//
você está lendo...
ARTIGOS

Sob duras críticas de jornalistas e fãs, a ‘corporativista’ Red Bull admite inocência de Webber

A Red Bull é uma equipe que se orgulha de ser “cool”, jovem, descolada. Mas o rescaldo do acidente entre Vettel e Webber na briga pela liderança do GP da Turquia, tem se mostrado tão azedo quanto o conteúdo dos seus energéticos, revelando outro caráter da equipe vitaminada pelo dinheiro de Dietrich Mateschitz.

Neste momento, o “race report” feita pelo site da equipe está sendo alvo de intensa e dura onda de críticas de seus fãs, com mais de 500 comentários condenando a clara intenção dos “managers” de apontarem Mark Webber culpado pela colisão momentos depois do fim da corrida.

Além da pressão dos fãs, Helmut Marko e Christian Horner também estão na linha de tiro da imprensa especializada. Não há nenhum jornalista sério que, principalmente, cubra a F1 “in loco”, se imiscuindo de apontar a intenção da Red Bull em jogar a responsabilidade nos ombros de Webber instantes depois da prova —  como fizeram Will Buxton e Joe Saward.

A reação espontânea condenando Mark, e a contraditória “mea culpa” pública feita por Horner na Autosport — agora isentando Webber pela grotesca colisão —,  ilustra como a equipe antes “descolada” tornou-se, aos olhos dos fãs e de setores da imprensa especializada, mais um bando de corporativistas, decididos a proteger Vettel a qualquer custo da mídia, faminta.

Discussão

46 comentários sobre “Sob duras críticas de jornalistas e fãs, a ‘corporativista’ Red Bull admite inocência de Webber

  1. Bem feito para a RBR, se tivessem contratado o Rubinho, nada disso teria acontecido.

    Publicado por Felipinho | 01/06/2010, 12:08 pm
    • Lógico, ele não ia nem tentar passar o Webber.

      Publicado por Alfred Newman | 01/06/2010, 6:33 pm
    • ou até estenderia o tapete vermelho para o Vettel passar.

      Publicado por Felipinho | 01/06/2010, 8:40 pm
  2. Mais uma lição terminada para a Red Bull na escola da Fórmula 1. Resta saber se aprenderam direitinho quando o próximo teste vier.
    Mark Webber, em vídeo publicado no site da equipe, disse que eles estão aprendendo – e aprenderam de um modo nada agradável na Turkia – mas que McLaren e Ferrari já passaram por isso em outras épocas.

    Se de fato – e é o que parece – a Red Bull privilegia Vettel é uma pena. Seria um ótimo marketing para o energético se até um “velho” ganhasse asas sendo campeão, hahaha…

    Publicado por Allan Wiese | 01/06/2010, 12:26 pm
  3. Bom, antes de mais nada o que é a F1 senão “um bando de corporativistas”?
    Ninguém joga milhões em uma equipe apenas por amor à velocidade.

    Mas na minha opinião esse não é o problema.

    A Red Bull vem desde o início do campeonato se especializando em jogar no lixo muitas das grandes grandes oportunidades que lhe apareceram. É isso que eu penso ser absolutamente fatal pra uma grande corporação.

    Existe uma falha grave no comando da equipe que ao longo da temporada vai ficando cada vez mais evidente.
    O acidente nesse fim de semana, foi causado pela ansiedade de Vettel, mas antes disso foi uma prova da total falta de sintonia entre os “departamentos”.

    Bateram cabeças e agora cabeças devem rolar.

    Publicado por Beatle Ed | 01/06/2010, 12:30 pm
    • Nem todo mundo na F1 é corporativista e equipes como Williams, McLaren e Ferrari, apesar de intensamente financiadas por grandes corporações, tem uma genuína alma de “racers”, ou competidores “hard core”.

      A McLaren pode ser sistemática e fria no seu approach, a Ferrari apaixonada e emocional e a Williams teimosa e turrona, mas isso é só um reflexo da identidade de quem as fundou ou as ergueu, como Ron Dennis, Enzo Ferrari e Frank Williams.

      Apesar de tudo há personalismo nestas equipes.

      Publicado por Becken Lima | 01/06/2010, 1:04 pm
    • Becken, essas equipes a que você se refere foram fundadas ou erguidas sobre a figura de pessoas profundamente ligadas ao automobilismo, não há dúvidas.

      Mas você não acha que elas hoje são apenas empresas como tantas outras?

      Seria errado pensar que essas equipes são apenas a imagem pública de grandes conglomerados e de uma grande corporação chamada Formula 1?

      Eu não sei, mas não acredito mais em ‘racers’. É claro que muitas pessoas trabalham na F1 porque gostam de competição mas pra mim o objetivo principal das equipes é criar uma imagem vencedora para alavancar as vendas de produtos dirigidos a um público específico.

      Publicado por Beatle Ed | 01/06/2010, 2:39 pm
    • Becken, este raciocínio seu de equipes de “racers” creio que foi até o final dos anos 70 qdo. o Eclesttone pegou de vez a direção dos caminhos do negócio “formula 1”, a partir de então, após o conflito FISA x FOCA em 1981 e outros entraves por questões financeiras e de partilha de receitas a f-1 perdeu seu caráter de competição nos idos de 1988 e desde então é um fator lucro x receita x mídia e por coincidência (para aqueles que querem acreditar) passamos a ter campeonatos decididos (de uma maneira não natural) nas últimas provas de uma longa temporada envolvendo lucratividade em sociedades que não tem paixão pela velocidade automotor como a sociedade ocidental (leia-se européia, norte américa – canadá e usa, e de tabela a latinoamericana), levada também à sociedade japonesa como uma exceção.

      Publicado por Fernando Kesnault | 01/06/2010, 3:10 pm
    • Ed. Eu penso que temos um pouco de cada. É lógico que quem financia tudo isso são as grandes corporações. Mas, por outro lado, o que seria das equipes se não tivéssemos racers? Seria um show de amadorismo sem tamanho. Penso ser quase impossível haver competição automobilística sem o espírito competitivo que está dentro de cada piloto, mecânico e engenheiro naqueles boxes.

      E temos exemplos, apesar de um pouco atrapalhados pela crise econômica global que gerou debandada de montadoras, de empresas que tem como produtos carros. Então, nada melhor do que ter na principal categoria de automobilismo do mundo uma vitrine para as suas marcas.

      Eu diria que é a união do útil ao agradável.

      Publicado por Allan Wiese | 01/06/2010, 3:22 pm
    • Beatle Ed, só lembrando se a McLaren fosse uma fria e grande corporação, como ela terioa se portado em relação à disputa entre Hamilton e Alonso pelo WDC?

      A opção foi a sua cria e não o grande campeão que trouxe patrocínio.

      Mesmo nesses times grandes ainda há a influência pessoal e emocional.

      Publicado por Will | 01/06/2010, 3:46 pm
    • E o futebol é o que?
      O golf, a natação, o basquete, a copa do mundo, as olimpíadas?

      Vai ver se o Federer joga de graça. Ou se o Messi defende a seleção da argentina sem receber uma bela fortuna.

      Publicado por djow | 01/06/2010, 5:04 pm
    • Becken,

      Se quiser ter coerência com o que diz no texto do post, acho bom retirar da lista que fez a McLaren e a Ferrari, pois, se tem uma coisa que elas sempre fizeram foi proteger seus “escolhidos”, no caso: Hamilton e Schumacher.

      A ponto de Ron Dennis chegar a dizer que seria a Mclaren contra Alonso em determinada corrida… Esse espírito racer que você fala já morreu há muito, mas, muuuuuito tempo, hoje, o que importa é a grana que cada piloto pode agregar aos feitos da equipe.

      Nesse sentido é o esforço da Mercedes para fazer Schumy andar mais que Rosberg, assim como é o da RedBull para não desvalorizar Vettel em detrimento de um velhinho australiano em fim de carreira.

      A Mclaren, aliás, pode agradecer aos céus, pois, agora, tem dois pilotos ingleses, bons de pista e bons de marketing, ou seja, qualquer dos dois que ganhar está bom para a empresa.

      Mas é bom lembrar que, mesmo ela, ficou ouriçada com a possibilidade de um acidente entre os dois, mandando deseperadamente “economizarem combustível”.

      Agora, se essa bajulação a Vettel é justa ou não, é uma discussão que não diz respeito à F1, categoria injusta por excelência.

      Publicado por ccregazzoni | 01/06/2010, 3:37 pm
    • A galera acredita em qualquer coisa que a mídia divulga.

      Publicado por djow | 01/06/2010, 5:05 pm
    • Ôpa Will, mas Lewis Hamilton foi um grande investimento da McLaren, ele desde os treze anos de idade recebe salário pra correr por essa equipe.

      É aí que Ron Dennis mostra que é um empresário muito hábil.

      Não perdeu a oportunidade de ver seu investimento de anos transformar-se em lucro.
      Perdeu um campeonato mas fez a imagem de Hamilton se transformar num excelente negócio.

      Publicado por Beatle Ed | 01/06/2010, 4:39 pm
    • Ed, é um ponto de vista que respeito. Mas na minha empresa, faríamos diferente (se realmente fôssemos frios e calculistas): Alonso ganhava e justificava o $, Hamilton seria um vice campeão comportado e com o devido destaque e aí, no ano seguinte, poderíamos iniciar a transição para tornar a prata da casa um campeão e o Alonso caminharia livre para a Scuderia Ferrari (seu grande ‘sonho de infância’).

      Publicado por Will | 02/06/2010, 8:47 am
  4. É a Cosa Nostra fazendo escola.

    Publicado por Anselmo Coyote | 01/06/2010, 1:04 pm
  5. Becken e Amigos,

    Desculpem-me por usar esse espaço para um assunto totalmente fora do tratado, mas é interessante.
    Lendo o site GPUpdate, saiu uma notícia de que a Force India estaria pedindo explicações à Lotus sobre a simililaridade exagerada entre seus projetos.
    Este tema foi muito bem abordado pelo Becken em 13/02/2010.
    Seguem os links:
    https://f1around.wordpress.com/2010/02/13/similaridades-entre-carros-de-force-india-e-lotus-cheira-a-confusao/

    http://f1.gpupdate.net/es/noticias-formula-1/236133/force-india-demanda-a-lotus-por-el-diseno-de-sus-coches/

    http://f1.gpupdate.net/es/noticias-formula-1/236152/lotus-niega-mala-conducta-en-las-disputas-de-force-india/

    Publicado por Alcides Araújo | 01/06/2010, 1:20 pm
    • Se for assim…
      já imaginou se a RBR resolve fazer o mesmo? ia salvar alguem?

      Publicado por Felipinho | 01/06/2010, 1:28 pm
  6. um pouco fora do tópico…

    alguém sabe onde teria o vídeo da corrida para baixar?

    Publicado por Felipinho | 01/06/2010, 2:05 pm
  7. Cosa Nostra é pura paixão, a italianada enlouquece!

    Publicado por teof1 | 01/06/2010, 2:52 pm
  8. Interessante notar que faz todo sentido a equipe culpar Webber pelo acidente.

    Considerando que, deliberadamente, decidiram pela vitória do Vettel ao pedir ao canguru perneta que “economizasse combustível”. Webber fez de conta que não entendeu e não estendeu o red carpet para o filhote de Mateschitz.

    Publicado por Mauro Brisola | 01/06/2010, 3:56 pm
  9. É impressão minha ou o Chefe de equipe da Red Bull, o Horner diz MOVE [mexa-se] nesse vídeo? Quem será que ele queria que se “move-se?

    Atentem ao replay no final do vídeo:

    Publicado por Becken Lima | 01/06/2010, 5:00 pm
    • temos de achar um especialista em leitura labial, becken! mas acho que saiu um belo de um palavrão ali…

      Publicado por Alexandre Pires | 01/06/2010, 5:03 pm
    • Pra mim é, claramente, ‘MOVE’…

      Publicado por Becken Lima | 01/06/2010, 5:05 pm
    • Sou péssimo em leitura labial. Mas a expressão dos dois é de chorar de pena!

      Publicado por Beatle Ed | 01/06/2010, 5:05 pm
    • Ele está dizendo: “come on, come on, move!”.

      Interessante… Olhando por esse ponto, é lógico que ele está dizendo para Mark dar espaço, já que era ele que estava apertando o Vettel pra esquerda.

      Publicado por Allan Wiese | 01/06/2010, 6:41 pm
    • Claramente come on come on move!

      Publicado por Ridson de Araújo | 01/06/2010, 9:58 pm
  10. Adrian Newey quase pariu um filho. Ele se viu sendo vice no WCC pela enésima vez na sua carreira.

    Publicado por Leandro Magno | 01/06/2010, 5:12 pm
    • Falando em WCC, KD o tal do Ylan Marcel? tá q nem o Alonso na Turquia, ninguém sabe ninguém viu. O Entendido tava dizendo q quem não concordasse q a Red Bull já tinha levado ambos campeonatos, estava tendo surtos psicóticos…êlaia

      Publicado por Alex-Ctba | 01/06/2010, 5:17 pm
    • Acho que fez igual ao Alonso: Se escondeu!!!rsrs…

      Publicado por Teo | 01/06/2010, 5:38 pm
  11. Cosa Nostra é pura paixão… sim. Tal e qual foram seus ídolos Benito Mussolini, Adolf Hitler, o Generalíssimo Franco e Salazar. Enjoy… rsrs.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 01/06/2010, 5:25 pm
    • Será que na Itália ainda existe este movimento(máfia), como nos tempos atrás?

      Publicado por Teo | 01/06/2010, 5:41 pm
    • Determinar atividades nunca morrem apenas se adaptam as condições externas.

      Publicado por Fernando Kesnault | 02/06/2010, 9:57 am
    • Eh, isso me faz pensar aqui no Brasil: Marcola comanda PCC de dentro de um presídio de seg.máxima!!

      Abraços!

      Publicado por Teo | 02/06/2010, 10:01 am
  12. Membros da Comunidade Red Bull estão perguntando no site da equipe aonde anda o Vettel para dar o testemunho dele depois do Webber perdir unidade e do Horner isentar o australiano:

    http://community.redbullracing.com/users/JMC/blogs/index.cfm/2010/6/1/Where-is-Vettel

    Publicado por Becken Lima | 01/06/2010, 5:52 pm
    • Uma pergunta: a msg q apareceu no volante do Webber, nas voltas antes do acidente, pedindo pro aussie poupar combustível, foi dada pelo computador do carro(seguindo seus próprios cálculos) ou a equipe mandou essa msg pra ele?

      Essa crise pode ser o grande divisor de águas no campeonato. A RBR precisaria de uma dobradinha bem seca nas próximas corridas pra apaziguar tudo. Porém, pelas características das duas próximas pistas, vai ser difícil, heim? Pra piorar, na corrida seguinte, Silverstone, a Mclaren tá prometendo um super-mega-ultra update q, já se especula, será semelhante aquela virada q ela deu da Inglaterra pra Alemanha com o MP4-24. Ou seja, mais de um segundo de ganho.
      Aí, o pau vai quebrar mesmo!

      Publicado por Leandro Magno | 01/06/2010, 6:18 pm
  13. ainda bem que nem sempre a maioria está certa. pra mim, webber continua sendo o culpado do acidente. espremeu o vettel na parte suja até não haver mais espaço para nenhum dos dois. deu no que deu. em vez de dobradinha, conseguiu um fora da prova e outro em 3º. parabéns, webber! ainda bem que existe muito fã da mclaren que apóia o australiano, senão ele estaria em apuros.

    Publicado por andre melo | 01/06/2010, 9:25 pm
    • Olha, eu sou fã da McLaren, mas acho que o Vettel fez o certo.

      Publicado por Will | 02/06/2010, 8:50 am
    • Ahahahah , claro que tens que achar mais do que certo , com um presentão desse pra ” sua ” Mclaren … que venham mais presentes assim , não é verdade ?

      Publicado por Marco | 02/06/2010, 11:33 am
  14. Não esperava menos, estava óbvio e ululante.

    Publicado por Alexandre Gomes | 01/06/2010, 10:44 pm
  15. Vendo e revendo o vídeo , cheguei a conclusão , que foi obra do ” demonho ” !

    Publicado por Bernardth | 01/06/2010, 11:29 pm
  16. Tá danado esse askimet. Dois comentários presos em dois posts diferentes.

    Publicado por Anselmo Coyote | 02/06/2010, 12:18 am
  17. eu só tenho uma coisa a dizer:muito obrigado a sebastian vettel e mark webber.

    Publicado por luisfernando- rio de janeiro | 02/06/2010, 12:53 pm
  18. AUTOSPORT publicou hoje uma declaração do Horner dizendo que WEB pediu pelo rádio para que VET aumentasse a distância entre eles. Qual a razão para tal declaração? Ainda quer a RedBull mostrar que WEB sabia muito bem que não tinha condições de defender a posição e teria jogado sujo com VET? Vergonho o papel feito por Horner até o momento. Parabéns WEB! Fez bem.
    PS: Fico com a forte impressão que Horner reage como se tivesse passado por uma situação de insubordinação a um de seus comandos. O problema parece não ser entre VET e WEB, mas sim entre uma ordem de Horner e o descumprimento de WEB.

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/84093

    Publicado por Alexandre Pires | 02/06/2010, 2:42 pm
    • E a pensar que a Red Bull se vangloriava de sua imagem de liberdade total!!! Pura cascata!!! SEmana passada mesmo a equipe do energetico declarou que era diferente das outras grandes, e que seus pilotos tinham liberdade total para lutarem pelo titulo!!!

      Publicado por marcellopaz | 02/06/2010, 4:33 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: