//
você está lendo...
ARTIGOS

Celebrando os mecânicos da Ferrari

Vocês sabem de quem foi o “pit stop” mais rápido GP do Canadá? Sim, dele mesmo, Alonso, na volta 7 (7.177s), justamente o pit stop em que ele pulou à frente de Lewis Hamilton (8.69s) e assumiu a liderança da corrida para perdê-la logo depois, enrroladíssimo, na disputa pela liderança com Sebastien Buemi e Lewis.

O primeiro pit stop de Hamilton foi o 28º mais rápido entre os 58 executados em Montreal, uma “lentidão” padrão da McLaren em 2010 e que o fez perder posições determinantes em Istambul e na China anteriormente — as duas para Vettel.

Pelo barulho feito pelas equipes na pré-temporada — inclusive com a sugestão da FOTA de distribuir pontos por pit stop mais rápido — já sabíamos que o trabalho dos mecânicos na troca de pneus seria crucial, mas descobrimos o impacto depois do espetacular trabalho feito pela rapaziada da Ferrari domingo, o que quase rendeu uma vitória a Alonso.

Depois da tragédia que foi Cingapura 2008, a Ferrari já pode ter plena confiança nos membros menos glamourosos de sua equipe.

Sumário de pit stops no Canadá:

Piloto Equipe Tempo Volta
1 Fernando Alonso Ferrari 7.177 7
2 Michael Schumacher Mercedes 7.452 33
3 Fernando Alonso Ferrari 7.463 28
4 Michael Schumacher Mercedes 7.479 12
5 Jaime Alguersuari Toro Rosso 7.567 25
6 Vitantonio Liuzzi Force India 7.645 24
7 Nico Rosberg Mercedes 7.706 27
8 Lewis Hamilton McLaren 7.731 26
9 Nico Hülkenberg Williams 7.799 24
10 Jenson Button McLaren 7.8 27
11 Robert Kubica Renault 7.836 9
12 Mark Webber Red Bull 7.888 13
13 Adrian Sutil Force India 7.892 6
14 Nico Rosberg Mercedes 8.034 5
15 Robert Kubica Renault 8.074 59
16 Sebastian Vettel Red Bull 8.08 14
17 Sebastian Vettel Red Bull 8.163 27
18 Mark Webber Red Bull 8.209 50
19 Jaime Alguersuari Toro Rosso 8.233 7
20 Nico Hülkenberg Williams 8.256 58
21 Sebastien Buemi Toro Rosso 8.315 35
22 Sebastien Buemi Toro Rosso 8.432 15
23 Timo Glock Virgin 8.457 48
24 Vitaly Petrov Renault 8.464 56
25 Jenson Button McLaren 8.468 6
26 Robert Kubica Renault 8.642 26
27 Michael Schumacher Mercedes 8.646 14
28 Lewis Hamilton McLaren 8.69 7
29 Timo Glock Virgin 8.696 32
30 Rubens Barrichello Williams 8.861 7
31 Timo Glock Virgin 8.898 24
32 Jaime Alguersuari Toro Rosso 9.126 42
33 Felipe Massa Ferrari 9.271 41
34 Lucas di Grassi Virgin 9.338 28
35 Heikki Kovalainen Lotus 9.386 51
36 Jarno Trulli Lotus 9.424 30
37 Rubens Barrichello Williams 9.441 30
38 Lucas di Grassi Virgin 9.585 40
39 Pedro de la Rosa Sauber 9.596 18
40 Timo Glock Virgin 9.982 15
41 Heikki Kovalainen Lotus 10.06 16
42 Lucas di Grassi Virgin 10.091 14
43 Felipe Massa Ferrari 10.208 23
44 Sebastien Buemi Toro Rosso 10.388 50
45 Karun Chandhok HRT 10.419 19
46 Heikki Kovalainen Lotus 10.824 32
47 Jarno Trulli Lotus 11.408 5
48 Adrian Sutil Force India 11.453 27
49 Karun Chandhok HRT 11.788 45
50 Felipe Massa Ferrari 12.557 63
51 Nico Hülkenberg Williams 13.387 6
52 Pedro de la Rosa Sauber 13.697 1
53 Vitantonio Liuzzi Force India 14.99 1
54 Rubens Barrichello Williams 16.109 11
55 Vitaly Petrov Renault 16.446 18
56 Jarno Trulli Lotus 21.68 40
57 Felipe Massa Ferrari 22.02 1
58 Jarno Trulli Lotus 33.581 41

Discussão

12 comentários sobre “Celebrando os mecânicos da Ferrari

  1. O mais gozado é que, a 1ª e 2ª posição foi com o Dom Fernando Alonso das Asturias, nosso Massinha…. Certo que ele teve que trocar o bico nas suas paradas, mas nada que justifique né…

    Publicado por Jackson | 16/06/2010, 7:06 pm
  2. Pois é. A McLaren consegiu ser 1.5 segundos mais lento. Um segundo e meio é uma eternidade para a F1 e para quem disputa um título. A McLaren vem dando aulas de como uma equipe deve trabalhar no desenvolvimento do carro. Mas em termos de pit estão muito longe do aceitável. Sorte dela é ter pilotos como Hamilton e Button.

    Publicado por djow | 16/06/2010, 8:13 pm
  3. Becken, confesso q não entendi esses tempos, embora façam sentido. No site da FIA, no arquivo em PDF do “Race Pit Stop Summary” eles só disponibilizam o tempo total. Esse pit stop do Alonso na volta 7, está com um tempo total de 21.277 e o do Schumi na volta 33 com tempo total de 21.552. Eu disse q faz sentido esse tempo de pit do Alonso de 7.177, pq um drive-through, o piloto fazia em 14 segundos e pouco.

    O q eu não entendi, era aquele tempo q a transmissão colocava. Por exemplo, tivemos dois recordes, nos pit-stops da Red Bull, q o Reginaldo Leme depois confirmou: 3,3 e 3,0 segundos.

    Esses tempos q a TV coloca, não são reais ? Pq eles estão colocando perda total e trabalho dos mecânicos, q gira em torno de 4 segundos.

    Publicado por Alex-Ctba | 16/06/2010, 8:18 pm
    • Alex – Eu ia utilizar o tempo da FIA também, mas o Keith Collantine tem a melhor fórmula para o calculo, na minha opinião:

      http://www.f1fanatic.co.uk/2010/06/16/canadian-grand-prix-pit-stops/

      Ele não calculou apenas o tempo em que a troca é feita (engate e desengate de pneus!), mas o tempo em que o piloto permanece parado nos boxes. Ele subtraiu do tempo fornecido pela FIA a média de perda de tempo nos boxes fornecido pela Williams, que é de 14.1.

      Claro que é preciosismo e ninguém vai atentar para isso, mas eu achei a ideia tão sensancional que postei estes dados.

      Publicado por Becken Lima | 16/06/2010, 8:29 pm
    • Entendi. Fantástico mesmo, pq fica bem coerente esses tempos. Prova disso é o tempo de drive-through, q girou em torno de 14 segundos nesse GP. Esses tempos então estão mais próximos da realidade de fato.

      Publicado por Alex-Ctba | 16/06/2010, 9:12 pm
  4. De fato os mecânicos da Ferrari estão de parabéns pelo ótimo trabalho. E a McLaren precisa abrir o olho. As trocas devem ser feitas no mínimo no tempo das segundas troca de Lewis e Jenson.
    Mas quando os dois estavam lado a lado na saída e Alonso ficou na frente eu pensei: beleza, vai ter ultrapassagem. E não deu outra, hehehe…

    Publicado por Allan Wiese | 16/06/2010, 9:18 pm
  5. Óbvio que a questão é diretamente relacionada aos mecânicos, mas devemos atentar também para os processos. Lembremos da famosa ‘porca’ que a Ferrari introduziu – acho que essa peça não foi copiada pela McLaren. Que vem sendo sucessivamente mais lenta nos pits que Ferrari, Red Bull e Mercedes.

    Publicado por Will | 17/06/2010, 7:43 am
    • Não tenho certeza mas a Mercedes e a Red Bull também não copiaram a porca “oitavada” da ferrari e memso assim vem sendo melhores que a Mclaren nesse aspecto. Outro detalhe, que não tenho certeza, é que não há como copiar a porca da ferrari pois isso alteraria o padrão das rodas o que a FIA não por já estarem homologadas.

      Na minha opinião, o problema da McLaren nos pits está no treino. Não sei quantas vezes eles estão fazendo a repetição de troca de pneus nos treinos e na sede da equipe. Mas deveriam fazer no mínimo o dobro.

      Até agora os pilotos conseguiram arrumar o problema gerado pela equipe. Mas em algum momento isso pode não ser possível e, por isso, a equipe e os pilotos podem perder pontos preciosos.

      Publicado por djow | 17/06/2010, 1:39 pm
  6. “Depois da tragédia que foi Cingapura 2008, a Ferrari já pode ter plena confiança nos membros menos glamourosos de sua equipe.”

    Forçou a opinião. Ferrari ainda precisa remar muito pra voltar a ter confiança.
    Diria que um pit-stop desse não se repete tão cedo…

    Publicado por Bruno Said | 17/06/2010, 8:06 am
  7. Quando o abastecimento ainda não era permitido, nos anos 80, a Ferrari dava show de rapidez na troca de pneus. E naquela época não havia limite de velocidade nos boxes!

    O que leva a crer que o problema dos italianos é com a mangueira. :-)

    Desculpem a bobagem mas eu não resisti.

    Publicado por Beatle Ed | 17/06/2010, 3:20 pm
  8. Gostaria de parabenizar Becken Lima, pelo site, que eu leio diariamente, as informações técnicas que você traz, são otimas, e é muito melhor do que o site da detentora dos direitos de imagem da F1, Parabéns

    Publicado por Francis_Londrina | 17/06/2010, 4:01 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: