//
você está lendo...
ARTIGOS

Agenda da McLaren para o Festival de Velocidade de Goodwood

A McLaren terá uma agenda divertida no super festival de Velocidade de Goodwood neste final de semana. Primeiro, Jenson Button e Lewis Hamilton farão a já habitual “descida do morro” pilotando uma laranja-McLaren MP4-12C, o novo carrão esportivo da equipe de Woking.

Esta será a primeira aparição promocional pública do carro que, segundo Ron Dennis, é o alicerce sobre o qual a “companhia” pretende se transformar em um novo e grande construtor.

Lewis e Jenson já pilotaram o carrão, como vocês podem ver abaixo:

Curioso que o recorde na descida do morro pertence a Nick Heidfeld, pilotando justamente a MP4/13. A marca do alemão é de 41.6 e o vídeo está abaixo:

A descida do MP4-12C é só o aperitivo para o que eu acho ser a atração principal levada pela equipe. Lewis e Jenson pilotarão mais daqueles imortais modelos da equipe, o MP4/2C, o carro com que Alain Prost foi campeão em 1986.

Algumas semanas atrás Jenson fez o molde para o cockpit do modelo:

O Festival será realizado de 2 (amanhã) a 4 de julho.

Discussão

21 comentários sobre “Agenda da McLaren para o Festival de Velocidade de Goodwood

  1. Ah, entrei no site ontem e babei muito. Esses festivais me fazem um pouco triste por morar aqui…

    Publicado por Will | 01/07/2010, 4:15 pm
  2. Deve ser muito bom estar em um festival como esses. Ver todo tipo de carros sendo guiados por lá.
    Bruno Senna vai guiar o MP4/8 de seu tio por lá também…

    Quem deverá estar em estado de nostalgia é Button, por guiar um carro de título de seu ídolo.

    Sobre o MP4/12-C: esses tempos atrás eu e o Alexandre Pires falávamos sobre a McLaren mudar de cores no futuro, devido à sua ruptura com a Mercedes. Alexandre disse que ele tinha dois sonhos: ver a McLaren correndo de laranjado novamente e ver nosso time ganhar uma prova com um motor McLaren.
    Acessei o site do MP4/12-C e descobri que o motor dele foi feito ‘from scratch’ pela McLaren. Quem sabe isso não é uma dica de que, a partir de 2015 correremos independentes?

    Publicado por Allan Wiese | 01/07/2010, 4:45 pm
    • A um tempo atrás perguntei ao Becken (assumidade em Mclaren) qual motor iria usar o esportivo da Mclaren e a resposta foi:

      Ricardo, motores Ricardo. :)

      http://www.ricardo.com/en-gb/Engineering-Consulting/Motorsport/Engines/

      Não serão motores Mclaren. Esse eu espero para 2015 quando findar a parceria com a Mercedes e quem sabe o laranja tradicional de Bruce Mclaren apareça.

      Publicado por Claudemir Freire | 01/07/2010, 5:59 pm
    • Allan,

      O M838T que apareceu nas fotos pela imprensa é um beleza. Coisa linda este motor. E na tampa do motor lemos o nome MCLAREN. É pros admiradores ficarem alucinados.

      Claudemir,

      A informação que o Becken passou é metade da história. O que circulou por aí é que a Ricardo foi contratada pela McLaren pra desenvolverem em conjunto o projeto do motor. Mas o motor é um pioneiro McLaren (o primeiro de muitos, espero eu). A tampa do motor não negam. Talvez a McLaren esteja de olho na Ricardo com intenção de comprar a empresa, que tem como negócio consultoria em engenharia de motores e também montagem.

      A Mercedes fez o mesmo com a Ilmor, lembram-se? Esta foi a primeira vacilada da McLaren rumo a um motor próprio. Woking deveria ter adquirido a Ilmor. O motorzão Mercedes da Fórmula 1 é um Ilmor.

      Que venha o laranja e um motorzão McLaren. Isto provavelmente só após o fim do congelamento.

      Publicado por Alexandre Pires | 01/07/2010, 9:52 pm
    • Isso aí Alexandre!

      Trecho do site da McLaren falando sobre o motor:
      “The MP4-12C’s class-leadingcombination of pure performance and efficiency could only be achieved by designing our own M838T engine from scratch. Not constrained by havingto use another manufacturer’s parts, we applied McLaren’s design methodologies to create an engine that defies sports cars conventions.”

      Coisa linda esse motor.
      Pra quem quiser conferir:
      http://www.mclarenautomotive.com/uk/default.aspx#/p11/explode/

      Publicado por Allan Wiese | 01/07/2010, 10:36 pm
    • Allan,

      Mudando um pouco de assunto.
      Você viu a Onboard do GP da Europa lá no formula1.com?
      Olhe o tempo que o Massa leva da primeira linha (entrada para o pitlane) e a segunda linha (saída do pitlane).
      Na minha cronometragem o brazuca levou no máximo 14 segundos.
      Bem menos tempo do que leva o carro de segurança desde o instante do SAFETY CAR DEPLOYED até sua passagem pelo SAFETY CAR LINE (a tal segunda linha).
      É isto.

      Voltando ao assunto. Tinha ido ler novamente o mclarenautomotive.com devido aos comments. E me atentei justamente pra passagem que você citou. Fica nítido que a McLaren não divide os louros de seu propulsor com ninguém. O projeto seria todo seu. Mas é claro que acredito que a Ricardo pode ter dado consultoria, já que isto não retiraria a autoria do projeto do M838T da própria McLaren.

      Uma coisa não podemos negar: tudo que a McLaren faz é muito bonito, bem esmerado. Da fábrica à carcaça. Da pintura ao motor. Caprichosos estes britânicos.

      Um dia choquei alguns colegas ao dizer que meu sonho automotivo seria qualquer esportivo britânico. Todos os fabricantes se superam. E já gostava dos carros britânicos bem antes de assumir minha paixão pela McLaren. Que pra mim está dentro desta tradição. Às vezes esquecemos de falar da Williams, mas repare como seus carros também são todos bem cuidados, muito bem desenhados. Austeros mas impecáveis.

      Publicado por Alexandre Pires | 01/07/2010, 10:49 pm
    • Alexandre, sabe o que eu estive pensando?
      Ainda bem que Lewis errou por pouco a ultrapassagem e tomou esse penalty. Por que se ele acerta da maneira como ele pode ter planejado, aí sim a discussão iria bem mais longe do que foi. Ficaria muito claro que ele planejou a retardada no ritmo para deixar os vermelhinhos presos no carro de segurança. Por ele ter “errado”, já tomou a punição e o erro não pode mais ser discutido. Se ele tivesse “acertado”, não teria tomado o penalty e a sua conduta seria posta em xeque de uma maneira bastante evidente.
      Eu já disse no post que discutimos esse assunto e digo de novo: torço pra que essa diminuída de Lewis seja por causa do seu temor por punições, mas (infelizmente) parece que não foi isso o que aconteceu.

      Antes do Claudemir citar eu não sabia da contribuição da Ricardo nos propulsores, por isso que considerei como totalmente ‘in home’ o projeto do motor.
      Não lembro se foi aqui que alguém falou ou se eu li em outro lugar, mas a compulsão pela perfeição em Woking é tanta que, para citar um exemplo, pra ter menos peso no carro ao invés de eles fazerem a gravação da marca McLaren em auto relevo no motor, eles a fizeram em “baixo relevo”, pra economizar alguns gramas.
      E é verdade, os carros ingleses são realmente fantásticos.

      Sou fã de Porsches, mas dirigir um McLaren seria um sonho ótimo de ser realizado!

      Publicado por Allan Wiese | 01/07/2010, 11:22 pm
    • Tem razão! O caldo ia entornar realmente…
      Mas acho que lá por Woking (talvez por Maranello) isto já deve ter virado um bochicho. Todo mundo dando aquele sorrizinho de canto de boca (ou fazendo beicinho) e pensando que o miltinho aprontou com o fernandinho e o felipinho.
      Se eu consegui fazer esta continha, imagina o que eles (mclaren e ferrari) já fizeram com aquela telemetria toda?

      Segue a McLaren. E fim de especulações.

      Publicado por Alexandre Pires | 02/07/2010, 12:21 am
    • Bem por aí…

      E vamos ganhar tudo em casa!

      Publicado por Allan Wiese | 02/07/2010, 8:14 am
  3. Seria fantástico hen? Tomara que o MP4-12C faça muito sucesso!

    E segue a lista completa de todos os F1 que estarão presentes no Goodwood 2010.

    http://www.motorpasion.com.br/competicao/goodwood-2010-confira-todos-os-formula-1-que-estarao-presentes/

    Excelente lista montada pelo Rianov, vale a pena conferir… Abraços

    Publicado por Dorfão | 01/07/2010, 5:32 pm
  4. Becken,

    Vc saberia me dizer se a Mclaren usa o festival de goodwood de forma promocional como a Ferrari faz com o Vroom da Philip Moris?

    Seria uma boa hein?

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 01/07/2010, 6:12 pm
  5. Amigos,

    Eu ia comprar um MP4-12C e só não comprei por culpa do Kimi Raikkonen.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 01/07/2010, 7:11 pm
  6. Becken, uma pequena correção.
    Prost foi Campeão, e não Vice em 1985. Vice foi o Alboreto de Ferrari. Uns 20 pontos atras! E o carro de 1985 foi o MP4/2B.
    Em 1986 Prost foi Bi com o MP4/2C em cima do Mansell e do Piquet. Alguem se lembra do estouro do pneu???
    O carro do vídeo é o MP4/2C de 1986. O ano do Bi do Prost.

    Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 01/07/2010, 7:41 pm
  7. Boa noite amigos.

    Apartir de 2015 vai ser uma grande alegria para nós amigos. Nós seremos independentes.

    Mclaren puro.

    Publicado por Edgas Mutute | 01/07/2010, 8:51 pm
  8. Em 1966 , a coisa está feita : a Mclaren M4B estreia em Mônaco nas mãos de Bruce .
    Diferente de Jack Brabham , Bruce Mclaren nunca se consagrou campeão mundial pilotando um F1 com seu próprio nome , pois ele era menos rápido do que Jack , menos duro no combate .
    Mas enxergava muito mais longe .
    Para financiar seus F1 , Bruce vai ganhar os dólares na série CanAm , que pagava altos e bons prêmios .
    Ele sabe também encontrar patrocinadores , delegar .
    Mas Bruce Mclaren encontra a morte em 1970 , testando uma Mclaren na CanAm em Goodwood .
    Mas a escuderia Mclaren sobreviverá a ele .
    E hoje ela ainda vence de forma brilhante .
    Essa é sem dúvida a mais bela vitória de Bruce Mclaren .

    Publicado por Marco | 02/07/2010, 12:44 am
  9. de bom, o segundo tempo não teve nada =/

    agora sobrou só a alemanha pra tocer =D

    Publicado por Stephan König | 02/07/2010, 2:17 pm
  10. Cliques do festival de Goodwood:

    http://wp.me/pKzhf-uo

    Publicado por tomasf1 | 02/07/2010, 5:40 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: