//
você está lendo...
ARTIGOS

GP da Europa de 2010 — Expectativa

A grande vedete deste final de semana será, indubitavelmente, a Ferrari. Estará todo mundo de olho no que os homens de Maranello fizeram do F10 e de como ele irá “performar” no sem graça circuito urbano de Valência.

No intervalo entre o GP do Canadá e o da Europa, a equipe italiana dedicou-se a pôr o carro na pista utilizando todas as brechas do regulamento possíveis, já que a instalação do novo sistema de escapamento não parece assim tão simples, podendo até comprometer parte do balanço aerodinâmico do F10, ou mesmo danificar a porção traseira do carro.

Tendo em vista a boa performance de Alonso com os pneus super-macios e médios no Canadá, duas semanas atrás — os mesmos deste final de semana —, a Ferrari provavelmente ainda seria uma das favoritas em Valência, independente do super-escapamento instalado em seu F10b.

Massa sente-se plenamente vivo na briga pelo título e já venceu em Valência; Alonso vem motivadíssimo, com mais um GP doméstico o que, provavelmente, será um belo tempero à dupla de Maranello.

O escapamento, no entanto não é uma novidade exclusiva da Ferrari. Aparentemente Mercedes GP e Renault devem testar o sistema nas sessões livres de sexta feira, mostrando que, em termos de desenvolvimento, a corrida vem ficando apertada prova a prova.

A McLaren, que dominou os últimos dois GPs já espera tomar um “sonoro calor” da concorrência este fim de semana. Não apenas da “nova” Ferrari, mas também da Red Bull, que trará a sua própria Asa Duto — promessa de alguns décimos a mais nas retas de Valência. A equipe inglesa já prometeu o seu próprio “escapamento turbina”, mas para Silverstone, onde fatalmente ele fará real diferença — ao invés de instalá-lo no circuito pouco dependente de equilíbrio aerodinâmico como é o urbano de Valência.

Sexta-feira, que tem sido um dia dedicado a testes de novos componentes, promete ser, então, uma boa oportunidade para sentir qual a ordem de poder em Valência.

Discussão

15 comentários sobre “GP da Europa de 2010 — Expectativa

  1. Expectativa: Red Bull – McLaren – Kubica – Alonso – Mercedes – Massa – Petrov

    Torcida: McLaren!!!!!!!!!!

    Publicado por Will | 24/06/2010, 3:23 pm
  2. Přejít McLaren! rsrsrsrs (empolgado com a Slovakia)

    Publicado por Will | 24/06/2010, 3:29 pm
  3. Tudo para ser uma bela corrida. Tá certo que a pista não ajuda muito, mas com tantas equipes podendo andar no mesmo ritmo (se os dutos da Red Bull funcionarem creio que ela voltará a ditar as coisas) teremos mais fatores contribuindo para disputas: consumo, desgaste de pneus e quem sabe um desgaste dos freios…
    Ferrari, com todo o alarde feito, disse que as atualizações trazidas não são suficientes para renomear o seu chassi. Tática para desviar atenção? Ou uma preparação de desculpa caso os resultados não sejam os esperados?
    Red Bull com dutos prometidos mas não certos de serem usados. Tudo dependendo dos resultados na sexta. Um luxo que outras equipes gostariam de ter. Fora a pressão sobre seus pilotos que não mostraram bons resultados em Montreal (soma de fatores)…
    McLaren sem grandes atualizações mas dizendo que focaram em acerto específico para a pista. Vem bem. Seu duto funciona a contento e seu ritmo de corrida foi o mesmo dos touros na última pista que exigia aerodinâmica, então nessa que não exige tanto eles podem estar ali na frente também…
    Mercedes e Renault querendo correr por fora. Brawn disse que ainda é possível ganhar esse ano, mas o tempo está ficando cada vez mais curto…
    Rubinho mirando o Q3 e a Force Índia…
    Bruno dizendo que a pista favorece seus carros…

    Teremos possibilidades de boas brigas em todos os níveis do grid e isso me faz vir ansioso para essa prova.
    E a confiança nos nossos pilotos é grande! Quem sabe não vemos mais uma vez a equipe toda de laranjado com três troféus tirando uma foto no final da tarde de domingo?

    Publicado por Allan Wiese | 24/06/2010, 4:00 pm
    • Na mesma torcida!

      Não sei se a McLaren estará forte. Mas é certo que Hamilton estará já que classificou e terminou muito bem nos dois únicos GPs em Valência. E não precisou ter um carro excepcional pra isto.

      Quem voar na classificação vai terminar bem esta corrida. Não acredito em ultrapassagens ali. Corrida definida no sábado. Supresas? Só com safety-car e quebras.

      Olho no polonês também, sempre apronta neste tipo de circuito.

      Becken,

      Ótimo post, não há nem o que acrescentar. Você sintetizou muito bem as minhas e talvez nossas expectativas. Ficou ótimo.

      Uma sugestão dentre as várias que você recebe: precisamos de um post exclusivo sobre a Williams. Tá saindo muita coisa sobre a equipe e tamos precisando de um espaço pra discutir. No post sobre o Barrica acabamos falando muito apropriadamente do nosso brazuca, mas não tínhamos ainda as novidades sobre a equipe.

      Publicado por Alexandre Pires | 24/06/2010, 5:52 pm
    • Caro Allan, o retrospecto da McLaren este ano em circuitos de rua não é mto bom, Monaco este ano Hamilton conseguiu ficar atras do Massa…
      e Button teve aquele probleminha. Na Australia o fator Button influenciou muito, vamos ver Valencia que é uma meia pista de rua com meia pista de verdade…
      EEEE sexta que não chega logo

      Publicado por Jackson | 24/06/2010, 6:29 pm
    • Jackson, Montreal também tem características de circuito urbano, apesar de ser uma “pista de verdade”.
      E em Mônaco ainda não tinhamos o mesmo ritmo de classificação que tivemos nas duas ultimas provas, especialmente com Hamilton tirando tudo e mais um pouco do carro.

      Publicado por Allan Wiese | 24/06/2010, 11:44 pm
  4. uma duvida: e se esse negocio de escapamento da ferrari não der certo, tipo eles testarem na sexta e em vez de melhorar piorar, eles tem como voltar atrás no mesmo gp e correr no sabado e domingo com o sistema antigo ou tem que sofrer com oque nao deu certo?

    Publicado por Marcos | 24/06/2010, 5:23 pm
    • Os carros foram homologados para o GP pela FIA hoje, então…

      Publicado por Becken Lima | 24/06/2010, 7:40 pm
    • Becken,

      Você tem as fotos de lançamento de cada carro?
      Fiquei curioso pra ver um daqueles seus posts fotográficos fantásticos com um antes e depois de cada carro.
      Eu já perdi a memória de como cada um era. O que acha?

      Abraços

      Publicado por Alexandre Pires | 24/06/2010, 8:26 pm
    • Boa pergunta Marcos, também não sei.
      Como é que a Red Bull, por exemplo, testou o duto frontal em Istambul na sexta-feira mas não usou o sistema no sábado e domingo?

      Publicado por Allan Wiese | 24/06/2010, 11:50 pm
  5. Programação do GP da Europa. Programem seus despertadores:

    Sexta-feira (25)

    1º treino livre: das 5h às 6h30
    2º treino livre: das 9h às 10h30

    Sábado (26)

    3º treino livre: das 6h às 7h
    Treino oficial: das 9h às 10h

    Domingo (27)
    Corrida: às 9h

    Expectativa? Ferrari ou vai ou 2011…

    Publicado por Alex-Ctba | 24/06/2010, 6:48 pm
    • Alex,

      Gostei do “ou vai ou 2011”.
      Mas pra mim Valência fecha uma fase. A Ferrari tem de estar bem é de Silverstone em diante. Muita água vai rolar. E na verdade, após as mudanças na traseira, Valência é apenas um teste valendo pontos pra Ferrari, você não acha?
      Acerta tudo agora pra mandar bem nos outros dez gepês. Ano passado foi muito bem do décimo gepê em diante.
      Se em Silverstone não andarem bem, aí acho que jogam a toalha…

      Publicado por Alexandre Pires | 24/06/2010, 8:10 pm
  6. F1around na Copa( e no clima da copa):

    http://www.vuvuzela-time.co.uk/f1around.wordpress.com/

    Publicado por Leandro Magno | 24/06/2010, 9:44 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: