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Lewis vence no Canadá e é novo líder do campeonato

IMAGEM: McLaren/Divulgação — Em duelo espetacular com Alonso, Hamilton vence e é líder

Dia “lotado” aqui no “F1 Around Towers,” o que atrasará um reporte mais objetivo sobre a corrida. A única certeza é que a vitória da McLaren agora há pouco, em Montreal, teve um tremendo impacto no campeonato de 2010.

A equipe inglesa assumiu a ponta das duas tabelas, com Hamilton liderando Button por apenas 3 pontos e a equipe estendendo sua liderança sobre a Red Bull por 22 pontos.

Já a corrida de Hamilton pode ser resumida em uma palavra, soberba!

Largada perfeita e ritmo inicial de prova equilibrado e no gargalo dos terríveis pneus super-macios de sua primeira perna de corrida. O inglês não se intimidou com a semi-pressão de Vettel e manteve a cabeça fria depois do pobre pit stop da McLaren que lhe relegou a terceira posição atrás de Alonso; Depois, foi preciso e oportunista na ultrapassagem sobre espanhol — preso no tráfego —, o que lhe pôs na melhor posição para vencer a corrida.

Ao fim, a administração dos pneus e a certeza de mais uma grande performance em 2010.

A liderança do campeonato não é circunstancial, mas merecidíssima para o piloto que mais a buscou e que, junto com Button, menos errou em 2010. É, até aqui, o grande piloto do ano e a liderança faz jus a este status.

Resultados — Prova e campeonato

Colocação # Piloto Equipe
1 2 Lewis Hamilton McLaren
2 1 Jenson Button McLaren
3 8 Fernando Alonso Ferrari
4 5 Sebastian Vettel Red Bull
5 6 Mark Webber Red Bull
6 4 Nico Rosberg Mercedes
7 11 Robert Kubica Renault
8 16 Sebastien Buemi Toro Rosso
9 15 Vitantonio Liuzzi Force India
10 14 Adrian Sutil Force India
11 3 Michael Schumacher Mercedes
12 17 Jaime Alguersuari Toro Rosso
13 10 Nico Hülkenberg Williams
14 9 Rubens Barrichello Williams
15 7 Felipe Massa Ferrari
16 19 Heikki Kovalainen Lotus
17 12 Vitaly Petrov Renault
18 20 Karun Chandhok HRT
19 25 Lucas di Grassi Virgin

Campeonato de pilotos

Colocação. Piloto Pontos
1 Lewis Hamilton 109
2 Jenson Button 106
3 Mark Webber 103
4 Fernando Alonso 94
5 Sebastian Vettel 90
6 Nico Rosberg 74
7 Robert Kubica 73
8 Felipe Massa 67
9 Michael Schumacher 34
10 Adrian Sutil 23
11 Vitantonio Liuzzi 12
12 Rubens Barrichello 7
13 Vitaly Petrov 6
14 Sebastien Buemi 5
15 Jaime Alguersuari 3
16 Nico Hülkenberg 1
17 Kamui Kobayashi 1
=18 Timo Glock 0
=18 Pedro de la Rosa 0
=18 Lucas di Grassi 0
=18 Karun Chandhok 0
=18 Jarno Trulli 0
=18 Heikki Kovalainen 0
=18 Bruno Senna 0

Campeonato de construtores

Colocação Equipe Pontos
1 McLaren 215
2 Red Bull 193
3 Ferrari 161
4 Mercedes 108
5 Renault 79
6 Force India 35
7 Williams 8
8 Toro Rosso 8
9 Sauber 1
=10 HRT 0
=10 Lotus 0
=10 Virgin 0

Discussão

112 comentários sobre “Lewis vence no Canadá e é novo líder do campeonato

  1. Do c*ralho…. Excelente, excelente, excelente!!! Demais!!!

    Publicado por Anselmo Coyote | 13/06/2010, 2:43 pm
  2. A Red Bull tem os melhores carros…. é verdade. E o carro representa uns 99%… E daí? contratou pilotos baratinhos, agora aguenta. Lewis é “O Cara”!
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 13/06/2010, 2:46 pm
  3. Newye e Horner trocariam Webber e Vettel por Hamilton fácil fácil.

    Não adiante ter um super carro sem pilotos à altura.

    Publicado por djow | 13/06/2010, 2:50 pm
  4. Antes do final dessa tarde aparecerão recalcados e/ou frustrados pedindo algum tipo de punição ao Hamilton.

    Publicado por djow | 13/06/2010, 2:51 pm
  5. ohoooooooooooooooooooo!!!!

    Publicado por Brown | 13/06/2010, 2:51 pm
  6. schumacher who?

    Publicado por andre melo | 13/06/2010, 2:52 pm
  7. Eu disse que em algum momento a docilidade de Button em sua condução seria esmagada pelo arrojo do Hamilton. Button tinha um jogo de pneus quase 10 voltas melhor que o Hamilton mas não tem braço pra andar no mesmo ritmo do Hamilton.

    Publicado por djow | 13/06/2010, 2:52 pm
  8. Show de bola da equipe, dos pilotos, de tudo!!!

    Ps.1: Que bom ver Ron Dennis no box!

    Ps.2: Essa namorada do Hamilton… Alem de ser uma gata, é uma baita de uma pé quente!!!

    Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 13/06/2010, 2:52 pm
  9. Vettel who?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Tem que comer muito chucrute pra competir com o Hamilton.

    Publicado por djow | 13/06/2010, 2:54 pm
  10. a red bull precisa de alguém que saiba fazer estratégia. o camarada que cuida disso lá precisa estudar muito ainda.

    Publicado por andre melo | 13/06/2010, 2:55 pm
    • O Christian Horner é mesmo muito limitado. Apareceu uma chuvinha ou uma dificuldade e já não sabe o que fazer.

      Publicado por Bruno | 13/06/2010, 4:45 pm
  11. hamilton é o melhor piloto da f1 não adianta falar o contrario anda muito o inglês

    Publicado por max | 13/06/2010, 2:58 pm
  12. Lewis Hamilton, the number one racer!:D

    PARABENS!!!!!

    Publicado por Teo | 13/06/2010, 3:05 pm
  13. Hamilton, maduro e rápido.
    Grande corrida.

    Publicado por Paulo Celso | 13/06/2010, 3:12 pm
  14. Show de performa e estratégia! Diga-se de passagem, a McLaren também fez por merecer. Um pouco mais de equílíbrio nesse carro e eles ficam de igual para melhor que os RBR’s. É muito bom de retas e o motor(observem o fim de semana das Force India) manda bem!

    Publicado por Vinício | 13/06/2010, 3:13 pm
  15. Cantei a bola antes, sabia q ninguem tirava esse tri no Canadá do Hamilton. O Massa se fôsse mais Massa e menos Alonso na largada teria brigado pelo pódio com o Button e Alonso. Foi querer encarar o Liuzzi e sifu. caiu para último. E como ele não é largo como o Alonso, não teve nenhum SC pra alinhar os carros. Chegaria em nono ou oitavo se não fosse a manobra do Schumi, q não aliviou para o Liuzzi tb. Cabe uma discussão sobre o toque no bico do Felipe.

    A McLaren chegou. Gostei da Ferrari e principalmente o Button, q mostra mais e mais de qual cepa são feitos os campões.

    Publicado por Alex-Ctba | 13/06/2010, 3:14 pm
    • Essa é a segunda vitória do Hamilton no Canadá. Não entendi o tri…

      Publicado por Allan Wiese | 13/06/2010, 9:21 pm
    • A não ser que seja o tri de poles…

      Publicado por Allan Wiese | 13/06/2010, 10:57 pm
  16. Votem lá:

    Schumacher vs Massa — Quem foi o culpado? (ENQUENTE):

    https://f1around.wordpress.com/2010/06/13/schumacher-vs-massa-%e2%80%94-quem-foi-o-culpado/

    Publicado por Becken Lima | 13/06/2010, 3:24 pm
  17. “Antes do final dessa tarde aparecerão recalcados e/ou frustrados pedindo algum tipo de punição ao Hamilton.”. Verdade. E pedindo punição também ao Schumacher.

    Mudando de assunto, mas ficando no mesmo asunto, todos os lerdos passaram o Schumacher numa boa e logo o Massa me dá uma dessas, hein. Putz… não podia esperar mais uma ou duas curvas? É como diz o ditado, “quem tem pressa come chuCRUte”, azedo, claro. Tá difícil.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 13/06/2010, 3:25 pm
    • É isso ai… É assim que se forma um Barrichello…

      Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 13/06/2010, 3:29 pm
    • O ritmo dele era alucinante e ele queria mais do q o nono. Qdo o Massa fica passivo atrás de um adversário, o criticam, qdo ele parte pra cima, como foi na largada e tb na corrida, já q fez ultrapassagens nas Force India, tb o criticam. Preciso rever o lance, mas Schumi mudou a trajetória, aproveitando-se do precedente aberto pelo episódio Hamilton x Petrov na Malásia. Não podem punir o Alemão pela manobra, mas o Massa não queria perder tempo. Incidente de corrida!

      Publicado por Alex-Ctba | 13/06/2010, 4:09 pm
    • O Massa vacilou de mais…

      O vigarista estava lento uma barbaridade, Massa nao precisava forçar naquele momento, era questao de mais duas curvas no maximo e deixava o Alemão na poeira…, foi forçar pra mostrar alguma agressividade, tudo bem, piloto tem que ser assim mesmo, mas escolheu a hora errda e se fú…

      Publicado por Lucas Túlio | 13/06/2010, 10:12 pm
    • “O ritmo dele era alucinante e ele queria mais do q o nono. Qdo o Massa fica passivo atrás de um adversário, o criticam, qdo ele parte pra cima, como foi na largada e tb na corrida, já q fez ultrapassagens nas Force India, tb o criticam.”

      Nada a ver, Alex. Tem hora pra tudo. De atacar e hora de recolher. Quem ataca e recolhe nos momentos errados vai ser criticado, sim senhor.

      Por exemplo? Por quê que em vez de atacar o Schumacher na hora errada e quebrar o bico igual pica-pau em pau de aroeira ele não atacou o Nada Sei na largada na primeira corrida e na entrada dos boxes?
      Pensou na equipe, né? Muito bem.
      Pensou que o big brother ia lhe dar moleza, né? Ótimo.
      Pensou errado e se ferrou nas 03 vezes.

      Vamos falar sério. O Massa pensa que está na Disneylândia? F1 não é pra Chapeuzinho Vermelho não, meu caro. É pra Lobo Mau. Todo mundo sabe que o Schumacher não dá mole nem pra própria mãe (que Deus a tenha) e logo o Massa não sabe disso? Putz… cansativo torcer gente assim.

      “Preciso rever o lance, mas Schumi mudou a trajetória, aproveitando-se do precedente aberto pelo episódio Hamilton x Petrov na Malásia. Não podem punir o Alemão pela manobra, mas o Massa não queria perder tempo. Incidente de corrida!”

      Vc é um fanfarrão. Copiando os babacas da aprendizes de Gagalvão da RG? Pow… os caras falam: “nós mostramos claramente que o Schumacher mudou de lado duas vezes”; logo depois: “não tenho certeza, tenho que ver direito, mas acho que o Schumacher merecia uma punição.”.

      Olha pra vc ver. O que é “claramente” pra esses caras? Se viram “claramente”, porque precisam ver de novo? Se não têm certeza, como podem querer/recomendar punição? Alguém pode me explicar que p*rra é isso? O único critério que me vem a cabeça para justificar tanta palhaçada é perseguição ao alemão. O Gagalvão deixou um bilhetinho em cima da mesa: “Paguem mico, assassinem a lógica e o bom senso, mas f*dam com a vida do Schumacher”. Só pode ser isso. Não é possível.

      Abs.

      PS: Argentina x Alemanha na final da Copa com a Argentina ganhando de 2 x 0.
      PS 2: CBF S/A desclassificada na primeira fase, sem gols e sem empate.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 14/06/2010, 12:49 am
    • Coyote, vc é o rei da fanfarronice! Argentina campeã? Com aquela defesa cintura dura? MYNENFUDENDO. o ataque é bom pra caralho com tezes e messi, e o pit bull Mascherano ex timão chutando tudo pra tentar proteger a fraca defesa. Sei não…

      Qto a batida do Massa com o Schumi, já comentei várias vezes antes e torno a repetir: foi incidente de corrida. O Buemi tava no visual e ultrapassar uma STR, é um pouco mais difícil do q a CHINCANE AMBULANTE do Schumi. Achou q o irmãozinho aliviaria, tomou na asa. Bateu, bateu, roda pra frente. Já tinha pontuado em todas mesmo, um descartezinho faz parte. O wdc nesse momento está bem distante, a briga ficou só com quem ganhou corrida esse ano. O Regulamento dessa temporada, realmente valorizou um pouco mais a vitória. Ganhou, entrou na briga, por isso q eu não condenei a agressividade do Massa. Acho q o momento é bom pra dar uma chacoalhada e fazer sair a URUCA. Bateu no Liuzzi, Bateu no Schumacher, fez duas paradas, fez ultrapassagens, chegou nos pontos e mirou o oitavo. Perdeu o q? 4 pts, melhor do q bater na luta pela vitória. É na luta pelo pódio q não pode vacilar. E se quiser voltar para briga, tem q vencer corrida, pq ele é o único do G3 q não venceu.

      Abs Coyotinho mau!

      Publicado por Alex-Ctba | 14/06/2010, 9:15 pm
    • Alex,

      Aquela defesa da Argentina, minha querida Argentina, realmente é um fiasco. O lado direito então, com o Jonas Gutierrez… dá até medo quando ele pega na bola e tem um adversário por perto.
      Mas o ataque, meu caro… é 1000 e não se ganha defendendo, mas atacando e fazendo gols. Se vc tomar 3 e fizer 4, e a Argentina tem ataque p/isso, vc faturou.

      Abs.

      PS. Mais sorte ao Massa. Eu xingo ele é de raiva, porque queria que ele estivesse em situação melhor. Tenho nada contra ele, absolutamente. É um bom sujeito.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 14/06/2010, 11:17 pm
  18. E a Paella?

    Publicado por Alfred Newman | 13/06/2010, 3:27 pm
  19. HAM:”Yes! Great job guys! Thank you so much for your hard work this weekend!”

    BUT:”Please congratulate Lewis for a great job.”

    “Fantastic job from absolutely everybody this weekend. It wasn’t an easy one.”

    A melhor equipe assume a ponta do campeonato a frente do melhor carro!

    Publicado por Alexandre Gomes | 13/06/2010, 3:36 pm
  20. A paella, well… Está óbvio que o tijolo de rodinhas da Cosa Nostra é isso mesmo, um tijolo de rodinhas. Mas o comedor de paella (adoro paella, faço uma divina) pelo menos conseguiu levá-la ao pódio. O Massa, com o mesmo tijolo…. é preciso falar? Putz!!

    Claro que não estou gostando disso, mas eu já dizia que embora torcendo pelo Massa essa guerra interna seria inglória.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 13/06/2010, 3:40 pm
    • bem o massa já fez o papel dele. Fez que tava disputando o título, tá fazendo jogo de equipe certinho, e de presente levou um contrato de dois anos com direito a segundinhu.

      Publicado por wilson | 14/06/2010, 1:57 pm
  21. Pra mim só existe 6 hipóteses pra esse mau desempenho do Massa:
    1) O Alonso é muito bom mesmo.
    2) O acidente deixou o Massa uns 0,5s mais lento.
    3) O nascimento do filho deixou o Massa muito cauteloso.
    4) O carro foi todinho construído para o estilo do Alonso.
    5) Massa anda triste pelo Alonso ter assumido a condição de queridinho da equipe.
    6) Todas as hipóteses acima.

    Publicado por Leandro Magno | 13/06/2010, 3:48 pm
    • Tem a 7-Alonso mostrou que só passa carro e piloto de GP2-na hora de passar os top 5,é ultrapassado.Da-lhe “”Button””

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 13/06/2010, 3:59 pm
    • Que é isso Daniel, foi uma corrida soberba do Alonso. Ele colocou o F10 onde ele não merecia estar. Essa Ferrari é carro para 5º lugar…pódio só com piloto muito bom!

      Publicado por Will | 14/06/2010, 5:06 pm
  22. Bela corrida do Button. Mas Hamilton foi espetacular. O Alonso foi muito bem. A corrida foi demais! O Massa foi péssimo. Outra coisa, ele foi grosseiro com Mariana. Lamentável. Ela tem culpa.

    Publicado por André Luiz | 13/06/2010, 3:57 pm
    • o alonso só passa carros de gp2 e seu colega macarrone só é ultrapassado ou bate nos outros, tipo sanduiche.

      Publicado por wilson | 14/06/2010, 1:59 pm
  23. Acho q a Fia e (principalmente) a Fom vai pressionar a nova fornecedora de pneus a só construir pneus meia-boca pra ter algum tipo de ação nas provas.
    Kovalainen lembrou dos seus tempos em Woking e segurou o Alonso legal hj.
    O Hamilton é foda!
    Schumacher: uma velha de 80 anos atrapalhando o trânsito.
    Kobayote fazendo lambança de novo.
    Bela reação do Buemi a pressão do Marko.
    E, por fim, cadê o Ylan Marcel e as 15 dobradinhas da RBR? Anda sumiiiido…

    Publicado por Leandro Magno | 13/06/2010, 4:02 pm
    • Perfeito Leandro. Alonso foi atrapalhado pelos retardatários e tomou duas marcas no casco dos pilotos da McLaren, uma do Hamilton e uma do Button. Tem q trabalhar melhor essa negociação. O Hamilton é mestre em ultrapassar dois carros. O movimento de aproximação dele é perfeito e o Button, tb fez manobra semelhante. Achava q Alonso seria segundo. Teve a chance da vitória se soubesse segurar o Hamilton. Mas o Hamilton é o melhor ultrapassador da F1 sem dúvida. Repito, Massa tinha carro e ritmo para brigar pelo pódio hj, fiquei animado, e a agressividade demonstrada hj, mesmo com os erros e o resultado negativo, significa q ele vai pra cima nas próximas corridas. É um alento.

      Publicado por Alex-Ctba | 13/06/2010, 4:16 pm
    • Assino em baixo pelo visto hoje em corrida! So nao pode mais ficar nessa de murrinha por causa do Alonso na Ferrari ou sei la o q!!

      Publicado por Teo | 13/06/2010, 5:55 pm
    • Marcel, o fanfarrão!! rsrs

      Publicado por Lucas Túlio | 13/06/2010, 10:14 pm
    • ow alex-ctba, que bom que o massa vai pra cima.
      quer dizer que quando ele vai pra cima acaba ficando pra baixo, sacou?
      ele fez o que podia esse ano. demonstrou estar animado, pra frente, fez que disputava o título, fez camaradagem com novo companheiro e ganhou de presente um contrato novo com mais dois anos com direito ser segundinhu, um bom salario, etc…

      Publicado por wilson | 14/06/2010, 2:06 pm
    • Também tô achando ele meio sumido…

      Publicado por Will | 14/06/2010, 5:27 pm
  24. Caro Becken Boa noite

    SERÁ QUE NÃO VAI APAREECR NINGUEM PARA PEDIR PUINÇÃO AO HAMILTON?

    POR FAVOR EU ESTOU SE APERA…………………….. NÃO SEI OEU Q VÃO INVENTAR DESTA VEZ. COM ESTE PESSOAL TUDO É POSSIVÉL

    Publicado por Edgas Mutute | 13/06/2010, 4:02 pm
    • Teve um corte pela linha branca na disputa com o Alonso nos boxes, mas não era na saída para a pista ainda, era na primeira perna da saída, por isso ele escapou de um investigação. Alguém viu isso tb?

      Publicado por Alex-Ctba | 13/06/2010, 4:18 pm
    • Todo mundo tava cortando por ali Alex, até quem estava saindo sozinho dos boxes.

      Publicado por Allan Wiese | 14/06/2010, 8:44 am
  25. ela não tem culpa*

    Publicado por André Luiz | 13/06/2010, 4:13 pm
  26. Apostei na dobradinha da Red Bull e deu Mclaren (;

    Massa poderia ter lutado pelo podium,mas meteu os pés pelas maos e na largada,comum pra seu companheiro de equipe,mas não pra ele.E o Shumy,amigos,amigos,negocios a parte (:
    Alonso chegou onde saiu e ainda tomou uma do Button.

    Hamilton e Button foram brilhantes,fizeram uma corrida impecavel,mostraram a força da Mclaren em termos de evolução.

    A Red Bull não esta morta,ainda acredito ser o melhor carro,Vettel e Webber só não tiveram um bom final de semana.

    Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 13/06/2010, 4:20 pm
    • Daniel Lima ao inves de vc falar do Alonso por que nao comenta a corrida do seu Massa,
      o cara nao consegue largar, nao consegue passar ninguem, nao passa o Schumacher que todos passaram e tah perdendo para a Renault do Kubica.
      Qual eh a classificacao do Zacarias no campenonato ?
      Meu caro, seu piloto esta sendo massacrado pelo Alonso que tem menos de 7 meses de Ferrari acho melhor vc comecar a torcer para outro piloto por que o Massinha jah rodou.
      Boa sorte para vc e a sua torcida, qdo o Barrichello perdia do Schumacher todos sabiam por que, favorecimento e o alemao alem disso era melhor .
      Como eh divertido ver o Massa tomando um pau do Alonso.

      Publicado por Fernando | 13/06/2010, 4:27 pm
    • errou porque nao sabe avaliar. Eu já dizia que a pole era do hamilton e que as mclarens se dariam bem. Quanto ao alonso fazer lambança tais equivocado amigo, esqueceste o chega pra lá que ele deu no ingrezinhu no pit lane? lambançã é com teu amigo espagueti, massa.
      A redbull também não se dará bem no gp de valência, será um pouco melhor que no canadá mas ficará atrás das mclaren.
      Motivos?
      pneus serão os mesmo do canadá, ou seja, até a ferrari conseguirá um resultado mais expressivo. outra razão eh que a pista de valência tem poucas curvas, a asa duto da mclaren fará diferença de novo.
      Vamos esperar para ver como ficará as atualizaçoes da ferrari para o gp de valência.
      Amigo massista, alonso continua frente do macarrao seja em largadas seja em pontuação no campeonato. Estamos chegando na metade dele, daqui a pouco faltarão poucas provas para o fim é bom falar com ele para ele fazer alguma coisa pra tu não ficar feio na foto no fim de ano com suas previsões de que o alonso ficaria atrás do massa porque você acha ele melhor.

      he he he he

      Publicado por wilson | 13/06/2010, 4:51 pm
    • O Massa saiu de que posição e terminou em que posição?
      Vê se te consegues lembrar.

      Publicado por Spaghetti com macarrão | 13/06/2010, 5:18 pm
    • Rapaz…..Os comedores de paella,chegaram com artilharia pesada-e não é que o Wilson guanhou um dicipulo o tal do Fernando kkk

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 13/06/2010, 5:53 pm
  27. deve ser resultado do novo contrato assinado até 2012 dizendo que ele deve ser segundinho.

    Publicado por wilson | 13/06/2010, 4:53 pm
  28. E os Panzers alemães avançam sobre o deserto australiano. Espetacular!

    Esse reporte vai demorar hoje…

    Publicado por Becken Lima | 13/06/2010, 4:55 pm
  29. Hamilton 109
    Button 106
    Webber 103

    Q campeonato é esse? Sensacional. Alonso distanciou-se 1 pontinho da liderança. A diferença q antes era de 14 para o Webber aumentou para 15 para o seu desafeto Hamilton, contra o qual teve um belo duelo hj. Com direito a já tradicional briga nos boxes. Esse ano está constante brigas por posições na saída ou entrada dos boxes. Tb está na luta, 15 pts é um pentelho de diferença.

    Nesse momento a luta pelo wdc está entre os pilotos da McLaren, Red Bull e o Alonso. Massa tem q voltar para briga, precisa chegar mais na frente. Não vejo o Kubica e o Rosberg com fôlego pra acompanhar essa briga até o final do campeonato.

    Publicado por Alex-Ctba | 13/06/2010, 5:06 pm
    • Alex,

      Campeonato competitivo mesmo. Mas a distância entre o melhor e o pior dos oito já cresceu muito. Tomara que diminua para o bem do Massa. Por ora, o top eight virou top five. Veja só:

      42 pontos de Hamilton pra Massa no Canadá
      27 pontos de Webber pra Rosberg na Turquia
      22 pontos de Webber pra Rosberg em Mônaco
      26 pontos de Button pra Kubica na Espanha
      32 pontos de Button pra Webber na China
      15 pontos de Massa pra Webber na Malásia
      31 pontos de Alonso pra Webber na Austrália
      25 pontos de Alonso pra Kubica no Barém

      Você tem razão em dizer que Rosberg e Kubica (a 35 e 36 pontos de Hamilton, respectivamente) já ficaram meio pelas tabelas, mas Massa (a 42) tá ali junto com os dois e na lanterninha. Vai ter de remar bastante.

      Publicado por Alexandre Pires | 14/06/2010, 10:42 am
  30. O Massa foi punido por excesso de velocidade no pit-lane?

    Publicado por Alexandre Gomes | 13/06/2010, 5:10 pm
  31. Becken, sei que o teu blog é essencialmente sobre f-1 mas não dá prá falar sobre o resultado inesperado (?) das 24 Horas de Le Mans?? Uma das 2 maiores provas do calendário mundial do automobilismo. Um abraço a ti e a todos os colegas blogueiros.

    Publicado por Fernando Kesnault | 13/06/2010, 5:40 pm
    • Talvez ao longo da semana por que tá dificil hoje por aqui até para escrever sobre a corrida de F1.

      Mas valeu pela dica! ;)

      Abs

      Publicado por Becken Lima | 13/06/2010, 5:43 pm
    • Obrigado Becken, por responder. Um abraço e bom trabalho.

      Publicado por Fernando Kesnault | 13/06/2010, 6:16 pm
  32. Mais uma para a galeria de grandes corridas da temporada. O Hamilton está de parabéns outra vez. Pilotagem segura, sem erros e o resultado só poderia ser a vitória.

    Como o pessoal tem dito, que pé quente a Nicole! Desde que ela voltou ao paddock, o cara está demais!

    Gostei bastante da atuação do Buemi. Chegou a liderar uma volta (circunstancial, mas tudo bem) e ultrapassou o Schumacher como uma Toro Rosso. Ainda que o alemão estivesse com dificuldades, é um feito.

    E a Ferrari realmente confirmou a força em Montreal. O único problema é que pontuou com apenas um piloto e o WCC já fica mais distante com duplas tão consistentes como as de McLaren e Red Bull.

    Publicado por Willian | 13/06/2010, 6:04 pm
  33. Becken,

    Grande corrida.

    Hamilton fez uma corrida fantástica e ganhou a prova ao ultrapassar Alonso depois de ter perdido a posição no boxe. Button não aparece tanto como Hamilton, mas pela segunda vez termina próximo ao companheiro e aparentemente com um carro em melhores condições. A Mclarem está num momento mágico e hoje bateu a Red Bull na pista numa corrida aberta.

    A estratégia da Red Bull que na teoria parecia melhor, se esvaiu nos pneus duros durarem menos que se esperava. Falando depois do fato acontecido, teria sido melhor tentar a pole e largar com os pneus macios. Eles tem um carro muito equilibrado e rápido, mas a soma do motor Renault com a falta da asa-duto fazem ser praticamente impossível ultrapassar uma Ferrari ou uma Mclarem. Ainda por cima a equipe austríaca claramente errou com Mark Webber na estratéia dos pneus. No final 4 e 5 foi muito bom.

    Fernando Alonso teve uma corrida melhor do que se esperava e sai do Canadá a apenas 15 pontos do líder, o que na atual conjuntura é um grande lucro, mas poderia ter vencido se não fosse ultrapassado por Hamilton depois da equipe lhe devolver à frente do inglês. No final novamente foi pego por Button no meio dos retardatários. Ficou um sabor de que podia ter sido mais…

    Massa teve acidente normal na largada e depois fez uma boa corrida de recuperação. O problema é que no outro carro vermelho tem um piloto que está elevando muito nível da disputa e está desistabilizando o brasileiro. O acidente de Shumacher foi coisa de corrida, mas o Massa poderia ter tido mais cuidado e evitado se colocar naquela situação.

    As Mercedes decepcionaram novamente e o super Shumacher a cada dia vem descobrindo que parece que entrou numa roubada. Acho muito difícil uma grande subida de performance do time à essa altura do campeonato, ainda mais com adversários tão fortes, e não sei se o Shumi aguenta esperar o tempo necessário para montar um time vencedor como fez na Ferrari. Ele chegou na equipe italiana com 27 anos. Hoje tem 41…

    Kubica e a Renault passaram a impressão que poderiam ter feito mais. Erraram a estratégia, como a Red Bull, e na corrida não conseguiram manter o ritmo que se esparava deles. Como o nível alí é muito alto, corrida ruim para eles é chegar em sétimo. Será que a Renault gasta muito pneu ???

    A Toro Rosso fez boas escolhas no início da corrida e emplacou Buemi entre os líderes no início da corrida. O suíço proveitou bem a situação e marcou bons pontos, além de ter carimbado o super campeão com uma boa ultrapassagem.

    As Force Índia andaram mais na classificação que na corrida e eu esperava mais deles, porém olhando em perspectiva uma equipe que saiu do fundo do grid a dois anos atrás para colocar os dois carros no Q3 e nos pontos está fazendo um grande trabalho.

    Barrichello teve problemas na largada e quase não apareceu. Hulkenberg apareceu mais que o brasileiro, só que errando…. Corrida dura para Frank Williams….

    Kobayashi largou bem mas novamente conseguiu acabar sua corrida na primeira volta. Será que essa afobação dos pilotos japoneses tem algum componente genético ??? De La Rosa largou mal e enquanto esteve na pista andava atrás da Lotus. Pelo jeito Peter Sauber vai vender mesmo o time, afinal não tem mais cabelos para perder….

    Kovalaine quase classifica a frente de uma Sauber e chegou a andar entre os dez primeiros no momento das paradas. Terminar a frente de uma Renault (Petrov) e a apenas duas voltas do vencedor, numa corrida em que o oitavo tomou uma volta, foi um grande resultado. Trulli tem concentrado os problemas do carro e o finlandês tem capitalizado mais a evolução da Lotus.

    Di Grassi teve uma classificação péssima, largando atrás de Bruno Senna, e na corrida nem Glock nem o brasileiro conseguiram qualquer destaque. Timo abandonou e Di Grassi terminou atrás de Chandock….

    Bruno Senna largou a frente do companheiro e isso é a única coisa a falar de um piloto que guia uma HRT. Na verdade o grande momento da equipe foi na classificação, quando o Geoff Willis foi mostrado com o uniforme da equipe. Talvez aquela luz no fim do túnel da Hispania não seja um trem….

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 13/06/2010, 6:08 pm
  34. Belo comentário como sempre Sirlan. Vou dar uma de Coyote e fazer observações em cima dos seus parágrafos hehehe. Os três primeiros foram perfeitos e nada a acrescentar. Mas nesse:

    “Massa teve acidente normal na largada e depois fez uma boa corrida de recuperação. O problema é que no outro carro vermelho tem um piloto que está elevando muito nível da disputa e está desistabilizando o brasileiro.”

    Não concordo. O acidente da largada, o foco da “desestabilidade” do Massa, foi q tanto o Liuzzi, q não está acostumado a largar na frente, qto o Massa, q está, não quiseram aliviar e a pista é muito estreita. Acidente de corrida! Se ocorre um SC e junta os carros, estariam todos louvando a corrida de recuperação do Massa chegando em quarto, com várias ultrapassagens. Pq ninguém ultrapassou mais do q ele hj. Só q qtd não é qdd, as duas q o Hamilton fez, uma no Web e outra no Alo, valeram mais do q qq outra.

    Prosseguindo:

    “As Mercedes decepcionaram novamente e o super Shumacher a cada dia vem descobrindo que parece que entrou numa roubada. Acho muito difícil uma grande subida de performance do time à essa altura do campeonato, ainda mais com adversários tão fortes, e não sei se o Shumi aguenta esperar o tempo necessário para montar um time vencedor como fez na Ferrari. ”

    Vamos dar um tempo ao Schumi, já q o projeto é de três anos.

    “Bruno Senna largou a frente do companheiro e isso é a única coisa a falar de um piloto que guia uma HRT.”

    Largou na frente do Di Grassi tb, isso é muita coisa para uma HRT!

    No mais, belo artigo Sirlan!

    Publicado por Alex-Ctba | 13/06/2010, 7:39 pm
    • Eu só posso responder algumas coisas por aqui, assinando embaixo…

      meus comentarios nao vão acrescentar nada, só tem fera por aqui!

      Blog fantástico!!

      Publicado por Lucas Túlio | 13/06/2010, 10:21 pm
    • Alex,

      Perfeita sua colocação sobre o Massa,só acrescentanto,como vc mesmo disse,ele deveria ter usado a experiência que tem em largar na frente e não jogar o F10 pra cima do Liuzzi,seria uma posição que ele recuperaria fácil,como vimos na corrida.

      Sobre o SC,realmente Alonso nasceu com aquilo virado pra lua,foi ele destruir o f10 no muro de Mônaco,pra um SC salva-lo.Já com Massa numa pista que isso sempre acontece,nem as Hispanhas deram de cara no muro(a do indiano claro poderia ter nos feito esse favor).

      Se o Massa despois de ter perdido mais de 1 minuto entre batiba e troca do o bico,estava prestes a tomar a 9 posição do Shumy.Me arrisco a dizer que com um SC ele poderia ter conseguido um 5 ou 6 lugar.

      Abraço!

      PS:Não respondi a altura o detrator “MOR” Wilson e seu dicipulo,pra poupar os que realmente entendem de F1.Mas só queria lembra-los que ainda estão em disputa 275 pontos e a diferença do Alonso pro Massa são 27.

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 14/06/2010, 9:03 am
    • Srs. Alex e Daniel bom dia, o post do Sirlan foi muito bom, aliás como sempre tem sido, mas as vossas “recolocacões”, me permitam dizer assim, foram precisas segundo minha humilde avaliação, que ante a isso nada tenho a acrescentar!:D

      abcs

      Publicado por Teo | 14/06/2010, 10:28 am
    • o Fernando Alonso já é o 1º piloto dentro da equipe…

      Publicado por Fernando Kesnault | 14/06/2010, 4:16 pm
    • voce nao vai responder nada daniel lima porque nao tem o que responder.
      macarrone segundito e pronto!
      o alonso só passa os gp2, massa não passa nada. É passado!

      Publicado por wilson | 14/06/2010, 11:56 pm
    • Wilson,

      O filme começou a se repetir.Como na época do Kimi,vcs comedores de paella davam como certa a saida do Massa,e o que aconteceu?Renovou por 2 anos.Agora com 275 pontos em disputa,falam como se Alonso já não pudesse ser alcançado pelo Massa.Vcs comedores de paella,ao final da temporada,vão aprender uma lição que os torcedores do Kimi aprederam…QUE O JOGO SÓ TERMINA QUANDO ACABA.

      Minha resposta será em Valência,vamos ver quem chega na frente.
      E após umas 6 corridas,vamos ver quem esta na frente no campeonato-se é o piloto n1 da Ferrari dono do F10 n7 ou o segundo piloto dono do F10 n8.

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 15/06/2010, 10:29 am
    • Mr. Daniel Lima, tow c/ vc e não abro nem pro “TREM” que é de “FERRO”, ainda mais pro dono do F10 de n1 que é de fibra e quebra fácil qd sempre bate em livres!:D

      Massa vai dar a resposta aos que merecem e aos que não, pra mim já basta por enquanto sua velocidade/desempenho em Montreal, arrisco um pouco mais que ele apesar dos ocorridos, chegaria até a brigar pela p3 ou p4 caso houvesse pelo ao menos hunzzinho safet car!

      abs

      Publicado por Teo | 15/06/2010, 11:36 am
  35. Para quem gosta de estatísticas, a única vez que a McLaren havia feito 1-2 no Canadá havia sido em 1988: Senna e Prost.

    Publicado por Willian | 13/06/2010, 7:44 pm
  36. Será que Ron Dennis está feliz por ter “apadrinhado” Hamilton desde quando ele era um garoto?

    Hoje o CEO da Mclaren colhe os frutos de uma decisão mto bem acertada.

    Lewis o Afro-Senna do Século XXI ! Rumo ao Bi!

    Publicado por Dorfão | 13/06/2010, 8:19 pm
  37. Agora podemos tentar comparar grosseiramente o resultado das 4 primeiras corridas (orientais) com o destas 4 últimas (ocidentais).

    #. PILOTO ….. PTS LARG ……. PTS CHEG ……. LARG/CHEG
    1. HAM ……….. 20 — 68 ………. 49 — 60 ……. +29 — -8
    2. BUT ………… 26 — 38 ………. 60 — 46 …….. +34 — +8
    3. WEB ………… 69 — 81 ………. 28 — 75 …….. -41 — -6
    4. ALO ………… 45 — 27 ………. 49 — 45 …….. +4 — +18
    5. VET …………. 90 — 66 ……… 45 — 45 ……… -45 — -21
    6. ROS …………. 48 — 21 ………. 50 — 24 …….. +2 — +3
    7. KUB ………… 16 — 34 ………. 40 — 33 ……… +24 — -1
    8. MAS ………… 34 — 26 ………. 41 — 26 ……… +7 — 0
    9. SCH …………. 18 — 24 ……….. 10 — 24 …….. -8 — 0
    0. SUT …………. 15 — 2 ………. .. 10 — 13 …….. -5 — +11

    McLaren teve resultados quase idênticos antes (109) e agora (106), na verdade, fez 3 pontos a menos agora. Hamilton fez agora os mesmos 60 pontos feitos antes por Button. Digamos assim, McLaren melhorou sem aumentar a pontuação. Mas largaram de posições melhores. Apesar de que Button largou apenas um pouco melhor agora (38) do que antes (26). Enquanto que Hamilton cresceu muito nas classificações de agora (68) comparadas com as de antes (20), passou a ser o 2. melhor classificador, só perdendo pra RedBull de Webber.
    RedBull foi muito melhor agora que antes. Graças a Webber que fez 75 pontos agora contra os meros 28 pontos de antes. Vettel fez agora os mesmos 45 pontos de antes. Piorou fazendo o mesmo. E sua posição de largada agora (66) está bem abaixo que antes (90).
    Ferrari tá se segurando. Classificava melhor antes tanto com Alonso (45) quanto com Massa (34). Agora nem Alonso (27) nem Massa (26) conseguiram repetir as classificações anteriores. Ambos praticamente largaram igual agora. Mas Alonso conseguiu quase dobrar sua pontuação de chegada agora (45) e fez apenas 4 pontos a menos que antes (49) e com um carro pior em relação aos concorrentes, já Massa ficou agora (26) bem abaixo do que havia somado antes (41).
    Renault entregou para Kubica um carro que classifica melhor agora (34) que antes (16), mas que fez menos pontos agora (33) que antes (40). Uma incógnita. Assim estão piores ainda que pareçam melhores.
    Mercedes nivelou por baixo. Rosberg pelo visto foi muito prejudicado pela direção tomada agora e Schumacher não foi realmente favorecido por isso. Ambos fizeram a mesma pontuação agora (24 pra cada). Metade do que Rosberg fez antes (50). E estão agora (48) abaixo do que haviam somado antes (60).
    A ForceIndia tá ali fazendo um bom papel de coadjuvante. E Sutil conseguiu somar mais pontos agora (13) do que havia feito antes (10), mesmo tendo um carro que classifica pior agora (2) do que antes (15).
    O que vocês acham?

    A meu ver, esta fase atlântico-mediterrânea só acaba mesmo lá em Valência.
    Depois realmente estaremos vendo a fase européia, com 5 circuitos muito mais convencionais. Veremos quem vai se dar bem nesta fase.
    Button papou a primeira fase.
    Webber tá com chances de ficar à frente nesta segunda fase. Mas Hamilton está na cola e pode terminar na frente de Webber se tirar os 15 pontos de vantagem do australiano.
    Até onde vai a liderança de Hamilton? Ninguém conseguiu liderar por mais que duas rodadas seguidas.

    Publicado por Alexandre Pires | 13/06/2010, 8:25 pm
  38. lewis hamilton +ron dennis=vitória da mclaren

    Publicado por LUIS FERNANDO-RJ | 13/06/2010, 9:45 pm
  39. Amigos, grande prova, como todos já previamos…

    McLaren muito eficiente. Estratégia acertada. Quando o Becken fez o post sobre a diferença que poderia fazer a escolha dos pneus para a classificação e primeira perna da corrida, achei que o mais acertado seria largar de macios, como tem sido comum nessa temporada. A Red Bull arriscou, mas não considerou que, em uma pista que os macios se desgastam acima do normal, os duros também se desgastarão acima do normal. O único ponto que a McLaren precisa melhorar, e muito, é nas trocas de pneus. Não é a primeira vez que Lewis perde posições nos boxes.
    Mas o melhor da McLaren são seus pilotos. Hamilton é fora do comum. Primeiro pela sua impressionante pole ontém. Depois pela corrida soberba, como disse o Becken. Mostrou todo o seu talento se defendendo, atacando, poupando equipamento, andando forte quando o momento exigia. Chegou à liderança agora, mas poderia já estar nela à mais tempo se não fossem aqueles 18 pontos perdidos na Espanha. Vejo ele como fortíssimo candidato ao título. Sua sede pelo bí esta enorme!
    Button também foi impressionante. Sempre na sua tocada suave se mantendo perto dos adversários e vindo muito forte no final das provas. Hoje se repetiu e a vítima da vez foi Alonso.
    Ele veio forte pra tirar a diferença pro Hamilton, mas quando este fez volta mais rápida, Button deve ter se lembrado da briga da última prova e pensou: ‘eu não quero tomar mais uma dele não, vou ficar por aqui’, hehehe…

    Sirlan já destacou os principais pontos da corrida, mas eu deixo aqui mais um: a Red Bull ainda precisa amadurecer muito para ser grande. Sua velocidade é incontestável, mas sua confiabilidade é muito baixa para quem quer ganhar campeonatos. Primeiro a caixa de câmbio trocada de Webber e depois os problemas de motor do Vettel no fim da corrida.

    Publicado por Allan Wiese | 13/06/2010, 9:47 pm
    • Allan,

      Realmente, a McLaren foi exuberante.
      Mas Hamilton só é líder agora porque Webber foi muito mal nas 4 primeiras corridas.
      Webber, sim, tá pagando pelo desempenho pregresso.
      Pois nestas 4 últimas corridas Webber foi superior ao Hamilton de longe, tanto em classificação (mesmo com a punição) quando em pontuação.
      Se Webber conseguir manter seu desempenho recente, Hamilton inevitavelmente será ultrapassado pelo australiano. (Claro que não torço pra isso).

      Fiquemos assim: McLaren foi a melhor equipe nas 4 últimas, mas Webber foi o melhor piloto.
      (Talvez seguido por Hamilton, Button e Alonso).

      Publicado por Alexandre Pires | 14/06/2010, 10:10 am
    • É verdade Alexandre. Como torcedor considerei apenas o que Hamilton perdeu e esqueci de ver também os outros.
      Mas prossigo dizendo: o momento da McLaren é muito melhor do que o da Red Bull. E nós já vimos: não adianta ter carro se não tiver cabeça. E nossos pilotos tem cabeça de sobra. E com um carro cada vez mais competitivo, eu sou mais McLaren!

      Publicado por Allan Wiese | 14/06/2010, 10:21 am
    • Também tou na torcida, mas continuo impressionado com o desempenho recente da RedBull. É claro que agora os touros têm um concorrente no cangote. Mas perderam liderança, vice-liderança e construtores sem realmente perder como parece.
      Falei disso em outro comment.
      A McLaren tá ganhando na constância. Já que nas 4 últimas corridas as RedBull estão na frente como equipe.
      O melhor da RedBull, Webber, fez 75 pontos contra 60 pontos do melhor da McLaren, Hamilton.
      O segundo da RedBull, Vettel, fez 45 pontos contra 46 pontos do segundo da McLaren, Button.
      Isto só nas 4 últimas corridas.
      Imagina se a RedBull consegue apenas manter a toada? Ou se Webber segura a boa fase e Vettel consegue pontuar mais? (Vettel fez os mesmos 45 pontos das 4 primeiras também nas 4 últimas corridas.)
      Enfim, a McLaren saiu da China liderando e sai agora do Canadá liderando. A história se repetindo. Só que com uma RedBull que também conseguiu fazer muito mais que antes.

      Publicado por Alexandre Pires | 14/06/2010, 10:55 am
    • Aguardemos Alexandre.

      Mas como os pilotos falaram a uns tempos atrás, esse tem tudo pra ser um dos melhores campeonatos da história. E está sendo: 5 líderes e 8 etapas, 3 pontos entre cada um dos 3 primeiros.

      Alexandre, não sei se você já fez, mas como estaria o campeonato na pontuação válida até ano passado? Bateu a curiosidade…

      Publicado por Allan Wiese | 14/06/2010, 11:05 am
    • Quero confirmar a evolução da McLaren em Valência. Se ali o Hamilton alcançar ou ultrapassar Webber na pontuação contada apenas da Espanha até o GP da Europa, aí sim a briga vai ser interessante.
      Então, não tinha feito a simulação de pontos segundo a regra válida até 2009. Mas como você falou, fui lá e arrisquei. Não sei se está cem porcento, mas já dá pra ter uma noção. Veja aí.

      WDC
      1. HAM 44
      2. BUT 43
      3. WEB 40
      4. ALO 38
      5. VET 37
      6. KUB 29
      7. ROS 29
      8. MAS 26
      9. SCH 13
      10. SUT 7
      11. LIU 2
      12. PET 2
      13. BAR 1
      14. BUE 1

      WCC
      1. McLaren 87
      2. RedBull 77
      3. Ferrari 64
      4. Mercedes 42
      5. Renault 31
      6. ForceIndia 9
      7. Williams 1
      8. ToroRosso 1

      Publicado por Alexandre Pires | 14/06/2010, 11:41 am
    • Interessante. O equilíbrio está realmente muito bom, em ambos os sistemas de pontuação.
      Os três primeiros ganharam duas cada um. Está na frente aquele que menos desperdiçou pontos. É algo óbvio, mas que mostra que a constância é muito válida. Foi com essa constância que Hamilton quase ganhou em seu ano de estréia (com exceção das duas últimas provas) e foi campeão em 2008. Só não estava na briga por falta de carro… Eu confiante no bi de Hamilton justamente por isso.

      Publicado por Allan Wiese | 14/06/2010, 12:25 pm
    • Faltaram umas palavras no meu comentário anterior:
      Só não estava na briga ano passado por falta de carro.
      Eu estou confiante no bi de Hamilton…

      Publicado por Allan Wiese | 14/06/2010, 12:49 pm
    • Vou esperar até Valência pra acreditar na tal virada da McLaren. O fim do cruzeiro pelo mediterrâneo encerra a metade inicial da temporada, confirmando ou não o nivelamento entre as duas maiores forças do campeonato.
      E depois que cruzarmos o cabo da boa esperança (GP da Inglaterra), aí começaremos a metade final do campeonato, só quero ver.

      Mas repito. A RedBull foi melhor nas últimas quatro e, talvez, continue melhor após contabilizarmos Valência.
      A McLaren tem de trabalhar muito ainda pra se igualar às RedBull em posições de largada e em posições de chegada.
      A gordura da primeira fase acumulada pela McLaren (36 pontos) tá sendo tirada pela RedBull na segunda fase (14 pontos), agora só sobraram 22 pontos.
      Campeonato é dinâmico. E a RedBull ainda está melhor, menos do que podíamos imaginar, mas ainda fez 120 contra 106 da McLaren no momento de ascensão dos prateados que deveriam ser laranjas.
      Chega logo Valência pra sabermos se Woking tá trabalhando melhor que Milton Keynes!

      Publicado por Alexandre Pires | 14/06/2010, 12:59 pm
  40. A parem de torçer para o hamilton vcs sao muito azarendo******* talves por essa razao ele perdeu seu primeiro mundial ” por tantos brasileiros torcerem para ele ” por favor paremmmmmmmmmmm torçam para o webber quem sabe assim ele perde as 5 ultimas corridas .. please brasileiros urucubaquentos.

    Publicado por Christian | 14/06/2010, 4:01 am
  41. Pessoal, kd os pitacos do Cassius Clay Regazzone?
    É essencial….

    E belo artigo do Silan e do Allan Wise. Alex Ctba sempre mto racional e inteligente.

    Publicado por dorfão | 14/06/2010, 8:37 am
  42. Sirlan, grande Sirlan Bola Dentro.

    Publicado por Anselmo Coyote | 14/06/2010, 1:00 pm
  43. Bons Dias Meus F1 Freaks Like Me

    Excelente corrida da McLaren que esteve muito superior a todas as outras equipes. Grande vitória do Hamilton sendo mais afoito que o Alonso, este pareceu-me distraído quando teve que ultrapassar retardatário, deu a impressão que achava que eles pura e simplesmente se teriam que afastar e não atrapalhar nada..Então na passagem do Button ainda estou para perceber porque se meteu para a direita mal passou o Chandok deixando aquele buracão para o Conde o passar..

    Em Valência vamos ver se a Ferrari com o F10B, que segundo se diz é uma cópia do Red-Bull, pelo menos a parte traseira, vai estar mais competitiva e ao nível das outras..também em comparação com a Turquia

    Loas à McLaren ao Hamilton e ao Button Prémio de inocente para o Alonso..embora tenha a impressão que a equipe de Woking com a sua invenção estaria irresistível..

    Abraços

    Publicado por SennaCeccotto12 | 14/06/2010, 1:41 pm
  44. Dobradinhas até o 8. GP:
    4 (8) em 2007, sendo 3 (4) da McLaren e 1 (4) da Ferrari.
    4 (4) em 2008, sendo 3 da Ferrari e 1 da BMW.
    5 (8) em 2009, sendo 3 (4) da Brawn e 2 (4) da RedBull.
    6 (?) em 2009, sendo 3 da McLaren, 2 da RedBull e 1 da Ferrari.

    Este aumento quase constante das dobradinhas significa a contratação de duplas mais equilibradas? Ou significaria a primazia do carro sobre o piloto? Ou outra coisa?
    Fico com a primeira, acho que com duplas mais parelhas a equipe aumenta muito mais a chance de dobrar o pódio.
    Não por acaso a McLaren ficou sem dobradinha em 2008 e 2009, atribuo isto ao efeito Kovalainen: famoso fenômeno automobilístico que ocorre quando juntamos um elemento de direção apurada com outro de direção mediana.
    Agora a aposta das equipes será em tentar sempre um efeito Button: junta bom com bom e vê no que dá.
    Isto só não dá certo quando há chances de ocorrer um efeito Alonso ou seu equivalente germânico, o efeito Schumacher: a equipe sempre corre risco de naufragar, mas o piloto pode se destacar e ser campeão.
    Mas o pior de tudo é o efeito Raikkonen: por onde passa deixa uma urucubaca dos diabos!

    Publicado por Alexandre Pires | 14/06/2010, 1:46 pm
    • Whitmarsh também acha que a dupla faz diferença. Ele disse que a dupla da McLaren tem os melhores pilotos da atualidade. Concordo.

      E uma dupla consistente faz diferença sim. Como o Alexandre destacou, no caso da McLaren em 2008 e 2009, apenas um piloto bom não ajuda em nada. Quando se tem dois grandes pilotos, um coloca o outro no limite e ambos sempre evoluirão. E isso também traz belas disputas entre os pilotos, o que é ótimo para os fãs, já que existe sempre a possibilidade de resultados como Turquia/2010.

      Hehehe, belas descrições dos efeitos Alexandre!

      Publicado por Allan Wiese | 14/06/2010, 2:06 pm
    • “Quando se tem dois grandes pilotos, um coloca o outro no limite e ambos sempre evoluirão.”

      Exato.
      E tem mais. Numa situação como a de ontem, já no final do campeonato, o Button seguraria o Comedor de Paella em 3o lugar até acabar a corrida, coisa que o Kovaleinen jamais conseguiria.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 14/06/2010, 2:21 pm
    • Allan e Anselmo,

      Lendo o que vocês escreveram, fiquei pensando se haverá a tal manutenção de duplas para 2011.
      Será que vale à pena a atual máxima da Fórmula 1: um experiente com uma promessa?
      Acredito que podem haver mudanças, pelo menos, na Renault, na Sauber, na ToroRosso e na ForceIndia.
      Mas será que nas grandes a paz reinará até 2012?
      Talvez nada mude até 2011 como já aventamos aqui. Mas um mercado que se dá o luxo de ficar sem Raikkonen e sem Heidfeld, ainda que trintões, teria de ter mostrado gente muito boa este ano. Ficou devendo.

      Publicado por Alexandre Pires | 14/06/2010, 4:18 pm
    • Alexandre, acho que vai depender de equipe para equipe. Algumas equipes, historicamente, sempre buscaram ter duplas altamente competitivas. Outras preferiam um ótimo piloto e um bom escudeiro. McLaren e Ferrari são exemplos.
      Em 2008 e 2009, para ficar na história recente, a McLaren optou pela segunda opção, depois de ter tido uma experiência pouco agradável com dois grandes pilotos (um era promessa, certo, mas que mostrou desde o começo o seu arrojo). Viu que não dá certo, mesmo ganhando um campeonato de pilotos nesses dois anos, mas com méritos totais do seu grande piloto. Vejam que ano passado ela foi em busca o tempo todo de pilotos capazes de brigar: Massa, Barrichelo, Raikonnen e por fim Button.
      Já a Ferrari, depois de um longo tempo na situação de um grande e um escudeiro (por contrato), arriscou um pouco mais em suas duplas. Colocou Massa ainda no status de promessa para correr um ano com Schumacher e depois trouxe Kimi, grande piloto que ainda não tinha ganho por detalhes em pelo menos duas temporadas. Nesse meio tempo, Massa deixou de ser promessa. Com isso, ela ganhou 1 de pilotos e 2 de construtores com essa configuração. E depois da saída do Kimi trouxe outro piloto de ponta para dividir os boxes na equipe.
      Não sei se interpretei corretamente o seu pensamento, mas parece que você quis destacar que isso está se tornando uma tendência, ter dois pilotos estabelecidos. Acho que tem se mostrado uma escolha acertada, mas não é algo fácil de se conseguir.
      O fato de termos hoje equipes que fazem esse equilíbrio entre experiência/promessa ainda é um reflexo do grande período em que a Ferrari dominou desse modo. Mas também pelo fato de se ter mais pilotos com menos experiência hoje do que mais experientes. Só também não entendo por que deixar Kimi e Nick de fora. No caso da Toro Rosso, se explica pelo marketing da juventde, mas e em outras equipes?
      Lógico, ter dois pilotos estabelecidos não poderá ser pra sempre, por que os anos passam para todos e a renovação é algo necessário. Mas não é fácil acertar em uma promessa como foi o caso da McLaren com Hamilton, por exemplo.

      Para as pequenas, que analisem a história recente, meçam e façam uma boa escolha que esteja ao seu alcance.
      Quanto às grandes, penso que pro ano que vem tudo fica como está. Depois disso, aguardemos o desenrolar da temporada de 2011 para sabermos.

      Publicado por Allan Wiese | 14/06/2010, 4:45 pm
    • É isso mesmo, Allan! A meu ver todo mundo vai buscar um ‘efeito Button’.
      Achei boa sua observação da relação entre o padrão #1/#2 e o sucesso Schumacher/Barrichello. Não tinha pensado nisso.
      Acho que as pequenas não vão arriscar tanto mais nesta combinação…
      Ano que vem já saberemos se a moda pegou.

      Publicado por Alexandre Pires | 14/06/2010, 5:54 pm
    • Alexandre e Wiese,

      Concordo em muitos termos com vcs.
      Ambas as fórmulas deram certo e deram errado em passado recente. Piloto x motorista (Hamilton x Kova), (Schumacher x Barriquelo), (Button x Barriquelo) e (Nada Sei x Fisichella).

      1o Piloto x 2o Piloto (Kimi x Massa).

      Tivemos também Piloto x Piloto (Mansell x Piquet) e (Senna x Prost).

      Então, eu não vejo um resultado padrão para qualquer das fórmulas. O que eu acho é F1 é lugar de pilotos e não de motoristas.

      “Vejam que ano passado ela foi em busca o tempo todo de pilotos capazes de brigar: Massa, BARRICHELLO….”

      BARRIQUELO???????

      Fala sério!!! O Barriquelo apanha do próprio carro.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 15/06/2010, 10:16 am
    • Acho Barrichelo um piloto capaz (não um gênio, mas muito capaz) que teve mistos de incompetência e muito azar ao longo da carreira.
      Não seria do nível do Button hoje na McLaren, mas seria melhor do que Kovalainen, sem sombra de dúvidas…

      Publicado por Allan Wiese | 15/06/2010, 11:29 pm
  45. LIDERANÇA E VICE-LIDERANÇA DO CAMPEONATO DE CONSTRUTORES

    #1 Ferrari #2 McLaren (Barém)
    #1 Ferrari #2 McLaren (Austrália)
    #1 Ferrari #2 McLaren (Malásia)
    #1 McLaren #2 Ferrari (China)
    #1 McLaren #2 Ferrari (Espanha)
    #1 RedBull #2 Ferrari (Mônaco)
    #1 McLaren #2 RedBull (Turquia)
    #1 McLaren #2 RedBull (Canadá)

    Publicado por Alexandre Pires | 14/06/2010, 5:37 pm
    • Alexandre, ótimos dados, mais uma vez, o interessando é que, considerado por muitos o melhor carro do Grid, só liderou o campeonato uma vez…

      E a “squadra Ferrari” esta caindo de rendimento no campeonato, para loucura dos Carcamanos

      Publicado por Jackson | 14/06/2010, 6:15 pm
    • Jackson,

      Você foi no ponto!
      Foi isto que também me surpreendeu.
      Estes ‘retratos’ sempre trazem um ponto de vista diferente a respeito da história do campeonato.
      Acho que a velha forma de Massa já tá fazendo falta lá em Maranello.
      Mas acho que Massa ainda voltará a se destacar.
      Especialmente na fase européia tradicional: da Inglaterra à Itália!
      Tá só precisando encaixar uma boa classificação com uma corrida sem má-sorte.

      Tenho a impressão que o F10 é melhor que o F60, só que com aquele Massa não tem conseguido tirar leite de pedra como fez com este ano passado.
      Será que o F10 é pior que o F60???
      Ou o Massa de 2010 está pior que o Massa de 2009?

      Publicado por Alexandre Pires | 14/06/2010, 6:31 pm
    • E a constância da McLaren, mesmo sem o melhor carro no início, mas administrando melhor os seus pontos, é que a deixa como líder do campeonato agora. Sua vantagem ainda é pequena, mas já está perto de uma vitória de diferença…
      Temos essa característica forte de desenvolvimento durante o campeonato e também de não parar quando chegamos à frente. Contando com os pilotos que temos, coloco a McLaren como grande favorita ao título de construtores. Pode parecer cedo para dizer isso (talvez eu queime meus dedos), mas não o faço apenas como torcedor (claro que muito como tal).

      Publicado por Allan Wiese | 14/06/2010, 10:36 pm
  46. Alexandre Pires ,

    Dados e estatisticas é com você mesmo (:
    Consegue nos passar os tempos de volta das duplas da Red Bull,Mclaren e Ferrari?

    Abraço!

    Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 14/06/2010, 6:04 pm
    • Daniel,
      As voltas rápidas?
      Se for isto, não tenho aqui, mas dá pra você pegar lá no formula1.com, normalmente, eu olho isto por lá.
      Costumo brincar mais com dados de resultado e menos com os de velocidade.
      No começo, até estava acompanhando o ‘gap’ entre as equipes em cada evento do fim de semana, mas depois parei de montar a base…
      Quem sabe no futuro!?
      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 14/06/2010, 6:20 pm
    • Alexandre,

      Exato,as medias de tempo de cada um e as voltas mais rapidas.
      Vou dar uma olhada no formula1.com

      Valeu,abraço!

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 14/06/2010, 6:25 pm
  47. Comentário tardio devido trabalho.

    Não há mais o que se falar depois da turma aí de cima ter dissecado tudo e bem. Só conseguí ver a corrida completa ontem, depois que gravei o pacote da BBC.

    Corrida fantástica, bem ao estilo de uma boa e tradicional pista. Outra constatação: reabastecimento proibido = corridas sensacionais em sua maioria, mesmo em alguns “tilkódromos”.

    Grandes e precisas atuações da dupla da McLaren. Ferrari se recompondo um pouco da Turquia – mas já era esperado – pneus macios e grip mecânico. Nada Sei, um tanto quanto cauteloso – ultrapassagens e gerência de retardatários e Massa melhorando velocidade mas se atrapalhando até com o Liuzzi e confiando no “mano” Alemão. Sifu!

    Corrida surpreendente onde até o Buemi liderou! Tião e Canguru, vítima das escolhas da equipe com os Bridge. Aliás o diretor da fornecedora japa ficou com cara de bunda ao ser entrevistado no fórum pós-corrida da BBC, quando lhe disseram que seria ótimo para as corridas se a Bridge sempre escolhesse pneus que se deteriorassem mais. O coração do japa deve ter disparado.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 16/06/2010, 5:29 pm
  48. Pilotagem perfeita e exuberante do LH! Mereceu, e com sobras, a vitória.

    Tem garra e extrema habilidade o sujeito.

    Sem mais.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 16/06/2010, 5:44 pm

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