//
você está lendo...
ARTIGOS

Desgaste de pneus deve equilibrar briga pela vitória no Canadá

IMAGEM: McLaren/Divulgação — Pseudo-favorita, McLaren sofreu com desgaste de pneus hoje

As duas sessões livres de hoje, dominadas por McLaren e Red Bull respectivamente, sugerem que o desgaste de pneus pode ser o grande fator na briga pela vitória no final de semana.

Temperaturas amenas, em conjunto com as chuvas, deixaram a pista com pouco aderência, gerando “grainning” (aquele infame macarrrãozinho) e dando uma bela dor de cabeça aos engenheiros das equipes. Muita gente abandonou a preparação para a corrida com os super-macios que se degradavam rapidamente em favor dos mais lentos mas consistentes médios.

Esse alto desgaste dos super-macios pode ter razoável impacto na estratégia de corrida entre sábado e domingo. Se classificação for realizada em pista seca, terá alguma equipe coragem para alongar sua primeira perna de corrida e classificar-se nos compostos mais duros, mas mais lentos que os super-macios?

A previsão de uma perna de corrida saudável, com os super-macios, é de apenas 8 voltas.

A notícia pode ser ruim para a McLaren, perdida em seu set-up e apontada como uma das favoritas, mas que tem um carro deficiente em tração mecânica. A Ferrari — com o F10 tradicionalmente tratando muito bem seus pneus — pode ser a grande surpresa se o asfalto continuar sendo limpo pela chuva ao longo do final de semana.

Alonso testou diferentes materiais para seus freios e a equipe concentrou-se, primariamente, em condições de corrida.

Entre as nanicas, a Hispania de Bruno Senna foi a grande surpresa. Em uma pista em que se exige baixo “downforce”, a equipe finalmente bateu as duas Virgins, sinalizando boa perspectiva para Senna e Chandhok esse final de semana.

Sem surpresas, a Red Bull apresentou ótima forma e deve ser a equipe a ser batida sábado e domingo.

Discussão

22 comentários sobre “Desgaste de pneus deve equilibrar briga pela vitória no Canadá

  1. Parece que não houve a “quimica” esperada entre os super macios da Bridge e o circuito Giles Villeneuve. Os japas erraram feio, ou não? Vamos ver amanhã. Se continuar esta degradação toda, no sábado a noite, as equipes estarão coçando a cabeça pelo “Trocar duas vezes ou não, eis a questão”. Isso tudo com pista seca.

    Se chover, vira loteria pura. Está prometendo e muito este GP canadense.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 11/06/2010, 5:48 pm
  2. Acho pouco provável que alguma equipe faça o Q3 de duros, a não ser que levem eles até quase no final da prova para então calçar os macios. Mas penso que seria risco demais…

    Publicado por Allan Wiese | 11/06/2010, 5:51 pm
  3. Becken,

    Vc sabe me dizer se se perde muito tempo na parada de box no Canada ?

    Se nao , sera que poderiamos ter uma variacao maior em paradas e estrategias para a corrida ?

    Acredito que a Mercedes esta muiito na briga ,vamos ver como as RBR´s podem ir amanha, o treino tende a ser equlibrado e nao acho que o carro mais rapido ganahra a prova e sim o que tratar melhor os pneus, quem sabe o Alonso nao surpreende para desesperacion do DANIEL MASSA LIMA.

    Abraco

    Publicado por Fernando | 11/06/2010, 6:18 pm
  4. Só o fato de haver dúvidas quanto ao clima e à duração dos compostos já é suficiente para tornar o fim de semana muito mais “jogado” do que “corrido”.
    Classificação e corrida cerebrinas. Aguardem.
    Fim de semana para os “enxadristas” da Fórmula 1.
    E também para os habilidosos que conseguirem resistir ao apetite do Gilles-Villeneuve por pneus, ao seu traçado traiçoeiro, ao seu asfalto escorregadio e sujo e à sua impiedosidade com freios.
    Sinceramente, não tenho a mínima idéia do que pode acontecer.
    Só sei que a estratégia já é a preocupação de todas as equipes e é o que decidirá a corrida.

    Publicado por Alexandre Pires | 11/06/2010, 7:24 pm
  5. Olá para todos, para mim a Red Bull vence a prova o detalhe será quem e acredito no Webber, pois está melhor equilibrado psicologicamente. Os Mercedes irão fazer frente (que bom) e ôô xará não chame as Red Bulls de RBS é muito feio e dá margem e sustentação à ação ridícula da Rede Globo. Teremos as 24 HORAS DE LE MANS transmitida pela SPEED CHANNEL o que me faz assistí-la e depois a prova da Sprint Cup direto de Michigan….sábado e domingo bem cheios para quem curte e ama o automobilismo. VIVA nós amantes da velocidade..

    Publicado por Fernando Kesnault | 11/06/2010, 7:36 pm
  6. Seria ótimo se a Force India conquistasse a pole.

    Publicado por André Luiz | 11/06/2010, 7:37 pm
  7. McLaren usou bastante Asa na segunda sessão, será preparação para chuva?

    asa

    Publicado por Becken Lima | 11/06/2010, 10:33 pm
    • Deu pra ver nos treinos que o uso de asa com o mínimo de proporções deixava o carro muito nervoso apesar de alcançar alta velocidade, qualquer errinho e o carro sai de traseira o que pode levar a um rodopio.

      Publicado por Fernando Kesnault | 11/06/2010, 10:43 pm
    • Pode ser que estivessem se preparando para uma possível classificação com chuva, mas…

      É pra isso que serve o duto, pra poder carregar mais asa e ter mais aderência em curvas de média e baixa, apesar de Montreal não ter curvas :) mas dá uma bela ajuda nas saídas das chicanes onde o carro entra mais “ordeiro” sem balançar tanto a traseira como foi por exemplo a Mercedes. E pelo speed trap a Mclaren está entre os mais rápidos, ou seja, carregando asa assim sem o duto ela estaria juntinho com a Williams.

      Publicado por Claudemir Freire | 12/06/2010, 8:28 am
    • A McLaren de Button (foto) ficou um pouquinho abaixo da de Hamilton no ‘speed trap’, 316.3 contra 318.1, respectivamente.
      Os tais 2 kmh podem ter algo a ver mesmo com a experimentação de mais asa combinada com o composto duro.
      Mas hoje, sábado, as equipes já poderão testar um acerto para chuva, pois a pista já está um pouco molhada, segundo o Autosport.
      Talvez seque até a hora do treino.
      A nuvenzinha do formula1.com para domingo agora está preta e com raios. O céu vai cair lá por Montreal.

      Claudemir,
      você notou lá na seção de ‘speed trap’ que as Renault estão na ponta e as RedBull (ao menos a de Webber) está lá na rabeira?
      A diferença passa de 10 kmh.
      Ou seja, não é motor que falta, é acerto aerodinâmico. As RedBull pelo visto querem ganhar tempo até em chicanes, já que lá não tem curvas, como você bem observou (gostei).

      Publicado por alelpires | 12/06/2010, 9:23 am
    • A Renault é um caso a ser estudado, os motores são 30 cavalos a menos que os Mercedes, não é um carro com a aerodinâmica tão mais apurada que a Mclaren e não tem o duto, então o que será que faz o carro ser tão rápido em reta e ser equilibrado em curvas de média, baixa e alta como vem demosntrando ?

      É só lembrar o que o Hamilton fez para não deixar o Petrov passar na reta, mesmo tendo um duto e motor mais potente, e o quanto eles penam pra passar a Renault.

      Juro, eu ainda não tenho a miníma idéia.

      Publicado por Claudemir Freire | 12/06/2010, 10:23 am
    • Claudemir,

      boa análise da Renault, mas acho que devam ter um projeto bem equilibrado entre grip mecânico e downforce aerodinâmico, talvez não tenham o refinamento aerodinâmico da RBR, e nem precisem da força do do duto pois devido ao equilíbrio podem usar menos asa nas curvas. Realmente o desempenho deles impressiona e uma coisa que achei bastante curioso foi o desenho da asa traseira:

      http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=155816&catID=1102-4465

      Publicado por Felipinho | 12/06/2010, 11:38 am
  8. Será que o muchacho NADASEI vai se dar bem nessa?!

    Publicado por Galba Cunha | 12/06/2010, 9:28 am
  9. Tempos do Hamilton:
    1m16.259s (Prime)
    1m16.058s (Option)

    Dois décimos a diferença. Com qual irão largar?
    Se o macio (option) durasse 20 voltas sem se degradar, daria 4s de vantagem pra quem tivesse com o duro (prime). Será que compensa?
    Acho que todas vão decidir isto apenas após ver como estão no Q2. (O que é um pouco óbvio.)
    Canadá tá pros enxadristas!

    Publicado por Alexandre Pires | 12/06/2010, 12:16 pm
    • Alexande, pelo andar da carruagem sim, corridas dos enxadristas!:D

      Publicado por Teo | 12/06/2010, 1:01 pm
    • É, Teo, e esta classificação que não começa logo…

      Repararam que o Trulli ficou na frente do Kova? Inclusive, o gap ficou abaixo de 3s.
      Lotus tá indo bem. Seus pilotos merecem.

      Claudemir,
      Você viu como diminuiu o ‘speed trap’ do Hamilton? Deve haver alguma relação entre isso e suas voltas rápidas.
      Veja que o de Button não diminuiu muito e ele não conseguiu fazer uma boa volta.
      Acho que McLaren, RedBull e Ferrari já acharam o equilíbrio para curvas e retas de seus carros…

      Publicado por Alexandre Pires | 12/06/2010, 1:39 pm
    • O Button poderia estar com set up de chuva

      Publicado por Alex-Ctba | 12/06/2010, 1:51 pm
  10. Argentina 1 x 0 Nigéria.

    Oh… yesssss!!!!

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/06/2010, 1:01 pm
    • Argh, para com isso.

      Não torço pra selecinha do Tunga_Teixeira, mas para os hermanos nem chuvendo.

      Minha torcida ficará entre Holanda e Espanha.

      Coyotinho levado, torça pra outro time, rsr.

      Publicado por Claudemir Freire | 12/06/2010, 1:08 pm
    • Foi bonito ver a Argentina jogar. O Goleirão da Nigéria, fez dois milagres em chutes do Messi. Q belo jogador esse do Barça. A parte ofensiva da Argentina é de meter medo, somada ao pit bull Mascherano, ex-Coringão. O calcanhar de Achilles deles é realmente a defesa, muito fraca e cintura dura, defesa q é o nosso ponto forte com Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e M Bastos, protegida pelo volantão G Silva e o Felipe Melo q é o dunga qdo jogava no timão. Voluptoso e as vezes, cabeça de bagre. Vamos ver, como o Coyote, fiquei animado tb com o jogo da Argentina.

      Publicado por Alex-Ctba | 12/06/2010, 1:36 pm
  11. I mean “Voluntarioso”…

    Publicado por Alex-Ctba | 12/06/2010, 1:37 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: