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Ferrari adota escapamento inovador da Red Bull (fotos e mais detalhes)

Nosso amigo Celso Gomes fez uma bela descoberta agora de manhã. Vendo um vídeo com Alonso testando o F10b em Fiorano, circuito particular da Ferrari, Celso confirmou, “de facto”, as suspeitas já de alguns dias de que, a partir do GP da Europa da semana que vem em Valência, a equipe de Maranello adotaria o “escapamento turbina” da Red Bull.

Em discussão aqui mesmo no blog, Sirlan Pedrosa revela os benefícios do novo sistema de escape, já presente no carro da Red Bull deste ano:

“…O escape integrado ao difusor, não é uma solução nova e já foi usada por outras equipes no passado. O que atrapalhava é que a depender da rotação do motor, a velocidade de saída dos gases de escape muda, e isso tornava oscilante a pressão gerada no difusor, com o consequente desequilíbrio na traseira do carro.

Aparentemente, o “ovo de colombo” do Newey é uma forma de equacionar ou minimizar esse efeito, para que usando o escape mais baixo consiga usufruir dos benefícios de baixar o centro de gravidade na traseira do carro e limpar o fluxo de ar sob a asa traseira. Além, é claro, das vantagens do aumento de pressão no difusor gerado pela aceleração do ar pelos gases do escapamento…”

— Sirlan Pedrosa

Com a certeza agora de que a Ferrari realmente adotará o sistema de escape da Red Bull, fica a expectativa quanto à suspensão em “pull-rod”, um dos itens que estão fazendo a diferença no super-carro da Red Bull.

Video com teste em Fiorano

Discussão

56 comentários sobre “Ferrari adota escapamento inovador da Red Bull (fotos e mais detalhes)

  1. Becken,

    Ontem fui conferir a excelente descoberta do Celso, e tentei comparar o vídeo com alguma imagem pra confirmar a observação dos escapes: só notei que não havia a faixa escura alta na traseira.

    Agora vendo a ótima combinação que você fez, ficou evidente a modificação. A traseira está inteiramente modificada, refizeram-na!

    Parabéns pra ambos!

    E agora? Não vai dar chiadeira este teste dissimulado da Ferrari?

    Publicado por Alexandre Pires | 19/06/2010, 11:02 am
    • Na verdade está permitido às equipes testar os carros em velocidade reduzida e com limite de Kms para eventos e filmagens. Tá tudo certinho com a Ferrari.

      A Williams se utilizará deste expediente, a McLaren e também a Renault já o fez este ano e no ano passado.

      Publicado por Becken Lima | 19/06/2010, 11:05 am
    • Ah, bom!

      Mas esta Ferrari tá voando ali! Especialmente na curva que deve ser o objetivo da traseira.

      Publicado por Alexandre Pires | 19/06/2010, 11:24 am
  2. Filme promocional?! Hummm, seiiiiiii…

    Publicado por Leandro Magno | 19/06/2010, 11:07 am
  3. Mais do q o “escapamento turbina”, o q chama a atenção, é o fato do Alonso estar “testando-o”. Não entendo essas concessões da FIA a “testes em linha reta”. Neste videozinho de 13 segundos, Alonso não testou em linha reta, ele faz claramente uma curva. Li em algum lugar, q podem ser feitos quatro testes durante a temporada, mas confesso q não entendo como isso funciona. Alguém sabe me responder?

    Publicado por Alex-Ctba | 19/06/2010, 11:10 am
    • respondido Becken, não tinha lido seu reply ao Pires.

      Publicado por Alex-Ctba | 19/06/2010, 11:14 am
    • Só para esclarecer com fonte oficial, no F1 dot com tem o seguinte texto a respeito:

      Testing

      As the sport’s technical demands have grown in recent years, so too has the importance of testing. But with the FIA ever mindful of rising costs, since 2009 teams have been limited to 15,000 test kilometres during a calendar year. Young driver training (one three-day test per year) and promotional events do not count towards this tally.

      Testing can only take place at FIA-approved sites and, ahead of a session, teams must inform the governing body of their schedule so that an observer can be appointed if deemed necessary. All cars must be fitted with the standardised, FIA-approved Electronic Control Unit during tests.

      Since 2009, testing during the race season itself has been banned (from the week preceding the first Grand Prix to December 31), with the exception of a small number of straight-line aero tests. There are also restrictions on wind tunnel testing – the scale models used may be no larger than 60 percent and speeds are limited to 50 metres per second.

      Publicado por Becken Lima | 19/06/2010, 11:17 am
  4. good spot and great explanation. cheers becken and celsus.

    Publicado por mr. c. | 19/06/2010, 11:19 am
  5. MERCEDES W01 pode copiar traseira do RB6 também pra Valência (ou Silverstone).

    Vi esta informação no Autohebdo.fr, que pegaram a informação no blog do Jean-Louis Moncet.

    Mercedes : même évolution de la F10?
    Cette information resterait à confirmer, mais Jean-Louis Moncet à rapporté sur son blog qu’une évolution similaire à la F10B pourrait voir le jour sur la MGP W01. Cette évolution, reprise de la Red Bull par la Scuderia, porte sur les échappements et les diffuseurs améliorant l’effet de sol. Si cette amélioration est effective, elle pourrait arriver pour le prochain GP à Valence ou à Silverstone.

    http://www.autohebdo.fr/f1/f1/breve-25-25-8199/190610-mercedes-meme-evolution-de-la-f10
    http://blog.autoplus.fr/moncet/2010/06/18/du-nouveau-pour-mercedes/

    Publicado por Alexandre Pires | 19/06/2010, 11:41 am
    • Daqui a pouco contra 2 MP4/25 vamos ter 6 RB6 em pista: 2 originais RedBull, 2 cópias Ferrari e 2 cópias Mercedes.
      Pra quem deve ir os pontos de construtores?!

      Se a MP4/25 adotar a traseira do RB6 e o RB6 adotar o Duto F do MP4/25, aí vamos ter praticamente 8 carros iguais! A diferença vai estar na capacidade de copiar bem e melhor!!!
      Nascarização durante a temporada!

      Publicado por Alexandre Pires | 19/06/2010, 12:10 pm
    • Realmente Alexandre,

      Pela foto,virou uma FerriBull mesmo!!
      A Ferrari seguio a risca o ditado “que na vida nada se cria tudo se copia” se bem que ela já foi,não só copiada,como espionada tb.

      Abraço!

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 19/06/2010, 2:19 pm
    • Adorei o apelido ‘FerriBull’! :)

      Os outros ficariam como?

      Mercedes B…ull
      RedBulLaren
      McBulLaren

      Outras sugestões??? ;)

      Publicado por Alexandre Pires | 19/06/2010, 7:40 pm
    • Se contarmos com o duto de ar que a Ferrari copiou da Mclaren-O F10 na verdade é um:

      McFerriBull ((:

      Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 19/06/2010, 8:03 pm
    • Só resta rir!
      Mas é triste ver os carros ficando tão parecidos…
      Se pelo menos copiassem mas já tivessem um solução própria genial até seria interessante…
      Pois há o desafio de integrar conceitos díspares, agora copiar porque não fez a lição de casa é vexaminoso!

      Publicado por Alexandre Pires | 19/06/2010, 8:35 pm
  6. É o suficiente pra testar o equilíbrio da traseira do carro nas freadas e nas saídas de curva.
    Muito coincidência fazer um filme promocional e já usar um sistema completamente novo. O q escancara a imoralidade é o momento q foi escolhido pra se fazer o filme.
    Porém, a F1 é amoral mesmo e n adianta resmungos e esperneações.
    Se n é ilegal, foda-se a moral. O q importa são os resultados.
    Quando a Ferrari quis realmente fazer um filme promocional esse ano, ela usou Paul Ricard. Agora, Fiorano… Tenha dó, né?

    Publicado por Leandro Magno | 19/06/2010, 11:41 am
  7. Só faltou uma fotinha da RBR ali comparando com a F10b. ;-)

    Publicado por Eduardo Henrique | 19/06/2010, 11:45 am
  8. Rapaz, a chapa vai esquentar em Valëncia, quer dizer, os difusores, fiquei realmente feliz com essa atitude brusca de mudança da Ferrari, por mais que tenha sido obrigada a copiar o RB6 de Newey, somados aos pneus mais queridos por ela, a expectativa fica agora se trocaram tb a suspenção para a já bem esclarecida aqui no blog “pull rod”!:D

    abcs

    Publicado por Teo | 19/06/2010, 11:53 am
  9. Fico puto com a demora da Ferrari p/ fazer essas modificações… Essa semana o Domenicali afirmou que a Ferrari “…perdeu muito tempo desenvolvendo o duto F.”, puts ela perdeu muito tempo fazendo nada isso sim… Se fosse uma unica equipe melhor que a Ferrari até “aceitaria”, mas hoje estamos atrás até da Force India!
    Espero que essas mudanças tenham efeito mais efetivo!

    Forza Ferrari!!

    Publicado por Paulo Victor | 19/06/2010, 12:09 pm
  10. Becken, vc. poderia colocar “posts” também relacionados a algumas interpretações que podem dar o que falar como por exemplo as atitudes ao longo do tempo que o Sr. Bernie Eclestonne adotou com relação à f-1. É óbvio que ele colocou a categoria em uma posição “Top” do automobilismo mundial, quer pela questão financeira e de mídia, mas entendo (como amante do automobilismo em geral) que para se chegar a isto ele usou de artimanhas não muito éticas creio, por “forçar” a extinção da f-2 européia nos idos de 1984 e do Campeonato Mundial de Esporte Protótipos (que o Automovel Clube do Oeste em LeMans está a revitalizar com um novo campeonato para o ano de 2011 com calendário e regulamentos já propostos) que tinham a apreciação de muitos fãs espalhados não só pela Europa como em diversas partes do mundo e que rivalizavam com amantes da f-1 em mídia. São questões de política mas que tiveram um efeito demolidor e de monopolio sobre outras categorias advindas destas atitudes.

    Publicado por Fernando Kesnault | 19/06/2010, 12:10 pm
  11. Pela foto,virou uma FerriBull mesmo!!

    Publicado por Alonso VS GP2(BY Daniel Lima) | 19/06/2010, 2:12 pm
  12. A demora para que essa solução fosse adotada tem três explicações, na minha opinião.
    O Becken mostrou aqui na semana antecendente ao GP de Mônaco que a Red Bull utilizava essa saída de escape mais baixa. Isso são à 3 GPs atrás.
    A primeira explicação, que parece ser a mais óbvia, é a de que as equipes tentaram copiar o sistema de dutos frontais da McLaren, já que o ganho de velocidade em reta era bem mais atrativo.
    A segunda é a de que não se acreditava que os benefícios dessa solução eram tão grandes.
    E a terceira seria a de que não é um sistema tão fácil de implementar.
    O que fez com que outras equipes demorassem tanto para implementar o sistema não se sabe, mas que ele traz ganhos não se pode negar, já que todo o Top 4 quer colocá-lo em prática.
    Mas esse não é o único segredo da Red Bull: a McLaren, por exemplo, conseguiu chegar no ritmo dos touros mesmo sem ter essa solução implementada ainda. Isso mostra que existem muitas áreas a serem desenvolvidas e que não é estritamente necessário termos carros iguais, como sugere o Alexandre, para que o campeonato seja equilibrado.

    Publicado por Allan Wiese | 19/06/2010, 2:17 pm
    • Isso é uma verdade Allan, a Mclaren pra mim já encostou na Red Bull, o que nos leva a crer qd ela tb usar esse sistema de escape e suspenção pull rod e outas cositas mais, onde pode ficar?

      Abçs

      Publicado por Teo | 21/06/2010, 10:05 am
    • Essa corrida vai ser interessante, já que Ferrari trará a traseira remodelada e a Red Bull virá com o sistema de dutos frontais.
      Vamos ver como estarão equalizadas as forças do teórico top-3 dessa prova.

      Publicado por Allan Wiese | 21/06/2010, 10:42 am
    • Não vejo a hora disso acontecer, estou super ancioso para os treinos livres!:D)

      Publicado por Teo | 21/06/2010, 11:19 am
    • Teo e Allan,

      Não se esqueçam que o W01 também pode emular a traseira do RB6 já em Valência: https://f1around.wordpress.com/2010/06/20/ferrari-adota-escapamento-inovador-da-red-bull-foto/#comment-26573

      É interessante ver que as promessas de grandes evoluções de 2010 são para o 9. GP (Europa) ou no máximo para o 10. GP (Inglaterra).
      Ano passado a McLaren reabilitou seu MP4-24 justamente no 10. GP (Hungria), este ano promete algo semelhante também para o 10. GP (Inglaterra).

      A Ferrari ano passado procurou introduzir seu F60B no 5. GP (Espanha). Este ano parece ter revisto seu programa de desenvolvimento, apesar de ter tentado seguir o mesmo cronograma precoce para incorporar o Duto-F! Não deu muito certo.

      Publicado por Alexandre Pires | 21/06/2010, 11:33 am
    • É verdade Alexandre, tinha me esquecido desse seu post!:D)

      Abçs

      Publicado por Teo | 21/06/2010, 11:44 am
  13. Grande post, ao “espião” e ao blogueiro: meus parabéns!

    Publicado por Alexandre Gomes | 19/06/2010, 3:55 pm
  14. Parabéns, Celso e Becken. Dei um “plug” a vocês lá no meu blog. :-)

    Estou curioso para saber quando a mídia “tradicional” vai se dar conta disso.

    Publicado por Willian | 19/06/2010, 4:13 pm
    • Excelente também dei um plug no meu blog com as devidas fontes.

      E o que o Willian disse é verdade, quando será que a mídia “tradicional” vai se dar conta ??

      Publicado por tomasf1 | 19/06/2010, 5:00 pm
  15. Becken e Celso,

    Parabéns !

    Todos falavam que a Ferrari viria com os escapes baixos nessa evolução para Valência, mas alguém tinha mostrado ???

    Estamos diante de um furo mundial ??? Acho que sim….

    Parabéns mais uma vez !

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 19/06/2010, 7:40 pm
  16. opa,

    e não é que o Celso deu o furo?

    parabéns..

    é a Ferrada correndo atrás.. por que senão…

    Publicado por Felipinho | 20/06/2010, 11:53 am
  17. Post atualizado com fotos de verdade e mais detalhes.

    Publicado por Becken Lima | 20/06/2010, 5:21 pm
  18. Uma duvida Becken: lembra q o Fisichella fez alguns testes na parte de tras do carro pro Canada ???

    será q essa pequena alteração ja fazia parte do pacote que a ferrari estava preparando pra Valencia??

    acredito que sim…

    e acho q isso ajudou muito a ferrari…

    Publicado por Dennis | 20/06/2010, 6:37 pm
    • O grande problema da mídia “main stream” é que, mesmo na “era digital”, eles ainda ficam muito isolados, dão pouca importância ao público receptor.

      Os blogs se diferem nisso. Esse caso é um bom exemplo de que o público receptor e o emissor estão interligados hoje em dia. O canal é praticamente o mesmo. Um leitor deu a dica e gerou conteúdo ao blog.

      Como a maioria das redações está mais preocupada em manter a sua linha tradicional do que ouvir os leitores, ouvintes, telespectadores, elas perdem o “timing” das informações. Como aconteceu aqui.

      Publicado por Willian | 21/06/2010, 10:00 am
    • hehehe…Vc deveria cobrar direitos autorais se podesse aqui pro blog!:d

      Abçs

      Publicado por Teo | 21/06/2010, 10:08 am
    • Incrível…
      E, ao mesmo tempo, uma palhaçada…
      Nesses momentos, vemos como os Blogs de F1 deveriam ser valorizados como sites informativos também.
      E olha, eu não sei se eles descobriram mesmo ou se acharam por aí….

      Publicado por tomasf1 | 21/06/2010, 10:59 am
  19. Excelente post!

    Sinceramente não vejo nenhum problema em “copiar” as soluções dos concorrentes ao longo da temporada. Até porque demanda muita competência de engenharia fazer funcionar bem e em tempo recorde alterações importantes de projeto como estas da traseira da Ferrari.

    Sempre que não for utilizado o Método Stepney de engenharia reversa, é claro.

    Publicado por Mauro Brisola | 21/06/2010, 10:51 am
  20. Parabéns a você meu caro Becken,

    Farejou a boa notícia e matou a pau. Repercursão também em blogs estrangeiros, hein! Que luxo!!!

    É por isso que todos nós gostamos do seu F1 Around. Qualidade muito acima da média, inclusive sobre a grande imprensa.

    Aproveito para agradecer a todos que me incluiram nos elogios mas, acho que todas as loas devem ser direcionadas, exclusivamente, ao Becken pela oportunidade que nos dá em participar desse seu maravilhoso espaço.

    abçs amigo

    Publicado por celso gomes | 22/06/2010, 4:57 pm
  21. Congrats to all!

    Publicado por Will | 23/06/2010, 7:26 am
  22. Becken,

    É trabalhar com talento e esforço que o resultado aparece. Acredito e torço para lhe ver cobrindo esse negócio profissionalmente (quer dizer, profissionalmente você já faz, digo como uma profissão).

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 23/06/2010, 11:01 am
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