//
você está lendo...
ARTIGOS

Vitória — caminho para redenção de Vettel no Canadá

A Red Bull desembarca em Montreal novamente como provável favorita para o GP da Canadá, mas depois da colisão duas semanas atrás na Turquia, está todo mundo de olho em como se comportarão Vettel e Webber caso se encontre em pista.

Hoje, na úmida Montreal, nenhum dos dois admitiu culpa pelo incidente, mas Webber parece disposto a ser conciliatório em seu discurso, principalmente no trato com Helmut Marko, manager da Red Bull — o homem por trás da ascensão de Vettel na Red Bull.

Psicologicamente, o momento é inteiro do australiano: seu contrato foi renovado e ele lidera, isolado, o campeonato. Dentro de uma atmosfera em que a imprensa especializada tentou explicitar um pseudo-favorecimento da Red Bull a Vettel, Mark pôde assistir de camarote a cúpula da Red Bull contradizer-se seguidas vezes.

Para se ter uma idéia do impacto negativo da tentativa da cúpula da Red Bull em depositar nos ombros de Webber a culpa pelo incidente, 73% dos leitores da Autosport culparam Vettel, 16% ambos pilotos e apenas 10% Webber. No F1fanatic o padrão se repetiu, com 75% apontando Vettel, 14% os dois e apenas 8% Webber.

Tais números também se refletiram na percepção que teve o fá clube da equipe, que “caiu de pau” no alemãozinho, em Horner e cia…

A grande questão agora é como Sebastian reagirá depois da trapalhada em Istambul e da consequente pressão de fãs e imprensa. Rumores sugerem que a colisão com Mark será tema de discussão na reunião da GPDA (Associação dos Pilotos de Grand Prix) e que um dos líderes da associação questionará ate onde o movimento feito pelo alemão é digno de punição no futuro.

Reagir a esta pressão externa, além pista, é mais uma das matérias do “Curso de Pilotagem” pelo qual um profissional como Vettel deve e tem que passar.

A bordo do melhor carro da F1, uma vitória nunca foi tão necessária para Sebastian…

Discussão

37 comentários sobre “Vitória — caminho para redenção de Vettel no Canadá

  1. Vou abrir os trabalhos,repetindo o que eu disse no post anterior.
    Pra mim os Red Bulls são francos favoritos,não vejo nenhum carro que os ameaçe,nem mesmo a Mclaren numero 2 do endiabrado Hamilton.

    Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 10/06/2010, 6:34 pm
  2. Becken,
    Se o fim de semana começar bem para o Vettel e tudo der muitíssimo certo até o final do classificatório, com ele largando na frente, pode ser que ele termine bem a corrida. Mas, se trovejar na hora que ele entrar no carro, acabou. Torço para cair uma tormenta (só sobre o carro dele …rsrs… ah, e do narigudo da Renault também… kkkkkkk).
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 10/06/2010, 6:45 pm
  3. Sei não, continuo achando que o Hamilton vai passar o cerol nos touros.

    Publicado por Teo | 10/06/2010, 6:45 pm
  4. …mas são só suposições, vamos esperar os treinos livres.

    abcs

    Publicado por Teo | 10/06/2010, 6:46 pm
  5. Creio que teremos chuva na hora da largada…

    Publicado por Fernando Kesnault | 10/06/2010, 7:11 pm
  6. GO BULLS!!!

    \o/

    Publicado por Renato Gouveia | 10/06/2010, 7:33 pm
  7. Becken,

    Se ranquearmos os pilotos segundo a relação entre a pontuação de chegada e a “pontuação de largada” , Vettel é o que apresenta o pior desempenho entre os 10 melhores do campeonato. Webber também vai mal neste quesito, só está melhor que Vettel.
    Realmente, o alemão tá devendo desempenho!
    Kubica surpreende. Fica em 2. ao fazer milagre com sua Renault. Button é quem lidera, com todos os méritos angariado naquelas duas ótimas corridas.
    O meu top ten ficaria assim:

    1. Button: 169%
    2. Kubica: 146%
    3. Alonso: 139%
    4. Hamilton: 133%
    5. Massa: 129%
    6. Sutil: 122%
    7. Rosberg: 93%
    8. Schumacher: 81%
    9. Webber: 65%
    10. Vettel: 57%

    O que você acha?
    Penso que é um modo de comparar pilotos com máquinas tão diferentes e com potenciais diferenciados.

    Quem quiser saber de onde tirei os números, basta ir aqui: https://f1around.wordpress.com/2010/06/10/a-hora-e-a-vez-da-mclaren-no-canada/#comment-25673

    Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 7:51 pm
    • Wow, great job, Pires.

      O Alex também em ótimas “leituras” estatísticas e seri abacana reunir em um post uma análise dessas. Vamos pensar em algo para postarmos?

      Fica o convite!

      Publicado por Becken Lima | 10/06/2010, 7:56 pm
    • Aceito o convite, sim! É só propor uma dinâmica entre mim, o Alex, você e outros que você encontre por aí e tentamos fazer um post. Seria legal.

      TOP EIGHT 2009 (Australia — Turquia)
      Ah, só pra efeito de comparação, segue o top eight até o GP da Turquia da temporada de 2009. E tá lá o Vettel na rabeira dos oito melhores (como perde ponto esse menino).

      1. Webber: 145% (27.5/19 pts)
      2. Barrichello: 125% (43/34.5 pts)
      3. Button: 117% (61/52 pts)
      4. Rosberg: 100% (11.5/11.5 pts)
      5. Alonso: 92% (11/12 pts)
      6. Trulli: 85% (19.5/23 pts)
      8. Massa: 73% (11/15 pts)
      9. Vettel: 64% (29/45 pts)

      Entre parênteses, deixei a pontuação de chegada seguida pela “pontuação de largada”.

      Becken, você notou que em termos de classificação (a minha tal pontuação de chegada) o domínio das RedBull é superior ao de Button o ano passado?
      Em valores de hoje (segundo o peso da vitória), Button tinha em largadas 130 pontos e em chegadas 152 pontos.
      Em 2010, Webber tem em largadas 144 pontos e em chegadas os seus 93 pontos. Vettel tem em largadas 138 pontos e em chegadas os seus 78 pontos. Ambos acima de Button em largadas, mas em chegadas…

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 9:20 pm
    • onde digo “minha tal pontuação de chegada” quis dizer “minha tal pontuação de largada”.

      Publicado por Alexandre Pires | 10/06/2010, 9:22 pm
    • Alex, talvez essa busca desesperada do Vettel atrás de vitórias… seja a grande culpada, desde janeiro/09 ele tem feito melecas e destruindo equipamentos em busca de posições e nem sempre consegue as converter em resultado, vide Hamilton que já é outra história, sem contar que a McLaren tem muito mais consistência que Red Bull…

      Publicado por Jackson | 11/06/2010, 9:28 am
    • Bom dia Alexandre, se mark Webber e Vettel não tivessem perdido tantas chances e oportunidades que tiveram, inclusive a do episódio na Turquia, onde estariam esses touros a pastar com tantos pontos hein? Certamente em gramados bem verdinhos sem leões para devorá-los ou cavalos pra dividir seu pasto!

      Publicado por Teo | 11/06/2010, 9:56 am
    • Jackson,
      Concordo com você inteiramente.
      Vettel adora poder sair do cockpit com o indicador levantado. Faz o possível e o impossível para ser o #1.
      Nunca assume uma atitude cerebrina durante os grandes prêmios. Isto custa pontos, mas também traz pontos.
      Fico com a forte impressão que Vettel por enquanto é um ótimo classificador. Isto desde de 2009: em largadas, sua pontuação era quase a mesma da de Button. Mas não chega bem. Daí a discrepância entre largadas e chegadas. Mas também está aí a razão por ter destaque.
      Não lembro quem disse por aqui algo muito interessante: Vettel não é um grande ultrapassador. Faz muitos pontos quando larga da frente. Isto é algo interessante.
      O problema que corridas têm adversidades e pilotos que conseguem avançar durante corridas são menos dependentes de ótimos carros e mais beneficiados pelos acasos.
      Tenho pra mim que Hamilton é um meio termo entre o bom classificador e o bom ultrapassador. Tá mais equilibrado. Mas ainda não é tão raposão como um Button. Se aprender os macetes com Button, vai ficar quase completo.

      Publicado por Alexandre Pires | 11/06/2010, 9:59 am
    • Teo,
      Bom dia pra você também!
      Olha, sem deixar tantos pontos pelos traçados, Webber e Vettel estariam com uma das mãos na taça de campeão.
      Só pra você ter uma idéia, nos últimos campenatos, o campeão somou mais ou menos 100 pontos, ou seja, o equivalente a umas 10 vitórias.
      Se convertermos a tal pontuação de largada dos touros em vitórias, Webber teria 5,8 e Vettel, 5,5 vitórias em pontos.
      Mas de meio caminho andado em apenas 7 corridas de 19 corridas.
      Como já disseram, as RedBull só perdem pra si mesmas.
      Se fosse o Horner, eu já estaria muito apreensivo com o esbanjamento de seus tourinhos!!!

      Publicado por Alexandre Pires | 11/06/2010, 10:13 am
    • Jackson, já comentei seu comentário, mas ainda não apareceu. Acaba de entrar um do Allan que foi postado ontem à noite. Então, caso demore muito, tento escrever novamente. Mas já adianto que estou totalmente de acordo com seu comentário.

      Publicado por Alexandre Pires | 11/06/2010, 10:20 am
    • É verdade Alexandre, tomara que continuem assim, pro nosso próprio bem!rsrsrsrs…

      abcs

      Publicado por Teo | 11/06/2010, 10:22 am
    • Com certeza Alex, adimiro muito tal consistência, já que a última vez que Hamilton sofreu um abandono por quebra foi em Abu Dhabi em 2009 com problemas de freio, o caso do Button este ano foi descuido com a tal tampa…

      Mas os pilotos da McLaren conseguem extrair o máximos de seus carros, chegando ao limete sem poupar nada de equipamento e os carros demostram uma confiabilidade incrível.

      Publicado por Jackson | 11/06/2010, 10:29 am
    • Jackson,
      A dupla da McLaren tá indo muito bem realmente.
      Aí pergunto: a McLaren montou a dupla mais forte do paddock este ano?
      Pergunto sem fanatismo ou algo parecido, mas parece que é isto que está se desenhando com os dois últimos campeões.
      Uma coisa é certa, Hamilton e Button não vão cair em desempenho: ou é isso, ou mais que isso.

      Publicado por Alexandre Pires | 11/06/2010, 11:35 am
    • Jackson: a McLaren tem realmente um dos carros mais confiáveis do grid. Essa quebra a que você se referiu foi, se não me engano, a primeira em três anos de F1 de Lewis. E com o motorzão Mercedes, estamos sempre fortes.
      Alexandre: eu concordo. Penso que a dupla Jenson e Lewis é sim a mais forte do grid. São dois campeõs. Dois pilotos com estilos diferentes, mas que se completam. Ambos sabem ser combativos pensando sempre na equipe. E uma coisa deve ser observada: tendo dois pilotos fortes, ambos sempre vão querer mostrar serviço. Com Kovalainen, Hamilton era desafiado apenas pelos pilotos das outras equipes. Mas com um bom piloto na garagem do lado, ninguém vai querer perder terreno…

      Publicado por Allan Wiese | 11/06/2010, 12:32 pm
  8. Acredito que o primeiro grande duelo no GP do Canadá, será de Webber e Vettel na busca da oitava pole position da Red Bull , este ano .
    Acredito também que ainda estão tentando apagar o incêndio do tal acidente , fazendo transparecer que esta tudo em paz na equipe .
    E tenho certeza que o piloto que se classificar na pole position dessa vez terá a prioridade na corrida , desde que tenha a posição mantida é claro .
    Desta vez a Red Bull não pode errar , senão …

    Publicado por Marco | 10/06/2010, 7:52 pm
  9. Vamos sim boss e gráficos para esses nºs ganharem forma. Qto ao Vettel vencer, espero q não. Definitivamente não estou torcendo para as latinhas, mas se um tiver q vencer, q seja o Web.

    Publicado por Alex-Ctba | 10/06/2010, 9:16 pm
    • Também sou dessa torcida…! Se for pra ficar com os touros, que seja o mais rodado…

      Publicado por Allan Wiese | 11/06/2010, 10:02 am
  10. Pela minha opinião, que agora vem sendo confirmada pelas estatísticas desse post e do anterior feitas pelo Alexandre Pires, penso que o Vettel tem tido dificuldades para crescer como piloto.
    Tem talento, não se pode negar, mas ainda falta constância.
    Já se comentou por aqui outras vezes. Quando Vettel larga na pole ou consegue a P1 logo no início ele tende a sumir (quando não tem problemas com o carro. E cabe saber o quanto disse deve-se a ele mesmo e seu modo de guiar) na liderança. Mas, correndo atrás de alguém ou sofrendo pressão de perto já mostrou-se algumas vezes um piloto que tende a sofrer a pressão.
    Uma vitória seria sim um alívio para ele, mas pelo que ele tem demonstrado, não sei se estaria pronto para pressões de final de campeonato estando na frente. Ele deve aproveitar o fato de passar pelo desconforto da reunião dos pilotos tendo a sua manobra em pauta para se acostumar com isso pois penso que deve ser bastante comum essas situações em fim de temporada, tendo como alvo os pilotos que estão na frente na tabela.

    Publicado por Allan Wiese | 10/06/2010, 11:32 pm
    • Allan,
      Não tinha visto seu comentário ainda. Também tenho notado este “comportamento” classificador de Vettel. Será que alguém tem a “ficha corrida”, a “capivara” do rapaz onde possamos ver se estamos sendo injustos com o germânico?!

      Becken,
      Você tem os dados de ultrapassagens, não? Se sim, você tem do ano passado também?

      Publicado por Alexandre Pires | 11/06/2010, 10:24 am
    • Valeu, Becken,
      Até a China, Vettel não foi em ultrapassagens, na realidade, só ultrapassou em um único GP, o da China, total de 9 ultrapassagens, nos anteriores passou em branco.
      Também não ganhou nada em largadas: ganhou 2 posições na Malásia e perdeu 2 na China. Saldo zero.
      Quando você tiver os número atualizados até aqui, posta pra gente.
      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 11/06/2010, 10:41 am
  11. Dentro de uma certa normalidade, dá Hamilton mais uma vez colado na caixa de câmbio da RBR e, provavelmente, levando o piloto que estiver à sua frente ao erro. Quanto mais atrás o hamilton se classificar no sábado, maiores são as chances das RBR’s.

    Publicado por djow | 11/06/2010, 2:13 am
  12. As Red Bull são favoritas como sempre. Lembro que em outras situações nós deixávamos o favoritismo condicionado ao clima. Em caso de chuva, os touros continuam sendo favoritos?

    Tenho a impressão de que a chuva joga McLaren e Mercedes pra dentro dos touros vermelhos (que perdem os chifres com a água).

    Publicado por Will | 11/06/2010, 7:22 am
    • Não, não são favoritas.

      Publicado por André Luiz | 11/06/2010, 9:45 am
    • Se chover, aposto nos estrategistas e não em equipes.
      Alguém arrisca listar os melhores estrategistas até aqui?
      Acho que Button encabeça a lista. Depois Kubica. Por fim, Alonso.
      O restante é pouco cerebrino.
      Agora, imagina se chove, e Brawn e Schumacher voltam a acertar em estratégias e o alemão vira a zebra do ano?!

      Publicado por Alexandre Pires | 11/06/2010, 10:36 am
  13. Essa pista é a ideal para os MacLaren dominarem de fio a pavio. Mas os Renault podem ser uma agradável surpresa e os Toro Rosso podem complicar a qualificação.

    Publicado por Ernesto Sousa | 11/06/2010, 8:01 am
    • Ernesto,
      Alguma informação sobre a Toro Rosso para o Canadá?
      Fiquei com a impressão que o motor Ferrari já não é mais o mesmo, não empurra tanto como víamos fazer antes.
      Mas gostei. Já tou até imaginando os motores Ferrari se digladiando pra entrar no Q3.
      Arriscaria que as Renault estarão no Q3, com PET e KUB!!!

      Publicado por Alexandre Pires | 11/06/2010, 10:30 am
  14. Ainda vai dar RBR na cabeça, agora se o Vettel vai superar o Webber, vai depender muito se conseguiu botar a cabeça no lugar depois do furacão da Turquia.

    Acho que quem realmente pode surpreender é o Polonês narigudo, talvez com desempenho superior ao de Mônaco.

    Publicado por Felipinho | 11/06/2010, 9:28 am
  15. ah..
    nenhuma notinha sobre o fechamento com a Pirelli para o fornecimento de Pneus?

    Publicado por Felipinho | 11/06/2010, 9:39 am
  16. E o que vocês acharam do Vettel dizendo que não sabe de nada sobre renovação de contrato até 2015? Ele disse que isso “muito tempo”…
    Acho que ele quer se aproveitar da janela que teremos ao fim de 2012…

    Publicado por Allan Wiese | 11/06/2010, 10:31 am
  17. Becken……..tem algum linck pra ver o treino?to no trabalho!!

    Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 11/06/2010, 10:49 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: