//
você está lendo...
ARTIGOS

Paul Di Resta põe pressão em Tonio Liuzzi por um lugar na Force India

O piloto reserva da Force India, Paul Di Resta fez pole, liderou e só foi parado na prova da DTM em Lausitz hoje por um problema na troca de sua roda traseira esquerda, o que o jogou para a segunda posição.

Mas guardadas as devidas proporções comparativas da DTM com a F1, a ótima performance na categoria alemã é mais uma fonte de pressão no até agora apático “Tonio” Liuzzi.

Vitantonio vem tomando uma surra do agora reconhecidamente bom Adrian Sutil na temporada até aqui:

Diferença de Liuzzi para Sutil em ritmo classificação:

  • Bahrein…………………….+0.657
  • Australia………………….+0.697
  • Malásia……………………+1.34 (pista molhada)
  • China……………………….+0.49
  • Espanha…………………+0.869
  • Mônaco…………………..-0.257
  • Turquia………………….+1.007

Não sei se no lugar de Liuzzi, mas Di Resta merece uma chance na F1. O garoto foi companheiro de Vettel na F3, mas a falta de patrocínio de uma companhia como a Red Bull desviou seu destino da F1. Hoje, Anthony Hamilton, o pai de Lewis, é quem gerencia  a carreira do escocês primo de Dario Franchitti — o que parece estar rendendo bons frutos, como a posição de piloto de testes da Force India empurrada pelos motores da mesma Mercedes pela qual compete na DTM.

Tonio Liuzzi é um mistério. Dominante em algumas categorias de acesso, um “acer” em Karts, ele foi mais um daqueles pilotos que teve a carreira quase sepultada pelo duvidoso “management” de pilotos da Toro Rosso/Red Bull, como Sebastien Bourdais, Christian Klien e Scott Speed,

A prerrogativa da Force India em oferecer a Di Resta quilometragem nas sessões livres nos finais de semana de corrida repete o padrão de 2009, quando Liuzzi foi beneficiário.

Duvido que Tonio seja trocado por Paul em Silverstone como vem sendo sugerido, mas se o italiano não evoluir 2010 promete ser o canto do cisne em sua irregular carreira.

Discussão

9 comentários sobre “Paul Di Resta põe pressão em Tonio Liuzzi por um lugar na Force India

  1. Um piloto reserva só em atividade pode pressionar uma vaga no time.

    Publicado por Luiz Sergio | 06/06/2010, 4:52 pm
    • Ele tá correndo de DTM conhece esta categoria??

      Publicado por Fernando Kesnault | 07/06/2010, 4:18 pm
  2. Eu não conheço muito o Paul, mas pelo que ele vem mostrando já merece um chance na F1.
    Talvez ele ainda precise de uma lapidada, mas se ele entrar na Force India em 2011 se dará bem, até porque a equipe vem crescendo muito.

    Liuzzi só é bom em karts, me desculpem, mas é a verdade. E não esqueçamos que ele sofreu a maior de derrota da sua carreira quando foi dispensado do programa de pilotos da Red Bull.

    Ele já tem que se aposentar, assim como Trulli.
    Fisichella fez na hora certa,Heidfeld também e da mesma maneira Kimi e outros pilotos.

    Di Resta promete nos próximos anos e ele está na novíssima geração da F1 que só falta um passo para entrar.

    Publicado por tomasf1 | 06/06/2010, 6:29 pm
  3. Mais impressionante foi sua estréia na DTM com um carro um ano defasado… e por vezes andando melhor que os pilotos do time oficial. Lembra um certo finlandês….

    “Um piloto reserva só em atividade pode pressionar uma vaga no time.”

    Luiz, sem testes só dá para avaliar um piloto reserva em alguns parcos treinos na sexta, e isso o Di Resta vem fazendo. E pelo visto, sua cotação vem ganhando pontos, quem sabe por algum bom feedback nestes treinos.

    É bom lembrar também que o Di Resta tem nada mais que o apoio da Mercedes.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 06/06/2010, 8:12 pm
    • Fiquei com muita pena dos brasileiros Angelo Piquet e do Bruno Senna, quando eles fizeram a opção de ficarem parados um ano, Angelo só como piloto reserva e o Bruno só procurando uma equipe, os dois no mínimo deveriam ter permanecidos na F2.

      Publicado por Luiz Sergio | 07/06/2010, 7:45 am
  4. Vitor, isto não é tão incomum assim. Sempre acontecem umas duas vitorias para carros um ano defesados.

    Publicado por Filipe Furtado | 07/06/2010, 5:30 am
    • Sim Filipe, mas normalmente com pilotos veteranos. Se não me engano, na mesma temporada o Paffet também havia ganho corridas com um carro defasado, em seu retorno após tentar uma vaga na F1 como piloto de testes. Só que ele já era veterano, inclusive ja tendo sido campeão da categoria.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 07/06/2010, 8:05 am
  5. Liuzzi terá o chassi trocado.

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/84230

    Pelas minhas contas, essa é a terceira vez que um piloto troca o chassi em nome do desempenho (a do Alonso não conta, pois o chassi foi danificado por uma batida, não por desempenho). No caso do Schumacher, deu certo, pois foi feito um chassi especialmente ao seu gosto. No caso do Vettel, pareceu uma desculpa esfarrapada pela pressão do Webber. E na do Liuzzi, alguém aposta a razão?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 08/06/2010, 9:31 am
  6. Di Resta bateu Vettel numa categoria inferior (F3 Europa, nao sei), Vettel correndo com
    o mesmo carro que Lewis tinha sido dominante no ano anterior.

    Tomara que se entrar acrescente algo a mais no grid!

    Publicado por F1Slick | 08/06/2010, 1:02 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: