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A hora e a vez da McLaren no Canadá?

IMAGEM: Red Bull/Divulgação — Lewis pressionou e a Red Bull afrouxou. Será assim no Canadá?

Foram necessárias apenas 25 voltas com o bico do MP4-25 de Lewis Hamilton enfiado no difusor de “Randy Mandy” para que a Red Bull se auto-implodisse e abrisse a guarda para a McLaren no GP da Turquia. A opinião geral é que, pelas características naturais do Gilles Villeneuve, a McLaren tenda a repetir a performance de Istambul e pressionar ainda mais o grande carro da temporada.

A “culpa” é da aparente “simplicidade” do circuito canadense. Longas retas e curvas apertadinhas e de baixa podem ser meio ambiente benéfico a velocidade de ponta gerada pelo conjunto Asa Duto e motor Mercedes.

Ao menos em teoria, a chance de a McLaren diminuir o “gap” para Vettel e Webber é grande. Para materializar essa teórica força no Canadá, a equipe ainda pretende reforçar seu arsenal de atualizações com uma asa frontal que não foi utilizada na Turquia, além de refinos aerodinâmicos na asa traseira e no difusor.

Freios devem ser uma preocupação para a Red Bull, mas o único senão em todo esse excesso de otimismo prateado são os “bumps” de Montreal. Terá sido a pista recapeada? Em 2008 Hamilton conquistou sua segunda pole seguida sobre o piso esfacelado da infame curva 10, mas foi exatamente na irregularidade das pistas do Bahrein, Austrália, e no meio dos “bumps” da curva 8, que a McLaren sofreu este ano.

A destruída curva 10 de 2008 foi recapeada, mas e o resto?

O RB6, assim como o F10 da Ferrari, são carros excelentes em tração mecânica — o que explica as grandes largadas de Massa e a soberba queimada de Alonso — e este é um “terreno” onde a McLaren parece surpreendentemente vulnerável em 2010.

Some-se a isso a provável chuva e temos aí uma corrida imprevisível no domingo.

Discussão

87 comentários sobre “A hora e a vez da McLaren no Canadá?

  1. Oxalá!

    Publicado por anselmocoyote | 10/06/2010, 1:23 am
  2. O MP4-25 tem um conjunto que lhe favorece e o ritmo de desenvolvimento – que, se eu não me engano você chegou a “prever” no início do campeonato – é melhor do que dos principais rivais.

    Mas a questão da tração é interessante. Talvez nesse ponto a disputa se equilibre mais. E, nesse sentido, a Ferrari ganharia importância no fim de semana.

    Outro aspecto que favoreceria o pessoal de Maranello são os pneus. Tanto o Alonso quanto o Massa reagem mal com o composto duro. Estão “livres” dele agora. Sem contar que o Canadá vai exigir bastante controle dos pneus, assim como o Bahrein, por exemplo.

    A McLaren tem a chance de superar a Red Bull em termos de velocidade, mas as características de Montreal talvez transformem essa na corrida mais equilibrada do ano.

    Publicado por Willian | 10/06/2010, 2:00 am
  3. Penso que ainda tem a Mercedes GP para entrar nessa disputa.
    Vejo essa corrida como primordial para o Webber.

    Publicado por Luiz Sergio | 10/06/2010, 6:12 am
    • Não descartando o Kubica tb. O Polaco sempre se destaca no GP Canadense. Ora vencendo, ora se arrebentando.

      Publicado por Alex-Ctba | 10/06/2010, 9:48 am
    • Shumacher vem de um 4 lugar da Turquia. É verdade, não podemos esquecë-los em nenhuma hipótese.

      abcs

      Publicado por Teo | 10/06/2010, 9:53 am
    • Quarto na Turquia, quarto na Espanha, as duas corridas em q ele teve o W01 mais ao seu gosto. No Canadá ele sempre andou muito bem. Olho nele!

      Publicado por Alex-Ctba | 10/06/2010, 1:51 pm
  4. “Freios devem ser uma preocupação para a Red Bull”

    Pra Red Bull ou pro Vettel?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/06/2010, 7:55 am
  5. Acredito em uma primeira fila com Hamilton e Vettel.

    Mas pra corrida, acho que a McLaren diminui a diferença, por que nesse circuito vejo que a RBR pode perder pontos para a Ferrari. Não acho que os freios permitam os touros um ritmo de corrida alucinante.

    Se o muro não derrubar o Hamilton, ele é minha aposta.

    Devo lembrar o pessoal de que a Renault deve complicar a vida de Mercedes e Ferrari no Gilles.

    Publicado por Will | 10/06/2010, 8:40 am
  6. Becken, e aquela questão da angulação da suspensão traseira do RB6 ? A FIA exigiu mesmo que fosse modificada para esta corrida ?

    Publicado por Gustavo Perim | 10/06/2010, 8:41 am
    • Não era a angulação, e sim a forma aerodinâmica da peça que estava fora do regulamento, e sim a Red Bull já fez modificação deste a corrida passada.

      Publicado por Felipinho | 10/06/2010, 9:34 am
  7. Go Lewis!

    Publicado por Lucas Túlio | 10/06/2010, 8:59 am
  8. Programação para o GP do Canadá

    Sexta-feira (11/06)
    11h00 – FP1
    15h00 – FP2

    Sábado (12/06)
    11h00 -FP3
    14h00 -Qualifying

    Domingo (13/06)
    13h00 – Largada para o GP do Canadá

    Publicado por Alex-Ctba | 10/06/2010, 9:21 am
    • Sabia que o Wolverine é… Canadense de Alberta? Será um sinal?

      Publicado por Becken Lima | 10/06/2010, 2:05 pm
    • Opa, sabia sim, Wolverine ou Logan para os chegados é Canadense. Sim é um sinal, sinal q o blog é antenado e sabe até a origem do herói mutante mais cool do planeta!

      Publicado por Alex-Ctba | 10/06/2010, 4:18 pm
  9. Fernando Alonso gostou da notícia de que seu atual companheiro de equipe Felipe Massa permanecerá na Ferrari pelo menos até o final de 2012.

    “Isso significa que o mesmo grupo trabalhará junto por mais dois anos. A estabilidade é bastante importante para o sucesso de uma equipe. Sinto-me muito bem com Felipe – há um grande respeito entre nós, e isso cria a harmonia necessária para ficarmos juntos a longo prazo”.

    Publicado por Luiz Sergio | 10/06/2010, 9:22 am
  10. Será que chove!?

    Tomara!

    Publicado por Lucas Túlio | 10/06/2010, 9:29 am
    • Tomara II

      Td q a Ferrari está precisando, é de uma corrida maluca, apesar q eu tenho uma expectativa de q, com os pneus supermacios, poderíamos andar mais próximos dos líderes.

      A Ferrari precisa de um bom resultado, antes do “pacotão” de Valência.

      Publicado por Alex-Ctba | 10/06/2010, 9:35 am
  11. Acho que a Ferrari vai se sair bem nessa pista pelas razões dos benefícios dos compostos mais macios e por naturalmente ser carinhosa nos referidos, mas ainda tb acho que não vai ter para o Mclaren MP4-25 de Lewis Hamilton, está super motivado vindo de sua primeira vitória na temporada e a pista o favorece pela sua incontestável velocity.

    abs

    Publicado por Teo | 10/06/2010, 9:41 am
  12. Bomba!

    depois do acidente da turquia a Red Bull irá para o Canadá com novas atualizações para o carro do Vettel :

    vett

    Sai da frente Webber!!!

    Publicado por Felipinho | 10/06/2010, 9:41 am
  13. Não acredito numa grande evolução da Ferrari que leve ao podium.Tb não acho que a Mclaren vença a Red Bull.Na Turquia ouve um acidente de percurso que dificilmente irá se repetir com a Red Bull.
    A Mclaren não venceu por meritos propios,por ser mais veloz.
    Se não acontecer outro acidente de percurso- as Red Bulls venceram.

    Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 10/06/2010, 10:03 am
    • O problema é que ‘acidentes de percurso’ acontecem aos montes na F1. Minhas apostas recaem sobre Hamilton e Vettel, acho que a disputa será acirrada entre eles.

      Publicado por Will | 10/06/2010, 11:16 am
    • …ainda mais com o Wall of Champions no percurso :D

      Publicado por Alex-Ctba | 10/06/2010, 12:04 pm
  14. espero uma vitória de hamilton,depois da trapalhada em istambul a red bull está sobre pressão.

    Publicado por luisfernando- rio de janeiro | 10/06/2010, 11:01 am
  15. Becken,
    Talvez devêssemos discutir separadamente o potencial dos carros na classificação e na corrida.
    Quando comparamos as posições de largada com as posições de chegada, vemos que as McLaren e as Ferrari conseguiram fazer frente às RedBull largando no máximo da 3ra fila em diante.
    Acho que a McLaren e a Ferrari só têm chance caso classifiquem muito bem.
    Ainda acho que a RedBull terá algo a mais para esta classificação.
    Não sei se aqueles 4 décimos que as RedBull tiravam no segundo setor da Turquia eram graças apenas as duas curvas de alta, acho que nas quatro de baixa os touros limavam também os adversários.
    Resta saber se as retas serão suficientemente longas para que uma McLaren possa tirar a diferença das curvas feitas por uma RedBull. Como vimos na Turquia.
    As retas do Gilles-Villeneuve antes das curvas 1, 8, 10 e 12 não me parecem suficientemente longas e, pior, são sempre seguidas por curvas muito fechadas que obrigam uma frenagem muito prematura.
    Acho que o GP do Canadá só deixará de ser uma incógnita após a classificação.

    Só para termos a dimensão da diferença existente na temporada entre a largada e a chegada, eu montei um resumo para cada GP.
    Hipoteticamente eu converti as posições de largada em pontos e tirei a diferença com a pontuação real.
    O resultado espanta. Mas confirma que a RedBull tem perdido pra si mesma. 111 pontos jogados fora da luz vermelha até a quadriculada. Vettel perde muito ponto, mas Webber também, a vantagem do australiano está na classificação.
    Na McLaren, Button toma uma surra nas largadas, mas com aquelas vitórias inesperadas, foi o piloto que mais pontos ganhou entre a largada e a chegada.
    Na Ferrari, Alonso largou melhor, mas muito próximo de Massa. A diferença parece estar no acaso que sempre atinge o espanhol positiva ou negativamente.
    Na Mercedes, os carros também estão com um saldo negativo entre largada e chegada. Nada gritante, se comparado à RedBull. Mas muito preocupante se o time pretende ser mais que figurante. Fico com pena de Rosberg, poderia estar melhor no campeonato. Depois das RedBull, é o melhor “largador” do paddock, mas não tem conseguido avançar durante as corridas.
    Uma curiosidade, o saldo negativo das RedBull é praticamente igual ao saldo positivo dos outros 8 melhores colocados. Só com o que o Vettel queimou de pontos, dava pro alemão ficar na frente de dois alemães (Schumacher e Sutil) e imediatamente atrás de outro alemão (Rosberg): 60 pontos jogados pelo cockpit são um luxo, equivale à 8va colocação no WDC.

    DRIVER, BAH, AUS, MAL, CHI, ESP, MON, TUR, (POINTS), [GRID-RACE DIFF.]

    WEB, 6>8, 2>9, 1>2, 2>8, 1>1, 1>1, 1>3, (144>93), [-51]
    VET, 1>4, 1>DNF, 3>1, 1>6, 2>3, 3>2, 3>DNF, (138>78), [-60]

    BUT, 8>7, 4>1, 17>8, 5>1, 5>5, 8>DNF, 4>2, (52>88), [+36]
    HAM, 4>3, 11>6, 20>6, 6>2, 3>14, 5>5, 2>1, (63>84), [+21]

    ALO, 3>1, 3>4, 19>13, 3>4, 4>2, 24>6, 12>8, (57>79), [+22]
    MAS, 2>2, 5>3, 21>7, 7>9, 9>6, 4>4, 8>7, (52>67), [+15]

    KUB, 9>11, 9>2, 6>4, 8>5, 7>8, 2>3, 7>6, (46>67), [+21]

    ROS, 5>5, 6>5, 2>3, 4>3, 8>13, 6>7, 6>5, (71>66), [-5]
    SCH, 7>6, 7>10, 8>DNF, 9>10, 6>4, 7>12, 5>4, (42>34), [-8]

    SUT, 10>12, 10>DNF, 4>5, 10>11, 11>7, 12>8, 11>9, (18>22), [+4]

    Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 12:05 pm
    • CURIOSIDADES
      Em 7 corridas, só 2 corridas foram vencidas pelo poli-position. Webber foi quem venceu as duas.
      Apenas 1 piloto chegou ao pódio largando depois da 3a fila. Kubica chegou em 2o largando da 5a fila (P9).
      Apenas 1 piloto terminou em 1o largando depois da 2a fila. Jenson Button venceu largando da 3a fila (P5).
      Em 7 corridas, tivemos 5 dobradinhas.
      Das 5 dobradinhas, apenas 1 teve a dupla largando da 3a fila, as outras foram com pilotos vindo no máximo da 2a fila. Button e Hamilton protagonizaram uma dobradinha largando do P5 e do P6, respectivamente.
      Webber largou 6 vezes seguidas da 1a fila. No Canadá, o australiano pode aumentar esta marca.

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 2:01 pm
  16. “Foram necessárias apenas 25 voltas com o bico do MP4-25 de Lewis Hamilton enfiado no difusor de “Randy Mandy” para que a Red Bull se auto-implodisse e abrisse a guarda para a McLaren no GP da Turquia”

    Já li frases tendenciosas mas esta..leva a palmatória…Quer ver que o Tião tentou ultrapassar o Dundee não porque estivesse mais rápido do que ele mas porque o Pit-bull ia morder ele? E foram precisas 25 voltas para isso..não terão sido muitas voltas?

    Fanatismo levado ao clímax..vamos descontar que a McLaren para ganhar precisou que as ordens de equipe na Red-Bull não fossem cumpridas e os dois pilotos se engalfinhassem e que na equipe de Woking fossem..Não sei porque me parece que se se a ordem fosse inversa tudo não se teria passado mesmo assim..

    Publicado por SennaCeccotto12 | 10/06/2010, 12:17 pm
    • E se a frase fosse assim:

      “Foram necessárias apenas 25 voltas com o bico do F10 de Fernando Alonso enfiado no difusor de “Randy Mandy” para que a Red Bull se auto-implodisse e abrisse a guarda para a Ferrari no GP da Turquia”

      Assim seria tendenciosa para você? Duvido…

      Publicado por Becken Lima | 10/06/2010, 12:21 pm
    • Penso que a pressão influenciou sim, Ceccotto.
      Não se pode dar certeza, mas se as Red Bulls não tivessem se tocado, Hamilton poderia passar pelo menos uma delas. ‘Looks’ ele deu nas duas, chegando a estar na frente (sem a preferência da curva) de Vettel. Lembrando que nenhum dos touros esteve a uma distância confortável durante a corrida.
      E agora apenas especulo, mas não penso que os pilotos da McLaren iriam sentir tanto a pressão se tivéssemos papéis invertidos na corrida. Ambos já passaram por muitos momentos de pressão e souberam administrar isso bem melhor do que os Touros.

      Publicado por Allan Wiese | 10/06/2010, 12:36 pm
    • É óbvio que se metesse o Nadasei e a Ferrari a frase era tendenciosa na mesma..ela é desvirtuadora “de per si ” e não por aparecerem outros intervenientes..

      Publicado por SennaCeccotto12 | 10/06/2010, 2:14 pm
    • Não achei tendenciosa! Quando li o post cheguei a pensar em dizer que era exagerado, mas não é bem assim.

      Como avaliar o fato do Webber estar em regime de economia e o Vettel não, a não ser pelo fato deste último estar sendo perseguido pelo Hamilton?

      Certamente a pressão da McLaren influenciou a situação que gerou o acidente.

      Não culpemos as figuras de linguagem que o Becken usou!

      Publicado por Will | 10/06/2010, 2:15 pm
    • Creio que foi o contrário, a RBR disse que o Vettel estava mais rápido porque não entrou em regime de economia (ao contrário do Webber naquele momento), pois conseguiu economizar combustível mesmo sendo perseguido de perto pelo Miltinho Zig Zag.

      Publicado por Felipinho | 10/06/2010, 3:18 pm
    • É óbvio que se metesse o Nadasei e a Ferrari a frase era tendenciosa na mesma..ela é desvirtuadora “de per si ” e não por aparecerem outros intervenientes…

      O padrão que eu percebi nas suas observações à “OMBUDSMAN” é que se há o Hamilton na parada, o post torna-se “tendencioso”.

      Quando eu escrevi: “Eu lhes diria que poucos sobreviveram ao predador Alonso” não vi uma linha sua me chamando de tendencioso…

      Há nas duas expressões meus costumeiros “superlativos,” mas nada que seja tendencioso.

      Fala a verdade: você ADORA o Alonso e ODEIA o Hamilton — entra na fila, meu filho. A única coisa que eu posso te dizer sobre essa polaridade gostar/odiar é que, geralmente, é um atributo perdoavelmente humano.

      POr isso, não se preocupe, eu te perdoo… ;)

      Publicado por Becken Lima | 10/06/2010, 3:44 pm
    • E a pergunta q não quer calar: O Ceccoto é espanhol ou não?

      Publicado por Alex-Ctba | 10/06/2010, 4:29 pm
  17. GO BULLS!!!!

    Publicado por Renato Gouveia | 10/06/2010, 12:23 pm
  18. Dia “úmido” por lá:

    front

    Publicado por Becken Lima | 10/06/2010, 12:26 pm
    • Já consta no formula1.com previsão de chuva para sábado igual à prevista para domingo.

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 12:29 pm
    • Becken, foi esse o bico que assustou o Vettel, ou já é o atualizado que eles falaram que trariam?

      Publicado por Teo | 10/06/2010, 12:37 pm
    • Parece-me o mesmo ainda!

      Publicado por Teo | 10/06/2010, 12:38 pm
    • Interessante… Bela sacada, Becken.

      Publicado por Willian | 10/06/2010, 3:20 pm
  19. Penso que essa corrida tem tudo para ser uma das mais emocionantes da temporada. Primeiro por causa da grande probabilidade de chover. Mas nem precisaria. As características da pista ajudam em muito para a emoção. Retas seguidas de curvas travadas são um convite aos ultrapassadores mostrarem o seu talento.
    Temos a Wall os Champions que também pode proporcionar grandes momentos e as sempre comuns entradas de safety cars.

    E em relação ao assunto do post: acho que podemos chegar bem mais perto dos touros sim. Tecnicamente a pista nos favorece. Estamos trazendo atualizações (os outros também, mas a Red Bull não traz F-duct, por exemplo). Nosso ritmo de corrida não perdeu em nada para os touros na Turquia (e mesmo na Espanha, onde eles foram muito mais dominantes, Hamilton conseguiu ficar grudado em Vettel e ganhar posição nos boxes) e essa é a nossa grande arma para essa (e todas as outras) corrida. O principal objetivo das atualizações é diminuir mais ainda o gap para a Red Bull em classificação. Mas notem que a diferença da pole lap de Webber para a flying lap de Hamilton foi de apenas 0.138s.
    E acima de tudo, estamos em um momento melhor do que a Red Bull. Nossos pilotos disputaram limpo na pista a primeira posição e saímos com a grande impressão de que eles bateram muito por causa de nossa pressão atrás deles. Nos rádios após a prova da Turquia o nosso objetivo ficou bem claro: vamos manter esse momento e diminuir a vantagem ainda mais.
    Mas por que não dizer que está chegando a hora de ganhar vantagem em relação aos adversários?

    E se chover (o que deve acontecer), Hamilton sabe o que fazer no molhado…

    Publicado por Allan Wiese | 10/06/2010, 12:47 pm
    • Assino embaixo.
      Só tenho ressalvas quanto a pensarmos que a pista nos favorece. (Com as RedBull não tem dessa.)
      Ainda acho que o ritmo de corrida é o diferencial das McLaren de agora em diante e em qualquer pista.
      Se amanhã, as McLaren conseguirem separar as RedBull tomando um lugar na 1a. fila, aí acho que a briga vai ser mais que boa.
      Agora, se tirarem a 1a. fila das RedBull, aí acho que teremos assunto pra semana inteira aqui. Pois terá sido operado um milagre lá em Woking.
      Volto a dizer, vamos esperar a classificação pra começarmos nossa seção de palpites…

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 2:10 pm
    • Acho que esse fds pode ser o grande salto para a virada no campeonato. Mas como disse, não espero uma dobradinha (rsrsrs, sacanagem). Acho que temos grandes chances em função das características do MP4-25, espero uma pole do vettel, mas acho que o Hamilton janta ele como na 1ª volta da Turquia.

      Uma ressalva, os pit stops da McLaren são os mais lentos entre as 4 equipes líderes – isso é preocupante em termos de estratégia.

      Publicado por Will | 10/06/2010, 2:26 pm
    • APOSTA PELO (IM)PROVÁVEL!?

      Webber larga da 1a. fila.
      O poli não vence.
      Pódio com pilotos da 1a, 2a ou 3a filas.
      Vencedor (P1) vindo da 1a ou 2a filas, seguido pelo seu companheiro de equipe (P2).

      (risos)

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 2:41 pm
    • COMPLEMENTANDO A APOSTA…

      Webber larga da 1a. fila. (Sem dúvida)
      O poli não vence. (Salvo Webber)
      Pódio com pilotos da 1a, 2a ou 3a filas. (Salvo Kubica)
      Vencedor (P1) vindo da 1a ou 2a filas, seguido pelo seu companheiro de equipe (P2). (Salvo Button)

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 2:45 pm
    • Alexandre, a diferença desse seu cenário para o que aconteceu na Turquia é que as McLarens já vão estar com o 1-2 (é o que eu torço) e os touros não vão precisar se quebrar. A não ser que o Vettel esteja atrás e queira diminuir a vantagem de forma afoita…

      Will: é verdade. Infelizmente já tinhamos sido mais rápidos nos pits do que fomos na última prova, especialmente.
      Aproveitando o assunto: no site da McLaren tem um vídeo do desafio dos pit stops, entre Hamilton e Jenson. Hamilton desparafusou o pneu e parafusou o novo em 3.54 contra 4.10 de Jenson. Acho bacana essas ‘humanizações’ e integrações com os membros da equipe que os patrocinadores fazem com os pilotos da McLaren…

      Publicado por Allan Wiese | 10/06/2010, 2:55 pm
    • Vou ficar muito surpreso se as McLaren largarem do P1 e do P2!
      E caso ocorra, a RedBull vai ter muito trabalho daqui pra frente.
      Olha, já vai será uma supresa se a McLaren largar novamente da 1a. fila com um carro.
      Apesar de que li em algum lugar, acho que por aqui mesmo, que a McLaren já tinha feito algo para não ter de classificar com o carro tão distante do solo… ou algo assim.

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 3:34 pm
    • Não digo que a primeira fila vai ser prata e vermelha, mas que as ultrapassagens vão se dar na pista antes do terço final da prova (digo de novo: é o que eu torço).
      Quanto à altura em classificação, eu comentei que o Ico falou em seu podcast ‘credencial’ que a McLaren tinha desenvolvido algo nesse sentido. Mas eu não li nada a respeito em nenhum outro lugar, então não sei se isso é de fato assim…

      Publicado por Allan Wiese | 10/06/2010, 3:48 pm
    • Desculpe-me, Allan, não lembrava que havia sido você que tinha comentado. Mas se isso for verdade, continuaremos a ver uma McLaren forte em classificação, como pareceu ser na Turquia.
      Agora, não podemos esquecer que um pouco da velocidade de classificação na Turquia era também braço do Hamilton.
      Tou ansioso pelos testes. Como a McLaren parece estar usando a sexta-feira para acertar o carro para classificação, já teremos uma boa noção de quem estará na briga no sábado e no domingo.

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 3:56 pm
    • Com certeza Alexandre. Hamilton tirou o que pôde na Turquia. Mas observe: estamos trazendo uma nova asa dianteira pro Canadá, já que ela não funcionou a contento na Turquia. Quando nós a usamos? Na sexta. Quem teve os melhores tempos na sexta? Nós, nas duas seções. Claro, se a asa não funcionou, provavelmente ela foi logo substituída pela anterior.
      Mas essas atualizações somadas ao ânimo e ao momento da equipe são o que me fazem estar confiante em uma virada nesse sábado (por que domingo estaremos grudados de fato). E se a virada não acontecer no sábado, então acho que poderemos ver a primeira ultrapassagem da McLaren pra cima de uma Red Bull em pista!

      Publicado por Allan Wiese | 10/06/2010, 4:14 pm
    • Fim de semana promete!!!
      Tou na torcida para que as McLaren peguem os touros pelos chifres!!!

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 4:26 pm
    • Esse avatar é o que eu espero que os touros vejam ao fim dessa corrida!

      Publicado por Allan Wiese | 10/06/2010, 5:05 pm
  20. Emerson Fittipaldi foi escalado para o time de comissários no GP do Canadá. Se tiver polêmica envolvendo piloto brasileiro, será interessante observar a posição do Rato.

    Para os mais novos, Fittipaldi é um Bi-campeão mundial de F1, 1972 com a Lotus e 1974 com a McLaren, além de campeão da Indy em 1989. Ganhou duas vezes as 500 milhas de Indianápolis ( 1989-1993 ).

    Publicado por Alex-Ctba | 10/06/2010, 2:02 pm
    • Ele tinha falado isso já na primeira transmissão de F1 do ano, no Bahrein.

      Publicado por Allan Wiese | 10/06/2010, 2:12 pm
    • A McLaren sempre chegando na frente! rsrsrsrsrsr

      Publicado por Will | 10/06/2010, 3:13 pm
  21. Becken me corrija caso esteja errado mas falando em Vettel e Webber, não teremos também um embate entre Alemanha e Australia pela Copa do Mundo no mesmo dia da corrida??? Se sim quem vencerá os dois clássicos?? A Alemanha no futebol anda ruim das pernas e se bem que nas Copas ela cresce muuuuito, embora sempre jogando “pro gasto”. Para mim, deve dar Webber na pista e Alemanha (1×0) na grama….

    Publicado por Fernando Kesnault | 10/06/2010, 2:23 pm
  22. Becken e demais: qual a opinião de vocês quanto ao consumo de combustível nessa prova? Teremos uma corrida tão exigente quanto foi a da Turquia?
    Qual é a característica da pista (mesmo não podendo comparar sob os mesmos parâmetros pelos anos anteriores serem com reabastecimento) nesse aspecto?

    Publicado por Allan Wiese | 10/06/2010, 2:58 pm
    • O Gilles não é um circuito crítico em termos de combustível.

      Uma coisa interessante que ouvi pela 1ª vez no FDS da Turquia, que a curva 8 aumenta o consumo de combustível em função do deslocamento do combustível dentro do tanque.

      Isso procede?

      Publicado por Will | 10/06/2010, 3:15 pm
    • Em tese, o consumo é semelhante ao GP Turquia, mas como sempre há safety cars em Montreal, não acho que tenhamos um gargalo tão estreito como foi o da Turquia, quando Red Bulls e McLaren sofreram com a extrema aderência da pista que estimulou maoir consumo.

      Mas o que sabe é que as equipes estão indo a extremos para diminuir o peso extra.

      Chuva + safety cars provavelmente não deixarão ninguém com pane seca como corremos o risco de ver na Turquia…

      Publicado por Becken Lima | 10/06/2010, 3:26 pm
    • Legal.
      Obrigado por esclarecer.

      Já que estamos no assunto consumo: em um dos posts de discussão do GP da Turquia, o Leandro Magno levantou uma questão que não ficou esclarecida: a mensagem de economia de combustível que Webber recebeu no display do seu volante fei exibida por algum software de controle do próprio carro ou foi transmitida pela equipe?

      Publicado por Allan Wiese | 10/06/2010, 3:39 pm
    • Allan,

      Montreal vai ser uma das pistas mais críticas para o consumo. Normalmente pistas com muitas freadas e reacelerações gastam mais combustível.

      Lembro que nos anos 80, quando havia uma limitação nos tamanho dos tanques (220 litros, depois 195 e no último ano 150 litros) dos carros turbos, Montreal era considerado o segundo pior do ano em consumo, atrás apenas de Ímola.

      Com o fim dessa limitação parou-se de falar nisso por muitos anos, mas na Turquia parece que o consumo foi maior que o esperado e atrapalhou o rendimento de alguns carros durante a prova.

      Um abraço,

      Sirlan Pedrosa

      Publicado por Sirlan Pedrosa | 10/06/2010, 5:52 pm
    • Mais uma vez obrigado.

      Quando a proibição do reabastecimento veio, se pensou sobre problemas com pane seca. Lógico que o suporte técnico com os quais os times contam hoje é muito maior do que na última vez em que não se podia reabastecer e isso diminui drasticamente as chances de alguém parar com tanque seco no fim da prova.
      Mas a McLaren reportou que Lewis tinha combustível pra apenas uma volta (algo em torno de) e Jenson um pouco a mais, apenas.
      A Turquia abriu os olhos de todos, com certeza.

      Eu fiz a pergunta justo por isso e como não sabia das características da pista é bom ter essa informação pra ficar de olho durante a prova.

      Publicado por Allan Wiese | 10/06/2010, 11:22 pm
    • Allan,

      Corrigindo.

      O Barrichello declarou, no blog do Felipe Mota, que Montreal não deve ter problema de consumo.

      Eu acho que Barrichello deve ter informações mais precisas que as minhas…então é melhor acreditar no que ele diz…risos

      Um abraço,

      Sirlan Pedrosa

      Publicado por Sirlan Pedrosa | 11/06/2010, 12:37 am
    • Aguardemos para ver o que acontece então.

      Publicado por Allan Wiese | 11/06/2010, 10:18 am
  23. F1 Around na Copa – dica do dia:

    Ao vivo, via internet, a cerimonia de abertura:

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/0,,GNL1537-17852,00.html

    (Quer dizer que a transmissão da F1 seria assim…)

    Publicado por Becken Lima | 10/06/2010, 3:02 pm
    • Tem quatro níveis de qualidade. Bom para conexões lentas, ainda o mal da internet no Brasil. Serve para quem busca alternativas por estar longe de casa, mas apenas isso também.

      Peca bastante na interatividade e não explora os recursos da web. Na verdade, não tem nada de especial. Quase como uma transmissão pirata do Justin. Diferente daquele exemplo da NBA que você citou algum tempo atrás.

      Porém, já é melhor do que nada. ;-)

      Publicado por Willian | 10/06/2010, 3:25 pm
    • Deu “crash” no feed da Globo, Willian…

      Publicado por Becken Lima | 10/06/2010, 3:58 pm
    • Paciência, eles estão aprendendo a “mexer com essa coisa de internet”. Até a Copa de 2014 entram no espírito. ;)

      Publicado por Willian | 10/06/2010, 6:02 pm
  24. Frase do dia com Alonso:

    “We are optimistic and realistic”

    Será que este quase enigmático ‘oxímoro’ significa briga pela pole?

    Publicado por Becken Lima | 10/06/2010, 3:55 pm
    • Significa q a Ferrari vai tentar oferecer resistência à Renault e a Mercedes :(

      Publicado por Alex-Ctba | 10/06/2010, 4:03 pm
    • A Ferrari brigará com a Force India!

      Publicado por André Luiz | 10/06/2010, 5:20 pm
  25. Achei interessante a opinião do Di Grassi a respeito de um possivel favoritismo da Mclaren no circuito Gilles Villeneuve. Não só por de encontro à maioria dos comentários, como também por ter argumentos bem razoáveis.
    O que vc acham??
    “Eu acho que temos que entender que o duto frontal com downforce reduzido não tem tanto efeito de quando o downforce é grande. Quando o duto frontal estola a asa traseira, a perda aqui é bem menor. Então eu não sei se a diferença de velocidade aqui será tão grande como foi em outras pistas. Pelo downforce ser pouco para médio o duto frontal vai ter um menor efeito. Então eu acho que de novo está bem para a Red Bull levar a corrida.”

    Fonte: tazio.uol.com.br

    Publicado por Gunther | 10/06/2010, 4:03 pm
  26. Jenson Button confirmando agora a pouco a leitura deste post:

    “…Because there aren’t any high speed corners, I don’t think they will have that advantage. But I don’t think that you can forget that they have very good mechanical grip also…”

    Publicado por Becken Lima | 10/06/2010, 4:40 pm
    • Becken relembrando até os pilotos sobre aspectos das corridas, hahaha…

      Publicado por Allan Wiese | 10/06/2010, 5:04 pm
    • Lewis Hamilton tem uma opinião ligeiramente diferente, na qual algumas curvas são vistas como favoráveis às RedBull nas retomadas, mesmo sem serem de alta:

      On turns 4, 7 and 9, the Red Bull will be quite strong on those exits, but otherwise we should be strong on the straights.

      Hamilton diz que o ritmo das McLaren em relação às outras equipes só será conhecido no sábado:

      We won’t know until Saturday. We don’t know what our true pace is.

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 5:32 pm
    • Olha, depois de ver as fotos abaixo com Hamilton e Button estampando hoje um sorrisão cada um, começo a acreditar que os dois sabem que não vão fazer feio este fim de semana lá no Canadá:

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 6:07 pm
    • ih, não entraram as fotos, seguem os links, então:

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 6:09 pm
    • É esse tipo de coisa que me faz estar muito confiante no nosso time pra esse final de semana Alexandre.

      Publicado por Allan Wiese | 10/06/2010, 11:24 pm
  27. Go Hamilton! Mete a flecha prateada no touro maluco!

    Publicado por Alfred Newman | 10/06/2010, 8:08 pm
  28. Independente das RBRs, eu quero ver o brilho dos pilotos da McLaren, quem será o melhor?

    E no particular, quero ver pegar fogo entre as McLarenxRBR e FerrarixMercedes.

    Publicado por Alexandre Gomes | 10/06/2010, 8:13 pm
    • Se a corrida for em pista seca, esse seria um possível panorama, dois pelotões. Um com Red Bull e McLaren e outro com Ferrari, Mercedes e o Kubica, já q o Petrov vai acertar o muro com certeza :D

      Agora se chover, tá todo mundo na briga, até o Kobayote!

      Publicado por Alex-Ctba | 10/06/2010, 9:31 pm

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