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Notícias hoje 03/07/10 – Flávio Gomes fala de Hamilton em sua coluna

Final de semana de folga no mundo da F1, com as estrelas divertindo-se lá por Goodwood. vai abaixo, então, uma compilação de notícias e textos bacanas sobre a F1 que saíram de ontem para hoje na internet.

‘Quase gênio’

Este é o título da coluna do Flávio Gomes hoje, na qual ele constata o que o exponencialmente crescente fã-clube de Hamilton no Brasil já sabe:

Sangue nos olhos, faca nos dentes, faminto por vitórias. Cada vez que Hamilton faz das suas, vêm à tona os apostos que o acompanham há algum tempo. […] Tem defeitos. Não garantiu ainda seu lugar no panteão dos grandes gênios da história, mas caminha nessa direção com passos firmes e, muitas vezes, tropeçando e tendo de se levantar a cada obstáculo que enfrenta. E não têm sido poucos. […] Aliando a, vá lá, fome de vitórias à precisão e espírito de equipe de Jenson, Hamilton vai, aos poucos, se transformando num dos pilotos mais completos da F-1 moderna. É veloz, aguerrido, destemido, talentoso, comprometido com a equipe, não desiste nunca de uma ultrapassagem, tem personalidade e respeita seus adversários.

É esse respeito, aliás, que faz com que sempre lute para derrotá-los. Lewis sabe que está entre bons.

— Flávio Gomes, no Grande Prêmio

LINK: http://bit.ly/a4GT12

Bruno Senna quebra outro carro de Ayrton?

Se vivo, talvez Ayrton desse uma bela dura no seu sobrinho. Talvez pela segunda vez seguida o garoto o cometeu o sacrilégio de quebrar um dos carros que fizeram de Senna a eterna lenda viva que é.

No ano passado foi o MP4-4, quando ele tentou alguns “burn-outs” com um carro com a idade avançada de 21 anos. Este sno, como nos revela Karun Chandhok via Twitter, foi o MP4-8, o carro com que Senna fez talvez as suas mais espetaculares atuações na F1, inclusive aquela fantástica primeira volta em Donnington Park, em 1993:

Vídeos e fotos de Goodwood feitas por Keith Collantine

Uma bela seleção de fotos feitas pelo editor do F1fanatic com Nico Rosberg, Jenson Button, Emerson Fittipaldi, Bruno Senna, John Surtees e Adrian Newey, pilotando agora o SEU RB5 — um presentão da Red Bull pelos serviços prestados:

LINK: http://bit.ly/aXdrJb

Pit Stop da Red Bull na Praça do Parlamento inglês

Jean Todt conversará com Hamilton, Alonso e Charlie Whiting em Silverstone

É o que diz o site da revista Autosprint.Todt não punirá ninguém, mas deseja saber da boca dos envolvidos o que efetivamente ocorreu em Valência.

LINK: http://bit.ly/ccuzWo

Equipes novatas estão no mesmo nível das “pequenas” do passado

Ótimo artigo do Willian Ceolin no Corridadeformula1.com abordando as pequenas equipes:

O acidente entre Mark Webber e Heikki Kovalainen no GP da Europa trouxe de volta a polêmica sobre os baixos tempos das novas equipes na Fórmula 1. A preocupação é considerável, mas não faz tanto sentido se pensarmos que, poucos anos atrás, também havia o mesmo nível de diferença entre os principais times e os menores.

— Willian Ceolin no Corridadeformula1.com

LINK: http://bit.ly/cFVrRt

Discussão

29 comentários sobre “Notícias hoje 03/07/10 – Flávio Gomes fala de Hamilton em sua coluna

  1. É esse respeito, aliás, que faz com que sempre lute para derrotá-los. Lewis sabe que está entre bons.

    E aí, na minha opinião, está uma das principais diferenças dele para o Alonso, cujo ego talvez seja maior do que o talento que possui.

    Publicado por Willian | 03/07/2010, 4:03 pm
  2. Jean Todt conversará com Hamilton, Alonso e Charlie Whiting em Silverstone
    É o que diz o site da revista Autosprint.Todt não punirá ninguém, mas deseja saber da boca dos envolvidos o que efetivamente ocorreu em Valência.

    Becken,

    Tenho aventado a hipótese de Hamilton ter feito um bloqueio (intencional ou não) a Alonso. Já comentei bastante sobre isto em seus posts anteriores.

    Após ler sobre esta acareação a ser promovida pela FIA, fico com a impressão que alguém também desconfia do bloqueio feito por Hamilton, já que o inglês esta sendo chamado pra falar disto.
    Enquanto Alonso deve estar sendo chamado pra falar de suas acusações de manipulação.

    Se eu fiz umas continhas que dão a atender que daria tempo de Alonso e Massa também passarem o safety car, então, a entidade máxima deve ter pego as telemetrias e feito alguma simulação.

    O que acha(m)?

    Publicado por Alexandre Pires | 03/07/2010, 6:17 pm
  3. Eu acho que se sequer aventarem a possibilidade de haver um diálogo nesse sentido fica mais do que claro que existe uma perseguição absurda ao Hamilton. Existe um tempo determinado para que o piloto faça as suas voltas com safety car na pista certo? Se Hamilton não estava entre os 9 piltoos que foram punidos por não respeitarem esse tempo então é mais do que óbvio que esse papo de “bloqueio” a Alonso é nada mais nada menos que o mais comprido “cabelo em ovo” de que s epod eter notícia e, justamente por isso, configura-se uma absurda perseguição ao inglês.

    Publicado por djow | 03/07/2010, 8:16 pm
    • Já escrevi antes, mas… Na verdade é uma reunião informal. O Todt deseja apenas, imagino, aliviar a ira da Ferrari, sinalizar sua impacialidade na questão.

      Acho que ficar cogitando que o Lewis “bloqueou” o Alonso é só dar combustível ao bando de recalcados detratores espanhóis do Hamilton.

      Publicado por Becken Lima | 03/07/2010, 8:20 pm
    • Olha, se não perceberam ainda, mas já disse mais de uma vez: sou fã #1 de Hamilton (vejam meu avatar). Muito do meu interesse pela Fórmula 1 voltou com a entrada do inglês na minha equipe do coração. Fantástico em toda a sua curta carreira.
      Por isto, me sinto mais que no direito de analisar suas ações. Tenho tido o cuidado de dizer que aquilo tudo que houve na entrada do safety car pode ter sido por excesso de cuidado mas como também pode ter sido intencional.
      Quando falo de BLOQUEIO, me refiro a algo técnico. Quer dizer, se Hamilton não estivesse ali empacado à frente de Massa e Alonso, os dois teriam tempo suficiente pra ultrapassar o safety car, pelo menos, teoricamente.

      SAFETY CAR SPOT TILL SAFETY CAR LINE = 20s
      PIT LANE ENTRY LINE TILL SAFETY CAR LINE = 14s

      Se não for pela atitude (vacilação) de Hamilton diante do safety car, não haveria razão para a FIA convocá-lo.

      Muitos pilotos vencedores correram e correm com as regras debaixo do braço. E a FIA tenta ir corrigindo estas brechas. Quem não se lembra das estratégias de relargada: freadas bruscas que davam uma vantagem enorme ao líder. A FIA proibiu. Mas bem depois de muitos se servirem da mesma. Voltas muito lentas antes e após a volta rápida: vários casos. A FIA proibiu (este ano, se não me engano). E por aí vai.

      Como já disse antes, pode ser que Hamilton só tenha errado o momento de retomada (mas acho isto tão improvável que isto me faz acreditar que Hamilton bloqueou Alonso e Massa sem ter a intenção de fazê-lo: se embananou mesmo, eu acho.)

      Publicado por Alexandre Pires | 03/07/2010, 11:18 pm
    • Alexandre – Take it easy, mate! ;)

      Eu acho é bem óbvio que ele “vacila” quando enxerga o safety car. Acho que a FIA não precisa verificar a telemetria para constatar isso, dá para ver no vídeo.

      Quando digo que ficar aventando essa questão é “dar combustível ao bando de recalcados detratores espanhóis do Hamilton”, é muito baseado no que vi no site do Keith Collantine.

      Ele indagou isso as seus leitores, o que para mim foi um exercício inútil de advinhação ao tentar cogitar o que passou na cabeça do cara naquele exato momento.

      A lógica binária é que ele estava tão preocupado com a sua própria corrida, com o impacto da entrada do safety car no seu próprio resultado, que a última coisa que pensou foi em “fuck up” Alonso.

      Ele apenas vacilou quando viu o safety car, afinal não sabia que a entrada seria ali, exatamente à sua frente. Quando viu a oportunidade com a linha do safety car tão perto, foi com tudo, afinal a distância da linha para a curva à direita era muito pouca.

      Quem odeia o Hamilton vai, obviamente, criar um sem número de teorias conspiratórias para denegrí-lo como vimos aqui logo após a prova, e é nesse ponto que acho esse tipo de indagação meio sem propósito.

      É isso… ;)

      Publicado por Becken Lima | 04/07/2010, 12:38 am
    • Alexandra, quando eu disse o lance da perseguição por causa dessa conversa em Silverstone tendo como conteúdo o ocorrido em Valência me referia perseguição dos caras de lá e não de você por ter, em algum outro momento, levantado a hipótese.

      Publicado por djow | 04/07/2010, 2:46 am
    • Alexandre e não Alexandra. :)

      Publicado por djow | 04/07/2010, 2:57 am
    • –>
      Quer dizer, se Hamilton não estivesse ali empacado à frente de Massa e Alonso, os dois teriam tempo suficiente pra ultrapassar o safety car, pelo menos, teoricamente.
      –>

      O que derruba essa tese é o tempo limite que os pilotos precisam cumprir em voltas com bandeira amarela. Hamilton não estava empacando ninguém, ele estava à frente do Alonso e do Massa numa pista que se encontrava em estado de bandeira amarela por toda sua extensão e por esse motivo Alonso e Massa simplesmente não poderiam ultrapassá-lo. Supondo que Hamilton não estivesse à frente da dupla Ferrarista, memso assim eles talvez não conseguiriam ultrapassar o safety car justamente por terem obrigações de cumprir esse tempo limite. Além do mais, eles não sabiam onde encontrava-se o SC, apenas sabiam que o mesmo entraria na pista.

      Publicado por djow | 04/07/2010, 2:57 am
    • Becken,

      Entendo, e bem, o seu ponto. Você tem razão nisto. Já vimos a animosidade dirigida ao inglês sem qualquer sentido. Pode ficar tranqüilo também, pois estou muito tranqüilo. É sempre bom trocar idéias com vocês.
      Já fiz tantos comentários sobre isto aqui que não vou me repetir, pois sei que você nos acompanha mesmo que não comente em cima. Mas um dos meus objetivos era refutar a idéia de que a regra do safety car era ruim. Acho que a orientação aos pilotos é ruim. Deveriam reforçar aos pilotos que não é necessário tamanha desacelaração ou algo assim. Por isto, falei tanto dos tempos necessários pra ultrapassar as linhas. Enfim acho que houve um bloqueio desnecessário e talvez involuntário, mas Hamilton não deixa de ser responsável (tá aí a convocação da FIA pra reforçar que Hamilton tem de “responder”). É isto.

      djow,
      Quando observei os tempos, também pensei muito se Massa ou Alonso conseguiriam passar o safety car se Hamilton não estivesse ali titubeando.
      Vi que sim. É uma questão objetiva. Mesmo com a manutenção da velocidade, todos passariam.
      Veja como o gap entre Vettel e Hamilton aumentou desnecessariamente, subiu de 4s pra 11s na volta seguinte. Estes 7s não eram necessários. E não se esqueça que Alonso veio acelerando e não foi punido por isto. Tudo normal.
      Enfim, o que quis dizer é que se Hamilton mantivesse o passo, as Ferrari também poderiam passar. O único jeito de refutar esta hipótese é mostrar que o tempo era insuficiente. Mas 14s em um espaco de tempo de 20s é mais que suficiente.

      Publicado por Alexandre Pires | 04/07/2010, 10:51 am
    • Alexandre, bom dia.

      Onde você viu o lance do GAP entre Vettel e Hamilton?

      Abs!

      Publicado por djow | 04/07/2010, 11:23 am
    • djow, bom dia,

      se quiser, coloquei os gaps antes do acidente e após acidente aqui neste meu comment: https://f1around.wordpress.com/2010/07/02/o-que-mudou-no-carro-da-ferrari-em-valencia-infografico/#comment-27704

      os dados peguei lá no f1fanatic.co.uk

      Publicado por Alexandre Pires | 04/07/2010, 11:57 am
  4. –>
    É o que diz o site da revista Autosprint. Todt não punirá ninguém, mas deseja saber da boca dos envolvidos o que efetivamente ocorreu em Valência.
    –>

    O que as imagens, a telemetria, os dados do gps, as informações dos transponders e o computador central da FIA disseram dispensa qualquer reunião em Silverstone para tratar de Valência. A não ser, é claro, que queria de alguma forma tentar desestabilizar alguém.

    Publicado por djow | 03/07/2010, 8:19 pm
  5. Lewis, quase gênio!

    Go Lewis!!

    Piloto é Piloto, Motorista é Motorista!

    Publicado por Lucas Túlio | 03/07/2010, 9:24 pm
  6. Creio que o difícil ano de 2009 foi fundamental para aprimorar o talento bruto do Hamilton. Após dois anos com carros vencedores, ele teve que trabalhar duro para superar as limitações daquele carro, embora a McLaren tenha melhorado ao longo do ano. Ter um piloto do calibre do cerebral Button também é um grande incentivo. Lewis tem realmente demonstrado que é mais que um piloto-show, seus erros diminuíram bastante sem ter que abrir mão da ousadia.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 03/07/2010, 10:38 pm
    • –>
      Ter um piloto do calibre do cerebral Button também é um grande incentivo.
      –>

      Outro ponto de vista que eu discordo. Já ficou mais do que provado que calibre cerebral por calibre cerabral o hamilton tem tanto quanto Button. O que acontece é que em outros aspecto Hamilton é superior. Por exemplo em arrojo. Aí algumas pessoas acham que Hamilton é apenas puro arrojo. E isso não é verdade. Hamilton é um piloto completo. Para mim o mais completo do grid e isso quer dizer que ele é arrojado o tempo todo pois por enquanto é o único que consegue acompanhar a Red Bull e ao memso tempo é tão cerebral quanto Button ou qualquer outro. O Arrojo dele é que sobressai aos outros, deixando em segundo plano sua frieza e seu calculismo.

      –>
      seus erros diminuíram bastante sem ter que abrir mão da ousadia.
      –>
      Para mim, outro factóide inventado pela mídia e que infelizmente, por ele ser quem é, ganhou força como se fosse verdade. Ele não erra mais que os outros. Todos os erros dele são erros que todos os pilotos já cometeram, seja na similaridade ou na quantidade dos mesmos. Alonso esse ano, quando caminha para completar uma década de experiência, cometeu mais erros que Hamilton em seu ano de estréia por exemplo. Menosprezam o talento do Hamilton na mesma proporção, porém inversa, do que maximizam seus erros. Para se porder fazer uma bia análise do que é o Hamilton a primeira atitude deve ser desconsiderar o que a mídia diz dele. Principalmente se for a mídia brasileira, espanhola e italiana.

      Publicado por djow | 04/07/2010, 3:07 am
    • Djow, Hamilton é o piloto mais ousado da F1 atual e a ousadia está sempre mais próxima do erro do que uma pilotagem mais conservadora. Não menosprezo isso, pelo contrário.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 04/07/2010, 1:09 pm
  7. Pra mim, L. Hamilton é o melhor piloto da F1, superando F. Alonso com folga.

    O problema que eu vejo é que tem muita gente que não quer aceitar isso. Acredito que caso não aconteça algum imprevisto na sua carreira na F1 (e a MacLaren continue construindo carros magnificos…), ele facilmente vai chegar a ser bi, tri, tetra, penta, ect… Vejo no “Agressivo” Hamilton mais talento que eu via no Schumacker nos seus primeiros anos de carreira.

    Só um detalhe: Não sou fã do Hamilton e nem gosto da figura.

    Publicado por iDavid | 04/07/2010, 4:05 am
  8. Onde se Lê “muita gente” entende-se = ” Espectadores médios bitolados pelo Galvão Bueno”.

    Publicado por iDavid | 04/07/2010, 4:08 am
  9. Hamilton é bom piloto mas não é gênio. A diferença é que ele precisa provar pra todos ( e pra si mesmo) que é, de fato genial.

    Sua autoconfiança inabalável e um equipamento fantástico o ajudam a ter uma agressividade fora do comum para os padrões de hoje em dia, com pilotos acostumados a apenas seguir as regras.
    Mas gênio ainda é muito para o inglês.

    Publicado por Dé Palmeira | 04/07/2010, 2:09 pm
    • Vamos lá…

      Quando ele poderá ser considerado “Gênio”, qual é a regra do brocado?

      O cara manda vê desde moleque, ganhou quase tudo o que correu, chegou em carro de primeira linha na F1 mas deu suor ao bi-campeão (Rookie/2007), e no outro ano ganhou em cima da maravilhosa Ferrari e seu pilotos fantásticos, sendo o mais jovem campeão.

      No outro ano carregou o carro, e chegou em 5º, abaixo apenas dos 4 melhores do ano.

      E este ano, dá show, é lider, num carro. que diziam, que era o 4º no início do campeonato, e tem como parceiro o último campeão, sem perder em nada para ele.

      Falta o quê mesmo? Mais um campeonato?

      Vamos ver este final de ano…

      Publicado por Alexandre Gomes | 04/07/2010, 7:25 pm
  10. Não sei o que os amigos pensam a respeito, mas penso que uma área que Hamilton ainda precisa crescer é em ser um pouco mais independente da equipe na hora de tomar decisões durante a prova ou mesmo logo depois dela. Vamos pegar Melbourne 2009 como um exemplo. Ele já havia falado com a imprensa e deveria ter mantido a sua palavra independente das recomendações da equipe. Ou China esse ano, a indecisão de entrar para trocar de compostos e no fim ficar na pista. Ou mesmo Istambul, na conversa quanto a Jenson passar ou não.
    Em todos esses exemplos ele poderia tomar decisões sozinho. Capacidade para isso ele tem, pois agora já está em sua quarta temporada no esporte.
    No mais, grande texto do Flavio.

    Publicado por Allan Wiese | 04/07/2010, 9:53 pm
  11. Alexandre, Hamilton é um grande talento e dono de uma habilidade extraordinária, sem dúvidas.
    Mas pra ser considerado um gênio do automobilismo, pelo menos na minha opinião ele precisa de algo mais.
    Em se tratando de F1 considero “gênio” o piloto cuja trajetória redefine radicalmente a categoria.
    Não quero criar uma discussão acalorada sobre o tema mas é como se Lewis Hamilton fosse considerado “O Pelé da F1”.
    Ele ainda não está nesse lugar no meu modo de avaliar.
    Poderá chegar lá? Talvez, porque não? Tem vários atributos para isso, mas ainda não é.

    Publicado por Dé Palmeira | 04/07/2010, 11:49 pm
    • Bom, ele está redefinindo, pois não temos tantos pilotos como ele. Eu bem que gostaria.

      No mais, acredito que pequenos detalhes e amadurecimento.

      Para mim, Alonso é gênio, e Hamilton não deve muito a ele, talvez mais um campeonato.

      Coalizando com o Leandro, abaixo, FG tem seus momentos, e ele nunca negou Hamilton, mas tem o ranço de achar que ele é fabricado, gostaria de ver como se fabrica instinto.

      Não há regras para um gênio, o seu estilo é que o define. Hamilton tem tudo, só falta amadurecer um pouco, só um pouquinho.

      Publicado por Alexandre Gomes | 05/07/2010, 1:08 pm
  12. Flávio Gomes é um oportunista. Ele escreveu esse texto por dois motivos:
    1) Seu Blog já não está tendo o mesmo número de comments de 1 ano atrás e, como ele sabe q a maioria q frequenta lá n gosta do Ham, ele fez essa ode pra tentar criar uma polêmica e agitar mais o blog dele. Porém, parece q esqueceu q estamos no meio de uma copa do mundo e o q o povo quer é discutir futebol e principalmente a Seleção do Dunga.
    2) Ele, depois das primeiras corridas, não colocava o Ham como um dos sérios candidatos ao título desse ano.
    Pra n cometer o mesmo erro do início de 2008, quando escreveu uma coluna intitulada “Campeonato de dois(Kimi e Massa)”*, resolveu destacar o talento de Hamilton agora pra colher os louros da sua coluna no final do ano, se Ham realmente disputar o campeonato até o final.

    *Inclusive, ele antes do fim de 2008 apagou a coluna e deletou o post do seu blog que comentava a coluna.

    Publicado por Leandro Magno | 05/07/2010, 11:12 am
    • Boa! Disse tudo!

      Publicado por Alexandre Pires | 05/07/2010, 12:58 pm
    • Há muito perdi totalmente a confiança no jornalista. É pedante e como disse o Leandro ai “arriba”, extremamente oportunista, além de grosseiro e mal educado com seus leitores. Um dos bons exemplos de profissionais que, com o tempo, vão se tornando seres superiores – quase divindades. Infelizmente!

      saudações

      Publicado por celso gomes | 05/07/2010, 2:07 pm

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