//
você está lendo...
ARTIGOS

Sobre as desculpas de Alonso

Foram necessários dois dias para que o bicampeão Fernando Alonso esfriasse o sangue asturiano que corre em suas veias e se desculpasse publicamente com a FIA.

Em seu blog, no site da Ferrari, Fernando fez seu mea culpa públicoe  adiantou:

Obviamente que à luz do dia, estou muito mais calmo do que nos momentos imediatos após a corrida. Naquela hora, reagi emocionalmente e naquela situação é fácil adotar um tom e dizer coisas que podem ser interpretadas de forma errada, dando razão para suspeitas, algo que eu não tinha intenção de fazer.  

Certamente eu entendo que os comissários têm um trabalho difícil, tendo que tomar decisões que não são fáceis. O que eu quis dizer é que pilotos que, como nós, respeitam as regras, infelizmente, nesta situação sofreram mais do que aqueles que as quebraram, mesmo que tenham sido penalizados.

Eu não me refiro a um piloto em particular; É uma questão geral e deveríamos conversar a respeito juntos e de forma calma, para nos certificar de que coisas como esta não aconteçam mais.

— Fernando Alonso

Para os mais céticos, esta pode ser uma reação a alguma ameaça de sanção imposta pela FIA nos bastidores. Jean Todt é e tem sido muito discreto em sua gestão, o que poderia ser justificável, mas é preferível dar crédito ao tom franco do comunicado.

O grande problema é que toda a Ferrari se dispôs a apoiar o destempero momentâneo de Fernando, inclusive com declarações públicas do seu presidente Luca di Montezemolo e do herdeiro direto da Scuderia, Piero Ferrari, ambos duvidando da credibilidade da FIA e do próprio esporte.

Como contrapartida à reação da equipe e do piloto, os fãs da equipe e torcedores do espanhol foram à guerra em blogs e fóruns de F1 ao redor do mundo, com o portal da equipe estimulando o confronto aberto.

Tudo resultou em um desgaste político desnecessário…

Todo esse caldeirão de emoções estimulado por sua explosão emocional significa que Alonso já tem grande ascendência como líder natural dentro da Ferrari, mas até onde estas emoções à flor da pele podem prejudicar seu time, é algo que os fãs da equipe podem começar a questionar.

No balanço, os Tifosi podem colher algo positivo: Fernando é mais humilde e franco do que se pode imaginar e seu recuo foi a atitude de campeão que se espera de alguém com sua categoria.

Discussão

66 comentários sobre “Sobre as desculpas de Alonso

  1. Essa é de fato a postura esperada.
    Alonso não iria a lugar nenhum com esse discurso de manipulação e é melhor ele se concentrar no que ele sabe fazer de melhor: pilotar. Por que, afinal de contas, a vantagem está aumentando.
    Alonso levou azar nessa assim como levou sorte na mesma Espanha esse ano. Bola pra frente por que isso é Formula One…

    Publicado por Allan Wiese | 29/06/2010, 5:38 pm
  2. Achei uma atitude, como vc mesmo mencionou Becken, de humildade e espirituosidade em reconhecer excessos de sua aberta frustração ao resultado da prova!

    Abçs

    Publicado por Teo | 29/06/2010, 5:40 pm
  3. “No balanço, os Tifosi podem colher algo positivo: Fernando é mais humilde e franco do que se pode imaginar e seu recuo foi a atitude de campeão que se espera de alguém com sua categoria.”

    Isso seria verdade se fosse realmente as palavras e pensamento do alonso. O espanhol claramente foi muito bem assessorado a dizer tais palavras, para evitar danos maiores posteriormente.

    A ferrari é sempre muito cuidadosa com o que diz. Ano passado vimos claramente isso, quando Massa deixou escapar uma critica ao Alonso sobre o Nelsinho gate, e a ferrari prontamente achou uma forma de remediar o caso.

    Publicado por henrique | 29/06/2010, 5:49 pm
    • Assino embaixo.

      Com esse comunicado ele está sendo o que é e sempre foi: conveniente. É entregar os anéis para não entregar os dedos.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 29/06/2010, 6:30 pm
  4. Foi por pura e expontânea…

    Pressão.

    Um sujeito que se acha merecedor da vitória de Cingapura 2008, que diz que é dele de direito, não voltaria atrás desse modo, se não houvesse algum motivo maior para tal.

    Sendo assim, vai lá diz que sente muito que a FIA não vai nos punir, essa é a ordem.

    Mais um vexame na carreira do Alonso, dos muitos que ele já angaria em sua carreira.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/06/2010, 5:57 pm
  5. Boa noite amigos. Eu concordo plenamente com o Henrique.

    Depois das desculpas do Alonso, agora restou tudo para o Massa. Não esqueçamos que o Massa tambem critou a FIA depois da corrida. Agora vão descer lenha sobre ele.
    (Coitado do Massa), na luta entre dois gigantes o capim é que sofre. Se eu fosse o Massa ficaria calado.

    Publicado por Edgas Mutute | 29/06/2010, 5:58 pm
  6. A Cada dia que passa torço muito mais para BUTTON E RAIKKONEM NO RALLY.

    Publicado por Jackson | 29/06/2010, 6:03 pm
  7. Mandou bem o Alonso com esse pedido de desculpas.

    Ele ficar bravo pela demora da FIA em aplicar a punição é compreensível. Mas dizer que foi uma armação para favorecer o hamilton é totalmente descabido. Alonso precisa tirar o hamilton da cabeça e começar a trabalhar mais pela equipe que está lhe tratando como um Rei, relegando Massa a um segundo plano.

    Publicado por djow | 29/06/2010, 6:24 pm
  8. Pelo que eu li dessa declaração do Alonso, ele somente alinhou o discurso dele com o do Montezemolo e o da Ferrari.

    Ambos alegam que o dano sofrido por quem respeitou as regras é muito maior que o dano sofrido por quem as desrespeitou. E esse é sim sem dúvida alguma um dos pontos chaves dessa discussão.

    E, desculpe pessoal, mas do mesmo jeito que os fãs de Alonso começaram a reagir em fóruns e blogs do mundo todo, também surgiram fãs do Hamilton reagindo com posts que em boa parte dos casos, nada tem a ver com o ocorrido.

    Nesse ponto, muito poucos se propuseram a discutir os pontos chaves do problema em si que é o regulamento esportivo da FIA e a forma como ela analisa e aplica as punições.

    Sim, é evidente que a reação destemperada do Alonso inflamou seus torcedores. Mas muitas das réplicas defendendo o Hamilton também foram inflamadas.

    Omitir isso é querer tapar o sol com a peneira e basta ler parte dos comentários dos tópicos abertos neste blog desde domingo (isso sem contar inclusive parte dos próprios tópicos, que expoem um certo criticismo a Alonso remetendo a outros episódios) que qualquer um com o mínimo de discernimento verificará isso.

    Publicado por Arlindo Silva | 29/06/2010, 6:34 pm
  9. Claudemir,

    Mas tem uma coisa. Ele poderá amanhã dizer que era só uma filmagem – tanto o ataque à FIA quanto o “pedido de desculpas”. No primeiro caso a FIA compreenderá e no segundo os fãs.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 29/06/2010, 6:34 pm
    • Mean Coyote.

      Ele não é assim, ele nunca sabe nada, ele é o Elsonso.

      Publicado por Claudemir Freire | 29/06/2010, 6:59 pm
  10. Grande….não sou torcedor do Alonso e nem contra ele, mas mostrou sensatez e atitude de um grande esportista que como latino e ainda espanhol, todos sabemos que tem sangue quente.

    Publicado por Fernando Kesnault | 29/06/2010, 6:54 pm
  11. Quando Alonso fala de manipulação eu presto atenção, pois ele tem histórico afinal ele é cria de Briatore, figura manipuladora e trapaceira professor de Schumacher, e da última e COMPROVADA manipulação quem foi beneficiado foi Alonso mesmo. Alonso é o único que não tem moral pra se indignar. Não se preocupe Alonso na F1 o crime ainda compensa e você terá sua vez. A ferarri está em mesma situação afinal eles também ja manipularam resultados ou alguém esqueceu do Rubinho deixando o DICK VIGARISTA SCHUMACHER passar?

    Publicado por Eduardo | 29/06/2010, 7:02 pm
  12. A melhor manobra do final de semana foi feita pelo trio Ferrari, Alonso e Massa.

    Conseguiram com uma pequena gritaria tirar todo o foco do treino dissimulado feito em Fiorano.
    O que realmente dava uma vantagem técnica e esportiva sobre a concorrência.

    Forçaram uma discussão sobre regras de SAFETY CAR logo depois das equipes colocarem em pauta a discussão das regras de TESTING.

    Bela jogada! Na Fórmula 1, é fácil saber qual voz se sobressai.
    Vamos ver se McLaren e RedBull vão voltar à carga contra o teste de Fiorano.

    Publicado por Alexandre Pires | 29/06/2010, 7:47 pm
    • Finalmente alguém lembrou disso!

      Maldito Choronso !

      Publicado por Alfred Newman | 29/06/2010, 8:17 pm
    • Por isso que acreditar em teorias conspiratórias é tão difícil. Você sempre fica na dúvida: será que eles foram tão minuciosos e aproveitaram a situação pra abafar algo que poderia prejudicá-los ou será que as coisas aconteceram de uma forma que não dava para controlar.
      A primeira situação sempre deixa uma pulga atrás da orelha e a segunda parece ser simples demais para ser verdade.

      Talvez inocentemente eu prefiro acreditar na segunda.

      Publicado por Allan Wiese | 29/06/2010, 8:19 pm
    • Gente o ponto da questão não é o Alonso ou a Ferrari.

      Do jeito que vocês estão falando é o equivalente a falar que a culpa pelo Hamilton ou o Schumacher sempre estarem em volta de tantas controvérsias ao longo da carreira é por causa deles próprios.

      Se isso assim acontece (controvérsias envolvendo Hamilton e Schumacher ou a Ferrari fazer teste privado a título de filmagem), é porque o órgão regulador não está atuando de forma correta.

      É isso que deve ser visto. Mas as vezes parece ser mais fácil julgar a causa pelos envolvidos no episódio (baseado em preferências ou antipatias pessoais) do que a própria causa em si.

      Publicado por Arlindo Silva | 30/06/2010, 10:55 am
  13. Interessante artigo no El Pais escrito pelo Villadelprat:

    “…En cualquier caso, a Fernando le diría que vaya con mucho cuidado con lo que dice porque este tipo de ataques frontales a la organización no le beneficiarán. Más que nada, porque no creo que ni siquiera él crea realmente que los comisarios actúan intencionadamente a favor de Hamilton y en contra de sus intereses. Una cosa es que pueda pasarle por la cabeza, pero otra muy distinta es que se atreva a decirlo en público. Eso es peligroso e incluso podría llegar a costarle una sanción.

    Sé que en momentos así es difícil abstraerse y mantener la cabeza y la lengua frías, pero lo que tiene que hacer Alonso es concentrarse en su trabajo, lograr que su coche le permita luchar por la pole position para así librarse de este tipo de líos y enjugar la diferencia de potencial que todavía separa a Ferrari de Red Bull y McLaren, al menos a una sola vuelta…”

    Uma pena não ter encontrado antes das desculpas oficiais.

    LINK: http://www.elpais.com/articulo/deportes/Fernando/cuidado/dices/elpepidep/20100628elpepidep_24/Tes

    Publicado por Becken Lima | 29/06/2010, 7:57 pm
    • Becken e amigos,

      Eu não critico os amigos que viram essa nota do rapaz como uma demonstração de bom senso (tardio, é verdade). Quem pensa assim são pessoas de boa fé, pois na maioria dos casos agiriam da mesma forma, isto é, desfazendo o mal feito e pedindo sinceras desculpas.

      Mas no caso do rapazinho aí em cima, ele não pediu desculpas – fez uma mea culpa, o que é muito diferente.

      O histórico das pessoas diz delas muito mais do que elas pretendem. Se fazer de bom moço é o que esse rapaz sempre fez, mas vejam a imagem que o mundo inteiro tem a respeito dele? Por quê não deu certo e ele goza de baixíssima reputação mundo afora? Por quê existem assuntos que não são particulares, íntimos etc, mas de corridas, que ele e sua assessoria de imprensa proscreveu?

      Não dá. O cara é mais podre que pau de galinheiro.

      O cara é podre, não tem essa história de sangue-quente… nada disso. Tudo que ele faz é milimetricamente preparado. Como já disseram alguns colegas aí em cima, uma cortina de fumaça foi lançado sobre o resultado prometido pela Cosa Nostra com suas atualizações.

      Abs.

      PS.: E o Kobayote, hein… belas bicudas… adoro esse japinha invocadinho….kkkkk!!!!

      Publicado por Anselmo Coyote | 29/06/2010, 8:42 pm
  14. Ih… escrevi depressa.. erros pululam…rsrs. Sorry, guys!… rsrs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 29/06/2010, 11:31 pm
    • Coyote,

      Esse tal de Koba-san precisa ter um carrinho de ponta, não achas? É abusado e talentoso. Tem tocada segura e dá gosto de vê-lo pilotando. Não tem bom, ruim nem mais ou menos para ele. Na hora que ele tá no meio dos caras é bola prá frente o tempo todo. O Butão resolveu ficar quietinho atrás dele, acho que lembrando-se do Brasil e Abu Dhabi no ano passado onde tomou um suadouro do japa.

      Comete erros ainda (não nessa corrida, lógico!) mas o futuro é muito promissor. Com esse híbrido fraco “GermânicoItaloSuiço” não dá para alçar grandes vôos, com a devida licença do cangurú voador.

      Como diz a garotada daqui: GO KOBA-SAN!!!

      abç

      Publicado por celso gomes | 30/06/2010, 12:42 am
  15. Além do Kobayashi, do cangurú que estava filmando um comercial para a Red Bull (testando uma nova asa – dentro do regulamento, é claro!) e + aquela linda fileira de bundinhas na piscina daquele hotel, foram as 3 únicas coisas que valeram a pena naquela chatice daquele trilho que falaram que era um circuito de corridas de carro.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 30/06/2010, 12:52 am
    • Celso,

      Já pensou o Koba-sam com o R30 da Renault? Ia fazer chover.
      Uma coisa é piloto que sabe acelerar em retas, com as fuças ao vento. Outra é piloto que procura (e acha) caminhos nos lugares mais improváveis mesmo que dando bicudas em capacetes de medalhões de papel.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 30/06/2010, 7:49 am
    • Coyote,

      No fundo foi até bom ele ter, praticamente, estreado numa equipe de poucos recursos, como a Sauber. O aprendizado é mais penoso mas, ao mesmo tempo, o sucesso no trabalho é mais valorizado.

      O Renault seria, sem sombra de dúvida, o carro que cairia como uma luva para o Koba-san. Após a saída daquele crápula italiano intragável, parece que a criatividade e competência do pessoal da casa refloresceu. Uma equipe que estava desacreditada e no limbo e que foi olhada com mais desconfiança ainda quando foi comprada pelos atuais proprietários, esta nos mostrando que ainda existe seriedade, apesar dos pesares. O Polaco acabou tendo sorte em poder participar dessa.

      Seria ótimo ver o japinha dar um suadouro, no bom sentido, no Polaco. Formariam uma excelente dupla para 2011.

      abç

      Publicado por celso gomes | 30/06/2010, 6:53 pm
  16. Sensacional o Alonso!

    Que cara de pau! Esse é realmente um profissional!
    Fiquei até com pena dele, se me pedisse dinheiro eu emprestava, sem problema!
    Grande ator!

    Publicado por Beatle Ed | 30/06/2010, 3:56 am
  17. Reeditando coment anterior:

    Óbvio que tais desculpas são apenas parte do jogo, na verdade não há arrependimento algum aí…

    Lembro que Senna foi obrigado a pedir desculpas ao Balestre (indiretamente, claro) e aquilo tudo – para um orgulhoso piloto de F-1 – quase o levou a não correr mais.

    Queria saber quem foi o Alonso-fake que escreveu no Blog para ele…

    Publicado por Will | 30/06/2010, 8:14 am
  18. já que estamos em clima de copa do mundo,simplesmente acho que dom alonso jogou para a galera ele sabe que o papel dele não é comprar briga com a fia.

    Publicado por luisfernando- rio de janeiro | 30/06/2010, 10:24 am
  19. Ora amigos!!
    Vamos dar a Cezar o que é de Cezar.Tem uma grande diferença entre a reclamação do Alonso e do Massa.
    Ora alguma,Massa falou em manipulação.O que ele reclamou,foi da fraca punição recebida pelo Hamilton,ou seja,foi mais vantagem quebrar as regras e passar o SC do que cumpri as regras.
    Tem algo errado conconrdão comigo?

    Sobre o Alonso,o “nada sei”tinha que culpar alguém pela sua mediocre pilotagem em casa,passou a metade da corrida atrás da Force India(até aí tudo bem),mas passar outra metade atrás da Toro Roso que foi ultrapassada pelo Adrian Suttil com os mesmos pneus gastos do Alonso é D++,e ainda tomou um Fatality do Kamui na frente dos seus conterranios comedores de paella.

    E a coisa só tende a piorar pro “nada sei”pq resolvido o problema de aderência do F10 n7,Massa tem sido mais rapido que ele.

    Publicado por Kamui Kobayashi vs Alonso Gp2 =Fatality!! | 30/06/2010, 11:24 am
    • anti-alonso (ou massista como queiram) falar mal do cara é igual deixar raposa cuidando do galinheiro, ou seja, não dá para levar em conta.

      classificados f1
      vende-se duas posições a frente do alonso na largada de gps

      Publicado por massa versus carros autorama (by...? qualquer um) | 01/07/2010, 1:11 am
  20. “Para os mais céticos, esta pode ser uma reação a alguma ameaça de sanção imposta pela FIA nos bastidores. Jean Todt é e tem sido muito discreto em sua gestão, o que poderia ser justificável, mas é preferível dar crédito ao tom franco do comunicado.”

    Pois é… seria algo mais ou menos assim…

    Alonso: !#$#@@!#$%#@$¨$*%¨&*¨$!@!!!
    FIA: Alou? Alonso! Lembra quando foi inocentado sobre caso de espionagem na Mclaren?
    Alonso: tu tu tu…

    Publicado por Renato Gouveia | 30/06/2010, 12:37 pm
  21. “E, desculpe pessoal, mas do mesmo jeito que os fãs de Alonso começaram a reagir em fóruns e blogs do mundo todo, também surgiram fãs do Hamilton reagindo com posts que em boa parte dos casos, nada tem a ver com o ocorrido.” Arlindo Silva

    Infelizmente a realidade dos blogs e fóruns em geral, chegou tb ao F1 Around. Briguinha de torcedores! Comentaristas equilibrados como vc, ocupam um espaço cada vez menor nesse universo. Ainda assim, o F1 Around, continua um bom lugar para discutir F1, mesmo com a presença dos trolls e exagerados de plantão, td graças ao esforço do Becken em tentar manter a qualidade do blog.

    Eu até gosto da rivalidade sadia. E é bacana as provocações e expectativas antes de um GP, mas, da forma q alguns fazem, ofendendo o piloto adversário, não reconhecendo nenhum mérito em quem pilota para outra equipe, é infantil e nada inteligente. Por exemplo, torcedores do Hamilton, ao atacarem o Massa e dizerem q ele é extremamente fraco e medíocre, por tabela, diminuem o Hamilton, q ganhou o título de 2008 por diferença de 1 ponto. Definitivamente não é uma atitude inteligente, mas a verdade, é q inteligência e equilíbrio, é algo q nunca vamos ter em comentários de Trolls.

    Publicado por Alex-Ctba | 30/06/2010, 12:47 pm
    • Enjoy the Club, Alex.

      Vi que você anda reclamando de uma coisa que vinha reclamando a alguns meses, desde que começou o mundial.

      O nível está caiu demais, os comentáristas de bom nível estão indo embora, os que ficaram pouco comentam, se bem que nos últimos posts melhorou um pouco mais, mas não tem jeito sempre há algum tipo de exagero ou torcida exacerbada.

      Não, quero dar nomes, mas todos com quem conversei nos últimos tempos fora do blog reclamaram dessa queda, mesmo que não associada ao Becken, mas aos comentaristas mais jovens (não sei se na idade, mas no tempo em que estão participando do blog) que deixam comentários brilhantes como os do Sirlan, Coyote, Daniel Gomes, os novatos Alexandres, Allan Wise, Beatle-Ed, Vitor, o de Recife, seu e meu no vázio, sem respostas ou argumentações descentes.

      E há alguns que não voltaram mais a participar do espaço, simplesmente sumiram, sinto falta de alguns deles, até mesmo do Fernando-Ric, e infelizmente foram substituidos.

      Imagino que possamos mudar um pouco a cabeça dos fanáticos, como mudamos muitos que por aqui já passaram nesses 2 anos que participo do blog, mas parece que esse trabalho será mais árduo.

      Publicado por Claudemir Freire | 30/06/2010, 2:42 pm
    • É… Na verdade eu me tornei meio “mala” nos últimos meses justamente por que tenho tentado conter os Trolls e as ofensas mútuas ou contra pilotos, coisa que detesto.

      Nem sempre consigo porque nem sempre estou conectado ao blog, mas tenho feito o possível para que o ambiente continue saudável, informativo, comunitário e cordial, pois esta é pequena diferença deste blog para o resto.

      Até na escolha dos posts, há o cuidado para que não gere polêmicas desnecessárias — mas há vezes em que é inevitável, como no caso do Alonso nos últimos dias.

      O que eu acho é que os velhos comentaristas devem continua o bom nível sem preocupar-se com quem está mal intencionado, pois é assim que o resto segue o debate e, o mais bacana, aprendem com o fluxo de informação.

      Publicado por Becken Lima | 30/06/2010, 2:58 pm
    • Por isso ainda não desisti do espaço, por ter bons posts e excelentes comentários.

      Mas tem que horas que o malas não deixam espaço para comentérios descentes, emporcalham o post todo com suas babaquices.

      Publicado por Claudemir Freire | 30/06/2010, 3:09 pm
    • Alex e Claudemir.

      Eu comecei a acompanhar o F1around no início desse ano, depois de tê-lo descoberto e dar uma pesquisada em posts anteriores. Fiquei impressionado com a qualidade das discussões que surgiam e vi que esse seria um ótimo lugar para aprender mais sobre esse esporte que tanto gosto e aprecio. Aqui se sai do lugar comum que se encontra nos veículos tradicionais de transmissão e cobertura da F1.

      Apesar de não ter tanta quilometragem por aqui, percebo que as vezes os comentários feitos por aqui são do mesmo nível de comunidades de Orkut, por exemplo (sem menosprezar alguns bons comentários que aparecem por lá). Mas a ‘democracia’ é assim. Eu pude aparecer por aqui por que o espaço é aberto e assim o é para qualquer um. Mas se os bons comentários forem sempre mais frequentes do que os fanatismos, os fanáticos irão para espaços onde se sentem mais à vontade.

      Como novo na casa peço a vocês dois e a todos os que concordam com a colocação do Alex que não ‘desistam’ de contribuir para esse que eu considero o melhor espaço para discutir F1 na blogosfera brasileira.

      (Obrigado pela citação Claudemir. Apesar de achar que seu texto está com uns pedaços faltando no quarto parágrafo, deu pra entender a sua chateação.)

      Publicado por Allan Wiese | 30/06/2010, 3:17 pm
    • Por favor srs. não deixem de expor seus comentários extraordinariamente técnicos e embasados só por causa de alguns que não contribuem e na verdade só atrapalham aqui, pois tem novatos como eu por exemplo que apreciam e aprendem muito seus comments, para chegar a um nivelamento próximo de participar com mais enfoque nos posts!:D)

      Abraço a todos!

      Publicado por Teo | 30/06/2010, 3:26 pm
    • “(Obrigado pela citação Claudemir. Apesar de achar que seu texto está com uns pedaços faltando no quarto parágrafo, deu pra entender a sua chateação.)”

      Foi a pressa Allan, estava abafado aqui no trabalho e resolvi escrever para dar uma força ao Alex.

      E seus comentários são sempre pertinentes e sempre para para dar uma lida neles, tomara que surjam mais pessoas como você e que os mad dogs do blog aprendam um pouco com seus comentários.

      Publicado por Claudemir Freire | 30/06/2010, 4:01 pm
    • Thank’s again dear!

      Falei antes e falo novamente: o F1around é uma escola sobre Formula One.

      Publicado por Allan Wiese | 30/06/2010, 4:11 pm
    • Pelo visto, virei freqüentador de carteirinha do blog em um momento de debandada de alguns comentadores de ponta.
      Sempre que leio os comments relatando a alta qualidade dos comments no primeio ano do blog eu penso: Putz, que fantástico, conseguiram fazer melhor que este ano, que pra mim já é bom pra caramba!
      Claro que o que me atraiu foram os posts e os comments de alto nível: os espirituosos, os técnicos, os informativos, os argumentativos, os históricos. Aqui tem de tudo.
      Lembro que quando cheguei dava pra ler post e emendar a leitura do primeiro comment até o último comment. Era uma delícia.
      Realmente, agora tenho de pular alguns, pois se parecem com comments de blog de futebol. Ilegíveis.
      Mas também acho que é uma cultura do comment que existe por aí. Quando o pessoal chega aqui, eles chegam com isto na mala, e tentam interagir desta maneira. É claro que alguns não percebem que estão levando porco assado em festa de judeu.
      Mas fico feliz em ver aqueles que rapidamente sacam qual é o lero por aqui e já conseguem se antenar e lançar comments que acompanhem a discussão. Claro que tudo isto leva tempo. Pois isto obriga muitos a passarem de pequenos textos opinativos e provocativos pra algo mais elaborado e argumentativo.
      Penso que do mesmo modo que eu tive um tempo pra me adaptar ao blog, os outros novatos como eu também merecem este tempo. E sem os velhos comentadores, os novatos não vão pegar o jeito nunca.
      Espero que os outros novatos como eu sempre leiam comments escritos pelo Alex, pelo Coyote, pelo Claudemir, pelo Sirlan e outros bons de teclado como toques atenciosos com a “mulecada” (que se forem jovenzinhos como eu, já são bem velhinhos [risos]). Não vejam isto como menosprezo e sim como um desafio a nós de modo a nos forçar a manter os comments daqui como os melhores da blogosfera. Eu topo o desafio!

      Publicado por Alexandre Pires | 30/06/2010, 4:54 pm
  22. Teria sido mais sensato por parte de Ferrari e Alonso cobrar de forma veemente uma mudança na regra do safety car.

    Se essa estivesse bem definida, destinada a garantir a segurança e preservar as posições dos que estão em pista, ninguém teria sido prejudicado por ela.
    Alguns dos acidentes e punições decorrentes da regra atual do SC:
    – Acidente entre Lewis e Kimi, Canada 2008
    – Punição ao Schumacher, Monaco 2010
    – Punição a Lewis, Valencia 2010

    Houve corridas no passado em que as vantagens de tempo entre os pilotos eram mantidas, o que era mais justo, mas por outro lado mais confuso pros torcedores. Vc tinha que considerar a vantagem na pista (depois do SC) mais a vantagem residual, existente antes do SC.

    Do jeito que está se transforma em um golpe de sorte pra uns e acaba com a corrida de outros!!

    Pior pra nós, fãs da F1!

    Publicado por F1Slick | 30/06/2010, 4:03 pm
  23. Alex-Ctba,Becken…………..O que é um troll?eu sou um troll kk?será que eu exagero nos meus ataques ao Alonso? ));

    Publicado por Kamui Kobayashi vs Alonso Gp2 =Fatality!! | 30/06/2010, 4:28 pm
    • O que é um Troll:

      A Wikipedia define os trolls como pessoas que publicam comentários ou opiniões aparentemente destinados a incitar flames, controvérsia ou conflito – ou simplesmente para desviar intencionalmente o tema da discussão, atraindo-a para a irrelevância de temas repetitivos.

      Como o Pedro de Lara nos programas de auditório dos anos 70 e 80, trata-se de uma figura cuja atitude básica é discordar e discutir, realizando um papel que pode ser lúdico e até provocar reflexão, mas que exige um certo cuidado, pois pode facilmente desviar o foco e tirar o valor original de qualquer discussão.

      A qualidade das discussões de que participamos depende de cada um de nós, e assim como se fosse em uma sala de debates aberta, muitas vezes a solução para lidar com os criadores de caso é continuar a discussão sem dar mais do que o mínimo de atenção necessária às suas intervenções.

      Portanto, faço um duplo apelo. Aos usuários experientes da comunidade BR-Linux, peço que resistam à tentação de tentar debater com os trolls que estão aparecendo com cada vez mais freqüência, por mais que os argumentos, exemplos, comparações e metáforas deles pareçam errados e insultuosos.

      O BR-Linux conta com recurso de moderação, portanto sempre que detectarem um óbvio troll, sintam-se à vontade para não responder nada, e moderar o comentário adequadamente.

      Eles não querem ser convencidos, e nem estão ali para aprender com o que o público que discute com eles responder, portanto todo esforço para catequisá-los poderia ser melhor empregado fazendo algo em prol da comunidade.

      O segundo apelo vai para os membros da comunidade que estão assumindo o papel de trolls, conscientemente ou não. Repensem a atitude, pois algumas discussões interessantíssimas estão sendo deixadas de lado para atender a provocações.

      Publicado por Becken Lima | 30/06/2010, 4:32 pm
    • Becken,

      Segundo a Wikipedia eu acho que não sou!
      Quero saber sua opinião pessoal,já que comento no seu blog a algum tempo.
      Tb a do Alex-CTBA.

      Publicado por Kamui Kobayashi vs Alonso Gp2 =Fatality!! | 30/06/2010, 4:39 pm
    • Eu sei q n se deve alimentar um troll, mas vamos lá…: O seu nick já denuncia um alto nível de “trollice”. Ora, se vc é torcedor do Massa, pq carrega o nome do Alonso no seu Nick? São essas provocaçõeszinhas q enchem o saco. Naquele episódio entre Alonso e Massa na entrada dos boxes na China, por exemplo, havia espaço pra se discutir um piloto em detrimento ao outro, no mais é pura babaquice citar um outro piloto por pura e infantil provocação.
      Uma provocação esporádica é divertida e até descontrai, porém quando ela se torna o cavalo de batalha do comentarista, aí o cara se torna um troll.

      Publicado por Leandro Magno | 30/06/2010, 5:20 pm
    • Leandro Magno …………Sua opinião é totalmente dispensavel,eu pedi as opiniões do BECKEN E ALEX-CTBA que são as únicas que me interessam.
      Seja um cara educado e não meta o nariz onde não foi chamado!

      Agradeço desde já!

      Publicado por Kamui Kobayashi vs Alonso Gp2 =Fatality!! | 30/06/2010, 5:30 pm
    • Daniel Lima, é com muito pesar e com um pouco de tristeza q tenho q confirmar: Vc é um Troll :-(

      Publicado por Alex-Ctba | 30/06/2010, 6:09 pm
    • Alex,

      Se eu sou um troll, o Wilson Gp2 deve ser Duende kkk

      Mas falando serio,sua opinião sim me interessa,já que é um dos comentarista que eu mais gosto de interagir,desde que começei a comentar no F1 Around-Alem de ser junto com o Sirlan Pedrosa,na minha opinião,os melhores comentaristas do Blog.São os primeiros que procuro nos posts.

      Embora eu ache que ficaria meio chato só comentarios tecnicos,sem um pouco de paixão,torcida-confeço que vc tem razão alex,eu realmente exagero nos ataques ao alonso a maioria das vezes.
      Tentarei me ponderar.Embora seja dificil com o Wilson koba Gp2 por perto RSRSRS

      Publicado por Kamui Kobayashi vs Alonso Gp2 =Fatality!! | 30/06/2010, 6:24 pm
    • Olha o nível Daniel, olha o nível!

      Grosseria e falta de educação são os primeiros sinais de comportamento de “troll”. Você está em debate com algumas dezenas de pessoas, não está falando particularmente com o Becken ou com o Alex.

      saudações

      Publicado por celso gomes | 30/06/2010, 7:48 pm
    • Uma Raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas grades de uma viçosa videira, alguns cachos de Uvas negras e maduras.

      Ela então usou de todos os seus dotes e artifícios para pegá-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou se cansando em vão, e nada conseguiu.

      Por fim deu meia volta e foi embora, e consolando a si mesma, meio desapontada disse:

      Olhando com mais atenção, percebo agora que as Uvas estão todas estragadas, e não maduras como eu imaginei a princípio.

      Autor: Esopo

      Moral da História:

      Ao não reconhecer e aceitar as próprias limitações, o vaidoso abre assim o caminho para sua infelicidade.

      Publicado por fábula da raposa | 01/07/2010, 1:20 am
    • Celso Gomes,

      Falta de educação foi a do Leandro,eu deixei claro que as opiniões que eu queria eram do Becken e Alex,ao contrario do dorfão que não especificou.

      Leio e gosto seus comentarios,espero interagir com você,verá que não sou um bicho de 7 cabeças (:
      Abraço!

      Publicado por Kamui Kobayashi vs Alonso Gp2 =Fatality!! | 01/07/2010, 2:26 pm
  24. Olá, eu li todo o post e tb gostaria de saber a opnião dos grandes comentaristas desse blog sobre mim. Eu apareco pouco, mas adoro o site, pelo que li sobre a descrição de troll, concluí que é algo que não sou. Mas acho que me encontro na lista do fanatismo.
    Gostaria de saber humildemente, se eu ajudo a baixar o nível do site se postar algo elogiando o Hamilton por exemplo.
    Podem ser francos. Obrigado

    Publicado por Dorfão | 30/06/2010, 5:19 pm
    • Cara, seus comentários são legais e eu sempre leio. E o ídolo claro q vai ser sempre lembrado pelos feitos, já q estamos vivendo o presente e nada mais justo do valorizá-lo. Então não tem nada de errado em louvar o(s) piloto(s) predileto(s). Mas é como o Alexandre Pires disse, atualmente temos q fazer leitura seletiva. Tem vários comentaristas q eu “pulo”, ou leio dinâmicamente, sem me aprofundar. Qdo vejo o conteúdo, as vezes ignoro e, noutras tento contra-argumentar, até o limite do bom senso. É difícil tocar nesse tema, pq podemos parecer arrogantes e fascistas, ignorando a democracia q deve existir sempre, já q todos tem o direito de opinar de acordo com suas convicções. Mas tem horas q desanima um pouco.

      Publicado por Alex-Ctba | 30/06/2010, 6:19 pm
    • Dorfão.

      Você é um torcedor, como eu sou, como o Alex que torce pro Massa, Becken que é fã da Mclaren, mas não distorce os fatos, e é sempre bem direto nas seus comentários, você tem bom senso.

      Já os rapazes com os nicks enormes, que sempre mudam para a agredir um ao outro infelizmente são trolls.

      Becken, um post de auto-analise não daria mal a esses “meninos” que como já disse anteriormente, devem ter potêncial, mas parece que acham mais interessante chamar a atenção sendo um troll.

      Publicado por Claudemir Freire | 30/06/2010, 7:11 pm
    • Dorfão,

      Endosso as palavras do Alex e do Claudemir com relação a você. Até a sua abordagem sobre o assunto foi boa.

      Continue sendo como você sempre foi, não precisa mudar o seu estilo.

      Uma das coisas que mais gosto neste blog, é que, a maioria respeita, e com muita educação, a opinião dos demais. Isso, atualmente, é jóia rara e por isso que o F1 Around é valorizado.

      saudações

      Publicado por celso gomes | 30/06/2010, 7:47 pm
  25. Olha o nível Daniel, olha o nível!

    Grosseria e falta de educação são os primeiros sinais de comportamento de “troll”. Você está em debate com algumas dezenas de pessoas, não está falando particularmente com o Becken ou com o Alex.

    saudações

    Publicado por celso gomes | 30/06/2010, 6:31 pm
  26. Alex, Claudemir e Celso, obrigado pela franqueza, e pelas palavras.
    Para mim era muito importante saber a opinião de voceis, respeito demais, são caras que acompanho lendo comentários ha vários meses e até anos. Com certeza absorvi muito conhecimento lendo os excelentes posts do Becken, somado aos comentários de altíssimo nível de todos voceis.
    Agora sim eu pude entender a reclamação de voceis, eu imagino como deve ser vc ver que fez um excelente comentário, passar algumas horas depois no blog e ver que ninguem respondeu a altura, as vezes nem responderam nada. Eu mesmo queria ser mais ativo no blog, mas ás vezes me limito apenas a ler, preocupado justamente em não desferir um comentário construtivo, á altura, dado ao nível dos comentaristas do blog.
    Espero que não sumam daqui tão cedo, pois querendo ou não o blog acaba se tornando um refúgio, eu mesmo, quando fico nervoso no meu serviço, corro para cá buscando ler o sempre interessantíssimo dialogo de voceis a respeito do esporte que mais gosto. Vale cada letra, incluo tb nos meus favoritos os pitacos do Cassius Clay Regazzoni, Anselmo Coyote, Fernando Kesnault, Will, Tomas e os prodígios Alexandre Pires e Allan Wiese e tantos outros que não me recordo agora… Vale cada palavra lida!!

    Forte abraço á todos. Obrigado

    Publicado por Dorfão | 30/06/2010, 10:00 pm
    • Ô Dorfão! Nem precisava da citação…valeu mesmo, fiquei lisonjeado.

      Estava acompanhando as postagens – já me estranhei com o Claudemir em função do assunto (Claudemir, desculpe, exagerei na minha posição) – e, realmente, estava tentando não comentar. Mas acho que opiniões devem ser sempre expostas quando o objetivo é crescer e fazer crescer.

      Eu sou um ‘rookie’ no F1 Around, comecei a acessá-lo no início do ano. Não lembro como cheguei aqui, o certo é que hoje faz parte da minha rotina e, até o Becken cansar de nós, continuarei a acompanhar o Blog.

      Vi espasmos de fanatismo e em alguns momentos participei agressivamente de discussões altamente superficiais – reconheço minha parcela de culpa em relação à defesas exacerbadas de pontos de vista pró-Woking e pró-Senna – mas fico tentado a dizer que essa é a ordem das coisas.

      A educação não pode, e não deve, ser inibida pela grosseria. Assim como não acho certo que deixemos de comentar em alto nível em função do baixo nível geral.

      O que vale mais as obras de arte expostas ou a parede da galeria?

      Um Picasso exposto é sempre um Picasso, mesmo quando a parede está esburacada, mesmo quando ao lado temos uma pintura de uma criança de 3 anos.

      Acho que o Blog vai encontrar um novo equilíbrio, uma nova ordem. É uma questão de tempo e de seleção natural (?).

      Abraço a todos e, por favor, vamos continuar a comentar.

      Publicado por Will | 01/07/2010, 2:47 pm
    • Garotos,
      Agradeço pela lembrança de meu nome. Às vezes exageramos um pouco!
      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 02/07/2010, 3:56 pm
  27. En ‘La Gazzetta dello sport’ tienen muy claro que lo ocurrido en el Gran Premio de Valencia fue un auténtico “escándalo” y una vergüenza. Consideran que Ferrari fue la gran perjudicada.

    Publicado por mentira contada eternamente não vira verdade | 01/07/2010, 1:35 am
  28. fábula da raposa (autor Wilson GP2 Koba)

    Tá vendo Wilson GP2! Você calado é um poeta kkk
    Uma sugestão,ao invés de comentar F1 que você não entende-sugiro que nos brinde com mais historinhas de raposa,sapinhos alem de poesias tb ((;

    E com isso não precisarei rebater seus comentarios e fazer papel de Troll (;

    Publicado por Kamui Kobayashi vs Alonso Gp2 =Fatality!! | 01/07/2010, 9:03 am
    • fiel escudeiro: talharim ao molho pardo!

      Publicado por wilson | 01/07/2010, 4:45 pm
    • eu entendo: torcedor fiel. Daqueles até debaixo dágua. O massa está atrás no campeonato e levando uma surra do alonso. Daí você prefere fincar suas atenções a qualquer coisa contra o alonso que é para desviar atenção quanto ao desempenho do massa.
      um pombo caga no alonso – pronto: alonso perde ate´h para pombo.
      Chove na corrida: culpa do alonso.
      O massa se dá mau: culpa do alonso.
      chuva no nordeste: culpa do alonso.
      Carro madrinha entra na pista: alonso é mais devagar que o carro madrinha.

      Só que nisso tudo só resta uma coisa:
      alonso tá dando um baile no spagheti. tá na frente nos pontos. o massa tinha duas corridas que se dá bem e não se deu bem.
      O talharim nesse momento é que o escudeiro, tipo assim: alonso batman, e o massa o menino prodigio, o robin.
      ha ha ha…. lega essa.

      Publicado por massa versus carros autorama | 01/07/2010, 4:52 pm
  29. percebo que voce não entende de sutilezas. A fabula acima é a síntese de sua personalidade e conduta. Acima pergunta alguns se você é um troll, pois você não se acha assim. O pessoal prova por a+b que você é sim um troll. Você não se conforma e continua atacando que ouse pensar diferente de você e sempre sem educação. Portanto, sim você é um troll, mas não aceita. Não quer mudar. Vide fábula raposa acima retratando você, pensei que fosse capaz de entender as entrelinhas. mas me enganei, já que eu sou um troll…

    vende-se duas posições a frente do alonso em largada nas proximas corridas.
    Dá-lhe alonso, vamos la paella.
    Xhups limonada
    Xhups spaguetti

    Publicado por a fabula da raposa | 01/07/2010, 1:44 pm
    • Eu entendi bem a Fabula,embora não tem nada haver com minha personalidade-adorei por isso insisto,ao invés de de comentar F1,continui mandando as historinhas da raposinha,sapinho,coelhinho os fãs de F1 agradecem!!

      Acho que você não leu direito meu post,eu assumi ser Troll,nós dois somos.Continuarei sendo pelo menos até o fim do campeonato,quando Alonso virá escudeiro e vc se limitar a postar só as historinhas da raposinha e seus amiginhos da floresta.

      ((;

      Publicado por Kamui Kobayashi vs Alonso Gp2 =Fatality!! | 01/07/2010, 2:11 pm
  30. alonso gp2
    talharim o que? autorama?

    Publicado por a fabula da raposa | 01/07/2010, 1:45 pm
  31. F1 é algo nojento, segundo Bia Figueiredo, em entrevista. Confiram.

    http://www.motorpasion.com.br/competicao/%E2%80%9Cf1-e-algo-nojento%E2%80%9D/

    Becken,
    Apesar de estar aqui há algum tempo e não ter presenciado qualquer ação restritiva, confesso que não sei a política do blog para a postagem de links. Arrisquei, portanto.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 01/07/2010, 3:06 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: