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Equipes relativizam acusações da Ferrari — Decisão sobre penalty de Hamilton foi complexa

Finalmente, alguns chefes de equipes resolveram relativizar o desproporcional “drama Queen” feito por Ferrari e Alonso durante a após o GP da Europa, vencido de forma convincente por Sebastian Vettel.

Para a Autosport, Christian Horner ressaltou que é preciso revisar as regras do safety-car e Mike Gascoyne relembrou a difícil missão do diretor de prova, Charlie Whiting, no processo de investigação e punição de Hamilton.

Neste ponto, é importante saber que, no calor do momento, Whiting quis assegurar-se de que o penalty era justificável. Ele desejava ter provas materiais da ofensa às regras feita por Hamilton. No momento em que a segurança de Webber e Kovalainen era prioridade, e o rescaldo dos carros danificados era feito, o controle da prova teve que correr atrás do sinal de GPS de Hamilton e do safety-car. O problema é que naquele momento não havia nenhum “back-up” dos tempos fornecidos pelo sistema de GPS que comprovassem as trajetórias de Lewis e do safety-car. Enquanto isso, outra solução foi encontrar, entre as várias frequências de “transponder”, a do carro de Lewis e a do carro de segurança para comparação.

A última alternativa — e no fim a que resolveu a questão — foi acessar as imagens do incidente. As disponíveis estavam em um ângulo inconclusivo, vindo a se descobrir que as tomadas aéreas eram as corretas.

Como vocês podem perceber, todo o processo — em simultaneidade com a análise de outros nove carros que infringiram o tempo delta estabelecido pela regra do safety-car — deve ter levado algum tempo até que fosse solucionado e o penalty aplicado.

Até aí a corrida se desenvolvia e Hamilton assegurava seu pódio com Kobayashi de escudeiro.

A Ferrari continua reclamando, legitimando as sérias acusações de Alonso contra Whiting e os comissários. Eu até entendo que a Alonso e a Ferrari têm consciência de que Hamilton — junto com Vettel, Webber e Button — é um dos principais contendores ao título este ano, mas daí a transformar um provável erro em factóide político é potencializar um confronto em uma arena que vai além do esporte.

E todos nós sabemos no que isso pode transformar-se…

Discussão

92 comentários sobre “Equipes relativizam acusações da Ferrari — Decisão sobre penalty de Hamilton foi complexa

  1. Becken, o problema não é a Ferrari fazer um caranaval sobre o assunto.

    O problema é que DE FATO, as regras têm de ser revisadas.

    Que esporte é esse em que um esportista quebra as regras e obtém VANTAGENS sobre quem não as desafia?

    Na minha concepção, a penalidade tinha de ser retroativa. Se houve atraso na análise da matéria, então o atraso teria de ser levado em conta na penalidade em si.

    Como as regras são claras e um drive-through é um drive-through e ponto, então outras coisas deveriam ser feitas como, por exemplo, voltar a fechar os boxes na hora do SC.

    O SC NÃO DEVERIA ser um elemento tão ativo no resultado de uma corrida. Os boxes tinham de ficar fechados até todos os carros estarem alinhados em suas posições corretas. Aí sim eles poderiam entrar (quem quisesse) e isso evitaria situações como a de ontem.

    Enfim, eu considero injusto SIM que Hamilton tenha escapado por uma brecha no regulamento e por ineficiência dos comissários.

    Mas o resultado taí e nada vai mudar por enquanto.

    Mas levante a mão quem não ficaria EXTREMAMENTE puto no lugar do Alonso…

    Eu sei que eu ficaria.

    E ainda mais depois de tomar um passão daqueles do Koba. Isso causa até AVC dependendo do sujeito!!! Hehe!

    Publicado por Daniel Gomes | 28/06/2010, 11:19 am
    • Concordo, Daniel!

      Publicado por Becken Lima | 28/06/2010, 1:11 pm
    • Este vídeo que segue abaixo mostra o que o Hamilton fez com a sua Mclaren. Primeiro travou e atrasou o Massa e o Alonso e depois passou o safety car.
      Cada um que julgue. Limpo? Sim ou não?

      http://www.as.com/motor/articulo/video-demuestra-hamilton-freno-alonso/dasmot/20100628dasdasmot_4/Tes

      Publicado por Ciro Oliveira | 28/06/2010, 7:59 pm
    • Ciro – Um dos vídeos tinha legendas ofensivas ao Hamilton. Desculpe, mas não dá para deixar este tipo de conteúdo por aqui.

      Não é censura, mas uma tentativa de se manter o bom nível da discussão no blog, sem ser ofensivo a ninguém, nem aos pilotos.

      Abraço!

      Publicado por Becken Lima | 28/06/2010, 8:05 pm
    • Ok Becken! Nem tinha reparado nos comentários do vídeo. Limitei-me a ver as imagens do vídeo. Daí que foi uma precipitação colocá-lo e acusar você de censura. Desculpa aí! Concordo, inteiramente com o critério. Primeiro a dignidade de todos!

      Abraço!

      Publicado por Ciro Oliveira | 29/06/2010, 2:26 pm
  2. Bom dia a todos. Estão todos descendo o pau no Alonso, mas o Massa em entrevista, disse que, assim q viu o Hamilton ultrapassando o SC, falou com a equipe pelo rádio sobre o fato. Então não foi só o Alonso q “dedurou” o Hamilton. Os dois pilotos da Ferrari perceberam a infração cometida pelo Hamilton, e ambos ficaram indignados com a demora da punição.

    Antes do SC e de todos acelerarem e tirarem proveito da situação, Alonso e Massa, 3º e 4º na corrida, respeitaram as regras e se foderam. A punição inócua para Hamilton, devido a demora da providência dos comissários, não teve efeito prático e isso irritou demais os pilotos da Scuderia, q viram, uma corrida chave para suas pretensões no campeonato, ser completamente arruinada, por cumprirem as regras. Foi realmente uma PALHAÇADA dos comissários. Hamilton não tem culpa, pagou a punição na pista e agradece, pior foi a decisão após a corrida para todos outros envolvidos. E ainda tem gente q tem coragem de afirmar q o Hamilton só foi punido pq a Ferrari tem influência com a FIA. Qta bobagem!

    Publicado por Alex-Ctba | 28/06/2010, 11:23 am
    • Se o Felipe fosse mais esperto ele se preservaria politicamente nessa. O prudente era deixar o Alonso se engalfinhar politicamente com a FIA e na briga direta com o Hamilton e com a McLaren.

      Como sempre, ele age como o menino bonzinho tomando parte em uma briga que é sim do seu interesse, mas que não está mais nas suas mãos.

      Se analisarmos a atual situação no campeonato, tomar partido de Alonso nessa é beneficiar o espanhol na bria pelo título por que, afinal, o grande adversário de Massa não é nem o Hamilton nomento, mas o Alonso.

      Anyway, quem sou eu para ter tal opinião e o Massa deve ter toda a certeza do que é certo para ele e para a Ferrari.

      Publicado por Becken Lima | 28/06/2010, 11:52 am
    • Concordo com vc Alex, além do que Hamilton bate forte e leva sorte, coisa que campeão tem que ter, agora fiquei muito chateado com esse SC todo bagunçado, acho que esse é o termo adequado pra ele, ferrou a corrida da Ferrari sem dó nem piedade, de todas as cores possíveis no grid!

      Publicado por Teo | 28/06/2010, 12:24 pm
    • Na verdade as Ferraris já tinham passado da entrada do box, quando a bandeira amarela perdurou.

      A regra foi alterada recentemente, desde 2008, por causa do prórpio Alonso que dirigiu tresloucadamente para ir para o box, fecharam durante o SC, e depois de Cingapura, que Massa se danou, mudaram.

      O que quer a Ferrari e o Alonso?

      Pela imagem no video, vemos que Hamilton ultrapassar por meio carro na linha do SC.

      Imagino o Alonso gritando no cockpit…

      Publicado por Alexandre Gomes | 28/06/2010, 2:26 pm
    • Chapeuzinho Vermelho na Disneylândia.

      Becken, como disse aqui por várias vezes, eu estava torcendo pelo Massa na briga interna. Mas, depois dessa… esse trouxa tem mais é que se ferrar! Panaca! Eu sabia que estava perdendo meu tempo mas… o pior cego é o que não quer ver. Para mim chega!

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 29/06/2010, 12:25 am
  3. É totalmente compreensivel que o espanhol esteja furiosíssimo com a posição que terminou por ter ficado atras do safety car… Hamilton infrigiu a regra “ultrapassou o safety car”, sofreu um penalty e ponto final. Mas agora venhamos e convenhamos, Hamilton foi favorecido sim pela demora em seu penalty, pois isso deu tempo o suficiente para ele abrir caminho junto com seu companheiro “Kobayashi”, mas e agora, ficaremos de olho, parece que Hamilton será um alvo fácil da FIA para corridas futuras.

    Publicado por Jackson | 28/06/2010, 11:25 am
    • Vai ficar igual ao Luis Fabiano depois do gol com a ajuda do braço. A juízada td perseguindo.

      Publicado por Alex-Ctba | 28/06/2010, 11:30 am
  4. Boa tarde a todos.

    Muito bem, Felipe Massa, não lhe restava outra impoteses enão colaborar com a Ferrari e o Alonso. Afinal de conta é o companheiro de equipa delee a Ferrari é que lhe paga.

    Meus amigos, vocês estão lembrados em Spa 2008? Quando Hamilton foi severamente punido por uma questão que Hamilton não merecia, quem foi o maior beneficiado? Isto mesmo Felipe Massa. Mas ele nem abriu a boca para dizer que a punição ao Hamilton era injusta. Sem vergonha foi dizendo apenas que Hamilton nunca passaria o Kimi e sem cortar a shicane.
    Atitudes de pilotos fracos e sem argumentos, querem mostrar trabalho façan na pista e não nos bastidores.

    Eu posso compreender que a Ferrari veio com todos trunfos neste GP, o tal prometidod e pacotão, mas como tudo falhou agora estão a procura de um culpado pelo fracasso eminente é triste

    Mesmo ano 2008 será justo o caso Singapura? ……………………………….

    «PICANTE NO OLHO DO OUTRO É REFRSECO;………… CHIBATADA NAS COSTAS DOS OUTROS É CARNAVAL…….. »

    Um abraço aoo dos

    Publicado por Edgas Mutute | 28/06/2010, 11:43 am
    • Acorda meu filho. Vc queria q o Massa fosse reclamar dizendo q o Hamilton estava correto e o Kimi errado no episódio de 2008 ? Esses tipos de comparações soam tão ridículos…É o mesmo q esperar q o Klose chutasse contra o próprio gol, por ter visto q o gol da Inglaterra foi anulado de maneira equivocada.

      O Massa tb viu o Hamilton ultrapassando o SC e fez o q todo piloto deveria fazer. Cobrou uma punição ao Hamilton, já q ele, Massa, estava respeitando a regra, enquanto q seu adversário não. Na transmissão da Globo, o Galvão e Cia. deram um rumo para a discussão ao atribuírem somente a Alonso a atitude de pedir uma punição ao piloto da McLaren, por isso, nos blogs e fóruns brasileiros, teve essa malhação ao Alonso. Quem assistiu a corrida por outra transmissão e pegou o bonde andando, fica sem entender alguns aspectos do q é debatido e deixa seu lado FÃ falar tolices.

      Publicado por Alex-Ctba | 28/06/2010, 1:21 pm
    • Graaaande Mutute,

      “Atitudes de pilotos fracos e sem argumentos, querem mostrar trabalho façan na pista e não nos bastidores.”

      Falou tudo.
      Mas… humm… sei não, mas vá lá: Amigo Mutute, vc acha que a “cláusula Barrichello” inclui alcaguetagem também?

      a) Sim,
      b) Sim e tem mais coisas que ainda vão aparecer?
      c) Não, mas capacho é capacho?

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 29/06/2010, 12:55 am
  5. A César o que é de César. Alonso tem todo o direito de ficar fulo, pois, no final, quem foi “punido” foi ele por respeitar as regras. Nego fala aqui que ele é reclamão e tal, mas, NESSE caso, tá certíssimo e qualquer um reclamaria.

    Porém, Alonso não tem o direito de acusar a FIA e os comissários de manipularem o GP. Isso quem fez foi ele na Renault (junto com outros). E olhe que sou fã dele.

    Senna já teve problemas sérios em choques contra a FISA e o próprio Alonso já teve que desdizer que a F1 “não era um esporte”, há algum tempo atrás.

    Quanto ao Hamilton eu não vi má-fé (e não gosto da pessoa), tanto que ele claramente hesita em ultrapassar ou não o safety car (mas como Vetel já tinha passado e Alonso fungando no cangote…). Se a direção da prova demorou a punir (punição em efeito prático nenhum) sorte dele. Ganhou com a violação da regra.

    Raiva mesmo eu tive foi do Button. Aquele “conservadorismo” dele atrás do Koba o impediu de galgar o segundo lugar com a punição do Hamilton. Sujeito frouxo, sô!

    Publicado por luiz carlos | 28/06/2010, 11:45 am
    • Eu fico pensando como Lewis poderia supor que o koba-san seguraria o “segundo pelotão” e que os fiscais teriam dificuldade para levantar e punir em mais de 20min, que pelo o que foi apresentado neste blog, até foi pouco tempo.

      E das 4 voltas que ele tinha direito antes de ser avisado, ele andou rápido em 3.

      Publicado por Alexandre Gomes | 28/06/2010, 6:48 pm
  6. Becken, vemos que este pessoal que lá está a comandar e a julgar diante de tantas cameras e com tudo de bom e melhor são tão iguais a nos seres humanos normais e incompetentes pela petulancia generalizada na f-1. A regra do Safety Car deveria ser SIMPLES e PRECISA para não haver interpretações dúbias: 1 – De quando houver algo que obrigue a entrada do SC, imediatamente todas as equipes e pilotos serão comunicados e deverão respeitar suas posições em pista e o proprio SC só entraria em pista qdo. o líder estivesse a passar pela reta dos boxes. 2 – Definir qdo. se pode passar pelo SC em sua saida dos boxes: se após o mesmo (SC) passar pelo semaforo da saida dos boxes OU após TODA a linha da saida dos boxes. Talvez assim não teriamos tanta celeuma.

    Publicado por Fernando Kesnault | 28/06/2010, 12:07 pm
    • Eu acho que com o fim do reabastecimento, talvez seja hora de refinar a regra, que já gerou duas celeumas este ano.

      Publicado por Becken Lima | 28/06/2010, 12:14 pm
    • Concordo. Duas medidas simples podem ser tomadas. Com o fim do reabastecimento, a função do SC é realinhar os carros, na posição em q estavam no momento do acidente, até o reinício da prova, combinado com a liberdade das equipes em escolherem os pneus a serem utilizados na corrida. Nesse caso o ideal seria oferecer três tipos de pneus e as equipes decidirem suas estratégias. E liberdade para trocar os pneus enquanto o SC ainda estiver na pista. O elemento artificial de resultado, ainda apareceria, em relação a vantagem de cronômetro q seria eliminada, ou equipes q decidiriam em mudar de estratégia, não pela obrigatoriedade de usar dois compostos, como é hj, mas sim por decisão própria.

      Publicado por Alex-Ctba | 28/06/2010, 1:37 pm
  7. Isso pode acabar se tornando em mais um episódio que tira cada vez mais a credibilidade da F1 junto aos fãs. Imaginem se isso ocorre em Austin, 2013…
    Já se citou isso aqui em outros posts discutindo o ocorrido e nesse aqui também: penso que o mais prudente seria liberar a entrada para os boxes depois que todos os carros estivessem em fila nas mesmas posições em que estavam antes da entrada do carro de segurança.
    Mas a Ferrari, por ter sido ‘prejudicada’ não vai deixar por menos. Montezemolo disse que vai acompanhar de perto todo o desenrolar do episódio.
    Esta corrida, que tinha muita importância para a Scuderia tentar diminuir a vantagem nos campeonatos, acabou não trazendo os resultados esperados. Mas se no final da temporada a Ferrari não estiver onde desejaria, não adianta ficar colocando este episódio como desculpa para o acontecido. Isso não tem influência nenhuma na gestão que a equipe fez até aqui do seu carro (que começou a pré temporada com muito mais força e favoritismo).
    Já falei no post sobre ‘Vettel vence e Alonso reclama’ de que não adianta dizer que Hamilton tinha a intenção de apertar o ritmo para abrir vantagem enquanto a punição não acontecia. Ele e Vettel abriram do pelotão por que Lewis tentava diminuir espaço. Ao ver que não conseguiria chegar em Sebastian, colocou o carro em modo de economia. Ele só voltou a andar forte (fez voltas mais rápidas) quando foi avisado da punição.
    Os motivos da demora da punição já foram elencados pelo Becken e Hamilton não tinha nada a ver com isso. Ele estava apenas fazendo o seu trabalho de piloto que está em segundo lugar na pista: tentar chegar em primeiro.

    Publicado por Allan Wiese | 28/06/2010, 1:03 pm
    • Exato, concordo com você… Alonso não tem nem o que falar, depois de Cingapura 2008, e depois de reclamar em Monza 2006… esse todos sabem que chora por tudo, mas ta ficando pior que o Schumacher…
      Mas como podemos ter tanta certeza assim que Hamilton foi “vitima” dessa dubia regra??? Ou vocês esqueceram no GP da Australia 2009 com o Truli..??? Hamilton era um dos pilotos do grip que eu pensava que corria com o coração, não pensava nesse tipo de “coisas” pra conseguir resultados, mas os fatos comprovam… não consigo acreditar muito nele, me desculpem fãs do Hamilton, mas é essa minha opnião.

      Publicado por Jackson | 28/06/2010, 1:31 pm
    • Em Melborne 2009, Hamilton passou Truli e avisou a equipe pedindo para eles verificarem com Withing. Ao ser avisado que deveria devolver a posição ele respondeu: mas Truli errou, tem certeza que eu devo devolver? E a McLaren disse que sim.

      Penso que essa ainda é uma área em que Hamilton precisa evoluir. Ele ainda é muito dependente de informações da equipe em momentos chave de provas que poderiam ser resolvidos apenas por ele.

      Publicado por Allan Wiese | 28/06/2010, 1:35 pm
    • Até pq o Alonso teria terminado de qq maneira em 8º, logo atrás do Ham. Isso se o inglês aceitasse ficar atrás a corrida inteira de uma FI como Alonso aceitou.
      Montezemolo tá gritando pra justificar pro povo espanhol e o Santander pq o Alonso n chegou na frente do desafeto Hamilton.
      Campanha nova1: Cala boca, Montezemolo.
      Campanha nova2: Cala boca, Alonso.

      Publicado por Leandro Magno | 28/06/2010, 5:32 pm
  8. Eu nem vou tentar entender a confusão…linda mesmo foram as 3 últimas voltas do Kamui, aquilo sim é F1!!! BANZAI Alonso!!!!!!!!!!

    Publicado por Will | 28/06/2010, 1:40 pm
  9. Bom, pelo que eu sei da Indy, quando é lançada a bandeira amarela, o Safety Car(ou Pace Car, como eles chamam por lá) só sai dos boxes quando o líder está próximo, para sair justamente a frente dele. E enquanto os carros não alinharem, os boxes não abrem.

    O que aconteceu na corrida ontem foi que o Vettel passou e só então o SC saiu. Se o Vettel não fizesse o pit stop dele, teria dado 1 volta em todo mundo, pelo visto. Ou o SC teria que deixar todos passarem por ele e descontarem uma volta para ter o líder da prova imediatamente atrás dele. Como foi dito aí em cima, o Hamilton hesitou em ultrapassar, demorou e nisso cometeu a infração. Agora eu só não compreendo o que mais falta nisso, DQ???

    Porque é notório que os comissários tiveram trabalho de sobra nesse GP, e eu acho muito egoísmo da parte da Ferrari e do Alonso essa postura de achar que os comissários tinham que largar tudo o que estavam avaliando para descer a lenha no Lewis de imediato. Acontecera um acidente serio poucos minutos antes, que poderia ter consequencias trágicas, e que com certeza era muito mais urgente de atenção do que a infração do Lewis.
    Charlie Whiting não parecia estar de braços cruzados, tomando uma cerveja e beliscando tira-gosto, pelo contrário, trabalho não faltou e dado o acidente na volta anterior, verificar infração contra o SC não tem como ser top na lista de prioridades dos caras…

    Publicado por Alan McLaren | 28/06/2010, 1:45 pm
    • Não concordo. Depois de comprovado q os pilotos estava bem, o SC ficou várias voltas na pista para limpar os detritos. Não seria tempo suficiente para se analisar todos os fatos relevantes? A reação da Ferrari foi imediata. Pq demoraram o suficiente pro Hamilton abrir a vantagem exata para o Drive-Through perder o efeito? Não q tenha sido proposital esse demora, mas foi no mínimo, condenável. Em relação ao acidente do Webber e do Kovalainen, não tinha muito o q analisar. Estando bem fisicamente os pilotos, a batida poderia ser analisada ao término da prova, com o auxilio das imagens, as mesmas q estavam a disposição dos comissários para, punir ou livrar, os principais envolvidos, q eram os líderes da prova até o acidente. Vettel, Hamilton, Alonso e Massa.

      Publicado por Alex-Ctba | 28/06/2010, 2:06 pm
    • Era o acidente e aquela manada de carros dentro do pit.

      Até porque foi forte a panca do Webber nos pneus, e o middle-loop.

      Publicado por Alexandre Gomes | 28/06/2010, 2:34 pm
  10. O foco foi todo desviado, com era interessante para a Scuderia.

    Ninguém fala da PERFORMANCE do F10B…pífia a corrida vermelha.

    Quero ver Silverstone, afinal disseram que as atualizações fariam mais sentido lá.

    Continuo achando o F10 coadjuvante. Sendo na versão A, B ou C…cuidar bem dos pneus e não ser rápido suficiente não faz o menor sentido, afinal a disputa não é de ‘conservação de borracha…’.

    Go Woking!!! Go Lewis, Go Button!!!

    Publicado por Will | 28/06/2010, 1:59 pm
    • É verdade.
      Confiei tanto nos falatórios e no tempo de Alonso no P2 que apostei nele pra pole em um bolão que eu jogo. Me dei mal.

      E vamos com toda a nossa força pra fazer 1-2 em casa! Tomara que seja possível.

      Publicado por Allan Wiese | 28/06/2010, 2:10 pm
  11. Meu grande amigo Allan, será possivél gente fazer 1-2 em casa.

    No momento so existe uma equipa que nos tira o sossego, a Red Bull. O resto é conversa para o boi dormir pura publicidade, muita garganta em vão.

    Você esqueceu que a MClaren inventou o F-Ducto; a Red Bull inventou o escapamento dos gases. Agora me diga o que é que a Ferrari inventou nada!!!! So sabem copiar e copiam mal. Nem copiar em conçidões sabem!! Ja desistiram do F-Duto porque segundo eles o sistema é complexo(fracos); agora nem o sistema inventado pelo Adrian conseguem copiar, daqui a pouco vão desistir.

    Publicado por Edgas Mutute | 28/06/2010, 2:33 pm
    • Quando disse ‘espero que seja possível’ foi na Red Bull que estava pensando Edgas… E como os pilotos deles estão meio inconstantes, confio muito nessa possibilidade!

      Publicado por Allan Wiese | 28/06/2010, 2:46 pm
  12. Concordo contigo amigo e assino em baixo.

    Publicado por Edgas Mutute | 28/06/2010, 2:49 pm
    • Valeu Edgas e vamos na torcida!
      Construtores e 1-2 no campeonato de pilotos, com Hamilton na frente!

      Publicado por Allan Wiese | 28/06/2010, 5:56 pm
    • Eu também concordo!!!

      Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 28/06/2010, 9:01 pm
  13. O erro não foi do Hamilton. Foi de quem liberou o safety car entre o primeiro e o segundo colocados.

    Nesse aspecto a fórmula Indy está anos à frente, não me lembro de ver todas essas lambanças com a entrada de SC.

    Publicado por Alfred Newman | 28/06/2010, 4:27 pm
  14. Há muito tempo a F-1 tá pecando por erros em SC, como por exemplo qdo. há detritos na pista e não interrompem a corrida e outras mazelas que apenas desgastam a categoria. Deveriam sim copiar as regras da NASCAR e da IndyCar que são ótimas e não traz prejuizos ao espetaculo. É só deixar de serem arrogantes e ver que algo de bom pode ser experimentado e aproveitado de outras categorias do automobilismo.

    Publicado por Fernando Kesnault | 28/06/2010, 4:48 pm
    • Concordo Fernando e o Sr Mutute é mais um personagem fake do “fã” nº 1 do Becken, q pensa q vai irritar, mas faz papel rídículo e colabora pra cair o nível do blog, algo impensável ano passado, qdo o F1 Around era sinônimo de excelência nos comentários. Hj temos q conviver com Djows, Mututes etc…

      Por isso q os bons comentaristas se afastam de tempos em tempos, já q é chato pra caralho ler os comentários da gurizada de vez em qdo…

      Publicado por Alex-Ctba | 28/06/2010, 6:17 pm
  15. Alexandre Pires: um pouco antes de Montreal e também logo depois daquela prova você dizia que iria aguardar Valência para dizer ao certo como estava o ritmo da McLaren. O que você achou dessa prova? Como nos saímos, na sua opinião?

    Eu fiquei um pouco impressionado com o gap que as Red Bulls conseguiram impor na classificação. Foi praticamente 0.3s. Na prova, nosso ritmo foi bom, mas penso que no início um pouco atrapalhado pela asa danificada de Lewis. Depois da saída do safety car Hamilton conseguiu ficar um pouco próximo de Vettel, mas ao ver que ele mantinha a vantagem resolveu poupar combustível. Depois do penalty o gap foi diminuindo, mas por que Vettel claramente poupava equipamento.
    O meu analisar conclui o seguinte: saímos no lucro com as circunstâncias da corrida que nos possibilitaram um pódio para os dois pilotos, ainda mais considerando que não trouxemos nenhuma grande atualização para essa prova. Se não fosse o acidente, Hamilton chegaria em segundo da mesma forma (não acho que as Ferraris passariam. Sebastian e Lewis já se distanciavam antes do acidente), mas Button não estava combativo o suficiente. Lewis faz uma diferença enorme para o nosso time e Jenson diminui essa diferença com os seus lances de leitura da prova e sorte com acontecimentos fora do controle.

    Qual a sua análise Alexandre?
    E os outros comentaristas, o que acham da situação de suas equipes agora que estamos prestes a chegarmos à prova que divide a temporada?

    Publicado por Allan Wiese | 28/06/2010, 6:09 pm
    • Fico com a impressão de que a McLaren chegou nas RedBull.

      Não em posições de largada, o que é preocupante. As RedBull ainda estão à frente neste quesito. Hamilton diminuiu a diferença, mas como Button ainda não fez o mesmo, acredito que isto tenha sido mais fruto do braço de Hamilton do que de melhoria do carro.

      Mas após cada um dos pilotos das duas equipes ficarem sem pontuar, dá pra ver que as McLaren têm tido melhor sorte nas corridas. Estão sempre ali pra beliscar pontinhos valiosos das RedBull. E com isto terminam a primeira fase ocidental novamente à frente da concorrência, já tinham aprontado isto ao final da fase oriental.

      Agora é esperar pra ver quem irá andar melhor. Meu palpite é que a McLaren é daquelas equipes que têm de matar no ninho. Deixaram Woking ir muito bem sem ter um carro tão competitivo. Como disse em outro comment: nem McLaren nem RedBull vão piorar ou deixar de melhorar.

      Mas ano passado a McLaren prometeu um pacotaço para o 10. GP e dominou dali pra frente com Hamilton. Disseram que vão fazer o mesmo este ano, ou seja, em Silverstone novo pacotaço. Aí fica fácil de prever: infelizmente pra uns e felizmente pra nós, novo domínio da McLaren, com chances da briga pelo título ficar entre Button e Hamilton.

      (Vamos imaginar que o tal ‘exhaut-blown diffuser’ dê entre 1 a 2 décimos pras McLaren nos setores mais sinuosos de cada circuito… Isto já seria suficiente pra disputar poles tanto com Button quanto com Hamilton. Este seria um bônus, pois a cada corrida estão aperfeiçoando cada mínimo aspecto. E não tenho dúvidas de que este pode ser a única cópia feita na temporada a ficar próxima do original!)

      Pra resumir, vamos descobrir tudo isto na próxima sessão de classificação, em Silverstone, no dia 10. Se as duas McLaren estiverem na disputa da pole, aí o carro realmente vai dominar até o fim!

      Publicado por Alexandre Pires | 28/06/2010, 7:22 pm
    • Concordo. Em corrida já estamos perto à tempo e se chegarmos de verdade nas classificações, então nos segurem!

      Publicado por Allan Wiese | 28/06/2010, 10:13 pm
    • Que ninguém nos segure!!! ;)

      Agora, como tenho uma baita queda pela Williams, pra ficar feliz mesmo, só preciso saber logo se o Frank já fechou com a Renault!!!

      Aí, meu 2010 já estará completo e meu 2011 automobilístico vai ser ótimo também.

      Publicado por Alexandre Pires | 28/06/2010, 10:40 pm
  16. Enquanto engravatos que sequer sabem como funciona um difusor duplo comandarem a FIA teremos esse tipo de problema.

    Hamilton fez exatamente o que ele deveria fazer. Tentou cruzar a linha branca antes do SC. Ele poderia ter conseguido ou não. Correu o risco e perdeu. Foram míseros milésimos de segundos que o separaram de obter êxito mas não obteve. Foi punido por causa disso, pagou a punição e ponto final.

    Já Alonso e Massa não tinha essa opção pois estavam bem atrás do SC em comparação ao Lewis. Se tentassem seria infração deliberada.

    Hamilton foi punido de forma justa, assim como Massa no último GP ao exceder em 0.2km/h a velocidade do pit mas ninguem veio pedir uma punição mais dura para ele. Alonso foi punido por queimar a largada por ridículos 0.07s e ninguem veio pedir punição mais dura para ele. Massa, no pit, tentou ir ao limite sabendo que poderia ou não conseguir. Alonso, na largada, igualmente. Tentou ser milésimos de segundos mais rápido que os que estavam à sua frente. Poderia ter conseguido ou não. Nos 3 casos os pilotos agiram exatamente como deveriam agir. E nos 3 casos não obtiveram êxito e foram punidos por isso.

    No último GP a FIA e os comissários tinham dezenas de fatos a verificarem por causa do acidente do Webber. Tanto é que demoraram quase 20 voltas para verem que outros 10 pilotos haviam infringido as regras.

    Dizer que Hamilton foi beneficiado deliberadamente é ridículo. Que mudem a regra do SC. É simples e pode ser colocada em prática já no próximo GP.

    Nova Regra do SC:

    Quando o SC for enviado à pista, todos os carros e equipes receberam aviso e não poderão ultrapassar 150km/h. O SC ficará na pista o suficiente para que os carros realinhem atrás do mesmo. Assim que todos os carros estiverem realinhados, o SC dará mais uma volta e só então os boxes será liberado para uso.

    Publicado por djow | 28/06/2010, 6:19 pm
  17. A regra do SC poderia ser simples e facilitaria a todos os pilotos.

    O SC só entra na frente do lider.

    Se o lider como foi o caso de ontém passar antes da saída do SC, todos o demais teriam o direito de passa-lo e esse esperaria pelo lider na saída dos boxes.

    Assim, Hamilton que pela regra atual cometeu uma infração e os demais que vieram atrás e foram muito prejudicados, casos de Alonso, Massa e o Shummy , não perderiam tantas posições em pista e poderiam voltar e brigar pelo pódio.

    Como está, está uma merda, vide a babaquice que fizeram na saída dos boxes com o Schumacher que teve de esperar todos os carros passar para ele poder sair, e quando foi da mesma forma, do mesmo jeito a parada de Alonso, Massa e Alguersuari o sinal estava verde e eles voltaram no meio do pelotão.

    Pergunta, será que o Frentzen tem alguma rusga com alemão?

    E esse negócio de pilotos recentes como comissário está ficando uma porcaria gigante, vamos ver o que o Mansell vai fazer na Inglaterra para beneficiar seus compatriotas, como fez o Hill em Mônaco para sacanear o Schumacher.

    Publicado por Claudemir Freire | 28/06/2010, 6:19 pm
    • Pergunta, será que o Frentzen tem alguma rusga com alemão?

      A Corina Schumacher era namorada do Frentzen. Rapaz… esse Schumacher, hein!

      Publicado por Becken Lima | 28/06/2010, 10:24 pm
  18. O mais prejudicado foi o próprio Hamilton pois ao errar e ser punido, perdeu totalmente a chance de brigar com Vettel pela vitória. E ele brigaria. Se tem alguém no grid capaz de brigar com a Red Bull esse alguém é Hamilton.

    Publicado por djow | 28/06/2010, 6:21 pm
  19. Alex-Ctba diz:

    –>
    A reação da Ferrari foi imediata.
    –>

    Errado meu caro. O Alonso (ou seja Ferrari) só foi dizer alguma coisa na volta 17. E olha que a Ferrari e seus pilotos não estavam fazendo nada. Diferente dos comissários da FIA que tinham 24 carros e vários eventos para cuidar. A FIA não existe exclusivamente para ficar de olho no Hamilton, caracterizando uma persseguição, embora seja isso que algumas pessoas queiram.

    Publicado por djow | 28/06/2010, 6:27 pm
    • A FIA, representada por seu corpo de comissários, q são muitos, diga-se de passagem, existe para ficar de olho em todos os aspectos relevantes de uma corrida. E na minha opinião, não houve nada mais relevante, do q a manobra do Hamilton, q vacilou ainda, mostrando claramente q ficou confuso com a situação, porém errou e dos outros pilotos q não respeitaram a regra tb. O acidente aconteceu, mas o tempo q demandou para limpar a pista e resgatar os pilotos, era mais do q suficiente para analisar os outros episódios. IMHO

      Publicado por Alex-Ctba | 28/06/2010, 6:32 pm
    • E quantos são os comissários em uma corrida?

      Além do mais, ainda bem que existe uma diferença do que VOCÊ quer e a realidade. Houve um acidente forte e de grandes proporções na corrida. Não cabe aos telespectadores decidir o tempo necessário para verificar se está tudo ok com a pista e com os pilotos envolvidos e muito menos decidir qual o tempo necessários para limpar a pista. Se fosse assim tão fácil, porque a Ferrari demorou 6 voltas para pedir uma verificação no ocorrido com o Hamilton? A Ferrari tava lá, 100% à toa, só esperando a relargada. Tava todo mundo coçando o saco e mesmo assim demoraram 6 voltas (4 delas lentas, com SC) para mexer o doce.

      Além do mais, como você deve ter lido na mídia e visto na corrida, fora o acidente e o caso do Hamilton, outros 10 pilotos foram investigados. Você acha que os comissários sortearam esses 10 pilotos ou eles tiveram que analisar caso a caso para saber quem de fato havia cometido alguma infração?

      Agora, me explique uma coisa. Temos dois episódios de infração. Os dois com apenas um elo de ligação que é o SC. Porque o Hamilton foi punido com um DT (quase 15s de perda de tempo) e os outros 9 pilotos foram punidos com apenas 5s?

      E porque o Alonso não reclamou da FIA por essa punição ridícula de apenas 5s já que ele se beneficiaria, pulando de 8º para 5º lugar se a punição fosse, pelo menos, tão pesada quanto a que o Hmailton levou?

      Publicado por djow | 28/06/2010, 6:46 pm
    • Alex e djow,

      Vocês que estão entre os mais sensatos dos comentadores aqui do blog, me diga o que acham deste vídeo que vocês já devem até ter visto:

      Minha impressão é que o Hamilton se embananou todo (como disse o Alex) e SE COLOCOU em condição de punição.
      Vejam que Hamilton ultrapassaria naturalmente o safety car antes da linha do safety. Reduziu tolamente (ou por segurança ou incerteza) e ficou emparelhado com o safety como se estivesse esperando a hora certa de fazer a coisa errada.
      Observem a velocidade com que vem Alonso. Se Hamilton tivesse andando naquela velocidade ou a mantido, teria ultrapassado o safety ou passado a linha do safety bem a frente do mesmo.
      Mas vejam que o mesmo não seria possível para Alonso ou Massa.
      Pra nós que gostamos de corridas “corridas”, vamos aceitar que Hamilton foi punido por vacilo mesmo e não por ilegalidade. O inglês estava projetadamente a frente do safety e emparelhou estupidamente. A punição na verdade só nos impediu de ver a perseguiu de Hamilton a Vettel. E só.

      Pra finalizar, fiquei com a impressão que Alonso até tentou ultrapassar o safety, mas não deu pra ele. (Talvez tenha ficado bloqueado pela indecisão de Hamilton… e por isso estava fulo!)

      Publicado por Alexandre Pires | 28/06/2010, 6:54 pm
    • São quatro fiscais que assinam o documento de punição.

      A decisão final é deles.

      Publicado por Alexandre Gomes | 28/06/2010, 6:59 pm
    • Alex e djow,

      Esqueci de dizer algo.

      O carro médico e o carro de segurança estão a uns 30 metros um do outro.

      Do momento que Hamilton emparelha com o carro médico até o momento que cruza a linha do carro de segurança emparelhado com o mesmo, sua McLaren andou por longos 13 segundos.

      Qualquer um sabe que um Fórmula 1 só precisaria de 1s pra ultrapassar ambos. Hamilton vacilou ao reduzir desnecessariamente a velocidade.

      Mas na corrida, Hamilton realmente estava à frente do carro de segurança. Se colocou no erro, foi punido e corrigiu seu erro acelerando muito. Merecido segundo lugar.

      SERIA MUITO LEGAL SE O BECKEN FIZESSEM UMA DAQUELAS SUAS MONTAGENS COM IMAGENS PRA PROVAR QUE HAMILTON SE COLOCOU EM ERRO.

      Publicado por Alexandre Pires | 28/06/2010, 7:32 pm
  20. Askimet 1 a 0 Claudemir.

    Publicado por Claudemir Freire | 28/06/2010, 7:02 pm
  21. Djow. O Episódio com o Hamilton foi o mais ESCANCARADO, e portanto o mais fácil de ser analisado. Foi justamente na hora em q o SC e o Carro Médico estão indo para a pista, no mesmo momento em q estão passando Hamilton e as Ferraris. Hamilton ultrapassa o SC e se manda, as Ferraris ficaram atrás. Tem algo mais evidente, claro, escancarado, relevante do q esse para se analisar e julgar? O caso dos outro pilotos, sim, é difícil pq pelo q eu li na entrevista do Felipe Massa, eles teriam q analisar o tempo de volta, pois eles recebem no volante a informação do tempo q tem q cumprir, e portanto precisa de uma investigação mais detalhada. Acertadamente, deixarama a decisão após a corrida.

    No caso do Hamilton, eram as imagens q denunciavam a infração. Não tem mistério. Não sei pq a polêmica e essa defesa ao Hamilton. Repito. O Piloto fez sua parte, cumpriu o q o engº mandou fazer e brilhantemente, manteve a posição, ainda pagando na pista, sua punição. Nessa, apesar da reincidência do Hamilton, ele pagou o q lhe foi imposto. A demora para a decisão é q mudou o resultado da corrida. Cagada dos comissários, q estavam indo até bem, mas, como no passado o Hamilton foi prejudicado, dessa vez foi favorecido. Simples assim!

    E vamos pra Silverstone e detonar a Holanda!

    Publicado por Alex-Ctba | 28/06/2010, 7:11 pm
    • Alex, você está agindo igual comentarista de futebol que fala que o árbitro errou, porém depois de ver 10 vezes o replay por todos os ângulos. A única forma de o episódio do Hamilton poder ser considerado escancarado é se estivessem cuidando exatamente o que ele estava fazendo, em detrimentos aos outros 23 pilotos na pista. Tanto não foi escancarado que o replay do acontecido que é por onde os comissários analisam os fatos da pista só foi ao ar 7 voltas depois. Ou você vai dizer que você viu a infração do Hamilton antes disso? Não viu, correto? E se você não viu, os comissários também não viram pois as imagens que nós recebemos é a mesma que eles recebem. Talvez exista, dentro do pit lane alguma outra câmera que seja exclusiva para os comissários. Mas de resto, nós vemos o mesmo que os comissários. Ou você acha que os comissários estão dentro de uma central de imagens como numa sala da polícia, com câmeras especiais e exclusivas? Hamilton, no início de 2009 só foi punido porque um fã filmou com seu celular o ocorrido, lembra? Não fosse isso os comissários não teriam visto o fato, apenas ficariam sabendo por alto.

      Publicado por djow | 28/06/2010, 7:32 pm
    • “Ou você vai dizer que você viu a infração do Hamilton antes disso? Não viu, correto? E se você não viu, os comissários também não viram pois as imagens que nós recebemos é a mesma que eles recebem”

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      essa foi boa…

      Publicado por Alex-Ctba | 28/06/2010, 7:36 pm
    • Hey Djow! A F1 é um esporte de altíssimo nível, pq permite o recurso eletrônico, para julgamento, diferente do arcaico futebol. Essa comparação é tola e não cabe, sorry!

      Publicado por Alex-Ctba | 28/06/2010, 8:22 pm
  22. Livio Oricchio, de Zurique

    Depois de Fernando Alonso afirmar, domingo, que o resultado do GP da Europa, em Valência, “foi manipulado”, ontem o presidente da sua equipe, a Ferrari, Luca di Montezemolo, completou: “O que aconteceu é sério, inaceitável, cria um perigoso precedente e lança uma sobra na credibilidade da Fórmula 1.”

    Quando o safety car recebeu do diretor de corrida, Charlie Whiting, a ordem para entrar na pista por causa do grave acidente com Mark Webber, da Red Bull, na oitava volta, Lewis Hamilton, da McLaren, àquela altura segundo colocado, Alonso, terceiro, e seu companheiro, Felipe Massa, quarto, estavam na reta dos boxes. Ao verem o safety car do lado direito da pista, na saída dos boxes, com as luzes amarelas acesas, os três tiraram o pé do acelerador. Mas Hamilton pensou poder ultrapassá-lo e completou a volta na sua frente numa velocidade muito maior que a de Alonso e Massa, que respeitaram o safety car, lento a sua frente.

    Com isso, Hamilton não perdeu o imenso tempo dos pilotos da Ferrari, fez seu pit stop e ainda regressou à prova na sua colocação original. Sebastian Vettel, da Red Bull, liderava. Já Alonso fez sua parada e deixou os boxes em 10.º. Massa, em 17.º, por ter de esperar a Ferrari primeiro substituir os pneus de Alonso para depois trocar os seus, pois o espanhol estava na sua frente.

    Alonso reclamou de Hamilton ter ultrapassado o safety car pelo rádio. Os comissários já o estavam julgando. Mas apenas cerca de meia hora depois do ocorrido, quando o inglês da McLaren já tinha importante vantagem para o terceiro colocado, Kamui Kobayashi, da BMW Sauber, recebeu a punição de drive through. Hamilton cumpriu e voltou ainda em segundo.

    A mensagem da FIA, lembrou o diretor da Ferrari, Stefano Domenicali, domingo, foi de que o crime compensa. Alonso, imediatamente atrás de Hamilton na hora do safety car, obedeceu o regulamento e acabou em oitavo. Já Hamilton não o acatou, recebeu a bandeirada em segundo e manteve-se na liderança do Mundial. “Pagamos um preço muito alto por cumprir as regras”, disse ontem Montezemolo.

    O dirigente referia-se, também, à penalização de cinco segundos aos nove pilotos que excederam o tempo máximo para completar a volta, antes de entrar nos boxes para o pit stop, quando o safety car foi acionado. A manobra de ser mais veloz do permitido os favoreceu muito da mesma forma que Hamilton.

    Que a FIA necessita rever a regra do safety car novamente parece não haver dúvida, depois da injustiça desportiva de ontem. A Ferrari apresentou desempenho para levar os dois pilotos a lutar pelo pódio e, involuntariamente, terminaram lá atrás. Massa ficou em 11.º. Mas Alonso afirmar de forma cabal que havia interesse dos comissários no resultado, compreende-se favorecer Hamilton, é mais sério que o equívoco das penas quase inexistentes, capazes potencialmente de levar todos a cometerem as mesmas faltas, pois, como lembrou Domenicali, nesse caso o crime de fato compensou.

    Publicado por Alex-Ctba | 28/06/2010, 7:34 pm
    • Alex,

      Veja este vídeo:

      O que o Lívio narra não é o que ocorre ali.

      Inclusive, é nítido que Alonso acelera sua Ferrari. E Hamilton bestialmente fica andando lenta e desnecessariamente por 13 segundos ao lado do carro médico e do carro de segurança.

      Publicado por Alexandre Pires | 28/06/2010, 7:42 pm
    • –>
      Seu avô ouvia rádio, não tinha conhecimento do que viria ser a maior arma de manipulação da história, a televisão. Assim sendo, em relação ao que uma rede de tv pode fazer em termos de alienção, a opinião dele não passa de um chavão que, talvez, para a época dele, podia ter alguma credibilidade mas que hoje não serve de nada.
      –>

      Você realmente acredita que as pessoas que lerem sua opinião, tendo o vídeo para comparar, acreditarão numa mentira dessas? Meu amigo, ter opinião é uma coisa. Mas inventar coisas é de baixíssimo nível. E é justamente por manipulação da verdade como essa que você acabou de produzir que se fa znecessário a defesa de Hamilton com tanta veemência pois, infelizmente, uma mentira como a que você acabou de escrever, baseada numa alucinação fanática, sempre acaba encontrando alvos que a aceitem. Porém, felizmente, pessoas de bom senso ainda conseguem discutir com base na realidade.

      Publicado por djow | 29/06/2010, 1:57 am
    • –>
      Mas Hamilton pensou poder ultrapassá-lo e completou a volta na sua frente numa velocidade muito maior que a de Alonso e Massa, que respeitaram o safety car, lento a sua frente.
      –>

      Você realmente acredita que as pessoas que lerem sua opinião, tendo o vídeo para comparar, acreditarão numa mentira dessas? Meu amigo, ter opinião é uma coisa. Mas inventar coisas é de baixíssimo nível. E é justamente por manipulação da verdade como essa que você acabou de produzir que se fa znecessário a defesa de Hamilton com tanta veemência pois, infelizmente, uma mentira como a que você acabou de escrever, baseada numa alucinação fanática, sempre acaba encontrando alvos que a aceitem. Porém, felizmente, pessoas de bom senso ainda conseguem discutir com base na realidade.

      Publicado por djow | 29/06/2010, 1:59 am
    • E Koba-san devia ter levado bandeira azul!! Humpf!

      Para ficar justo, pô, o cara tava atrapalhando.

      Que mudem a regra novamente, e parem de choradeira.

      Publicado por Alexandre Gomes | 29/06/2010, 10:06 pm
  23. Becken,

    Veja este vídeo aqui:

    Tem toda a tomada aérea e está mais completo do que aquele que está no comment lá em cima.

    Acho que você poderia colocá-lo no post e fazer uma de suas ótimas análises de imagens.

    Publicado por Alexandre Pires | 28/06/2010, 7:45 pm
    • Revendo, cada vez fico com mais impressão de que daria tempo para os 4 primeiros passarem o safety car.
      Acho que tá aí a razão do emputecimento do asturiano.
      Hamilton empacou todo mundo.

      Alguém tem o gap entre os pilotos nesta volta em que entra o safety car?

      Publicado por Alexandre Pires | 28/06/2010, 8:27 pm
    • Não sei Alexandre.
      Dá pra ter essa impressão. Mas ainda acho que Hamilton exitou pelo histórico de punições que ele tem em suas 4 temporadas de F1. Chegou na reta, viu o Medical car e o Safety car, pensou: “putz, vou ficar atrás deles”. Depois pensou: “peraí, eu posso passar o Safety car antes da segunda linha”. E acelerou pensando “beleza, deu boa”. Várias voltas depois recebe o aviso da punição e faz o trabalho de aumentar a vantagem para o terceiro muito bem. Lembrem que antes de saber da punição Hamilton já estava poupando combustível, não estando preocupado em abrir vantagem para Kobayashi entre meios.

      Publicado por Allan Wiese | 28/06/2010, 10:19 pm
    • Allan,

      Acho que vou falar algo exagerado. Mas talvez Hamilton simplesmente não conhecesse a regra na minúncia. Na verdade, estou começando a acreditar que Hamilton está aprendendo as regras na base da tentativa-e-erro. É ruim aprender após punições, mas o bom é que Hamilton parece não repetir as engrossadas regulamentares…

      Se ele soubesse a regra de fato, ele teria continuado no ritmo que tava e gastaria apenas 1s pra passar o safety e ainda sobrariam 12s pra ele disparar na frente do safety e não sobrar margem de dúvida alguma.

      Agora, há a possibilidade do inglesinho manjar muito da regra e ter pensado assim: vou emparelhar com o safety e bloquear os carros que vem atrás, e um pouco antes da linha, eu ultrapasso e largo a bomba pra quem vem atrás…

      Só que errou o timing da retomada e deu brecha pra punição.

      Publicado por Alexandre Pires | 28/06/2010, 11:12 pm
    • Olha Alexandre, a partir do que você falou, levanto duas possibilidades:
      1ª: Hamilton de fato não conhece as regras direito. Como Coyote (ou Cassius, mas são a mesma pessoa, hahaha) falou a uns tempos atrás, os pilotos da F1 atual não diferem em muito dos nossos jogadores de futebol. Apenas correm, mas não tem cultura nenhuma (exageros à parte). Isso seria, de certa forma, muito bom. Teríamos um ótimo piloto que é simplesmente apaixonado por correr e não está muito ai para regulamentos e coisas afins. Penso que Hamilton poderia se encaixar nesse perfil em seu início de carreira.
      2ª: Hamilton conhece a fundo o regulamento. Muito por causa de seu histórico de punições sofridas. Talvez ele tenha iniciado no modo ‘ideal’ e tenha se tornado frio e calculista por causa disso.

      É uma provável inocência pensar que ele não conheça nada do regulamento, mas talvez essas minúcias ele aprenda de fato ‘na marra’. Mas eu torço pra que não seja o piloto da segunda hipótese.

      Publicado por Allan Wiese | 29/06/2010, 12:11 am
  24. AVISO: Comentários ofensivos a pilotos, equipes e a outros comentaristas que configurem ação de Troll serão moderados.

    Argumentos com substância e relevância, por favor!

    Publicado por Becken Lima | 28/06/2010, 7:48 pm
  25. É, revendo o vídeo do ocorrido, acho que o erro começou com o SC. Ao invéz dele entrar na frente do líder, ele entrou entre o líder e o 2° colocado.
    Hamilton se embananou todo, e só tomou atitude quando era tarde demais…

    Publicado por Dorfão | 28/06/2010, 7:50 pm
  26. Alexandre, entenda. O q alguns fãs do Hamilton não querem enxergar é q ele foi beneficiado ontem. Esse piloto já foi muito prejudicado em 2008 e nessa temporada, vem sendo o melhor piloto disparado do campeonato. A sua liderança é justa e não vai ser esse episódio q vai desmerecê-la, porém, ontem, em mais uma manobra polêmica, dolosa ou culposamente ele cometeu a infração e ponto. E os pilotos da Ferrari foram muito prejudicados e ponto final. Q venha Silverstone!

    Publicado por Alex-Ctba | 28/06/2010, 7:51 pm
    • Alex, eu entendi seu ponto, sim. E gostei dos seus comments. Realmente o atraso na punição combinado com Kobayashi beneficiaram Hamilton.
      O que estava propondo pra discussão é que não teria havido injustiça, pois foi o próprio Hamilton que se prejudicou. Se ele não tivesse titubeado, estaria bem longe do safety car quando este passava pela linha.
      Agora, se alguém conseguir provar que Alonso teria conseguido ultrapassar o safety car caso Hamilton não tivesse empacado ali na frente, aí sim eu diria que o espanhol foi prejudicado.
      O resto é uma regra mal bolada.
      Mas OK, ponto final. E até Silverstone!

      Publicado por Alexandre Pires | 28/06/2010, 8:18 pm
  27. Há varios pontos de vista, e esse de que houve dificuldade para se punir por angulos de cameras foi muito ruim, quanto a integridade do Webber, o cara desceu do carro sozinho, ou seja dali pra frente estava tudo bem e ja poderia trabalhar na justa punição recebida por Hamilton, justa punição aplicada em tempo errado beneficiando o infrator…então esse texto que você endossou e uma vertente que ameniza a incopetencia da FIA e seus comissários, todos os chefes de equipes que não estão nervosos e devido ao problema não acontecer com eles, assim como o proprio Alonso achou normal quando ultrapassou massa perigosamente dentro do acesso aos boxes, agora ele não se deu bem desatou a andar, ou seja no dos outros foi normal, no dele doeu (final do texto adaptado para não inserção de palavrões).

    Publicado por Claudio | 28/06/2010, 8:23 pm
    • todos os chefes de equipes que não estão nervosos e devido ao problema não acontecer com eles,

      Fale isso para a Williams e Rubens Barrichello que, potencialmente, perderam um pódio com a incompetência da FIA na hora de aplicar a pena a Hamilton.

      Talvez a Williams tivesse mais direito de reclamar e dá piti que a Ferrari.

      O problema é que, quem é razoável, parece NÃO duvidar de que houve incompetência da FIA na hora de aplicar a pena em Hamilton que, SEM DúVIDA, se beneficiou.

      O problema aqui — vamos ser sinceros — é a obssessão de Alonso e dos fãs do Alonso com o Hamilton, plantando um drama fora de proporção, inventando uma teoria conspiratória quando o que há é apenas uma tremenda incompetência da FIA que, históricamente, já beneficiou e muito a própria Ferrari na era Mosley e Todt que — poxa vida! — hoje é o presidente da FIA.

      Menos…

      Publicado por Becken Lima | 28/06/2010, 8:34 pm
    • 1) – ótimo, para não variar, comentário Becken!

      2) – Só aceito reclamação do espanholito depois que ele devolver o trofeu de Singapore/08.

      3) – Alguém ai se lembra de uma corrida do Dick Vigarista que ele cumpriu uma punição na ultima volta “depois” de cruzar a linha de chegada pelo Box???

      Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 28/06/2010, 9:47 pm
    • Bacana sua resposta a minhas ponderações, de fato há gente mais e menos nervosa, essa historia de levar o Fato pro lado torcedor, traz uma polemica chata, a Ferrari grita mais por q tem mais força o resto de fato relativiza e engole a raiva a seco, a questão na minha opinião não é quem é melhor entre Alonso ou Hamilton, a questão é quem o pior, esse trofeu é da FIA.

      Tem torcedores q discutem os fatos do esporte com um olhar de rivalidade infantil, perdem a dimensão q de quanto são chatos, deixei de ler o Blog do Teo José por isso…

      Apoio e retifico sua chamada de atenção.

      AVISO: Comentários ofensivos a pilotos, equipes e a outros comentaristas que configurem ação de Troll serão moderados.

      Argumentos com substância e relevância, por favor!

      Publicado por Claudio | 29/06/2010, 1:50 am
  28. A preocupacao do Alonso com o Hamilton é surreal. Passar 2 radios perguntando sobre o Lewis, isso tem precedente na F1?

    Publicado por Leonardo | 28/06/2010, 8:55 pm
    • As feridas de 2007 jamais vão ser curadas. Confesso que aomesmo tempo que eu aprecio essa obssessão como algo meio dramático, que dá um tom meio romanesco à rivalidade entre os dois — algo que o esporte precisa — eu acho um tremendo ponto fraco na carapaça do Alonso como o grande piloto que é.

      O que eu achei mais curioso foi uma das conversas entre ele e o engenhiero de corrida que pediu para ele voltar o foco para a provadepois daquela troca de mensagens.

      Publicado por Becken Lima | 28/06/2010, 9:49 pm
    • “O que eu achei mais curioso foi uma das conversas entre ele e o engenhiero de corrida que pediu para ele voltar o foco para a provadepois daquela troca de mensagens.”…

      Isso só pode ser mentira…. kkkkkkk!!!! Impagável!!! Só consegui imaginar o Nada Sei tendo pesadelos com o Sementinha-de-bucha, acordando suado, em pânico e se debatendo …kkkk.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 29/06/2010, 1:42 am
    • Becken,

      Você deveria bloquear comments com teor preconceituoso ou racista.

      Só porque o coyote tem tiradas espirituosas, não quer dizer que ele não deva ser bloqueado quando chama Hamilton de “sementinha-de-bucha”.

      O próprio coyote já disse em comments passados que chama Hamilton assim pois a tal sementinha é “a coisa mais preta que ele conhece”.

      Vai que esta moda pega e todo mundo começa a usar metáforas pra discriminar pilotos ou comentadores.

      PLEASE, KEEP A FREE-RACISM BLOG.

      Publicado por Alexandre Pires | 29/06/2010, 11:29 am
    • Becken,

      Vc sabe que sou anti-racismo e que já disse várias vezes aqui que o Hamilton é vítima de racismo dissimulado constantemente.

      No entanto, a casa é sua e eu respeito sua opinião.

      Se achar que deve bloquear meus comentários ou a mim próprio como sugeriu o Alexandre Pires, fique a vontade.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 29/06/2010, 12:51 pm
    • Coyote,

      Acho que me expressei mal. Não quero de jeito nenhum que o Becken bloqueie você. Pelo contrário, gosto muito de ler seus comentários. Estão entre meus preferidos.

      O que quis dizer é que mesmo excelentes comentadores como você deveriam ser moderados quando dessem escorregadas. Claro que sou eu quem acho que isto foi uma escorregada.

      Não acusei você de racista, longe de mim. O que tentei ressaltar é que uma brincadeira como esta acabava carregando um teor racial que não tem nada a ver com o desempenho no esporte.

      Quando o pessoal tira sarro no Alonso o chamando de o nada-sei, elsonso e tal, tem a ver com o histórico do espanhol no esporte, suas mancadas. O mesmo vale quando chamamos Schumacher de Dick Vigarista.

      Se chamássemos o Hamilton de o migué, o pinóquio, coisas assim, teria a ver com o que o rapaz apronta no esporte. E não com a cor da pele. Se ainda fosse algo como quando chamamos os pilotos de queixada, zacarias ou coisas assim até a bacana. Ainda mais porque o Hamilton tem aqueles dentinhos de Madonna. O duro que o cara anda com uma beldade a seu lado que nem dá pra tirar de feio o sujeito…

      Enfim, deveria ter escrito um comment mais elaborado. Ficou parecendo que estava atacando você. Me desculpe!

      Só retomei isto pois achei que tinha sido descuidado no meu comment que não era a seu respeito mas sim a respeito dos apelidos.

      (Na verdade, acho que você já havia entendido meu ponto, pois foi extremamente educado na resposta. Mas ao lê-la percebi que eu havia escrito mal e dava a impressão de pedir seu bloqueio.)

      Publicado por Alexandre Pires | 30/06/2010, 11:53 pm
  29. Concordo contigo Becken.
    E foi esta pequena sintese que escrevi no meu blog>>>

    É óbvio que Lewis não tem culpa nenhuma na palhaçada feita domingo no GP da Europa. Talvez, só um pouco, quando não se decidiu se acelerava ou não quando viu o SC ao seu lado na reta. E é o que discutimos no post um pouco mais abaixo aqui no blog.

    Continuando, independente do benefício dado a Lewis, das reclamações da Ferrari ou qualquer outra coisa, existem algumas regras muito mal fundadas e principalmente, mal interpretadas pelos comissários. Por exemplo, em Mônaco, Schumacher passou Alonso na última volta sob bandeira VERDE e levou uma punição de 20 segundos. Aqui, quem fez certo, se deu mal. E quem fez mal, se deu bem. É claro que Alonso tinha o direito de reclamar e reclamar… Qualquer um no lugar dele faria isso.

    E convenhamos que uma punição de 5 segundos a 9 pilotos do grid que só mudou 2 posições e tirou o azarado porém lutador De La Rosa dos pontos, é ridícula. Para isso, teriam ficado quietos e não aplicado nenhuma punição.

    Ao mesmo tempo, temos outra regrinha que deve ter explodido em raiva o excelente Kobayashi na prova. Como é possível que dois jogos de pneus sejam obrigatórios na corrida? Porque o piloto não tem o direito de arriscar por si próprio sem ter que fazer uma parada que, em certos casos, não serve para coisa alguma?

    Kamui estava em 3º, vejam bem, por toda a corrida depois da volta nove. Mas foi obrigado a parar para trocar os compostos e ainda assim, passar facilmente dois carros em 3 voltas. Isso estraga qualquer arrojo ou estratégia possível. Uma pena.

    Também, voltando ao assunto do Safety-Car, como é que ele volta ENTRE os ponteiros? Como é que este não deixa passar o pelotão para, assim, reorganizar o grid e não haver polêmica nenhuma? Bom, vai saber… Em vez disso, criou mais polêmica e estragou uma bela corrida de outros carros.

    Entre essas e outras, cada dia apoio mais a ideia da FIA rever todas essas regras e colocar ordem de uma vez. Pois que a F1 passe por isto a cada dois GPS, é inacreditável.

    Publicado por tomasf1 | 28/06/2010, 8:58 pm
    • Bandeira amarela em todo Circuito seria uma simples solução, porem é tido como falta esportividade de alguns, por que pensam que todo tempo terá bandeira amrela em todo circuito, então depois da bandeira amarela em todo circuito, boxes fachados, o Safety car entra na primeira oportunidade na frente do lider, o boxe só abre quando o grid estiver arrumado, em várias categorias americanas funciona muito bem…..

      Publicado por Claudio | 29/06/2010, 1:57 am
  30. Interessante como um tema técnico descamba pra torcida ferrenha de alguns.

    Hamilton foi punido e pronto.

    O timing da punição foi errado, mas isso não é culpa do piloto ou da equipe, por esses ele nem punido seria.

    Alonso e Massa tem todo o direito de reclamar foram prejudicados por uma regra de SC absurda e mal colocada, mas acaba aí, não tem que vir a público dizer que há manipulações, porque nesse caso não houve.

    Schumacher, esse sim foi prejudicado de verdade, e foi sem nenhuma explicação justa.

    Mas o culpado é a FIA e não o Hamilton ou Alonso.

    Becken, sobre torcedores distorcer o fato, amigo fala sério, você queria que fossem analistas e críticos ? São raros os casos os que conseguem aliar isso, e osque não consegue na maioria das vezes são idiótas.

    :)

    Publicado por Claudemir Freire | 28/06/2010, 10:46 pm
  31. O que me deixa P da vida é deturparem a verdade como o Alex fez.

    –>
    Alex: Quando o safety car recebeu do diretor de corrida, Charlie Whiting, a ordem para entrar na pista por causa do grave acidente com Mark Webber, da Red Bull, na oitava volta, Lewis Hamilton, da McLaren, àquela altura segundo colocado, Alonso, terceiro, e seu companheiro, Felipe Massa, quarto, estavam na reta dos boxes. Ao verem o safety car do lado direito da pista, na saída dos boxes, com as luzes amarelas acesas, os três tiraram o pé do acelerador. Mas Hamilton pensou poder ultrapassá-lo e completou a volta na sua frente numa velocidade muito maior que a de Alonso e Massa, que respeitaram o safety car, lento a sua frente.
    –>

    A situação acima foi totalmente inventada, completamente distorcida. Como é que o nobre colega pode afirmar que os três atrás do Hamilton tiraram o pé do acelerador? Qual é a fonte de informação privilegiada que ele tem? Além do mais, como é que o Alonso chegou tão perto do Hamilton no final da reta se o Hamilton estava acelrenda (conforme disse o Alex) e o Alonso estava desacelrando (conforme disse o Alex)?

    Essa perseguição ao Hamilton está passando dos limites.

    Publicado por djow | 29/06/2010, 2:13 am
  32. Onde eu coloquei “Alex disse” leia-se “Livio Oricchio”.

    Publicado por djow | 29/06/2010, 2:18 am
  33. Montezemolo é um brincalhão…especializado em cortina de fumaça.

    Publicado por Will | 29/06/2010, 7:46 am
  34. Bom dia, Becken. É com que faço este comentário em seu blog. encontrei este site há dois meses e desde então venho acompanhando as discussões aqui.
    Em relação a este problema envolvendo o SC, eu lembrei de um vídeo onde tenho algumas imagens do GP da Malásia do ano passado, exatamente quando o SC entra na pista por causa do aguaceiro.
    O ponto? O safety car foi entrou às pressas, resultando numa cena onde Button ( o líder na época) percorrera quase metade da pista enquanto o Safety ainda estava na primeira curva). Resultado: com o objetivo de tentar posicionar o líder atrás dele, o piloto do SC PERMITIU A PASSAGEM DE CARROS AO LADO DELE ( inclusive trafegando em em ainda mais baixa velocidade na chuva). Não importando se eram retardatários ou carros em disputa de posição. Lembrando que foi sobre um BANDEIRA AMARELA ( que depos se tornaria vermelha).
    Agora o caso de domingo. é extremamente evidente que o piloto do SC perdeu o “timing” e partiu tarde, o que resultou no Safety Car saindo entre Vettel e Hamilton. Em outras palavras, Vettel teria uma vantagem de UMA VOLTA para alcançar o SC. Logo, para não criar uma IMENSA vantagem pra Vettel (o que, fato, aconteceu ) e pra tornar a parada dos líderes mais justa, não seria o caso do piloto PERMITIR a passa dos quatros carros em vez criar esta confusão toda.
    Ou a regra é diferente, ou ela mudou sem que eu soubesse, ou…

    Publicado por Gilmar Oliveira | 29/06/2010, 9:11 am
  35. Não sei se terei resposta à minha dúvida mas, em caso positivo, ela poderia mostrar mais uma vez como a direção de prova se embananou com o acidente de Webber e Kovalainnen.
    Quando o acidente ocorreu, em que ponto da pista estava Vettel? Daria tempo de apurar a necessidade da entrada do Safety Car para que esse entrasse na pista antes do primeiro colocado naquele momento? Se sim, qual seria o possível motivo para demorar tanto para o carro de segurança entrar tanto na pista, já que a gravidade do acidente claramente exigia esse procedimento?

    Como vários amigos comentaristas já falaram acima, isso evitaria todo esses acontecimentos pós-prova.

    Publicado por Allan Wiese | 29/06/2010, 10:22 am
  36. Como já venho defendendo à algum tempo as regras ou são pretas ou brancas.
    O cinzento não serve. De facto esta é a F1 de conveniência e não de verdade desportiva.
    Outra coisa que não percebo é como é possível num final de corrida empolgante de Kobayashi, o realizador preferir dar mais um dos muitos planos agoniativos da namorada de um piloto.

    Esta rapariga igual a pelo menos 1000 raparigas que povoam as pistas de F1, contribui em alguma coisa para este desporto? Claro que não.
    Faz tudo parte do marketing e das estratégias de comunicação e da ornamentação do quiosque.

    Eu quando vejo F1 quero ver a corrida e não os expoentes da pseudo moda que se promovem como em qualquer evento de feira de vaidades ou não fossem bons oportunistas a aproveitar a borla.

    Antes da corrida ou durante uma interrupção acho aceitável como tema a filmagem de pessoas ditas “in” como recurso estético/televisivo, mas deixar de ver uma ultrapassagm importante no fim da corrida e de uma F1 que já é tão rarefeita delas, acho no mínimo uma imbecilidade ou uma total incompetência de quem gere este circo.

    Não morro de amores pelo Alonso, embora o considere um bom piloto, mas ele tem razão.

    Mais uma vez o Lewis rouba o doce como já vai sendo habitual e depois assobia para o lado juntamente com a McLaren.

    Quanto ao Webber, o karma é o karma. Não faças merda no Canadá se não queres levar com ela em cima em Valência. That´s life my dear Mark.

    Publicado por Ernesto Sousa | 29/06/2010, 12:43 pm
  37. Tem declaração do Hamilton que achou que tinha passado o safety car antes da linha do SC. Ele deve conhecer a regra.

    Ou foi por receio ou por malandragem. Como freiadinha de Alonso em 2007.

    Publicado por Alexandre Gomes | 29/06/2010, 10:11 pm

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