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Batalha estratégica pode tornar GP do Canadá imprevisível e espetacular

IMAGEM: Red Bull/Divulgação — Red Bulls prontas para capitalizar com pneus duros

Amanhã, a ainda “imberbe” Red Bull tem nas mãos uma bela chance dar um nó estratégico no trio de ferro McLaren, Ferrari e Mercedes ao mesmo tempo. Dos dez carros que disputaram o Q3 apenas as duas Red Bulls e Robert Kubica da Renault arriscaram iniciar a prova com os compostos mais duros.

Sob as baixas temperaturas de Montreal, os pneus super-macios tendem a gerar “grainning” (macarrãozinho) no seu processo de desgaste e perder aderência — ao invés de serem absorvidos pelo asfalto como acontece com os médios.

Dada a grande incerteza do clima em Montreal amanhã, não há pista de qual composto é o favorito para se ganhar a corrida, mas a escolha da Red Bull faz sentido quando se pensa em atacar a prova no início, como sugere Hirohide Hamashima, diretor esportivo da Bridgestone:

A diferença de tempo entre os pneus Prime (duros) e Option (super-macios) é bem pequena [dois décimos, estima-se]. Os super-macios tem melhor tração, mas menos suporte lateral, por isso a volta não é tão boa (…). E também quando o carro está pesado [carregado de combustível] os super-macios são 0.6s mais lentos que os médios.

— Hirohide Hamashima – Diretor Esportivo da Bridgstone

Em teoria, a Red Bull está em boa posição para atacar no início da prova, mas o diretor da Bridgestone aproveita e nos esclarece que duas paradas é item obrigatório em uma corrida sobre asfalto seco. Este “detalhe” nos sugere que a diferença entre as duas estratégias resume-se em quem escolheu estar vulnerável no início (McLaren, Mercedes e Ferrari) ou fim da prova (Red Bull, Renault).

Aí pode entrar uma outra variável na equação. Montreal é uma pista que exige muito dos freios e com os carros pesadíssimos e aborrotados de combustível nos inícios de provas deste ano, a demanda é ainda mais brutal que em temporadas anteriores — com os pilotos 16% do tempo de volta pressionando o pedal da esquerda.

Se a Red Bull — que este ano já teve sérios problemas de freios — optar por uma perna final mais curta calçada com os instáveis super-macios, será o pior momento para fazê-lo, exatamente quando os freios já estarão no limite.

E claro, ainda podemos ter a chuva e alguns safety-cars…

Amanhã, as 13h00 da tarde, a largada para o que pode ser uma corrida espetacular e imprevisível.

Discussão

31 comentários sobre “Batalha estratégica pode tornar GP do Canadá imprevisível e espetacular

  1. Não vi vantagem de se começar com os pneus mais duros.
    Mas sabe-se lá o que estaram tramando” esses engenheiros maravilhosos e suas maquinas voadoras”(uma alusão ao filme de 1965)

    Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 12/06/2010, 10:30 pm
  2. Becken,

    No primeiro parágrafo acho que você se equivocou quando fala dos pneus da Red Bull e Renault. Eles largam com os duros.

    Quanto a estratégia, você ressalta bem que se trata de escolher entre um início ou final de corrida no sacrifício, mas acho que pela declaração da Bridstone o pneu macio com o carro pesado é ainda pior que quando leve, sem falar que uma parada precoce pode colocar Hamilton atrás de Kubica, das Willimas e de Shumacher.

    Obviamente que se chover tudo isso vai para o espaço e a pole de Hamilton passa a valer muito, porque ele estaria livre do spray para abrir uma boa vantagem.

    Um Saft car também ajuda a Mclarem, mas não pode ser na primeira volta. Teria que ser entre as voltas 5 e 10.

    Tivesse Nelson Ângelo no outro carro prateado as chances disso acontecer subiam muito…

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 12/06/2010, 10:59 pm
  3. Como ajudam este Hamilton não??? Se fosse outro piloto teria perdido 10 colocações mas como é ele…

    Publicado por Fernando Kesnault | 12/06/2010, 11:23 pm
    • Discussões sobre o psudo penalty podem ser lida neste post:

      https://f1around.wordpress.com/2010/06/12/hamilton-sob-investigacao-da-fia/

      Lá, dúvidas quanto a punições e regras da FIA podem ser esclarecidas!

      Publicado por Becken Lima | 12/06/2010, 11:26 pm
    • Fernando coloca um avatar para confirmarmos que você é anti-F1…vc deve gostar de Fórmula Indy e Nationwide Series…

      Publicado por Will | 13/06/2010, 10:29 am
    • Will não sou anti-formula1 e sim como uma visão de que a mesma está totalmente manipulada politicamente por quem a colocou no apogeu e tive a oportunidade de assistir uma época de boas corridas e menos politica seja esta de contratação de pilotos(hoje só se contrata para termos comerciais de uma país e não pelo talento do pilotos (por isso assistimos coisas horrorosas como este indiano atual, B.Senna, T.Glock, J.Trulli e outras porcarias). Sim, aprecio outras categorias como a extinta WSP pois não sou Obtuso e porque quem curte e ama automobilismo adorava ver uma boa prova não importa a categoria. Hoje em dia tenho a oportunidade de acompanhar várias provas em um fim de semana e posso falar com fundamento de cada categoria que queiras colocar em polêmica. Lembre-se não estou contra vc. ou a f-1 e sim aprecio corridas e tem bons valores em outras categorias.

      Publicado por Fernando Kesnault | 13/06/2010, 1:41 pm
  4. Não vejo os pneus como principal problema, mas sim os freios.

    Como não se perde muito tempo para acessar e deixar o pitlane, acredito que teremos equipes arriscando 3 pits, com o objetivo de poder atacar mais as curvas e assim economizar um pouco os freios.

    Talvez o consumo de combustível também pode ser algo que vá influenciar (desta vez, de verdade) no resultado final. Claro que os tempos são outros, mas nos anos 80 era comum alguns pilotos enfrentar pane seca nesta pista. Acho que esse pode ser outro ponto de atenção para as equipes/pilotos.

    Publicado por Daniel | 12/06/2010, 11:33 pm
    • Concordo com o Daniel.

      Para mim, os freios terão mais importância no resultado da corrida do que a ordem dos pneus.

      A minha torcida é que as McLarens não fiquem agarradas no meio do pelotão depois do 1 pit.

      Claro que com chuva é outra história.

      Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 13/06/2010, 3:30 am
  5. Bom Dia freaks like me! (Dá-lhe Ceccotto24) E vamos as reflexões. Pela primeira vez na temporada uma corrida com mais elementos estratégicos em jogo, como a F1 dos últimos anos e não essa atual em q os carros mais rápidos, ditam as regras.

    O primeiro elemento é a chuva, pq se ela ocorreu na madrugada e lavou a pista, os pneus macios , numa eventual corrida com seco, trariam mais grip e mais velocidade, nas primeiras voltas. Se a corrida for com chuva, o Hamilton ganha fácil, e surpresas podem acontecer na batalha pela duas outras vagas do pódio.

    Corrida no seco, o gamble da Red Bull pode ser recompensado com um stint mais longo, o q ninguém sabe, nem mesmo o Hamashima, é o qto mais longo é isso, e tem o elemento, retorno no tráfego. Mas nesse quesito, o Canadá tem pelo menos três pontos de ultrapassagem, e os pilotos mais capazes, poderão subir na corrida.

    Espero uma excelente corrida para nós todos!

    Cheers \o/

    Publicado por Alex-Ctba | 13/06/2010, 9:38 am
  6. E qq q for a condição, cravo: Ham-Alo-Web-Mas-Kub-But-Sch-Sut-Bar-Hul – meus dez primeiros.

    Publicado por Alex-Ctba | 13/06/2010, 9:44 am
    • Meu palpite:
      Ham-Web-Kub-Mas-But-Sch-Sut-Ros-Alg-Bar
      (Alonso e Vettel quebram ;) )

      Publicado por Vito | 13/06/2010, 10:27 am
  7. Se a largada for com chuva, tá tudo igual e partindo daí, acho que as McLaren sobem nas apostas.

    No seco, acho que Webber passa a ser o cara a ser batido, mas uma parada nas 10 primeiras voltas coloca o Hamilton em condições de nos dar um fim de prova eletrizante (com direito a perseguição e captura de touros desgarrados).

    Acho que dá Lewis ‘Cowboy’ Hamilton e aposto em Massa no pódio…

    Publicado por Will | 13/06/2010, 10:32 am
  8. HAM – VET – MAS – ALO – SCH – WEB – BUT – SUT – ROS – KOB

    Publicado por Will | 13/06/2010, 10:37 am
    • Meu pódio torcida para o Massa e para o campeonato: MAS-SCH-KUB

      Publicado por Alex-Ctba | 13/06/2010, 10:49 am
  9. Narradro da BBC via Twitter:

    “…Dry, bright, already warmer than qualifying. Threat of storms seems to have moved away…”

    Quem tá de super-macios pode surpreender!

    Publicado por Becken Lima | 13/06/2010, 10:46 am
    • Becken, nesse cenário as Red Bulls estão fortes para a corrida, mas ainda acredito q dá Lewis, já q esta pista tem pontos de ultrapassagem. No braço, não tem ninguém melhor do q ele na turma. Tem o elemento Alonso, q pode aprontar e colocar a F10 no pódio. Em condições normais, a Red Bull seria candidata a dobradinha, mas o GP Canadense, dificilmente ocorre em condições normais, sempre tem um SC no percurso. Se houver mais do q um, a corrida pode virar loteria. Massa no meu entendimento, luta pela quarta colocação com Button, Kubica e o Schumi. Um pódio é mais do q ele poderia sonhar no momento, vejo Alonso um pouco melhor do q o Massa nessa pista sem curvas. O Canadá como bem definiu o Claudemir é reta e chincane. Alonso e Hamilton se adaptaram melhor a essa condução frenética, resta ver como estarão os freios de ambos no final da corrida. Esse é um ponto fraco do RB6, mas não da F10 e MP4/25 até o momento. Massa e Button, podem estar melhor no final da corrida, resta ver se não estarão muito longe dos líderes. Agora nada disso vale após uma LARGADA MALUCA :D

      Informações do GP na língua mãe da F1:

      Circuit information

      Lap length: 4.361km
      Race distance: 70 laps (305.270km)

      Full throttle: 60%
      Top speed: 323kph (200mph)

      Brake wear: High
      Downforce level: Low

      Source: Williams, 2010

      Strategy

      Fuel use: 2.067kg/lap
      Pit lane time loss: 14.1 seconds

      2010 tyres: medium (prime, no strip), super soft (option, stripe)

      Publicado por Alex-Ctba | 13/06/2010, 11:18 am
  10. Alguém tem webcam da localização de Montreal?

    Publicado por Alexandre Gomes | 13/06/2010, 10:58 am
  11. Mesmo não vendo vantagem em largar com os pneus mais duros,mantenho meu palpite dos treinos de sexta,acho que as Red Bulls não seram superadas ainda(na pista)exclua-se um acidente ou quebra ETC…
    Meu palpite:
    VET-WEB-HAM-MAS-BUT-ALO-ROS-SHU-KUB-BAR(COLHER DE CHÁ PRO BARRICA(:

    Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 13/06/2010, 11:32 am
  12. Extra! Cinco posições perdidas para o Webber. Vai trocar a caixa de câmbio…

    Publicado por Willian | 13/06/2010, 11:40 am
  13. Hamilton e Webber discutindo a primeira curva. Pode dar marmelada. Vamos ver.

    Publicado por Ernesto Sousa | 13/06/2010, 11:44 am
    • Não vai ser hoje, Ernesto. A Red Bull acabou de arrumar um jeito para tirar o Cangurú do caminho do Tião da luta pelo título. “Descobriram” que havia um “defeito” no câmbio de seu carro hoje pela manhã e optaram por trocá-lo e ,consequentemente, ele perde 5 posições no grid de largada, agora sai em sétimo.

      Vai dar o que falar essa troca, mesmo que fosse realmente necessária ;-) ;-) ;-)

      saudações e boa corrida para todos.

      Publicado por celso gomes | 13/06/2010, 12:31 pm
  14. Se a McLaren esta apostando na chuva, acho que está dificil:
    http://eplsite.com/stream3.html

    vamos ver se o tempo muda.

    Publicado por Brown | 13/06/2010, 12:27 pm
  15. TC foi meu primeiro pensamento Celso, o segundo é o Alonso largando em terceiro, com pneus supermacios, pode almoçar o Vet e até o Ham se o Inglês não largar bem. Boa corrida amigo!

    Publicado por Alex-Ctba | 13/06/2010, 12:40 pm
    • celso gomes ……..Não tem sentido essa sua colocação,o que Reb Bull ganharia sabotando o propio piloto?
      Pelo contrario,só perderia no mundial de construtores que vale muito dinheiro.

      Abraço!

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 13/06/2010, 12:53 pm
  16. HAM:”Yes! Great job guys! Thank you so much for your hard work this weekend!”

    BUT:”Please congratulate Lewis for a great job.”

    “Fantastic job from absolutely everybody this weekend. It wasn’t an easy one.”

    Publicado por Alexandre Gomes | 13/06/2010, 3:29 pm

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