//
você está lendo...
ARTIGOS

McLaren avisou Hamilton que Button não o ultrapassaria

O GP da Turquia parece interminável. O novo vídeo com a edição da corrida traz novas informações de bastidores, agora iluminando um pouquinho mais o pano de fundo da luta entre Button e Hamilton pela liderança da prova a poucas voltas do final.

A conversa entre Lewis e o boxes está no vídeo em áudio e texto e segue-se assim:

Lewis Hamilton: Jenson está se aproximando de mim, rapaziada.
McLaren: entendido, Lewis.
Lewis Hamilton: Se eu diminuir, Jenson vai me passar ou não?
McLaren: Não, Lewis, não…

A conversa se deu antes da ultrapassagem, que foi na volta 48. Muito antes, na volta 44 – como ouvimos na própria transmissão -, Hamilton houvera sido instruido a poupar combustível pois Jenson fazia o mesmo.

Há muita especulação em torno do que se passou nos boxes naquele momento, mas o mais provável é que enquanto Whitmarsh e companhia entravam em pânico, tentando garantir a dobradinha depois da confusão da Red Bull, Button simplesmente não entendeu a “sugestão” através da mensagem “save fuel” e foi para cima de Lewis, que tinha alguns cavalos a menos.

Isto, definitivamente, explica a falta de comemoração de Hamilton na vitória.

Discussão

43 comentários sobre “McLaren avisou Hamilton que Button não o ultrapassaria

  1. Já tinha comentado isso anteriormente…. Ou ele não entendeu, ou deu uma de espertinho..
    não sei

    Publicado por Gilmar | 04/06/2010, 2:03 pm
    • Ou ele é um PILOTO de carro de F-1!

      Se nao for pra ser mais ou menos assim, ou mais ou menos como foi Vetell x Webber que vão participar de desfiles de carros…

      F-1 precisa disso, é isso na verdade!

      Publicado por Lucas Túlio | 04/06/2010, 2:38 pm
    • Sinceramente, eu espero que ele não tenha entendido…

      Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 04/06/2010, 11:10 pm
  2. Putz, quer dizer q se o Hamilton não recuperasse a posição, teríamos uma crise em Woking?

    Publicado por Alex-Ctba | 04/06/2010, 2:14 pm
  3. Que bom que o Butão não entendeu…

    espero que todos os pilotos continuem assim este ano…

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 04/06/2010, 2:46 pm
  4. Então o Massa q mire nos exemplos do Button e do Webber, e fique esperto. Qdo mandaram ele tirar o pé no Bahrein, ele prontamente obedeceu, claro, ele já tem impregnado a tal “família Ferrari” e sua famosa “tragam as meninas para casa”, só q o Alonso na primeira oportunidade q teve, furou os olhos do Massa.

    Publicado por Alex-Ctba | 04/06/2010, 2:50 pm
    • O Massa foi um “bundão” !

      Atitude de PILOTO, F-1 é pra PILOTO!

      Publicado por Lucas Túlio | 04/06/2010, 2:55 pm
    • Alex vc não é de cometer esses esquecimentos em Albert Park o Nadasei era mais rápido 1,5 que o FuMassa e que fez? Segurou o Pit-Bull atrás dele para beneficiar a equipe e não haver guerras.. é essa história de repetir uma meia-verdade muitas vezes torna-a uma verdade completa não se lembra que o FuMassa escorregou ao entrar no Pit..queria que o Nadasei parasse???

      ABRAÇO

      Publicado por SennaCeccotto12 | 04/06/2010, 5:23 pm
    • A corrida da Austrália q eu assisti, eu vi o Alonso tentando ultrapassar o Massa e não conseguindo. Essa dele não ter passado para segurar o Hamilton, é a corrida q as Alonsetes assistiram :D

      Publicado por Alex-Ctba | 04/06/2010, 5:27 pm
  5. Becken, vc entendeu o q eu Lewis disse pra equipe quando perdeu a posição nos boxes pro Vettel?

    Publicado por Leandro Magno | 04/06/2010, 2:51 pm
    • Não! Voltei o vídeo três vezes e não consegui entender também…

      Publicado por Becken Lima | 04/06/2010, 4:45 pm
    • Não tenho total certeza, mas foi algo como:

      “… we lost a position, come on guys!”.

      Só pra avisar a equipe do trabalho que foi feito, digamos assim, hehehe…

      Publicado por Allan Wiese | 06/06/2010, 7:56 pm
  6. Bom, no final de tudo isso, cheguei a uma conclusão:

    Piloto de F1 é isso mesmo, esquece jogos de equipe e manobras para economizar equipamento, brigar por vitórias até a última volta, por isso sou contra essas regras de motor de câmbio, isso sim que fazem nossos pilotos serem menos agressivos… agora outra prova igual a da Turquia, só veremos se chover… que venha o Canadá

    Publicado por Jackson | 04/06/2010, 3:53 pm
  7. Vi o vídeo agora e corri pra cá pra te avisar, mas você tá atento. O certo é que, como você disse, Lewis estava puto da vida pensando que a equipe estivesse querendo favorcer o Button, como no caso do Vettel. Mas foi um super mal-entendido.

    Publicado por Brown | 04/06/2010, 4:16 pm
    • Só não entendi em que parte do vídeo demonstra que o Hamilton achou que a equipe estava querendo favorecer o Button.

      Publicado por djow | 04/06/2010, 7:05 pm
  8. Se fosse o contrário, o butão ia ficar p.. tbm. Quando é com os outros, sempre é mais facil.

    Publicado por Gilmar | 04/06/2010, 4:56 pm
  9. Mas também a situação era delicada. Com a FIA de olho no jogo de equipe, como é que a Mclaren podia dar garantias a qualquer de seus pilotos se não pode falar abertamente para cada um o que tem que fazer? A Mclaren poderia ter sido explícita, tipo “Lewis, diminua; Jason, não passe o Lewis”?

    Acho que já foi um “risco” dizer ao Lewis que o Jason não ia passar. Alguém sempre pode perguntar “ora, como assim o Jason não vai passar”?

    É melhor sentar com os pilotos e explicar os códigos. Economizar combustível é ordem para manutenção de posições.

    Publicado por luiz carlos | 04/06/2010, 5:16 pm
  10. Vamos ver se percebemos uma coisa.

    Houve ou não ordem de equipe para não ultrapassar? Houve. O Conde nas últimas três voltas deixou o Pit-bull ir embora ostensivamente..Mas isto não é tema aqui no Blog.

    O tema é garantia ou não a McLaren uma vitória ao Menino bonito mesmo que o Campeão Mundial tivesse mais combustível e os pneus em melhor estado? Não esquecer a luta cerrada do nº2 com os Red-Bull, uma equipe que deixou uma tampa na abertura de arrefecimento do motor no Mônaco coisa que parece que não aconteceu por que por aqui quase ninguém falou..

    Publicado por SennaCeccotto12 | 04/06/2010, 5:43 pm
    • Alguém traduz por favor.

      Qual a necessidade de falar em códigos. Aliás, qual a dificuldade em se escreve ro que pensa de forma aberta?

      Publicado por djow | 04/06/2010, 7:09 pm
  11. Alex-Ctba

    as Alonsetes sabe quem são, não sabe?

    Publicado por SennaCeccotto12 | 04/06/2010, 5:48 pm
    • Eu teria vergonha de me dizer fã do Alonso e, ao memso tempo, achar que ele, na primeira corrida do ano, perderia tempo em segurar o piloto de outra equipe por estar pensando na equipe. Leitores do AS são engraçados.

      Publicado por djow | 04/06/2010, 7:27 pm
  12. E o Miltinho acreditou.. por isso tava putinho…

    Publicado por Felipinho | 04/06/2010, 6:31 pm
  13. a história de a mclaren ter combinado a permanência de posições não é nenhuma novidade. apenas vendo a transmissão da corrida já dava para ter percebido isso. deu até para concluir o motivo da cara amarrada do hamilton. não sei por que tanto tempo depois é que essa história é requentada.

    mas sabe como é…. mclaren é a equipe que nunca favorecerá pilotos. então, que assim seja sempre, mesmo quando não é.

    Publicado por andre melo | 04/06/2010, 7:02 pm
  14. Meu amigo eu quero ver é corrida. eu disse isso no meu blog e vou dizer em todo o lugar em que escrever: a F1 tava precisando disso para reavivar a curiosidade em seus fãs. Eles não podem simplesmente perder a chance real de mostrar que a F1 voltou a ter emoção.
    As pessoas aos montes comentam que esta é a geração mais talentosa desde os anos 80…então pq auto-minar este marketing todo com um jogo ridículo corporativista?

    Publicado por Ridson de Araújo | 04/06/2010, 7:11 pm
  15. Isso tudo me faz pensar…

    Será que a McLaren acha Button com mais cara dela?

    Queriam colocar ele em primeiro no campeonato. Sacrificando a vitória de outro piloto?

    Não… ele não entendeu. Né?

    Publicado por Alexandre Gomes | 04/06/2010, 11:38 pm
  16. Desculpem estar a fugir do assunto, mas alguém sabe o nome da música do vídeo?

    Publicado por João Pedro CQ | 05/06/2010, 6:27 am
  17. Grande novidade. Eu já tinha dito isso em um post a seguir à corrida. De que estavam à espera?
    Isso só aumenta minha consideração pelo Jenson Button.

    Publicado por Ernesto Sousa | 05/06/2010, 8:30 am
  18. O que dá para tirar disso tudo que aconteceu é que o Button precisa de jogo de equipe para passar o Hamilton, que é o que aconteceu. Já o Hamilton não precisa mais do que um fração do seu arrojo para dar o troco.

    Publicado por djow | 05/06/2010, 12:40 pm
    • Bravo, Djow. Bravíssimo!

      Publicado por Leandro Magno | 05/06/2010, 3:35 pm
    • O que dá para tirar disso tudo que aconteceu é que o Button é visto como vilão por tirar a ultima chance de titulo do Barrichello,por isso ele é tão criticado no Brasil

      Publicado por As | 05/06/2010, 8:58 pm
    • AS,

      deve ser por isso que os fãs do Massa odeiam tanto o Hamilton, o Kimi e o Alonso. E agora parece que a lista de inimigos públicos ganhou mais um nome: Rossi Valentino.

      Publicado por djow | 06/06/2010, 11:51 am
    • Perfeita definição Djow.
      Já falei muitas vezes por aqui: Button não é o piloto mediocre que muitos gostam de dizer, falando que ele só ganhou ano passado por que tinha o melhor carro do grid (vejam Interlagos, como exemplo).
      Mas Hamilton é muito mais piloto. O Felipe Maciel falou algo muito interessante em seu blogf-1.com. Incrível a frieza de Lewis no momento em que sentiu o Button do seu lado. Re-configurar os giros do motor pra ter potência plena e poder fazer a ultrapassagem como se fosse brincadeira de criança.
      No post sobre a disputa de Jenson e Lewis eu escrevi um texto comentando sobre o que eu acho que passava na cabeça de Button naquele momento da corrida e continuo com minha posição: Jenson tentou uma vez e sabia que se tentasse de novo colocaria em risco o 1-2 da McLaren por possíveis problemas de pane seca.

      Meu resumo: parabéns ao Jenson pela coragem; parabéns ao Lewis pela extrema habilidade e volocidade de reação e parabéns à McLaren pela aula de gestão dos seus pilotos dada à Red Bull.

      Publicado por Allan Wiese | 06/06/2010, 8:04 pm
  19. Sugestão de post: quando a F1 começou a ter o “tragam os meninos para casa”?

    Porque não imagino uma ordem dessas na época de Senna X Prost ou Piquet X Mansell

    Publicado por Alfred Newman | 05/06/2010, 1:50 pm
  20. eu acho que o button tentou dar um migué,para quem está assistindo foi emocionante agora se eles repetem a façanha da red bull a casa ia cair.

    Publicado por luisfernando- rio de janeiro | 05/06/2010, 6:55 pm
  21. Fico feliz pelo Button ter feito a ultrapassagem. Daqui a pouco vão sugerir que se elimine a comunicação por rádio entre equipe-piloto…

    Publicado por Will | 07/06/2010, 8:24 am
  22. Hamilton aumentou o giro no momento em que o Buton baixou o mesmo de acordo com a nova ordem da equipe! Por isso foi tão rapido ultrapassar no troco! Não quero desmerecer Hamilton, mais ele tá sofrendo para ultrapassar o Jenson… E olha que ele fico fora de monâco? Outra coisa que me impressinou foi o destaque dado a Lewis no vídeo do site da F1, tivemos episodios mais, digamos, relevantes, como o toque das RBR’s, entaum, porque todo esse destaque de rádio e tals no vídeo oficial? Por um acaso eles querem mostrar para mim, para você, para todos o que aconteceu naquele momento dizendo olhem, olhem, foi por isso que o Buton passou, fiquem ligados em!

    Quanto á Alonso tomo lenha de Hamilton na Mclaren, voltou para Renault e ganhou corrida armada no acidente proposital do Nelsinho! Esse ano ele queimou largada, bateu em monâco no livre. Em aspecto de ERROS 10 a 0 para Alonso!

    O presidente do Santander se faz presente nos boxes da Ferrari na maioria das corridas, prioridade para pilotos são apenas negocios! Briatore q o diga!

    Publicado por David | 07/06/2010, 9:18 am
    • Com certeza a nova ordem de economia de combustível para Jenson não veio durante a disputa de posições protagonizada por Button e Hamilton. E o próprio sabia que não daria para atacar mais.
      E Hamilton não está com tantas dificuldades assim para passar Jenson. A manobra nessa corrida mostra isso. E outro exemplo pôde ser visto em Melbourne esse ano. Antes de Jenson entrar para trocar para slicks, Hamilton passou sem cerimônias por seu companheiro de equipe…

      Publicado por Allan Wiese | 07/06/2010, 11:03 am
    • Mais é justamente a manobra desta corrida que mostrou isso, talvez não tenha sido bem interpretado, o Buton passou quando Lewis economizava, depois Buton acionou a economia enquanto Lewis desligou pare recuperar essa posição, por este motivo pulou rapido, em seguida ambos mantiveram os seus sistemas acionados mantendo suas posições!
      Em questão, acho que ele (Lewis) pode até ter tido azar nessas primeiras corridas do ano, quando me referi esta atrás é em relação ao campeonato e alguns resultados, mais claro, tem muita corrida pela frente ainda, tudo pode acontecer!

      Publicado por David | 07/06/2010, 11:54 am
    • David, penso que Button iria acionar o modo econômico apenas depois de ter garantido uma boa posição em pista que deixasse Hamilton atrás dele. Não falo de abrir vantagem no relógio. Falo apenas de estar na frente ao fim da reta dos boxes, com grip 100% e vendo que seu adversário não estaria tentando um contra-ataque.
      Diferente de Vettel e Webber, Hamilton “deixou” Button na frente na sequência de curvas 12-13, para sair melhor posicionado na entrada da reta, pegar o vácuo, colocar por dentro e passar novamente na curva 1. Acho pouco provável que Button já tivesse acionado o modo save-fuel ainda na reta. Só depois que Hamilton retomou a posição é que ambos reconfiguram seus giros.
      A edição de vídeo mostra que a ordem veio durante a ultrapassagem de Button em Hamilton, mas nenhum engenheiro iria falar com seu piloto enquanto este está em um duelo wheel-to-wheel.

      Publicado por Allan Wiese | 07/06/2010, 5:00 pm
  23. CONCLUSÃO
    Hamilton é o melhor.

    Publicado por Antonio Diederichsen | 09/06/2010, 5:33 pm
  24. teste

    Publicado por anselmocoyote | 10/06/2010, 1:21 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: