//
você está lendo...
ARTIGOS, VÍDEOS

McLaren reverencia heróis e carros do passado (vídeo)

Algo que faz a McLaren uma equipe admirável é a constante reverência com que a equipe trata as suas máquinas.

É o que inspira o vídeo abaixo — que é mais um da espetacular série que a McLaren vem produzindo esse ano — que cobre a visita de Hamilton e Button a uma garagem bem especial, que contém parte da história e herança da F1 e, por tabela, parte da herança do automobilismo brasileiro. Lewis e Jenson estacam exatamente no MP4/4, talvez o mais bem-sucedido carro da história da F1

O fascínio de Hamilton pela figura de Senna — perpassado aqui na admiração pelo próprio MP4/4 — é flagrante.

O mais irônico é que — para quem não sabe — o maior ídolo de Jenson é, justamente, o nêmesis de Senna, Alain Prost — o que talvez explique o approach cerebral de Jenson em pista, o que me faz desconfiar de que parte da mudança de equipe do campeão de 2009 se explica pela sua própria idolatria à McLaren.

Curioso que um ano atrás, quando a frequência de visitas neste blog era menor, eu escrevi uma espécie de biografia do MP4/4, post que servia como prévia para o festival de Goodwood de 2009.

Desconfia-se que Bruno Senna tenha quebrado o câmbio do carro em Goodwood, o que não permitiu a Hamilton pilotá-lo por lá. Mas o post continua aí, talvez uma boa chance de vocês saberem um pouquinho mais sobre soberbo carro da McLaren de 1988.

___________________________________________________________________________

Discussão

34 comentários sobre “McLaren reverencia heróis e carros do passado (vídeo)

  1. A McLaren tem acertado a mão junto com seus parceiros esse ano.
    E relembrar do passado não tira as glórias do presente. Nesse caso, não se aplica a frase “quem vive de passado é museu” por que essa equipe foi capaz de manter sua competitividade ao longo dos anos, mesmo passando por altos e baixos.

    Só uma correção Becken: Jenson w Lewis pilotarão o MP4/2 em Goodwood esse final de semana e não o MP4/4.

    Publicado por Allan Wiese | 30/06/2010, 10:33 am
  2. Ah! Foi um prazer ver o MP4-4 na pista…que temporada!

    Não dá para não admirar a Vodafone pela iniciativa.

    Fantástico vídeo…e os dois ou são ótimos atores ou babam aqueles carros como nos!

    Publicado por Will | 30/06/2010, 10:45 am
  3. Ah! E Becken, obrigado pelo post…é um presente para nós que acompanhamos o Blog.

    Publicado por Will | 30/06/2010, 10:46 am
  4. Como anuncio do primeiro Sutiã a garota não esquece, fico triste em ver que não é só os brasileiros que não dão valor o primeiro título, vejo que na Mclaren acontece isso também.

    Publicado por Luiz Sergio | 30/06/2010, 11:25 am
    • Luiz, não entendi…

      Publicado por Will | 30/06/2010, 11:54 am
    • Tb não Will. Acho q o Luiz Sérgio, quis dizer q os pilotos da McLaren não deram valor ao título do Emerson Fittipaldi de 1974, q foi o primeiro da McLaren e o segundo do Emo. Mas não podemos saber, já q o video é curto. De qualquer forma é totalmente compreensível, q eles “babem” mais pelos carros dos seus ídolos ( Senna e Prost ) do q de outros carros, q fazem parte da história vencedora da McLaren.

      Publicado por Alex-Ctba | 30/06/2010, 12:18 pm
    • Deve ser em relação ao título do Emerson Fittipaldi na McLaren.

      Publicado por Andy | 30/06/2010, 12:20 pm
    • É isso mesmo, não devemos esqueçer o passado e a grande Mclaren, começou a subir os degraus da fama com o primeiro título e como no anuncio do primeiro Sutiã a garota não esquece, fico triste em ver que na Mclaren acontece isso também.
      Para ser a grande Mclarem, ele começou a sua glória com o primeiro título, antes era só uma equipe igual a tantas onde a maioria não conseguiram se projetar na F1, na época do primeiro título da Mclaren, a grande maioria das equipes usavam o mesmo tipo de motor e o piloto realmente fazia a diferença.

      Publicado por Luiz Sergio | 30/06/2010, 12:31 pm
    • O M23 esta na frente do TC como todos os carros vencedores da McLaren:

      emmo

      Em alta:

      Acho que o Ron Dennis teve uma relação mais próxima com o Ayrton do que com o Emmo, daí a equipe ter esta idolatria pelo brasileiro.

      Publicado por Becken Lima | 30/06/2010, 12:33 pm
    • Entendi Luiz, acho que a idade do Lewis e do Jenson afeta muito isso aí…para eles terem toda essa reverência com o Emmo, teriam que ser de 1 geração anterior.

      Publicado por Will | 30/06/2010, 1:40 pm
    • O passado não é feito exclusivamente do primeiro título. Acho chato esse lance de determinar o que alguém deve fazer. Cada uma faz o que quer. Se os pilotos preferiram ficar babando no carro que foi do Senna, deixa os caras. Até porque o Rato não significa nada para Hamilton e Button. Um é fã do Senna e o o outro do Prost.

      Publicado por djow | 30/06/2010, 4:13 pm
  5. O finlandês Kimi Raikkonen, ex-piloto de F-1 e atual competidor do WRC, pode ser o escolhido para testar os pneus da Pirelli, que substituirão a Bridgestone na principal categoria do automobilismo a partir de 2011.

    fonte: tazio

    Publicado por massa versus carros autorama (by...? qualquer um) | 30/06/2010, 12:34 pm
  6. Seria legal ver uma disputa entre 2 ou mais pilotos da atualidade ou pelo menos voltas reais cronometradas nesses carros antigos e comparar os tempos com os do passado…

    Publicado por jaspion | 30/06/2010, 1:39 pm
    • Seria demais, o difícil seria achar algum circuito atual que não tenha sofrido ‘amputações’ no seu traçado e que permitisse a comparação (acho que os caras dos anos 80 e 90 levariam vantagem pelo manuseio do câmbio).

      Publicado por Will | 30/06/2010, 1:42 pm
  7. Interessante que o Joe Saward escreveu em seu blog que foram escondidas várias câmeras nesse galpão para dar mais espontaneidade aos pilotos:

    “…This is fairly clear as at one point Lewis starts making engine noises while sitting at the wheel of Senna’s car. You couldn’t script that…”

    Publicado por Becken Lima | 30/06/2010, 2:28 pm
    • Comentei isso no post do vídeo da Renault quando os rapazes falaram deste vídeo.
      Achei demais. Lewis sempre demonstrou uma paixão enorme pelos seus brinquedos e pela sua profissão.

      Publicado por Allan Wiese | 30/06/2010, 2:58 pm
    • Fico aqui pensando quando é que um piloto, assim como um jogador de futebol profissional perde esse ‘senso de diversão’, essa ‘lembrança do sonho de infância’, o prazer de saber que ganha $$$ para fazer o que sempre quis fazer quando criança.

      O Lewis senta e já vai fazendo o barulhinho de motor como minha mãe dizia que eu fazia quando corria GPs imaginários com meus carrinhos de brinquedo…e como, certamente, ele e muitos outros faziam também.

      Quando é que um jogador de futebol perde o encanto pela bola? Quando será que ele olha para a bola como um contador olha para uma calculadora (ou planilha do Excel)? Quando será que um piloto olha para um carro como um professor olha para o giz?

      Acho que enquanto o Lewis sentar num carro e fizer esse ‘barulhinho de motor’, ele vai continuar sendo ‘o cara’…demais, não canso de ver o vídeo.

      Publicado por Will | 30/06/2010, 3:42 pm
    • Acho que é isso que faz o cara chegar mais cedo, trabalhar um pouco mais pra acertar o carro como o proprio Senna fazia!

      Apesar dos excessos de Lewis, creio q Senna estaria orgulhoso de ter influenciado um piloto assim!!

      O Prost (Button) que se cuide! rs

      Publicado por F1Slick | 30/06/2010, 4:12 pm
    • O vídeo é ótimo, não tem como negar (ainda mais para nós, hehehe).

      São caras assim que fazem os esportes valerem a pena: Pelé, Romário, Jordan, Bryant, Oscar, Guga, Slater, Tande, M. Ali, dentre tantos outros ídolos do esporte brasileiro/mundial. Caras que praticaram aquilo que gostavam até não poder mais (ou continuam fazendo com paixão, como Kobe Bryant e Kelly Slater) devido à idade ou problemas de saúde.
      E talvez esse seja um dos motivos que fazem com que Lewis tire tanto dos seus carros. Sempre vi ele como um piloto apaixonado. Tem um vídeo da Mercedes do ano passado, onde Niki Lauda está de taxista de Hamilton (em um carro com Kers) e eles conversam. Quando Lauda pergunta a Hamilton como ele se sentiu na Alemanha, quando seu MP4/24 melhorou sensivelmente Lewis respondeu que em um momento ele ligou o rádio para falar com a equipe e esqueceu de desligá-lo e ficou ali, pilotando e falando alto, empolgado com o carro. A equipe pegou a gravação e mostrou pra ele depois da prova e isso foi uma energia extra pra todos.
      E lá vou eu falar do Kimi de novo: acho que Kimi saiu da F1 por que tiraram esse prazer de apenas pilotar que ele tinha…

      Publicado por Allan Wiese | 30/06/2010, 4:28 pm
    • Allan.

      Kimi esteve na F1 na época errada.

      Ele deveria correr no início da década de 80, com Arnou, Piquet, Lauda, Rosberg, Lafit, Mansell, Prost, Senna, Tambay, Patrese e muitos outros.

      Não em uma F1 engessada de pilotos com assessores de imprensa que respiras pelos pilotos.

      Publicado por Claudemir Freire | 30/06/2010, 7:18 pm
    • Como eu queria ter nascido uns 15 anos antes, pra ver todos esses em ação e não apenas ler sobre eles e ver alguns vídeos.
      Infelizmente o Business entrou em todas as esferas do mundo (capitalismo traz as suas consequências) e os esportes não ficaram de fora. Futebol e Fórmula 1 são bons (ou maus, dependendo do ponto de vista) exemplos.
      E os esportes de menor expressão também sofrem com isso. Fui mesa-tenista por cinco anos jogando por meu município (São Bento do Sul, SC). Peguei o trabalho no início aqui na minha cidade e acompanhei de perto o seu crescimento. Enquanto contávamos com o apoio apenas da Fundação Municipal de Desportos tinhamos uma certa liberdade (mas poucas condições). À medida que alguns resultados surgiram e conseguimos alguns patrocínios os recursos aumentaram mas a liberdade não era mais a mesma. É lógico que é impossível comparar, por causa das proporções. Mas se você não conta com o Business é muito difícil levar qualquer esporte adiante por que o retorno do esporte em sí praticamente não compensa. Isso tira um pouco da liberdade e do gosto pela coisa. Mas o que (deve) prende(r) você de fato é a paixão pelo esporte.
      Não estou querendo dizer com esse meu paralelo que Kimi perdeu a paixão pelo esporte mas sim que ele foi pra onde ele poderia sentir essa paixão com mais intensidade, usufruir dela como ele sempre desejou.
      Mas por outro lado é bom ver pilotos como Hamilton que conseguem conciliar melhor a sua paixão com as obrigações contratuais. Como o Will pergunta, resta saber por quanto tempo isso vai durar (eu acho que vai durar por toda a sua carreira, mas é só a minha opinião pessoal).

      Publicado por Allan Wiese | 30/06/2010, 9:22 pm
  8. Eu daria tudo ($) para dar 10 voltas em Interlagos com o Mp4/4.

    Pena que meu tudo é 0,000000000000000001% do que eu precisaria pra isso.

    Publicado por Alfred Newman | 30/06/2010, 6:34 pm
  9. Vejam q briquinha boa:

    Eu sempre pensei q era proibido disputar posições naquela ponte. Imaginem se acontece um enrosco como o do Webber com o Kova e o carro sai um pouquinho de lado… Será q tem barco com salva-vidas lá embaixo, assim como em Mônaco na saída do túnel?

    Publicado por Leandro Magno | 30/06/2010, 7:04 pm
    • Muito legal,

      no finalzinho quase se tocam…, F-1 no limite, fantastico!!

      Publicado por Lucas Túlio | 30/06/2010, 8:16 pm
    • Leandro, que vídeo legal, e da onde saiu o Kubica heim? haha… ele pois por dentro jantou o Webber e o Button quase que de uma vez só… fantástico!

      Publicado por Dorfão | 30/06/2010, 10:49 pm
  10. Becken,

    Fantastico o video, ja ate baixei aqui!! assim como outros “trocentos” videos de F-1 que baixei do youtube!

    Se nao for pedir muito e vc tive um tempo, poderia colocar legendas neste video tbm??

    eu faltei nas aulas de ingles no colégio, é foda! rsrs

    abraço!

    Publicado por Lucas Túlio | 30/06/2010, 8:05 pm
  11. Belíssimo vídeo.
    O mais bacana disso é saber que essas gerações vão passando pelos anos com as mesmas características na McLaren e a equipe sabe preservar, valorizar e passar tal para seus pilotos.

    Um exemplo de agradecimento ao antigos títulos também.

    Nestes momentos vemos o que verdadeiramente são os grandes e históricos times. Os que valem a F1.

    E não Hispania ou Virgin que trocam de dono ou nome a cada ano. Como a Lotus moderna, que quer resgatar as glórias do passado mas que não leva nada disso consigo.

    Parabéns, McLaren!

    Publicado por tomasf1 | 30/06/2010, 8:18 pm
  12. Becken, que galpão é esse hein?? J-E-S-U-S!

    Com ctz esse zêlo todo tem o dedo do Ron Dennis né?
    Fiquei sabendo de uma história que é política da Mclaren não dar/vender seus carros de F1( me corrija se estiver errado) para ninguém, mas teve um episódio especial em que Ron Dennis teve que dar o braço a torçer, e abriu uma excessão á Ayrton Senna, e o brasileiro levou uma jóia rara dessa para casa. Diz a história que em 90 mais precisamente em SPA, Dennis vendo o excelente e superior desempenho das Ferrari(Prost) apostou com Senna que se o mesmo conseguisse bater a Ferrari levari o MP4-6 para casa…
    Não deu outra Senna fez a pole, ganhou a corrida com Prost completando em segundo. Dennis encantando com o talendo demonstrado pelo brasileiro entregou o bólido a ele, quebrando assim pela primeira vez essa tradição “Mclariana”.
    Ei Senna, tinha que ser ele mesmo, não é atôa e nem de se estranhar depararmos com essa cara de criança boba do Hamilton quando assumiu o cockpit do MP4-4 neste belo vídeo.
    Eu tb não me canso de ver esse vídeo. Show de bola mesmo.

    Abraço

    Publicado por Dorfão | 30/06/2010, 11:08 pm
  13. só a mclaren para nos brindar com esse vídeo maravilhoso,por isso amo esse time.

    Publicado por LUIS FERNANDO-RJ | 01/07/2010, 10:53 am
  14. – PQP, tirou onda esse video.

    Publicado por Felipe F. | 01/07/2010, 8:32 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: