é bem estranha. É como dizer que a direção da Ferrari sentita prazer em sacanear o Barrichello.

    É supor que a Red Bull mantém um carro correndo para apenas pontuar, enquanto o outro corre para vencer corridas. Vale a pena o investimento?

    Se bem que… Provavelmente pode ter sido justamente esse o pensamento quando mantiveram o Webber na equipe. Mas agora que o cara ‘despertou’, estão todos preocupados.

    Realmente espero que a boa fase australiana se mantenha, que Webber ganhe o título e que Vettel fique louco a ponto de parar no pinél. Seria demais!

    Publicado por zezinho | 30/05/2010, 11:28 pm
    • Concordo, tomará que Vettel aprenda com o experiente Mark, sabe-se lá o que a equipe, e é nitidamente claro tal favorecimento a Vettel.

      Publicado por Jackson | 31/05/2010, 8:09 am
  12. Zezinho, favorecimento na F1 sempre existiu.
    A RedBull aposta no Vettel há tempos, sem duvidas.
    Apenas alguns são capazes de enfrentar esse tipo de situação e vencer.
    Nelson Piquet ( pai) foi um deles no seu tempo de Williams.
    Superou Nigel Mansell quando toda a equipe apostava no inglês.

    Publicado por Beatle Ed | 31/05/2010, 5:25 am
  13. DESSE TUMULTO TODO EU SÓ TIRO UMA CONCLUSÃO,FOI BOM PRO CAMPEONATO A VITÓRIA DO HAMILTON ELE ENTROU NA BRIGA NOVAMENTE DEPOIS DE TER PERDIDO O SEGUNDO LUGAR EM BARCELONA.

    Publicado por LUIS FERNANDO-RJ | 31/05/2010, 10:31 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: