//
você está lendo...
ARTIGOS

Bridgestone confirma agressiva seleção de compostos

Esta aí. A Bridgestone prometeu e cumpriu a agressiva seleção de compostos para os GPs da Alemanha em diante e que devem — teoricamente — recriar aquela situação de imprevisibilidade que vimos no GP do Canadá:

Europa…………..….Super-macios/Médios
Inglaterra…………Macios/ Duros
Alemanha…………Super-macios/Duros
Hungia……..……….Super-macios/Médios
Bélgica…………….Macios/ Duros
Itália…………..……..Macios/ Duros
Cingapura……….Super-macios/Médios

O curioso é que a combinação de compostos desse final de semana só foi utilizada no Bahrein, em Mônaco e no Canadá. Por acaso, onde a Ferrari foi uma adversária duríssima, o que tenho certeza se repetirá em Valência sábado e domingo.

Há muita gente pondo fé no “pacotaço” que promete dar a Alonso e Massa chances de vencer em Valência, mas a grande força da Ferrari neste final de semana estará nestes pneus super-macios. As mudanças prometem aumentar, sensivelmente, a pressão aerodinâmica do carro, mas o circuito urbano espanhol é, basicamente, um teste de velocidade de ponta, freios e tração, os pontos fortes do F10. Downforce é importante, o que estabiliza o carro sob frenagem, mas uma exigência menor em Valência…

Foi exatamente por isso que a Red Bull levou sua a asa duto para extrair performance em reta, e a McLaren esteja programando este aumento de “downforce” no MP4-25 justamente para Silverstone, onde será real e absolutamente necessário para enfrentar o poderoso carro da Red Bull.

Discussão

28 comentários sobre “Bridgestone confirma agressiva seleção de compostos

  1. Aposto no pacotão de Maranello, espero que voltem a ser competitivos em todos os circuitos, dando um pouco de trabalho a Red Bull e McLaren.

    Publicado por Jackson | 22/06/2010, 8:09 am
  2. A maior imprevisibilidade está para o GP da Alemanha, já que teremos a combinação dos compostos mais macio e mais duro na mesma corrida. Stints de macios muito curtos e o resto da prova de duros. Interessante ver como irão se comportar os pilotos para manterem os compostos em condições.
    Ótimo vai ser se tivermos corridas no ritmo de Istambul, com os pilotos do primeiro pelotão forçando o ritmo o tempo todo, pra ver o que acontece no fim da prova com pneus em condições deploráveis.

    Mas, como comentei no post sobre uso de pneus e estratégia, acho pouco provável que tenhamos uma repetição das duas paradas que se viram em Montreal. A não ser que tenhamos outra pista com condições semelhantes ao Gilles Vilenneuve (tem alguma que se compare?), equipes e pilotos vão manter a ‘tradição’ de uma parada para não perderem os ~20-25s de pitlane.

    E concordo com o Becken: o teste real para o pacote da Ferrari vai ser em ‘Silvastone’, já que em Valência isso estará disfarçado pelos pneus (a Ferrari quase não teve atualizações para o Canadá e andou forte por causa dos pneus).

    Publicado por Allan Wiese | 22/06/2010, 8:30 am
  3. Mais uma vez ‘regras’ mudando em detrimento do ‘espetáculo’.

    A bridgestone resolveu facilmente o ‘abacaxi’ que o Overtaking Work group não ‘descascou’.

    Vamos aguardar as emoções que virão.

    Sou mais McLaren em Valência, vamos continuar dando trabalho. Como Whitmarsh disse, somos capazes de vencer em qualquer pista.

    Publicado por Will | 22/06/2010, 8:50 am
  4. pode até vencer, mas não será mamata não.
    Pro hamilton fazer a pole no Canadá, precisaram fazer artificialismo pondo um mínimo de combustível. Resultado: Foram multados! (pouca coisa evidentemente) mas o que ficou é que se isso acontecer de novo, dona ma(FIA) punirá com perda de posições, então talvez seu hamilton não consiga mesma proeza em valência, mas com certeza estará entre os primeiros no grid.

    Publicado por wilson | 22/06/2010, 9:53 am
    • Engraçado que eu li muita gente dizendo isso, mas se você parar para analisar e calcular a pole do Hamilton vc acabará percebendo que a história pode ser diferente.

      O site da Williams diz que um carro consome 2.067 kg de combustível por volta no Canadá. Lewis completou metade de sua volta de retorno aos boxe, isso quer dizer que ele deveria ter, teoricamente, mais 1 kg de combustível ao menos no seu tanque para análise da FIA.

      A Williams diz também que cada 5 km de combustível (2.37 kg) equivale a +0.06 por volta, o que significa que o quilo a menos do Lewis lhe custaria 0.025 segundo naquela volta.

      Tenha em mente que Hamilton bateu Webber por “enormes” 0.268 segundo, então esta teoria de que ele conseguiu a pole por estar “mais leve” não tem fundamento.

      Acrescente o dado de que a McLaren consome mais combustível que a Red Bull, então a teoria vai completamente por terra.

      FONTE: http://bit.ly/9ewQXC

      Publicado por Becken Lima | 22/06/2010, 10:14 am
    • Como o Becken já falou, vou apenas assinar. Ok?

      Publicado por Will | 22/06/2010, 11:23 am
    • Isso me faz lembrar as poles para foto de capa de revista do Alonso em 2009, principalmente aquela que ele saiu com gasolina para 7 voltas, ou seja, com o carro super leve e já na volta 2 viu Hamilton riscar seu capacete, com um carro com combustível para 29 voltas.

      E por falar em artificialismo, como esquecer de Cingapura, com Alonso largando no fim do grid com combustível para 12 voltas numa pista sem pontos de ultrapassagem. Se bem que nesse caso ele deu sorte pois até venceu a corrida.

      Publicado por Carlos Alves | 22/06/2010, 12:55 pm
    • Isso sem considerar que muito provavelmente Lewis teria feito a pole mesmo com pneus duros já que no treino 3 ele foi, de pneus duros, apenas 0.22s mais lento que com pneus moles. Se o Webber, de duros, ficou a 0.268s do Lewis, então o inglês paparia a pole de qualquer forma.

      Mas é compreensível ver fãs do Sr. dos 0.7s menosprezando o Hamilton. O capaceta do cara tá cheio de riscos. Mas vamos ver agora, com a ajuda da fornecedora de pneus o que vira a temporada. A FIA, em Mônaco, já mostrou que se precisar, ela tá lá pra ajudar.

      Publicado por Carlos Alves | 22/06/2010, 2:09 pm
    • mesmo assim, para o canadá apostei em pole do hamilton tanto aqui como em outros blogs.
      Para valência não assino embaixo, acho que dá redbull com hamilton bem perto.

      Publicado por wilson | 22/06/2010, 7:37 pm
  5. É amigos a Ferrari estará de volta!!!E como nem Mclaren nem Red Bull fizeram suas partes em abrir vantagem quando deviam, agora Alonsito vai tirar a diferença e muito heim!!!

    Publicado por marcellopaz | 22/06/2010, 10:13 am
  6. Bom dia amigos,

    Aposto que Ferrari com Alonso e Massa vão dar muito trabalho somado a vontade enorme de vencer de ambos e a tudo que vimos nesses úlimos dias sobre a evolução o F10 para versão B, e especialmente como disse o Becken, se no Canadá só com os pneus mais moles foram bastante competitivos a ponto de ameçar um p1 ou p2 ficando com p3, imagino em Valëncia com a combinação pneus moles+atualização!:D) Estou ansioso!

    Abçs

    Publicado por Teo | 22/06/2010, 11:08 am
    • Teo,

      Ótima noticia pra Ferrari e conseguentimente pro Massa, como vc disse agora com os pneus moles+atualizações,o F10 entra na briga de vez.
      Forza Massa!!!

      Abraço!

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 22/06/2010, 11:29 am
    • Meu amigo Daniel Lima que tem nome de jogador de futball, rsrsrs…,

      Estou muito feliz assim como vc, vamos torcer juntos com o Brasil pro nosso Massa começar sua ascenção na tabela e entrar de uma vez na briga pelo WDC!:D)

      Forte abraço!

      Publicado por Teo | 22/06/2010, 11:51 am
    • Teo e Daniel,

      Falando em Massa, fiquei pensando em qual dos pilotos irá melhor se adaptar a esta mudança tão drástica na traseira do carro.
      Acho que volta a ficar em aberto o conjunto piloto/carro. O Alonso se adaptou melhor ao F10. Mas agora há a chance de Massa se adaptar melhor ao F10B. Já vimos isto!
      Tive a impressão de que Massa estava muito veloz no Canadá, infelizmente estava afoito e azarado.
      Sorte pra Massa em Valência!!!

      Publicado por Alexandre Pires | 22/06/2010, 12:06 pm
    • Teo,

      Só o nome mesmo,sou o maior perna de pau hehehe

      Alexandre,

      Realmente o Alonso se adaptou ao F10 e as novas atualizações até onde eu sei só foram testadas por ele.
      Mas confio muito na pilotagem do Massa,acho ele o Hamilton,Vettel,Kimi,Shumacher(esse não precisava nem citar)melhores que o Alonso,fora isso vemos agora na mão do Kubica,que a Renault não era tão carroça assim.

      Como você disse,Massa estava muito veloz no Canadá e olha que não uma das pistas preferidas dele.
      Após ele ser afoito e bater no Liuzzi,falto-lhe sorte pra entar um SC,que te digo sem medo,o faria brigar pelo 3 lugar do Alonso.

      Valência é uma pista que ele gosta,mas apesar de eu estar confiante nele e nas atualizações da Ferrari,por ser uma pista que ele gosta e pela Ferrari ter ido bem no canadá,o que vai acontecer é uma incógnita,será que a Ferrari evoluio o suficiente ao ponto de estar na frente das Mclarens e RedBulls?Pq estas tb trarão novidades,vamos aquardar os proximos capitulos.

      Abraço caras!!

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 22/06/2010, 12:51 pm
    • esperança é a ultima que morre. Daqui a pouco o campeonato chega nas etapas finais e vem as explicações para o inexplicavel.

      Publicado por MASSA vs carros troféu Linea (BY EU) | 22/06/2010, 7:41 pm
    • Massa melhor que o Alonso???…não precisa nem contra-argumentar né?? Citação esdrúxula…

      Publicado por Fernando Kesnault | 23/06/2010, 3:16 pm
  7. O engraçado disso tudo é que fica a impressão de que ‘quem não tem cão, caça com gato’, sem querer ofender os amigos ferraristas, mas nesse caso:

    ‘Quem não tem carro, ‘caça’ com pneus’

    Vamos aguardar e ver o que acontece, ainda sou cético em relação ao ganho de performance do F10.

    Publicado por Will | 22/06/2010, 11:25 am
    • Will,

      Não esquenta! Só alteraram a programação do GP da Alemanha pra frente.
      Se, repito, se a Ferrari for bem em Valência vai ser por mérito.
      O mesmo vale pra Silverstone.

      Mas não vai haver variação na classificação, talvez na corrida. Quem esteve à frente no Canadá vai continuar à frente. Não existe milagre, só se houver uma mãozinha do acaso.
      Outra coisa, duvido que a cópia fique melhor que o original logo de cara.

      Publicado por Alexandre Pires | 22/06/2010, 11:41 am
    • Meus nobre amigos de Scuderia diretamente concorrente, me permitam falar sem ofensas nenhuma, até pq a sua é semelhante e gosto tb, mas equipe boa é equipe que se adapta aos percalços da temporada para extrair o máximo de ptos e se encaixar em uma posição o mais confortável possível para qd conseguir chegar em igualdade ou superioridade de performance capitalizar com os títulos de WDC e WCC.

      Até aqui, que parece que já vai conseguir, por que não caçar com pneus, rsrsrs…!:D)

      Forte abraço!

      Publicado por Teo | 22/06/2010, 12:07 pm
    • Teo,

      Você tem toda razão. Estamos falando da Ferrari.
      Você me fez lembrar aquela conversa entre mim, Will, Becken e Celso em que eu defendia esta capacidade de Woking e Maranello de resistir e se reinventar ao longo da temprada. Por isto disse lá que a meu ver só há por ora um G2, mesmo que estejam atrás na tabela ou algo assim.

      https://f1around.wordpress.com/2010/06/18/red-bull-vai-de-%e2%80%98asa-duto%e2%80%99-para-valencia/#comment-26506

      Publicado por Alexandre Pires | 22/06/2010, 12:35 pm
    • OK, valeu Alexandre!:D)

      Publicado por Teo | 22/06/2010, 1:26 pm
    • Só corrigindo meu caro… o ditado popular é assim:

      “Quem não tem cão, caça COMO o gato” ou seja, sozinho.

      Nenhum carro de F1 seria bom o bastante para somente a troca de pneu fazer o carro andar melhor…a Lotus não seria uma vencedora somente trocando os pneumáticos, assim como a Ferrari não é uma perdedora com pneus mais duros.

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 22/06/2010, 1:32 pm
    • Marcelo, se eu tivesse colocado ‘caça como gato’ não daria para adaptar para a situação da Scuderia…

      Mas mesmo assim, valeu!

      Sua lógica é boa, mas falta um pouco de aplicabilidade.

      Publicado por Will | 22/06/2010, 2:01 pm
    • Não é isso Will o que quis dizer…

      o correto do ditado é esse como te falei..

      assim como:

      “batatinha quando nasce ESPALHA A RAMA pelo chão”

      alguns ditados a gente diz de maneira errada.

      Publicado por Marcelo (Cascavel) | 22/06/2010, 2:35 pm
    • Beleza Marcelo, eu vi a coletânea do Prof. Pasquale…a piada foi proposital! SDS

      Publicado por Will | 22/06/2010, 3:28 pm
  8. Bridgestone dando uma forcinha para a parceira Ferrari.

    Publicado por Carlos Alves | 22/06/2010, 12:56 pm
  9. Essa nova ferramenta do “responder” ficou bem melhor assim…

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 22/06/2010, 1:40 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: