//
você está lendo...
ARTIGOS

Vettel vence enquanto Ferrari e Alonso acusam FIA de manipular GP da Europa…

Ok, intervalo entre México  vs  Argentina pelas oitavas da Copa, tempo para ver o que sobrou da modorrenta prova em Valência, que viu uma bela e redentora vitória do garoto Sebastian Vettel.

Definitivamente, Sebastian necessitava de um grande resultado para se recompor em 2010.

Sua boa prova pode ser resumida na brava resistência ao ataque de Hamilton na primeira curva, na recuperação do erro da relargada e na administração de seu frágil carro nos últimos estágios da corrida. Largando na ponta, Vettel é um veterano que, como poucos, administra com maturidade suas corridas. Largando atrás…

Ferrari possessa com FIA…

Paralelamente à vitória de Sebastian, mais controvérsia em volta de Lewis Hamilton este ano, como todos viram durante a prova. Desta vez Lewis foi punido por ultrapassar o safety car sob bandeira amarela. Mas o que a Ferrari contesta — de Fernando Alonso a Piero Ferrari — é a demora dos comissários na análise e punição do inglês.

A demora, junto com a terceira posição de Kamui Kobayashi, permitiu a Hamilton abrir uma vantagem capaz de, ainda com o drive trough, preservar a segunda posição.

Furibundos, Alonso e a Ferrari julgaram o resultado como um escândalo que faz a F1 perder credibilidade — julgando o resultado final como manipulado pelo ex-piloto Heinz Harald Frentzen, os comissários da prova e por tabela a FIA.

Esta reação raivosa da Ferrari sugere certo estremecimento nas relações da equipe com o resto do grid, principalmente depois de McLaren e Red Bull acusarem os italianos de utilizarem brechas no regulamento para testar, irregularmente, o pacote de atualizações aerodinâmicas do F10 em Fiorano, pista particular da equipe.

A F1 é uma categoria cheia de nuances e ironias por isso não é, no entanto, a primeira vez em que Alonso faz carga na FIA. Em 2006, logo após ser penalizado em Monza por supostamente atrapalhar o seu atual companheiro de equipe, Felipe Massa, na classificação, Alonso afirmou não considerar a F1 mais um esporte. A luta de Alonso naquele ano era contra a mesma Ferrari para a qual hoje pilota e com quem põe a boca no mundo…

Alonso é a grande estrela da F1 no momento. O grande piloto de quem se espera milagres e grandes atuações, mas hoje, depois de “prejudicado” pelo azar do safety car, a impressão disseminada pelos vários fóruns e blogs de discussão é que ele ficou devendo, principalmente nas brigas com Sebastien Buemi e Kamui Kobayashi no fim da corrida.

Não se pensa assim apenas do espanhol, mas também da Ferrari, que levou a Valência um pacotão de atualizações que não a catapultaram para a o topo do grid, como era a expectativa.

É indiscutível que a demora no penalty dado a Hamilton lhe favoreceu. Mas o que se pode conjecturar é que os comissários, na base de comando que monitora TODAS as ações em pista, estavam bem ocupados logo após o horrendo acidente de Mark Webber, analisando mais de vinte carros e múltiplas situações de segurança e esportivas.

O esperneio da Ferrari e de Alonso são compreensíveis — dado o prejuízo em Valência —, mas o mais “prudente” e até justo, seria acusar a FIA e seus comissários de incompetentes. Sugerir hoje que a prova foi manipulada é uma tremenda “nonsense” quando se sabe que o troféu de Cingapura/2008 ainda brilha na sala de troféus de Fernando…

Discussão

21 comentários sobre “Vettel vence enquanto Ferrari e Alonso acusam FIA de manipular GP da Europa…

  1. “Entendam que a corrida tinha acabado de terminar e (Alonso) estava com a cabeça muito quente”, amenizou Domenicali.

    Publicado por Alexandre Gomes | 27/06/2010, 4:37 pm
  2. Incompetente foi a Ferrai em não galgar posições no grid e se posicionar melhor.

    Na verdade aquele circuito é muito chato, e só vale a largada.

    E mesmo se Hamilto fosse punido em 10s, ou mesmo mais cedo na passagem, só Button o ameaçava.

    Seria empate em pontos e Button lider por ter mais 2º lugares. rs!

    Domenicali amenizou.

    E insisto, a punição foi pelo replay depois dos X9s. Vale, sem problema, mas nem muda a história da Ferrari. Parece me que nem o pessoal do SC pediu punição de imediato.

    Publicado por Alexandre Gomes | 27/06/2010, 4:44 pm
  3. De manipulação ele entende. Falou com propriedade!

    Publicado por Alfred Newman | 27/06/2010, 5:03 pm
  4. Pois é. O cara não tem competência para ultrapassar uma fraquíssima Toro Rosso e vem falar de manipulação?

    Publicado por djow | 27/06/2010, 5:47 pm
  5. eu acho que tinham que punir o vettel por ser antipático e darem mais uma dobradinha pra mclaren.

    Publicado por andre melo | 27/06/2010, 6:11 pm
  6. RedBull venceu. Mas quem saiu ganhando foi a McLaren.

    As duas McLaren dobraram a diferença para a melhor RedBull.

    Hamilton estava 6 pontos à frente da melhor RedBull (com Webber) agora está 12 pontos à frente da mesma (só que com Vettel).
    Para a pior RedBull, a diferença subiu de 19 para 24 pontos.

    Button estava 3 pontos à frente da melhor RedBull (com Webber) agora está 6 pontos à frente da mesma (só que com Vettel).
    Para a pior RedBull, a diferença subiu de 16 para 18 pontos.

    E aos trancos e barrancos, a McLaren fecha a primeira metade à frente da concorrência. E chega ao cabo da boa esperança com grande expectativa.

    A Ferrari não anda dando sorte. E já começa a querer chacoalhar o tapetão. Realmente, fecharam muito mal esta etapa. Pior tem sido Maranello ver a principal concorrente fechar a fase oriental costeira à frente e agora repetir o feito na fase ocidental costeira. Sinal vermelho continua ligado!!!

    Publicado por Alexandre Pires | 27/06/2010, 6:14 pm
    • Esqueci de dizer o mais importante.

      Esta é a 3a. dobradinha consecutiva da McLaren.

      Claro, é uma dobradinha matemática!!! (O aumento da diferença é proporcional ao de uma dobradinha! :)

      E é o que conta no WDC. Só não vale o mesmo raciocínio pro WCC.

      Publicado por Alexandre Pires | 27/06/2010, 6:34 pm
  7. Desculpe, não torço pra ngm, agora essa comparação de ele não ter competência pra ultrapassar a STR é ridícula, afinal só estão falando isso porque viram sutil ou liuzzy passando a STR, afinal das contas A MCLAREN do BUTTON ficou toda corrida presa atrás do SAUBER do kobaiashi e nem sequer ameaçou e a STR é mais carro que a Sauber. A verdade é que o Alonso ficou com raiva pq o hamilton se deu bem e ele não, agora a punição do hamilton foi branda demais devia ter tomado DSQ afinal ELE ULTRAPASSOU O SC, mas já foi agora é silverstone.Uma opinião minha seria da FIA proibir os pitstops durante o SC como havia feito uma vez, só que não deu certo pq carros ficavam sem gasolina,porém, agora que não existe reabastecimento eles poderiam muito bem voltar a regra e nada dessa MERDA teria acontecido nessa MERDA de corrida nessa MERDA de pista ehehhehehehehhe. Dalhe Alemanha na copa.

    Publicado por carlos | 27/06/2010, 6:18 pm
    • Reveja o vídeo, o SC está saindo do pit, o Lewis olha para a frente e não vê o Vettel, olha pro lado e o SC ainda está no caminho do pit, o que ele deveria fazer?

      A) Freiar tudo e dar uma de bobão igual certos pilotos brasileiros que entregam a vitória pro companheiro de equipe, ou outros que tomam passão até na entrada do pit onde não cabem dois carros e depois ficar chorando no microfone da Mariana Becker

      B) Tenta passar o SC antes da linha, afinal se o Vettel foi embora “vamos tentar fazer o mesmo”, não conseguiu, e tomou a punição. Pagou a punição e ainda assim chegou em segundo.

      A ou B ?

      Publicado por Alfred Newman | 28/06/2010, 10:45 am
  8. Eu não sou chorão.

    Só não sei perder.

    Se fosse futebol, levaria a bola pra casa, já que acho que eu sou o dono da bola.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    Pior é ver que os fans acham que a penalidade justa, foi dao de forma tardia, kkk, bobinhos.

    Koba-Kun merece estar de Renault em 2011, cafungando no Kubica, rsrs.

    Publicado por Elsonso | 27/06/2010, 6:24 pm
  9. Alonso é, sem dúvidas,um fanfarrão…grande piloto, com certeza, mas fanfarrão

    Publicado por Ridson de Araújo | 27/06/2010, 6:59 pm
  10. não posso falar muito que eu não olhei a corrida para analisar, mas é justamente por causa disso que venho perdendo o interesse nas corridas cada corrida agem de uma maneira não tem um padrão nas punições isso acaba ficando chato e junta ainda nunca ter ultra passagens quando tem uma forçada ja levam punição, a cada ano que passa quando parece que esta começando a melhorar novas regras, muita politicagem e pouca corrida o espetaculo não é mais o mesmo

    Publicado por julio | 27/06/2010, 7:26 pm
  11. Alguém viu o vídeo da ultrapassagem? Acabei de ver o vt dos melhores momentos e novamente não vi nada.

    Publicado por tackler | 27/06/2010, 7:45 pm
  12. Engraçado é que o Alonso nao teve a mesma opnião em Singapura/2008!

    Publicado por marcellopaz | 28/06/2010, 8:26 am
  13. Manipulada não me parece a palavra certa. Para haver manipulação era necessário que houvesse intencionalidade de alterar o resultado, e acho que não houve.

    Penso que a corrida foi estragada pela entrada errada do Safety-Car que devia ter entrado na frente do 1º, mas que em vez disso entrou entre o 1º e o 2º, prejudicando a corrida dos que vinham logo atrás: Hamilton, Alonso e Massa. Hamilton ainda foi esperto e passou o safety-car, mesmo sendo penalizado foi claramente lucrativo para ele, Alonso e Massa é que não foram tão espertos e ficaram com a corrida estragada também por um erro da Ferrari que podia simplesmente não os ter chamado para as boxes. Sobretudo no caso do Massa é evidente que a Ferrari não o devia ter chamado para as boxes, qual era a vantagem de o fazer parar com o Safety-Car em pista, sabendo que o pelotão estava todo junto e que isso o ia deixar nos últimos lugares? Não era preferível mantê-lo em pista, (provavelmente na liderança com as paragens de Vettel, Hamilton e Alonso) e parar mais tarde quando o pelotão estivesse mais esticado como fez Kobayashi com um Sauber?

    As regras do Safety-Car precisam de ser re-escritas, o SC foi inventado para reduzir o andamento do pelotão quando há algum incidente na pista, deve ser reduzido ao máximo o impacto desportivo da sua entrada em pista.

    As equipas também precisam de começar a pensar melhor o que fazer quando o SC entra em pista, a estratégia de virem todos para a boxe o mais rápido possível nem sempre é a melhor.

    Publicado por JCCJCC | 28/06/2010, 9:21 am
  14. O que tem se dito em alguns lugares da blogosfera é que Lewis “planejou” toda a ação.
    Não é o que acontece. Ele passou o safety car achando que o tivesse feito antes da linha. Deu a volta dentro do limite de tempo estabelecido para essa situação. Fez sua parada nos boxes (trocando bico e pneus). Relargou tentando se aproveitar da fritada de Vettel na sua frente. Nâo conseguiu passar. Viu Vettel abrir vantagem lentamente. E aqui vem o ponto que vai contra os argumentos de “planejamento” por parte de Lewis. Ao ver que Vettel estava distanciando, ele fala ao seu engenheiro que vai economizar combustível e o faz por algumas voltas. Quando a McLaren recebe a punição (o regulamento permite que o piloto dê 5 voltas antes de cumpri-la, para o caso de drive-through), o engenheiro avisa Lewis e diz para ele voltar a mistura e andar rápido para diminuir distância antes de pagar a punição. Foi o que Lewis fez.
    Se Kobaiashi estava um pouco mais lento durante o período pós-safety car e sua equipe não avisou para ele andar rápido quando Lewis entrou para fazer a punição não é culpa de Lewis o fato de ele ter voltado em segundo depois de passar pelos boxes.

    Publicado por Allan Wiese | 28/06/2010, 9:32 am
    • Show de bola Allan, vc foi exatamente no ponto certo.

      E tem outra coisa, Button ajudou o Hamilton nisso, ficando lá sem fazer nada(poupando) atras do Koba. Essa falta de atitude foi mais que importante.
      Quando Koba foi finalmente trocar a borracha, Button se transformou, recebeu a encarnação do capeta, baixou a fast lap seguidas vezes, mostrando que tinha equipamento e pneus bem conservados.
      Se ele tivesse partido pra cima do Koba e ultrapassado, iria lucra a 2° posição do Ham com ctz.. pagou por ser demasiadamente conservador.
      Abraço

      Publicado por Dorfão | 28/06/2010, 11:34 am
  15. o dom alonso das lamúrias volta a atacar quando se aposentar das corridas será fiscal da fia,hamilton foi punido cumpriu e voltou o ainda em segundo lugar o que dom alonso esperava,pelotão de fuzilamento?

    Publicado por luisfernando- rio de janeiro | 28/06/2010, 10:24 am
  16. Red Bull te dá asas?! aieuhiaeuhauihea

    Publicado por Edson Framil | 28/06/2010, 10:27 am
  17. Gentem!!!! Gentem?

    Eu tô viajando na maionese, o Maradona me passou uma carreira, pirei mesmo de vez ou as três coisas juntas elevadas ao cubo?

    O Nada Sei acusou alguém de manipulação??? Depois falam que o José Roberto Arruda, o dos panetones, é que é sem vergonha.

    Sem comentários.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 28/06/2010, 11:33 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: