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Ferrari: seis meses de trabalho no novo escapamento (Gráficos)

Jenson Button acredita que será tarefa duríssima para Ferrari, Mercedes e Renault afinarem seus escapamentos este final de semana em Valência: “Os assoalhos devem esquentar bastante, então eles terão que usar muitos neste fim de semana.” 

O interessante desta observação de Jenson é que nas fotos que brotaram da Ferrari lá de Valência hoje mostra muitos sensores de calor espalhados por toda a “fuselagem” da porção traseira do F10 — um sinal de que a Ferrari está muito atenta ao calor dos gases que serão expulsos do motor via escapamento novo.

Em certa medida, Jenson tem razão. Se vocês bem lembram, no Bahrein a Red Bull — quem reintroduziu o escapamento na F1 este ano — admitiu que o seu sistema causou danos ao “corpo” do RB6, algo que vocês podem ver abaixo:

A Ferrari, no entanto, surpreendeu pela cautela. O que se comenta pelo “paddock” é que este conceito do escapamento levou seis meses para ser gestado e testado até que a equipe tivesse total confiança de que o ganho de performance valeria a pena e o risco.

Estima-se que se bem integrado no carro, o escapamento ofereça um ganho de performance em torno de meio segundo.

A observação de Jenson quanto ao calor extra — concentrado próximo a pneus, braços de suspensão, dutos de freios e rodas — é relevante, mas o que se sabe é que uma companhia inglesa chamada Zircotec, baseada em Oxfordshire, fornece uma cerâmica especial capaz de isolar estes componentes expostos a ondas de calor de 950º C.

Os Tifosi podem — teoricamente, que fique claro —, ficar tranquilos quanto ao isolamento do sistema.

Uma outra notícia relativa a estreia do F10b, é quanto à suspensão que, cogitava-se, seria similar à da Red Bull, um sistema chamado pull-rod. Com eu suspeitava, e pelas fotos de hoje, dá para perceber que a Ferrari não foi tão longe, preferindo permanecer com uma suspensão convencional.

Para adotar nova suspensão a Ferrari teria que realocar a caixa de câmbio, algo impossível frente à homologação congelada no início deste ano.

Discussão

8 comentários sobre “Ferrari: seis meses de trabalho no novo escapamento (Gráficos)

  1. Grande Becken! Mais um sério candidato à leitura recomendada do F1fanatic.

    Belos detalhes nas fotos.

    Muito bem citado por Jenson esse detalhe do calor. Talvez isso também explique o por que de a McLaren ter deixado a adoção do sistema de escapamento apenas para a próxima etapa, já que lá teremos uma pista que exige muito mais de aerodinâmica do que Valência pede.

    Para a Ferrari, tomara que não seja mais uma ‘bola fora’ como foi o duto frontal. Se agora não der certo, então tem cada vez menos tempo para encontrar uma saída. A sua sorte é que ela não está tão longe dos concorrentes e conta com as escolhas favoráveis à ela nos calçados…

    Publicado por Allan Wiese | 24/06/2010, 11:48 pm
  2. Mas não entendi uma coisa: se eles trabalharam por seis meses nesse sistema de escape, então eles já o planejavam antes mesmo de saber que a Red Bull o usaria nessa temporada?

    Publicado por Allan Wiese | 24/06/2010, 11:52 pm
    • Ou nosso serviço de espionagem, adiantou os fatos hehehe

      Publicado por Alex-Ctba | 24/06/2010, 11:58 pm
    • O Alonso não anda trocando e-mails com Webber ou Vettel? Hahaha…

      Publicado por Allan Wiese | 25/06/2010, 12:08 am
  3. Agora falando sério, belo artigo Becken. Só espero q não seja um tiro no pé, já q o F10, pelas características do circuito e pelo tipo de pneus a se utilizar, teria td para repetir a boa performance de Montreal e Mônaco. Se o F10b, q alguns acharam absurdo qdo se falou, pouquíssimo tempo após o lançamento do F10, não for o ideal para as características do circuito urbano de Valência, não seria o caso adiar a estréia da F10b para a Inglaterra?

    Publicado por Alex-Ctba | 25/06/2010, 12:06 am
  4. Pedaço do cano do escapamento n estava proibido de ficar de fora da carenagem desde o ano passado?

    Publicado por Leandro Magno | 25/06/2010, 1:36 am
  5. Becken,

    Great job! Nice shots of F10 exhaust system! Congrats!!!

    PS: Acho que foi consciente, mas não custa comentar: os braços de suspensão em detalhe são os mesmos, um é o da direita e o outro é o da esquerda. Você não mostrou o detalhe do segundo braço (nem esquerdo nem direito). Talvez fosse o caso de colocar os dois traços de indicação sobre o mesmo braço.

    Publicado por Alexandre Pires | 25/06/2010, 4:32 am

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