//
você está lendo...
ARTIGOS

Caça a Red Bull continua nos bastidores

Os Touros Vermelhos continuam sendo implacavelmente caçados nesta temporada. Depois do GP de Mônaco, correu boatos de que a McLaren houvera pedido uma leve correção na porção traseira do difusor do RB6; Agora já há reportes sugerindo que um dos elementos da suspensão traseira foi alterado para ajustarem-se ao regulamento técnico.

O que se levantou é que o projetista Adrian Newey houvera “interpretado” de forma diferente a regra que delimita a inclinação de elementos da suspensão que têm refinos aerodinâmicamente chapados.

Em relação a linha do assoalho do carro, esse braço da suspensão estaria horizontalmente curvado 20 graus ao invés dos 5 regulamentar. Às pressas, a solução da Red Bull foi utilizar um braço em forma de “tubo” o que teoricamente anularia este “downforce” produzido “ilegalmente.”

Interessante que correu boatos no Twitter sugerindo que a Red Bull adicionava peças no RB6 de Webber minutos antes da classificação. Segundo a edição de hoje da Autosport, a correria na mudança custou alguns décimos de segundo ao RB6 na Turquia, além de certamente ter sido mais uma distração para a equipe no seu último e desastroso final de semana.

O mais fascinante de tudo isso é perceber como o carro da Red Bull está sendo virtualmente “autopsiado” nos mínimos detalhes nos QGs de suas adversárias.

Discussão

10 comentários sobre “Caça a Red Bull continua nos bastidores

  1. É o carro a ser batido!

    A equipe pode ate dificultar, mas todos vão continuar a “autópisia”!

    Publicado por Lucas Túlio | 02/06/2010, 8:14 pm
    • “É o carro a ser batido!”

      Nem precisa: eles se batem sozinhos.

      Piadinha infame, mas no timming perfeito. Rá!

      Publicado por Leandro Magno | 02/06/2010, 10:03 pm
  2. Temos acontecendo esse ano à Red Bull algo semelhante ao que aconteceu ano passado à Brawn. O difusor duplo foi criticado por todos os times que não o tinham implementado, mas ao ver que não se conseguiria impedir seu uso, todos corerram atrás do prejuízo. Muito já se especulou sobre o que poderia estar fazendo a Red Bull render tanto com seus carros e também já se reclamou muito à FIA sobre isso. E a cada reclamação que é feita que não rende uma proibição do dispositivo, seja ele qual for, em questão, corre-se atrás novamente. Isso é uma constante ao longo das temporadas, mas se viu com maior intensidade nos dois últimos anos devido às profundas mudanças de regulamento ocorridas.
    Mas se, de fato, os touros tiveram que fazer mudanças de última hora em seus bólidos, pode-se explicar a proximidade maior da McLaren em relação à eles. Sem tirar o mérito do time de Woking, é claro.

    Não sei qual a procedência, mas o Ico fala em seu programa ‘credencial’ que a McLaren conseguiu implementar um mecanismo que faz o carro não estar tão alto em classificação.
    Como eles teriam conseguido isso, visto que a FIA disse claramente que puniria equipes que introduzissem suspensões ativas quando a própria McLaren reclamou sobre isso?

    Publicado por Allan Wiese | 02/06/2010, 9:46 pm
  3. Outro dia Newey disse algo interessante numa entrevista. Quando se muda bruscamente o regulamento, pra ele é mais interessante, pois é aí que pode pensar em algo completamente diferente das outras equipes. Quando se vem de um regulamento congelado, com poucas mudanças, a coisa vai se nivelando, e fica dificil dar o “pulo do gato”.
    E é aí que mora o senso de “advogado” dele. hahahahaha
    Um caso omisso, é omisso, e não ilegal até que se prove que seja. Então só depois de decretarem que é ilegal, é que uma solução será retirada ( meio redundante, mas é pra enfatizar). Enquanto há o benefício da dúvida, o limite da ilegalidade ta sendo respeitado e ele ta ganhando as corridas.

    Publicado por Laysson | 03/06/2010, 3:10 am
    • Faz sentido. Mas se a FIA pediu para que a RBR mudasse a peça, é sinal que ela estava irregular. Assim sendo, se essa peça vinha sendo usada desde o início do campeonato, podemos dizer que a RBR ganhou corridas com um carro fora do regulamento. Porém a culpa não é dela já que a FIA investigou o carro e não viu a “malandragem”.

      Publicado por djow | 04/06/2010, 12:37 pm
  4. Eu estava cheio de ideias sobre o que escreveria, mas assim que terminei de ler o post do Allan resolvi escrever apenas um fato: todas as equipes buscam o limite do regulamento (e de sujeiras, que ficam camufladas). Contudo, normalmente apenas a equipe líder é visada e contestada, já que a “inovação” das outras parecem não ter dado certo. A McLaren é a maior prova atual disso, com a implementação do mecanismo regulador de altura que passou pela vistoria da FIA.

    Publicado por Eduardo Sacramento | 03/06/2010, 3:21 am
  5. é como imaginava e já tinha postado algumas vezes tanto aqui como em outros blogs.
    Tinha coisa estranha nesse carro e essa não é única coisa meio que fora do regulamento, nada que tire os méritos e brilhos da redbull com seu modelo rb6, até porque williams, ferrari, mclaren já usaram de meios não muito vamos dizer ortodoxos em outras épocas em seus modelos.

    Realmente o adrian newey é bem meticuloso, foi buscar soluções em coisas bem esquisitas, bem pouco mexidas e tentadas pelas outras equipes. Além disso que está neste tópico tenho absoluta certeza que deve ter mais uns dois itens assim que não é muito visível para nós mas que está dando essa vantagem para eles.

    Publicado por wilson | 04/06/2010, 10:28 am
  6. Para se ter algo que nunca se obteve, é necessário que se faça algo que nunca se fez antes!!!É o que o Adrian Newey está fazendo margeando as fronteiras do regulamento.

    Publicado por Teo | 04/06/2010, 10:53 am
  7. Alguém aqui é assinante da Autosport?
    Parece q saiu uma matéria hj onde afirma-se q eles( a RBR) terão q alterar as suspensões traseira e dianteira já pro Canadá e isso deve custar alguns bons décimos de segundo. Alguém confirma?

    Publicado por Leandro Magno | 04/06/2010, 2:56 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: