//
você está lendo...
ARTIGOS

Massa renova com Ferrari até 2012

Pronto, depois de meses de boataria, acabou a especulação em torno do futuro de Felipe Massa na Ferrari. A equipe e o piloto brasileiro confirmaram a renovação do acordo até o fim de 2012.

A boa nova dá tranquilidade a Massa e, por tabela, à torcida brasileira que já viu Robert Kubica e Mark Webber sendo sugeridos como prováveis substitutos do brasileiro no time de Maranello.

A prematura “silly season” entre as equipes de ponta agora talvez tenha seu ponto final, esperando apenas a provável confirmação de Kubica na Renault — ao menos até o fim de 2011.

Discussão

62 comentários sobre “Massa renova com Ferrari até 2012

  1. Agora Felipe Massa terá que concentrar todos os seus esforços para tentar andar na frente do Fernando Alonso, já que todos os boatos ameaçando sua vaga na Ferrari vão sumir durante um tempo, mas nada é garantido, vide Kimi no final de 2009, quando tinha mais 1 ano de contrato e foi demitido. Mas se não me engano, no final de 2012 acabam os contratos de vários pilotos nas equipes de ponta, tipo: Button, Alonso, Massa, Schumi, só não sei Rosberg e Hamilton… mas uma mudança de pilotos nas equipes grandes, veremos somente em 2012.

    Publicado por Jackson | 09/06/2010, 8:32 am
  2. 2013 promete!
    Possíveis mudanças de cadeiras nas equipes de ponta, novos motores…

    Massa merece continuar na Ferrari. Já fez muito, já provou ser um bom piloto. Não ganhou um campeonato por detalhes, correu de igual pra igual com todos os seus companheiros campeões do mundo. Esse ano está um pouco abaixo do esperado, mas seu carro não tem contribuído para ele pilotar de acordo com seu talento.
    A temporada é longa e Massa não pode ser considerado fora da briga. E se a Ferrari acertar a mão em 2011 e 2012, com certeza ele briga.

    Publicado por Allan Wiese | 09/06/2010, 8:42 am
  3. Novo Barrichello a vista!

    Publicado por Brown | 09/06/2010, 8:45 am
    • Com certeza!

      Publicado por André Luiz | 09/06/2010, 1:43 pm
    • Novo Barrichello não dá! O cara pode não chegar a ser campeão, mas dizer que o cara é cagão que nem o Barrica na epoca de Ferrari tbm é querer fuder o cu do palhaço

      Publicado por Demetrius | 09/06/2010, 2:55 pm
  4. …e tome Alonso x Massa até 2012

    Publicado por Alex-Ctba | 09/06/2010, 8:48 am
    • Que Avatar feio da “moléstia” Alex.

      Bom, pelo menos o Massa tem paz até o início da temporada de 2011, depois que começar a temporada vai ser o de sempre…

      Publicado por Claudemir Freire | 09/06/2010, 8:53 am
    • é, todo ano querem tirar ele de Maranello. Todo ano ele tem q “provar” q é capaz de pilotar por lá.

      Esse meu avatar é o Wolverine. O herói mutante sanguinário e raivoso. Vamos com esse sentimento para Montreal, para trucidar nossos adversários hehehe

      Publicado por Alex-Ctba | 09/06/2010, 9:15 am
    • Alex…….Por coincidência acabei de zerar Wolverine no xbox 360 aí dou de cara com ele no F1 AROUD (;

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 09/06/2010, 9:43 am
    • Hahaha…como diz o velho mestre: “Não existem coincidências”

      Isso significa q o Massa vai vencer no Canadá…

      Publicado por Alex-Ctba | 09/06/2010, 10:32 am
    • Poxa, Alex, espero que você não esteja sugerindo que o Massa tenha alguma semelhança com o tio Wolvie! Nosso querido Logan não merece tal afronta. Mas adorei o avatar. Antes isso que uma Ferrari. Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 09/06/2010, 10:43 am
    • Claro q tem semelhanças. O Wolverine, toda vez q é ferido mortalmente, seu poder mutante regenera o ferimento e ele segue na luta. O Massa toda vez q falam q ele está acabado, q ele vai ser substituído na Ferrari por algum piloto em evidência, ele segue em frente tb. Nem a mola assassina do Barrica foi capaz de detê-lo rsrs

      Mas o avatar é só em homenagem ao GP Canadense. Logan tb é Canadense. Logo mais coloco outra F10 reluzente de novo.

      Publicado por Alex-Ctba | 09/06/2010, 10:51 am
    • OK! Vou ficar só com a parte do GP ser canadense como o mutante mais ‘cool’ da Marvel!
      Vocês repararam que se o Massa completar a temporada de 2012 pela Ferrari terá ultrapassado Barrichello em número de temporadas correndo pela Scuderia?
      Agora, se pensarmos que o ano passado foi uma temporada perdida para Massa, então, os dois teriam o mesmo número de temporadas cheias. Isto vai dar comparações interessantes. E sem dúvida favoráveis a Massa.

      Publicado por Alexandre Pires | 09/06/2010, 10:59 am
    • Verdade Alexandre, vai dar uma belo comparativo em vários fatores a serem explorados como:poles, vitórias, desempenho, …!

      Publicado por Teo | 09/06/2010, 11:03 am
    • O que será que o Barrichello pensou a respeito da renovação? Pois é certeza que vão comparar um com outro. Eu mesmo já ensaiei isto alguns dias atrás. E dá Massa a meu ver.

      Publicado por Alexandre Pires | 09/06/2010, 11:05 am
    • Dá Massa, mas a política do Todt é bem diferente da política do Domenicalli. O Massa, a partir de 2007, sempre teve condições igualitárias com os companheiros de equipe e inclusive, disputou um wdc em 2008, algo q nunca foi permitido ao Barrica. Era sempre o mesmo roteiro. Primeiro garantiam o wdc do Schumi, depois, se desse, o vice campeonato do Barrica, aí ele estava liberado para vencer corridas, ou seja, pegar as migalhas do queixada. Eu lembro q o Todt dizia, q a hora do Barrichello chegaria, claro, eles sabiam do potencial dele e qdo o Schumi se aposentasse, ele poderia ter condições de disputar campeonato. Mas como sempre, o Barrichello fez as escolhas erradas e sai em 2006 para tentar a sorte na Honda. Da mesma forma q ele foi sondado pela McLaren e recusou negociar. Se cagou de medo do Hamilton.

      Publicado por Alex-Ctba | 09/06/2010, 11:21 am
    • Alguém sabe quem foram os empresários de Barrichello ao longo da carreira? Barrichello administra ou já administrou a si próprio?
      Pergunto isso pois o Barrichello parece ser um piloto muito mal assessorado. Basta notar as péssimas declarações que vemos ele dar.

      Publicado por Alexandre Pires | 09/06/2010, 11:31 am
    • Por isso que o Massa tá lento…refizeram o crânio dele com ADAMÂNTIO!!!!!!!!! Taí o lastro que tanto procurávamos…

      Publicado por Will | 09/06/2010, 11:36 am
    • kkkkk esse é o Will, perde o amigo, mas não perde a piada. Muito boa, mas esse ano não tem Kers, o peso do piloto não é problema. Se fôsse o Petrov tava ferrado e o Barrica tb, ele tá meio gordinho…

      Publicado por Alex-Ctba | 09/06/2010, 11:55 am
    • é, mas não é de qualquer ‘cabecinha’ que estamos falando… ali cabe muito adamantium…

      Publicado por Alexandre Pires | 09/06/2010, 12:04 pm
  5. Agora que ele já resolveu o que lhe preocupava, vamos ver se ele começa a pilotar e se aproxima do nível que dizem que ele tem. Até agora é só blá blá blá de que Massa é isso ou aquilo e o que interessa, de verdade, ele ainda não mostrou: título. O resto é papo furado e cortina de fumaça apenas e tão somente porque ele é brasileiro. Fosse outro piloto Ferrari com 5 anos de equipe sem título brasileirinho metido a sabe tudo estava descendo a lenha.

    Publicado por djow | 09/06/2010, 9:20 am
    • Qual a sua opinião sobre o Villeneuve (Pai)?

      Publicado por Felipinho | 09/06/2010, 9:42 am
    • Djow, meu amigo.

      Qual é seu problema com relação ao Massa? Explique para nós esse ódio cego. Tem horas que fico pensando ser alguma coisa pessoal. Ele lhe prejudicou de alguma maneira? Depois daquele post de ontem (sobre o negócio da mola na cabeça dele) fiquei impressionado.

      Apesar de tudo que falam dele, é o cara mais “cool” na F1 e o que tem mais “saco” em aguentar toda essa incrível pressão sobre ele, o que convenhamos é exagerada demaiiiis. O fato dele não ter sido campeão mundial é circunstancial. Disputou até a última curva da última prova do campeonato de 2008 com o ótimo Lewis Hamilton e perdeu por apenas 1 ponto e perdeu de pé, como raríssimas vezes vimos tamanha dignidade em reconhecer a derrota em um ser humano. É um dos poucos pilotos brasileiros que não se deixa levar pelo ufanismo “comercial” do locutor da emissora que todos nós sabemos. Ano passado, na corrida do Brasil, se recusou a participar de uma brincadeira infantilóide de “secar o Button”e você e milhares de torcedores devem ter presenciado isso, só como um exemplo.
      Esse jeito, digamos, mais “humilde” dele é que não deve nunca ser confundido com esse idéia de “brasileirinho lutando contra o mundo”. Ele nunca falou e demonstrou ser essa “pobre” figura. Começou mal na F1 mas chegou lá e hoje é um piloto de ponta, sem nenhuma dúvida. Não é gênio, mas é uma pessoa digna de estar onde chegou. E não precisou trapacear, passar por cima de todo o mundo para isso. Não é um incompetente, longe disso. E com certeza, absoluta da minha parte, nunca vai ser um profissional de quem nos envergonharemos. Respeitemos o jeito dele de conduzir a sua carreira. Está faltando mais agressividade em alguns momentos, principalmente neste ano, está. Mas, dentro das limitações que a máquina está lhe impondo agora, como todos já percebemos, está indo bem.

      E vamos tentar deixar de nos levar sempre e tão sómente por essa comparação exdrúxula entre os pilotos e que não leva absolutamente a nada a não ser alimentar ódios. Torcer e simpatizar por um ou por outro competidor é saudável e necessário para o bem de qualquer esporte, mas fanatizar é lamentável e perigoso. Tome como exemplo essas tais “Torcidas Organizadas” em qualquer esporte. Tem coisa mais ridícula do que isso?

      Infelizmente, existe também a influência bastante negativa gerada pelo repulsa extrema que a maioria de nós, torcedores e entusiastas da F1, temos pela figura do locutor da emissora brasileira que transmite as corridas e por tabela, tudo que ele elogia e investe. Há muita raiva sobre determinados atletas absolutamente sem o menor fundamento. Alguns se deixam levar, é claro, e até incentivam essa abordagem, mas, já vimos e muitas vezes, que não é o caso do Massa. Temos que esquecer essa figura patética e nos concentrarmos mais em debater nossos conhecimentos baseados somente neles e, inteligentemente, descartar as sandices que o cara fala e deixarmos de debater quaisquer assuntos colocando a figura no meio. Ele é bom somente para ele e o para o empregador dele, que o mantem sobre contrato já há muitos anos.

      Vamos desejar sorte ao Massa, pelo reconhecimento do que fez até hoje, ao menos da parte de seu empregador. E pode estar certo de que não houve nenhuma cláusula “humilhante” em seu contrato. Assinaram com o cara porque ele faz bem o seu trabalho e só.

      sinceras saudações

      Publicado por celso gomes | 09/06/2010, 10:58 am
    • Caro Celso Gomes,

      Assino embaixo de seu comentário, com alguns destaques.

      1. “É um dos poucos pilotos brasileiros que não se deixa levar pelo ufanismo “comercial” do locutor da emissora que todos nós sabemos.”.

      Isso é realmente apreciável no Massa. Mas, Nelson Piquet, Nelson Piquet Jr e Barrichello também não entraram nessa. Conclusão: sabemos muito bem quem entrou nessa de cabeça e virou “herói”.

      2. “no passado, na corrida do Brasil, se recusou a participar de uma brincadeira infantilóide de “secar o Button”e você e milhares de torcedores devem ter presenciado isso, só como um exemplo.”

      Momento de muita lucidez do Massa. Foi impecável não entrando nessa babaquice global.

      3. “Começou mal na F1 mas chegou lá e hoje é um piloto de ponta, sem nenhuma dúvida.”

      Verdade mesmo.

      4. “Não é gênio, mas é uma pessoa digna de estar onde chegou.”

      Verdade também, mas preservar a dignidade talvez passe por dar um ponta-pé na b*nda dos carcamanos, pois nunca reconheceram o seu valor. Não sei se se trata de uma renovação ou de uma barriquelização (ou ambas).

      5. “E não precisou trapacear, passar por cima de todo o mundo para isso.”

      Ele não esteve diante desta possibilidade ou pressionado a fazê-lo em momento delicado.

      6. “E vamos tentar deixar de nos levar sempre e tão sómente por essa comparação exdrúxula entre os pilotos e que não leva absolutamente a nada a não ser alimentar ódios. Torcer e simpatizar por um ou por outro competidor é saudável e necessário para o bem de qualquer esporte, mas fanatizar é lamentável e perigoso. ”

      Aqui, caro amigo Celso, os destinatários corretos são os massistas, pois os chamados “anti-Massa” não lotam uma Kombi.

      “Infelizmente, existe também a influência bastante negativa gerada pelo repulsa extrema que a maioria de nós, torcedores e entusiastas da F1, temos pela figura do locutor da emissora brasileira que transmite as corridas e por tabela, tudo que ele elogia e investe.”

      Discordo. Vc é demasiado otimista, o que pode (e deve) ser visto como qualidade humana. Mas a massa (sem trocadilho) massista e sennista adora e é carregada pelo Galvão Bueno.

      É só.

      Gostei do seu comeentário. Muito lúcido.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 09/06/2010, 1:08 pm
    • Parabéns Celso gomes!

      Assino em baixo tudo o que vc colocou, és um homem bastante sensato e leitor não só de momentos e situações circunstanciais, mas como se deve ser, ler em contexto total para formar opnião ou perfil de algo e “principalmente” de alguém!

      Publicado por Teo | 09/06/2010, 1:26 pm
    • Parabéns pelo comentário Celso, nada a acrescentar.

      Publicado por Alex-Ctba | 09/06/2010, 1:29 pm
    • Opa, é impressão minha ou o nível está voltando a subir.

      Ontém o post sobre a falta de evolução da Ferrari teve um nível impar ao que anda acontecendo ultimamente, com bons comentários e análises mais interessantes ainda, mas não apareceram todos os fanáticos, e parafraseando o Alex-Ctba, poucos Lunático da saga X-Men.

      Sei que não ando comentando com tanta assiduidade como anteriormente, mas deve-se a queda de qualidade de muitos comentáristas, esses mesmos que algumas vezes tem um lampejo até de brilhantismo em algumas sacadas ou até partes técnicas, mas em sua maioria são como nosso amigo Djow, que até a morte do Massa desejou e me deixou sem entender como alguém poderia querer aquilo de um outro ser humano que ele nunca viu, que nunca o prejudicou.

      Gostaria muito de discutir sobre torcidas, favoritismos e fanátismos, mas isso não é saudável em um blog que 4 ou 5 comentáristas dominam o tema e se degladiam o tempo todo, sem deixar espaço para que a “velha guarda” possa interagir e trazer suas idéias a tona.

      Bom, tomara que assim continue, e muito bem Celso Gomes.

      Publicado por Claudemir Freire | 09/06/2010, 2:48 pm
    • Celso talvez o interesse maior por parte da FIAT seja o mercado brasileiro que para ela é importante, ainda mais com o apoio da Globo, creio que seja apenas isto como é normal no circo da f-1: interesses comerciais de momento e vc. dizer que o cara é humilde?? E o episódio de querer entrar na pista para dar uma volta naquele dia em Interlagos, esquecestes???

      Publicado por Fernando Kesnault | 09/06/2010, 3:33 pm
    • Não sei se Massa é tão independente assim da Globo.
      Lembro que cheguei a comentar aqui que em uma das primeiras corridas desta temporada a Globo ficou atrasando o fim da transmissão até que Massa chegasse pra dar uma entrevista.
      Ficou evidente que tudo estava combinado antes da corrida.
      E fiquei com a impressão que Massa tinha algum acordo com a Globo.
      Essas exclusivas são sempre a principal evidência de esportistas em acordo com a Globo.
      Só pra ilustrar, ontem Robinho desobedeu ordem de Dunga e deu uma exclusiva pra Globo. Por que um jogador arriscaria sua posição no grupo se não tivesse um acordo a ser cumprido?

      Publicado por Alexandre Pires | 09/06/2010, 3:47 pm
    • Alexandre.

      Nã atual F1 nã ha como dar exclusivas para qualquer emissora, antes ou depois do pódio.

      E se o piloto não estiver escalado nos 3 primeiros lugares, há apenas um “cercadinho” onde todos os jornalistas se aglomeram para pegar uma palavra dos pilotos, mesmo aqueles que abandonaram só dão entrevistas nesse dito cújo. E depois desse preâmbulo todo e da reunião tradicional com a equipe, pode rolar uma exclusiva.

      E eu dúvido que a Globo que mal mostra o pódio esperou tudo isso. :)

      Publicado por Claudemir Freire | 09/06/2010, 4:09 pm
    • Meu caros

      Agradeço ao Coyote, ao Teo, ao Alex, ao Claudemir e a todos os demais blogueiros do F1 Around, pelo incentivo e pelo elogio. O meu maior prazer é poder compartilhar e debater idéias com pessoas tão inteligentes iguais a vocês. É uma honra para mim, sem dúvida!

      Temos que exaltar o trabalho sempre precioso do Becken, que nos possibilita “assuntar” com tanta desenvoltura. Os temas que ele nos traz é que possibilitam haver estes debates esclarecedores e de bom nível, que saem quase sempre por aqui. Aos poucos deveremos agregar mais “cabeças pensantes” devido a qualidade deste excelente F1 Around.

      abçs a todos e obrigado mais uma vez.

      Publicado por celso gomes | 09/06/2010, 7:14 pm
    • Então, Claudemir, que aconteceu, aconteceu. Chegamos a falar disso por aqui. Vou ver se encontro algum vídeo da globo que tenha o fim da corrida. Foi algo realmente atípico justamente porque a Globo atrasou o término da transmissão que mal mostra o pódio.
      Com certeza, temos colegas aqui que também devem se lembrar disso.

      Publicado por Alexandre Pires | 09/06/2010, 7:47 pm
    • Fernando Kesnault,

      Desculpe-me, mas acho que não me fiz entender quanto a “humildade” do Massa. Observe que coloquei a palavra entre aspas o que denota que não o considero um cara humilde em todos oa atos que ele pratica na vida e nem teria capacidade para tanto, até porque não privo da intimidade dele.

      Esta “humildade” relaciona-se com o jeito dele de levar a carreira; não é um piloto que vive reclamando de seu ambiente de trabalho e procura sempre se aprimorar, sem questionar, públicamento, os eventuais problemas e está sendo perfeitamente capaz disso. Só isso.

      Com relação a FIAT, lhe faço um questionamento. Você acha que a montadora deixaria de vender 1 carrinho sequer, caso o Massa não tivesse renovado seu contrato? Certamente que não. Nós, brasileiros não somos “politizados” o suficiente para tomar tal atitude – “Deixe de comprar FIAT, porque prejudicaram o Massa.” – e talvez nem coubesse uma reação deste porte por causa de um esportista. Temos coisas muito mais importantes em nosso país para reivindicarmos e raríssimas vezes fazemos isto.

      O que acontece é que tanto a FIAT, a Shell e o próprio Santander (o banco do inimigo ;-)), que patrocinam o Racing Festival da família Massa, reconheceram no piloto as qualidades suficientes para agregarem suas marcas a ele. E pelo menos, ele está reinvestindo parte do dinheiro que ganhou na formação de novos pilotos para o automobilismo brasileiro. Pode argumentar que é um negócio e coisa e tal, mas não deixa de ser interessante para que, nós torcedores, tenhamos, no futuro, mais pilotos brasileiros disputando a nossa querida categoria máxima, a F1. Não acha? ;-)

      saudações

      Publicado por celso gomes | 09/06/2010, 8:02 pm
    • Alexandre Pires, o nosso estatístico principal.

      Creio que sei do que você está falando. Não foi naquele GP (Malásia, talvez?) que o Rubichelo falou que o a Williams estava uma porcaria? Em que os 4 pilotos brasileiros estavam um gozando da cara do outro?

      Eles realmente atrasaram o fim da transmissão, mas levaram apenas o aúdio da entrevista do reporter global com os brazucas.

      Agora, cobertura excepcional é aquela que a BBC faz. Absolutamente impecável e invejável. Além da normal nos treinos, classificação e corrida, os caras fazem uma uma pré e pós entrevista sobre a classificação e outra pré e pós entrevista sobre a corrida. Nesses segmentos eles entrevistam pilotos, chefes de equipe, engenheiros e todo mundo que tenha tido alguma relativa importância no evento. A “nossa” Globo só faz, e mal, o tradicional “papai e mamãe”.

      abç

      Publicado por celso gomes | 09/06/2010, 8:27 pm
    • Celso,
      Ontem fucei um monte lá nos vídeos da globo, mas tá tudo editado, no fim, não consegui descobrir qual é o GP. Tinha vasculhado Bahrein e Austrália. Vou olhar os da Malásia, seguindo seu palpite.
      Ontem também esqueci de comentar com o Claudemir que o que mais me chamou a atenção não foi a esticada na transmissão (com a conseqüente demora) e sim a certeza da equipe da globo de que Massa tava vindo dar uma exclusiva (algo possível se já tivesse combinado antes da corrida). E tenho quase certeza que não foi no chiqueirinho.
      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 7:50 am
  6. Ho,ho,ho…Fiquei muito feliz, agora ele tem 730(dias) motivos pra sentá a bota e colar no parceiro Alonso que anda muito, isso se o carro apresentar condições!

    Abçs.

    Publicado por Teo | 09/06/2010, 9:56 am
  7. No Canadá vamos de compostos mais macios, as vermelhas ficam mais domáveis, tomara que possamos ter resultados melhores!

    Publicado por Teo | 09/06/2010, 9:59 am
    • Isso se não chover, mas as últimas previsões, estão dando chuva pra domingo…

      Publicado por Alex-Ctba | 09/06/2010, 10:34 am
    • Eh vero mi amigo, mas tow louco pra ver isso!

      Publicado por Teo | 09/06/2010, 10:36 am
  8. Nunca duvidei da renovação,ainda mais depois do GP da Turquia,onde resolvido o problema de aquecimento dos pneus duros do F10 do Massa,as coisas voltaram ao normal,Massa na frente Alonso atrás.
    Os detratores do Massa do blog,finjiam que duvidavam,mas tá aí Massa até 2012 pilotando um cavalo rampante.Assim como eu,os donos,dirigentes,engenheiros e mecanicos da Ferrari sabem que Massa assim como Hamilton,Vettel,Shumacher,estão acima dos outros e logicamente não iriam troca-lo por Webber ou Kubica.

    PS:Wilson vai ter que me aturar competitivamente até 2012,o problema é se depois de 2012 Massa for pra Mclaren ou Red Bull- e se o Brunno Senna desencantar e for pra Ferrari,Wilson que tem aversão a piloto brasileiro terá um infarto (;

    Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 09/06/2010, 10:05 am
  9. O futuro da Ferrari e da dupla Zacarias/King of Spain depende muito do andar da carroça vermelha.

    Se a coisa continuar assim o humor do “pilotinho alfa” vai para as cucuias logo logo (como já está indo). Daí a situação do cordato Massa pode ficar interessante na equipe. Porque, se a equipe tivesse um carro vencedor, sobraria pouco para ele. IMHO

    Alguém acredita que o F10 pode voltar a andar na frente esta temporada?

    Publicado por Mauro Brisola | 09/06/2010, 10:08 am
    • acredito que o f10 pode voltar a andar na frente sim,
      apenas perco a esperança se em valência for um fiasco total (fear)

      Publicado por Stephan König | 09/06/2010, 10:37 am
  10. não existe um melhor companheiro para o dom alonso das lamúrias,o massa não ameaça ninguém.

    Publicado por luisfernando- rio de janeiro | 09/06/2010, 10:16 am
  11. No post a respeito da renovação de Webber, eu tinha perguntado sobre a situação contratual dos pilotos e no fim acabei arriscando um resumo, vou colocar aqui de novo pra ver se conseguimos fechar os buracos da minha tabela coletivamente.
    Aqueles que apontaram 2012 como o ano das especulações, estão com a razão. Em 2013, podemos ter um pelotão de frente com caras novas ou com assentos trocados.
    Se pensarmos pela idade que os pilotos terão em 2013, é evidente que os mais jovens serão candidatos em potencial para as vagas das equipes de ponta, as idades seriam mais ou menos estas: KUB (29), HAM (28), PET (28), ROS (27), KOB (26), VET (25), HUL (25), BUE (25), ALG (23).
    Segue com o contrato do Massa já atualizado:

    BUT 2010-2012 (McLaren)
    HAM 2008-2012 (McLaren)
    ALO 2010-2012 (Ferrari)
    MAS 2011-2012 (Ferrari)
    SCH 2010-2012 (Mercedes)
    VET 2010-2011 [2012] (RedBull)
    WEB 2011 (RedBull)
    ROS 2010-20?? (Mercedes)
    KUB 2010 (Renault)
    PET 2010 (Renault)
    SUT 2010? (ForceIndia)
    LIU 2010? (ForceIndia)
    BAR 2010? (Williams)
    HUL 2010? (Williams)
    KOB 2010? (Sauber)
    DLR 2010? (Sauber)
    BUE 2010 (ToroRosso)
    ALG 2010 (ToroRosso)

    Publicado por Alexandre Pires | 09/06/2010, 10:39 am
    • Alguém sabe até quando vai o contrato do Rosberg? Procurei e não achei.

      Publicado por Alexandre Pires | 09/06/2010, 3:20 pm
  12. Muitos brasileiros só são ferraristas porque tem um brasileiro na equipe,é como um time modinha Chelsea,Manchester City é o mesmo tipo de torcida.Quando não tiver mais um brasileiro,vão fazer como depois do acidente do Senna,nem vão ligar a tv e dizer que acabou a f1,que perdeu a graça.Eu acho que ser ferrarista é torcer pela equipe não pelos pilotos.Quanto ao Massa justa a renovação pelos anos de trabalho bem feitos.

    Publicado por As | 09/06/2010, 11:17 am
    • Olha, eu, particularmente, torço para pilotos e não para equipes, e sigo a F1 a exatos 29 anos…

      Publicado por ccregazzoni | 09/06/2010, 11:57 am
    • Concordo absolutamente com o ccregazzoni, não sou italiano para ficar torcendo para Ferrari ou ingles para torcer pela McLaren ou William(apesar dessa ter minha simpatia), não há equipe brasileira ou mesmo uma portuguesa ou uma qualquer da America, então porque diabos eu ia ter que torcer pra uma equipe? Torço pra piloto. E não, não desliguei meu televisor depois que o tal do Senna morreu. Morreu morreu, antes ele do que eu!

      Publicado por Demetrius | 09/06/2010, 4:48 pm
  13. Uma coisa que ainda não tinha me tocado, e que observei em um comentário no blog do Tomás por um dos colaboradores é que: Se vai haver jogo pela copa, então podemos dizer que estamos “LIVRES” dos comentários do Galvão Bueno?rsrsrs…

    Publicado por Teo | 09/06/2010, 11:43 am
    • Estamos livres do Bueno, teoricamente até o GP da Inglaterra. Agora só falta vir um substituto tão ruim e fazer a gente sentir saldades do Galvão, aí fubecou tudo…

      Publicado por Alex-Ctba | 09/06/2010, 11:58 am
    • Parece que é Lito e Burti.

      Publicado por Teo | 09/06/2010, 12:00 pm
    • menos mal. O Lito tem mania de falar “volta de instalação”. Ele traduz literalmente o termo em inglês e fica esquisito. Mas ele fala menos besteiras q o GB com certeza.

      Publicado por Alex-Ctba | 09/06/2010, 12:15 pm
  14. Os contratos hoje em dia não valem nada, nem querem dizer nada.

    Publicado por Ernesto Sousa | 09/06/2010, 12:55 pm
  15. Becken, alguns dias atrás eu falei que a renovação do Massa dependia de um entrave: a equipe queria assinar por 1 ano e o piloto por 3 anos, e tivemos o meio termo, então ele fica mais uma temporada e a Scuderia escolhe outro para 2012 e deixa o Massa de “molho” em 2012 como fez com o Kimi, virou moda….

    Publicado por Fernando Kesnault | 09/06/2010, 1:09 pm
  16. “O Arnesto me convidou,
    Pro samba ele mora no Bráz….”

    Salve, Ernesto.

    “Os contratos hoje em dia não valem nada, nem querem dizer nada.”

    O Kimi adora essa máxima.
    Já pensou ele, o IceMan, se arrastando nessa carrocinha escarlate, tendo que aturar os carcamanos e o glamour podre da F1? Que nada. Ele está recebendo uma ajudinha de custo (kkkkk) dos otarianos (signo dos carcamanos) e se divertindo “à tripa forra” nos ralis com muita vodka e louras finlandesas gostosas.

    Grande Kimi!!! Tin-tin.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 09/06/2010, 1:36 pm
  17. Se esse askimet me pegar de novo vou fazer a greve do “Eu sozinho” e nunca mais boto os pés opsss… meus dactilos nesse sítio.

    Publicado por Anselmo Coyote | 09/06/2010, 1:37 pm
  18. 2012 deve estar condicionado a certo desempenho em 2011.

    Publicado por Leandro Magno | 09/06/2010, 3:08 pm
    • A renovação de massa e de alonso para 2012 com a Ferrari deveria estar condicionados a um carro que preste do meio de 2010 até o fim de 2011. porque faz tempo que os italianos não acertam a mão. Só acertam os pés, tiros nos pés.

      Publicado por Demetrius | 09/06/2010, 4:51 pm
    • hahahaha….essa apesar de estar correta foi muito engraçada!

      abs

      Publicado por Teo | 09/06/2010, 4:59 pm
  19. Eu não tinha dúvidas sobre a renovação do Massa, agora é torcer pra Ferrari acertar o carro!!

    [Off-topic]
    Muito boa essa coluna do Burti > http://quatrorodas.abril.com.br/grid/blogs-colunas/burti/virtude-equilibrio-239026_p.shtml

    Publicado por André Távora | 09/06/2010, 5:31 pm
  20. Aos conerteiros!!!BAZINGAAAAAAAAA
    HUAAA HA HA!!!!

    Publicado por marcellopaz | 09/06/2010, 6:48 pm
  21. Fernando Alonso gostou da notícia de que seu atual companheiro de equipe Felipe Massa permanecerá na Ferrari pelo menos até o final de 2012.
    “Isso significa que o mesmo grupo trabalhará junto por mais dois anos. A estabilidade é bastante importante para o sucesso de uma equipe. Sinto-me muito bem com Felipe – há um grande respeito entre nós, e isso cria a harmonia necessária para ficarmos juntos a longo prazo”.

    Publicado por Luiz Sergio | 10/06/2010, 10:18 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: